domingo, 30 de dezembro de 2007

PENSAMENTOS DO EDITOR - A REVOLTA

Banda Larga TMN

Quantos de nós Alentejanos, não adquirimos uma Placa Banda Larga TMN, para termos internet móvel? Muitos como eu, com certeza.

Mas provavelmente, já aconteceu a todos, ao tentar ligar-se á internet aparecer, “ erro de protocolo”, “a registar na rede, aguarde” , “desligado”, ou então não lhe aparece nada, mas também não se consegue ligar. Ou momentaneamente consegue ligar-se mas está tão lenta que não está nem a 20% da velocidade que está a pagar.

Passo seguinte, telefona para a assistência da respectiva operadora, e o que lhe dizem: “ se o problema persistir, telefone amanhã”, no dia seguinte dizem-lhe o mesmo!. “ Há um problema na sua área que está a ser solucionado”, mentira!. “ Tente mais tarde”, mais do mesmo!. “ Faça isto...”, “faça aquilo... ” É só empalhar, para não dar em nada e tudo com muita simpatia. “ O tráfego está sobrecarregado e de momento...” Eureka! alguém se descuidou a dizer a verdade.

Pois é meus amigos, a TMN não consegue cumprir os serviços contratualizados, nós por imperativo de fidelização temos de pagar as facturas que vêm todos os meses, se não ameaçam-nos com uma ida a tribunal, mas da outra parte os serviços pelo qual pagamos não são assegurados.

Mais grave, parece que a “ anedota” é só contada a Alentejanos. Vamos deixar que nos continuem a fazer isto? A TMN não merece uma liçãozinha?

Eu tenho a “malfadada” placa à 22 meses e desde Setembro que os problemas se agudizam, a fidelização acabou, tenho as facturas todas pagas até Dezembro 2007. Podia simplesmente desistir.

Mas não, vou persistir. Por todos os Alentejanos, pois o “ Choque Tecnológico”, abrange todo o Pais, e desde de que me conheço o Alentejo também é em Portugal.

As operadoras, para conseguir a licença deste serviço, comprometeram-se com o governo e num curto espaço de tempo, em dar cobertura do serviço para todo o território Nacional. E se não o fizessem, teriam que sofrer as consequências da falta.

Ora é aqui que eu apelo, à vossa ajuda e de se ajudarem a vós próprios. Há uma Autoridade Nacional de Comunicações em Portugal, a ANACOM. No site desta entidade, há um impresso para reclamações muito fácil de preencher, só têm de entrar lá, identificarem-se e no espaço da reclamação, dizer a verdade sobre o assunto em questão.

E depois é só esperar que a ANACOM, actue em conformidade.

Até à vitória final. “ REGIÕES DIFERENTES, TRATOS IGUAIS “

Manuel Varandas.

sábado, 29 de dezembro de 2007

DIVULGAÇÃO - CANTADORES DOS REIS



Grupo de Cantadores dos Reis - Alandroal

(... É um cântico dolente e arrastado, misto de tonalidades litúrgicas e de cantochão, grosso e forte, que a noite amplia e arrasta, fazendo-o dobrar as esquinas empurrando-o depois por entreabertos postigos das casas, por alguma janela de primeiro andar mal fechado, por uma porta semicerrada por onde se espera os sons penetrem.)

Eis a forma como os Cantadores do Reis decidiram apresentar-se aos alandroalenses este ano.

Eles que no dia 05 Janeiro, à noite, vão mais uma vez manter a tradição de nos cantar as "Janeiras".

Por isso, alandroalenses não faltem à chamada, abram as vossas almas para os ouvir.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

ALANDROAL - TGV, CONSULTA PÚBLICA


Como já vai sendo do conhecimento de todos nós e é público, o comboio de alta velocidade, (TGV) vai atravessar o Concelho do Alandroal. Com todas as mais valias que isso possa trazer, também nos vai trazer alguns inconvenientes. Sendo assim o alandroalandia informa que:

A partir da próxima quarta-feira, 2 de Janeiro, e pelo prazo de 40 dias úteis – que se estende até 26 de Fevereiro – vai decorrer o período de Consulta Pública relacionado com o Estudo de Impacte Ambiental do troço Évora-Elvas do comboio de alta velocidade.



Neste troço, são 11 as freguesias cujo território vai ser atravessado pelo TGV: Nossa Senhora de Machede, S. Miguel de Machede e Senhora da Saúde (as três no concelho de Évora), Redondo (no concelho do mesmo nome), Bencatel e Ciladas (ambas em Vila Viçosa), Alandroal, Juromenha, S. Brás dos Matos e Terena (as quatro pertencentes ao concelho de Alandroal) e, por último, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso (no concelho de Elvas).


No âmbito deste processo de Consulta Pública serão consideradas e apreciadas todas as exposições por escrito, desde que relacionadas especificamente com o projecto em avaliação.

Essas exposições devem ser dirigidas ao Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, até 26 de Fevereiro, data para o termo da Consulta.

De referir que o Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental poderá ser consultado nas Juntas de Freguesia, encontrando-se também disponível na Internet, acedendo ao endereço www .iambiente.pt.

O licenciamento – ou a autorização – do projecto só poderá ser concedido após Declaração de Impacte Ambiental favorável ou condicionalmente favorável, emitida pelo secretário de Estado do Ambiente, ou decorrido o prazo para a sua emissão.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

PENSAMENTOS DO EDITOR - SAPs

SAPs fechados ou não?

De Norte a Sul temos visto nas televisões Nacionais, populações vir à rua insurgir-se contra o fecho dos "Centro de Saude".
Recordo-me de ver os nossos vizinhos do Redondo fazer vigílias. Os de Vendas Novas fazer cortes de estradas e por esse pais fora, muitas Comissões de Utentes surgiram.

Ora o que está em causa, não é o fecho dos Centros de Saude, mas sim o fecho das urgências no período da noite. Os tão famigerados Serviços de Atendimento Permanente ( SAP ), que fazem parte dos Centros de Saude ou de antigos Hospitais, como era o do Alandroal, esses sim é que deixam de fazer o atendimento permanente.

O Governo, na pessoa do Sr. Ministro Correia de Campos quer reorganizar a rede de cuidados de saude, e isso passa pelo encerramento nocturno dos SAP com uma média de atendimentos inferior a 10 utentes por noite e na necessidade de gastar menos e melhor nos serviços de saude.

Ora está bem de ver que nessas condições, estão os SAPs dos pequenos Municípios do interior. O que nos deixa a nós "Provincianos" e por ordem do Ministro Correia de Campos, sem autorização de ficar-mos doentes à noite.

Agora como primeira prioridade e mesmo antes de começarem a preparar o vosso futuro para 2008, pensar quando vão ter férias? Comprar casa? Comprar carro? Ter um filho?, parou..., parou..., prioridade absoluta "... não ficar doente à noite...". Ou então mudem-se para os grandes centros urbanos, isto tudo sou eu a dizer!

Mas também digo que, um SAP como os que estão em causa, que para funcionarem têm de ter pelo menos um médico, um enfermeiro, um auxiliar, secretariado e se quiser-mos cumprir a lei, um segurança. E depois esses mesmos SAPs, não têm um o equipamento que lhes permita fazer a transmissão de um simples electrocardiograma ou lhes faculte um Desfibrilhador Automático.

Então para que nos servem os SAPs, assim nestas circunstâncias!? Se hipoteticamente eu estiver doente em Santiago Maior, chamo uma ambulância, que me leva para o Alandroal, chego ao Centro de Saude, tenho cinco pessoas à minha espera para me assinarem uma credencial para ir para o Hospital de Évora. Entretanto chego a Évora, tenho à minha espera o sistema de triagem de Manchester que me atribui a pulseira amarela ( Urgente ), são mais 120 minutos a juntar aos outros 90' que levei em todo o trajecto. Ao todo são 3,5h. sem ter verdadeiramente uma urgência.

Aqui entra o outro programa do Governo que o Sr. Ministro se esqueceu de implementar antes de ter pensado em fechar os SAPs:

As ambulâncias do INEM, VMER, SBV e SIV, que deviam estar já implementadas em todo o Pais. E que em caso de emergência, estariam em menos de 30' em qualquer casa Portuguesa.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação é um veículo rápido de intervenção pré-hospitalar, constituída por um médico e enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico. Actuando na dependência directa dos CODU, as VMER têm base hospitalar, funcionando como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade. Têm como principal objectivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.

As Ambulâncias de Suporte Básico de Vida são tripuladas por dois técnicos de ambulância de emergência. Do equipamento faz parte material de avaliação e estabilização, quer nas vertentes de trauma e doença súbita. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo.

A tripulação da Ambulância de Suporte Imediato de Vida é constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência. Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma ambulância de suporte básico de vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais.

Assim, sim. Penso que teríamos serviços mais rápidos de saude e possivelmente mais frutuosos.

Sr. Ministro, antes de fechar qualquer unidade de saude, crie primeiro as alternativas. Faça quanto antes a implementação dos programas previstos para o INEM. Pois o Centro de Saude do Alandroal, já está fechado à anos no período da noite.

SAPs fechados ou não? Fechados, mas à condição.

Manuel Varandas.

DIVULGAÇÃO - ALANDROAL FORUM

O Alandroal, agora já dispõe de um Fórum na internet, onde todos os alandroalenses podem discutir os seus pontos de vista, ou pedir ajuda sobre qualquer tema, e o administrador em conjunto com os seus moderadores ajudarão naquilo que estiver ao seu alcance.

Duvidas sobre internet, blogs, chats, foruns, video, fotografia... tudo será esgrimido, dentro das capacidades de cada um.

Registem-se em: http://alandroal.queroumforum.com

O grande mentor da ideia e por consequência , seu administrador é o João Transmontano

DIVULGAÇÃO TEATRO - LA COLMENITA



Companhia infantil de Cuba em digressão por Portugal

A companhia de teatro infantil de Cuba «La Colmenita» encontra-se em Portugal para actuar em nove localidades, entre elas o Alandroal, nos dias 09 e 10 de Janeiro.

Um dos espectáculos, «Los Cuentos Cubanos de Andersen» (Contos cubanos de Andersen), é dedicado às crianças, sendo o outro, «La Cenicienta según los Beatles» (A Cinderela segundo os Beatles), para o público em geral.

Além do Alandroal, os espectáculos em Portugal, em que participam 22 crianças e 10 adultos, são apresentados em Aljustrel, Alcochete, Santiago do Cacém, Lisboa, Guimarães, Moita, Vila Real de Santo António e Vendas Novas.

A companhia cubana é caracterizada por desenvolver programas e ateliers em comunidades do interior de Cuba, com ênfase na integração de crianças e adolescentes com deficiências.

A companhia tem apresentado as suas obras em vários pontos do mundo, como Espanha e Estados Unidos, e já recebeu o título de «Embaixadora de Boa Vontade da UNICEF».

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

14ª JORNADA


E eis que à 14ª jornada, o Carlão conseguiu enfim ,vencer uma semana da Liga Fantástica Al-sport. Quando já vai no seu 2º ano de Treinador.

O Treinador Melrinho, perdeu um excelente ensejo de vencer esta semana, ficando em 2º. Mas porque falhou escandalosamente nas substituições que fez. E mais, ainda estou para perceber quais foram as substituições efectuadas.

Em 1º no acumulado continua o Paulo, mas as distância encurtaram e ainda não chegámos a meio da Liga. Isto promete.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

DESPORTO - C. R. JUROMENHA


O Clube de Rugby de Juromenha, sofreu em casa este fim de semana, a sua primeira derrota para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, e logo ás "mãos" do seu mais directo adversário, o R. C. Montemor.

O encontro foi muito equilibrado, mas o C.R.J., acabou por sucumbir por 10-6, depois de ter estado por duas vezes em vantagem. E já nos instantes finais perdeu a oportunidade de dar a volta ao resultado, falhando clamorosamente uma penalidade, que teria mudado a história do jogo.

Fica a "revanche", marcada par a segunda volta em Montemor.

domingo, 23 de dezembro de 2007

BALANÇO DE 1 MÊS DE BLOGUE

E FOI À UM MÊS!

Parece que foi ontem que fiz a minha primeira postagem no ALANDROALANDIA, mas não, a 1ª vez foi no dia 24 Novembro de 2007.

Se o Blogue, é bonito, feio, bem escrito, interessante, útil, .... Isso é um juízo de valor que não me compete a mim fazer, mas sim a todos os leitores que diariamente, ou não, fazem click neste humilde Blogue.

O que eu posso dizer é que em 30 dias, fiz 64 postagens e o blogue foi aberto por 1740 vezes. Os comentários foram poucos, mas encorajadores. Alguns foram mais impertinentes, mas nunca ofensivos e é assim que pretendo que continuem a ser. Poucos mas bons.

Não lhes minto se vos disser que a vontade e empenhamento, ainda é maior agora do que no inicio. Por isso, o meu esforço vai ser para vos manter informados sobre o que se passa no Concelho do Alandroal, e só posso informar daquilo que chega ao meu conhecimento.

Por isso a auto-critica, muitas noticias sobre o Alandroal, o resto do Concelho com muito pouca expressão nos acontecimentos. Não é que no resto do Concelho não haja actividades, elas é que não chegam ao meu conhecimento.

Sendo assim, o apelo aos meus "compatriotas" das Freguesias de Juromenha, Mina do Bugalho, Terena, Capelins e Santiago Maior que me façam chegar as boas e as más daquelas paragens. E desde já vos informo que aceito "correspondentes" em todo o Concelho e com remuneração. Não sei é quem vai remunerar quem!

BOAS FESTAS A TODOS OS LEITORES.

FESTAS DE NATAL

FESTA DE NATAL DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL

Sauda-se o reaparecimento dos Cinco do Ritmo, ás suas tardes-noites, animando o pessoal com as suas musicas dançantes.

Aqui temos o novo "Jorge Tadeu", pregando aos seus descipulos. Pede-lhes dinheiro pede!

O almoço estava um espectáculo, a sopinha belíssima, o bacalhau divinal, ( tenho que pedir a receita ), as carnes "boas"! Mas o Bar!!! Ó meus amigos, eu até me queria engroselhar, mas com Martini, 7-UP, Água da Pedras...
Sai de lá hiip, mais rijo que uma hiiip, rocha hiiip....

Vista panorâmica da sala repleta, onde os funcionários saciaram os seus apetites culinários.


Ontem, o Município de Alandroal, proporcionou como habitualmente aos seus funcionários e respectivas famílias a sua já tradicional Festa de Natal.

O Presidente do Município, no seu discurso de Boas Festas, aproveitou para agradecer o esforço dos funcionários no bom funcionamento da Instituição a que preside.

Informou ainda, e dando a boa nova a muitos funcionários, que o processo de remodelação de carreiras já estava a dar os seus frutos. Pois os entraves à progressão na carreira de muitos já havia sido solucionado. E em relação àqueles que aspiravam a mudar de escalão, ou entrar para o quadro, também nalguns casos a situação já estava solucionada. Quanto aos outros que ainda não viram as suas expectativas realizadas, será resolvido a breve prazo.

Mostrou-se ainda encantado com a recente noticia, de que o Castelo de Juromenha havia sido entregue pelo Governo ao Município do Alandroal, para que muito em breve o sonho de fazer daquela zona um polo de desenvolvimento turístico seja realidade.

FUTEBOL DISTRITAL-A. F. ÉVORA /TAÇA



Este fim de semana disputou-se a 2ª eliminatória da Taça da Associação de Futebol de Évora.

O J.S. Alandroalense, recebeu e venceu o Bencatelense por 3-1. Passando assim o Alandroalense à terceira eliminatória.

Já o Santiago Maior teve pior sorte na sua recepção ao Torre de Coelheiros, perdendo o Santiago maior por 3-1. Passando a ser o T. Coelheiros um dos possíveis adversários do Alandroalense, na próxima ronda da Taça.

Todos os resultados

Redondense 1 - Luso Morense 1 ( 2-5p )
Arcoense 0-Oriolenses-2

Santo António 3-Perolivas-1
Alcaçovense 1-Sp.Viana-1 (4-2p)
Santiago Maior 1-Torre Coelheiros-3
Alandroalense 3-Bencatelense-1
Reguengos 4-Monte Trigo-3 (prolongamento )

Entretanto o S. Manços bateu o Borbense por 4-2, em jogo em atraso da 1ª eliminatória. E agora vai defrontar o Ajarujense, para ver quem se junta aos apurados:

Alandroalense, Luso Morense, Oriolense, Stº António, Alcaçovense, T. Coelheiros e Reguengos.

sábado, 22 de dezembro de 2007

JUROMENHA - FORTALEZA VAI FICAR UMA BELEZA


Pela portaria nº 1172/2007 do Diário da Republica nº 246 de 21-12-2007:

O Governo, cedeu a titulo definitivo a favor do Município de Alandroal, o Castelo de Juromenha, correspondente à área interior da Fortaleza de Juromenha.

Há 5 anos que o Município batalhava por esta noticia, pois tem em vista fazer a remodelação e reconstrução de todo aquele espaço.

O projecto vai ser executado por uma empresa municipal de capitais mistos, que ali vai fomentar uma unidade hoteleira, a construção de um posto de turismo, um posto de saúde, um anfiteatro, um espaço museológico, entre outros equipamentos de lazer.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

CINE - FÓRUM


Cartaz do cinema até dia 3 Fevereiro 2008. 14 filmes num só cartaz, onde predominam os grandes êxitos para a pequenada, conforme a quadra natalícia assim o determina.

No tempo do "Peças", os cartazes eram afixados 3 horas antes do cinema, pelo "Nandinho", que depois eram recolhidos pelo mesmo, no fim da sessão da meia-noite XXX, que via à borla pelos serviços prestados. E ele tinha cá uma vicio de colar cartazes!

Tanto tomou o gosto pela arte, que hoje é um dos técnicos retransmissor das películas passadas no Fórum Transfronteiriço do Alandroal.

VENCEDORES LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Manuel Varandas, pentacampeão da Liga

Em 13 edições, já houve vários vencedores da Liga Fantástica Al-sport, mas este que vos apresento hoje é o supra-sumo dos treinadores, com mais títulos que o Mourinho.

Foi vencedor em cinco ocasiões, e no ano 2000 foi considerado o Treinador do Milénio, troféu que ostenta com muito orgulho.

Venceu nas épocas de 2000/2001, 2001/2002, 2002/2003, 2005/2006 e 2006/2007.

FUTEBOL DISTRITAL - A. F. ÉVORA


Este fim de semana não haverá jogos para os campeonatos da A. F. Évora, porque se vai disputar a 2ª eliminatória da Taça do distrito de Évora.

22/12/2007 14,30h.

Jogo em atraso ainda da 1ª eliminatória

S. Manços - Borbense

2ª eliminatória

Arcoense – Oriola
Bairro Santo António – Perolivense
Alcaçovense – Sporting de Viana
Alandroalense – Bencatelense
Atlético – Monte Trigo
Santiago Maior – Torre de Coelheiros
Redondense – Luso Morense.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

NATAL - PRESÉPIO



Ora aqui o temos, mais falado, adorado, odiado e criticado Presépio do Alandroal.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

FESTAS DE NATAL


Com a chegada da época natalícia, sucedem-se as festas das respectiva quadra nas Instituições e Associações da nossa praça.

Foi o que aconteceu no passado sábado com a realização da Festa de Natal da Secção de pesca do Juventude Sport Aladroalense " Os Marujos "

No mesmo dia e no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, realizou-se também a tradicional festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia. Onde os nossos "Seniores", tiveram festa de arromba.

FADOS E GUITARRADAS




A Camara Municipal do Alandroal, como vem fazendo habitualmente oferece aos seus funcionários e familiares um Almoço de Natal, que terá lugar no dia 22 Dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Alandroal.

A festa seguirá à noite, no Fórum Cultural Transfronteiriço com fados e guitarradas. Espectáculo que será aberto à população em geral.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

POLITICA LOCAL





Em declarações à DianaFm

A vereadora da CDU Mariana Chilra, que perdeu o mandato na Câmara de Alandroal, por não ter entregue a tempo a declaração de rendimentos, discordou hoje da decisão do tribunal.

No entanto, a Drª Mariana Chilra adiantou que não vai recorrer da sentença.

"É evidente que não concordo com a decisão" disse a vereadora, indicando que "não interpus recurso porque, de facto, não apresentei a tempo a declaração de rendimentos, que deveria ter entregue no Tribunal Constitucional".
"A juíza entendeu que era irrelevante o facto de eu ter apresentado a declaração posteriormente", revelou.

A decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja foi comunicada há cerca de uma semana.
Os titulares de cargos políticos e os gestores políticos têm de apresentar uma declaração no início de funções, actualizá-la todos os anos e apresentar outra no final do exercício da função.

Os Alandroalenses ficam agora à espera do novo Vereador indigitado pela CDU, será o elemento seguinte na lista votada nas ultimas autárquicas?

POLITICA LOCAL



Município de Alandroal: Vereadora da oposição perde mandato

A vereadora da CDU Mariana Chilra perdeu o mandato na Câmara de Alandroal, por não ter entregue a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional, disse à DianaFm fonte da autarquia. A decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja foi comunicada há cerca de uma semana. Contactada pela DianaFm, Mariana Chilra remeteu para mais tarde uma reacção sobre a sentença. Os titulares de cargos políticos e os gestores políticos têm de apresentar uma declaração no início de funções, actualizá-la todos os anos e apresentar outra no final do exercício da função.

In: DianaFm

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, JORNADA 13



Pontuação da Liga á 13ª jornada.

Esta semana ficou em 1º lugar o Mister António Troco, empatado a 49 pts. com os Treinadores Jeremias e Mangas.

E perguntam-me vocês, porque ficou ele em 1º? Porque foi ele que fez as contas.

E não é que o "magano" já atirou com o Treinador Fantástico do 1º para o para o 4º lugar em duas semanas!

Tenho que solicitar ao Procurador Pinto Monteiro, que faça uma vistoria á Liga. Mas só nas ultimas duas semanas.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

DIVULGAÇÃO - C. CULTURAL DO ALANDROAL


Banda da Escola de Música do Centro Cultural do Alandroal

CONCERTO DE NATAL

Tal como tem vindo a ser habitual, a Banda da Escola de Música do Centro Cultural do Alandroal, levará a efeito no próximo dia 23 de Dezembro, o seu concerto de Natal, este ano com uma particularidade.



Será um concerto dividido em duas partes, sendo que a primeira decorrerá, no centro de Cultura e recreio da Aldeia da Venda, pelas 16 horas, enquanto que a segunda parte, terá lugar no Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal, pelas 21h:30m.



Será um concerto com muitos atractivos, onde a Banda alentejana irá tocar os seguintes temas:

* Hino do C.C.A.
* Concerto no Parque – Marcha de Concerto – Arr: Álvaro Reis
* Étoilo Du Berger – Fantasia para Requinta – Solista: Susana Valentim
* The bombastic bombardon – Solo para Tuba – Solista: João Rasteiro
* Reflections – Abertura para banda – arr: Johan Nijs
* Contest Music – Tema Ligeiro – Arr: Lorenzo Pusceddu
* Lisboa á Noite – Canção – Arr. Afonso Alves
* Latin Band Pared – Temas Ligeiro – Arr: Harm Everts
* 2 De músicas de Natal acompanhadas pelo coro da Escola de Música
* Hino de Nossa Senhora da Conceição – Arr: Francisco Guerreiro



A banda convida assim todos a estarem presentes neste concerto.

A. F. ÉVORA - CLASSIFICAÇÃO



Divisão de Honra 10ª jornada

1º - Atlético de Reguengos - 30
2º - Monte Trigo - 22
3º - J.S. Alandroalense - 20
4º - Calipolense - 17
5º - Desp. Portel - 17
6º - Sp. Viana do Alentejo - 13
7º - Escouralense - 13
8º - Oriolenses - 14
9º - Bencatelense - 12
10º - Redondense - 10
11º - Torre Coelheiros - 9
12º - S.C. Borbense - 7
13º - São Manços - 5

O J. S. Alandroalense com a derrota averbada em Monte do Trigo, trocou de posição com estes.
Descendo o J.S.Alandroalense para 3º e subido o Monte do Trigo para 2º. O Atl. Reguengos continua imparável no 1º lugar.

1ª Divisão Série B

1ºSantiagoMaior 23
2ºS.António 19
3ºArcoense 19
4ºAldeense 13
5ºAzarujense 12
6ºRosário 11
7ºVera Cruz 9
8ºCCCorval 9
9ºPerolivas 8
10ºG. D. Amieira 8
11ºS.Romão 5


O Santiago Maior com a goleada imposta ao Vera Cruz, cimentou ainda mais a liderança. O Rosário com a derrota sofrida na a Amieira, foi ultrapassado pelo Azarujense.

domingo, 16 de dezembro de 2007

PENSAMENTOS DO EDITOR - REFERENDO

Assim que o novo Tratado de Lisboa, foi assinado no Mosteiro dos Jerónimos, logo se levantaram vozes que ".... estão a enganar os portugueses", "...temos que elucidar os portugueses", "... tem que haver debate".

Isto, desde os partidos mais à esquerda até à direita, incluindo sindicatos. E quando o partido não pode dar a cara, porque alguns estão vinculados com compromissos europeus, vêm os pesos pesados que momentaneamente estão de fora: " ... não senhora faça-se um referendo, os portugueses precisam saber..."

Um referendo!? Saber o quê?

Nós já sabemos que o que eles querem é tempo de antena, querem arranjar dinheiro com estes estratagemas dos referendos. Pois é, eles são profissionais da politica, e a crise ali não pode bater. Se os cofres dos partidos se estão a esvaziar, é preciso arranjar umas eleições para se ir bater ás portas dos filiados, dos grandes construtores, das grandes empresas, etc..., porque a lei assim o permite.

Se eu lhes disser, que no ultimo referendo ( sem prejuízo do seu objectivo ), os partidos mais o movimentos cívicos gastaram 2.500.000€, e a Comissão Nacional de Eleições gastou o dobro com a logística desse mesmo referendo.

E o próximo se o fizerem, com a inflação e as derrapagens a que estamos habituados, chegará, somadas as partes aos 10.000.000€.

Aquando da visita ao Alandroal do Ministro da Defesa Severiano Teixeira, para o lançamento da primeira pedra para a creche " O Chaparrinho ", disse:

"Este equipamento é dimensionado, para 30 crianças e 10 postos de trabalho, terá um custo de 350.000€".

Já viram, com 10.000.000€ ( custo do referendo ), quantas crianças educávamos e quantos postos de trabalho criávamos?

O Ministro da Saude Correia de campos, veio este Outono ao Alentejo para entregar 4 ambulâncias do INEM de Suporte Imediato de Vida ( SIV ). Que custam 10.000€ cada e são tripuladas por um(a) Enfermeiro(a) e um Técnico de Ambulância de Emergência.

Já viram, com 10.000.000€ ( lembro - custo do referendo ), as ambulâncias INEM- SIV que não compraríamos e os anos que dava para a pagar os salários aos respectivos tripulantes. Quantas mais vidas salvávamos e mais quantos empregos criávamos?

Falei-vos no sector da educação e saude, foi os que me vieram á cabeça, como poderia dar exemplos de muitos outros sectores.

Mas depois vêm os tais "profissionais", dizer que o problema não se pode pôr assim e que os portugueses merecem dar a sua opinião, que o voto dos portugueses é que decide tudo, que não é por se gastarem uns milhares de euros que se vai tirar a voz ao povo, blá, blá....

E digo eu, quando nós votamos e os metemos lá no Parlamento, é para quê? É para decidir este tipo de coisas pá... já estou chateado pá... qualquer dia o Sócrates, o Jerónimo, o Portas, o Menezes ou Louçã é a telefonarem cá para casa: " Ó Rosinha, posso ir ao W.C.?

Ao W.C.!!! Fazer merda não? É pá, se é para isso continuem a fazer onde estão sentados, ao menos essa não cheira mal!

Mas meus caros leitores não se esqueçam, fazer uma simples cruzinha no SIM ou no NÃO, vai-nos custar 10.000.000€. Eu sou democrata, mas não sou fundamentalista. Resolvam lá isso de outra maneira.

Manuel Varandas

A. F. ÉVORA - RESULTADOS


DIVISÃO DE HONRA

Jornada 10 ------- 16-12-2007

Estremoz 1 – Oriola 4
Monte Trigo 4 – Alandroalense 0
Calipolense 4 – Borbense 1
Torre de Coelheiros 0 – Sporting de Viana 0
Atlético 4 – São Manços 1
Escouralense 3 – Bencatelense 1
Redondense 1 – Portel 2

1ª DIVISÃO SÉRIE B

Corval 4 – Aldeense 0
Azarujense 4 – Perolivense 3
Amieira 2 – Rosário 1
Arcoense 2 – São Romão 0
Santiago Maior 7 – Vera Cruz 1

sábado, 15 de dezembro de 2007

DIVULGAÇÃO - ZONA WI-FI


Quem passeia actualmente pelo Rossio do Arquiz, pode agora ver uma nova sinalética a anunciar, " ZONA WI-FI " - internet sem fios.

O QUE É O SERVIÇO WI-FI?

É um serviço sem fios que lhe permite ligar-se à Internet de Banda Larga em locais públicos, tal como acede em sua casa ou no seu escritório.

Pode consultar o seu e-mail, conversar no Messenger ou no G-Talk, aceder às aplicações da sua empresa, ou simplesmente navegar na Internet a alta velocidade fora de casa!

O local público ( hotspot )onde está instalado o serviço Wi-Fi, é no Fórum Cultural Transfronteiriço.

E por enquanto tudo à borla!

Se alguém se aproximar de vocês, com ar de cobrador e, " Hááá.... e tal, você não pagou e tal...".

Vocês, " Xiuuuu... quem paga é o Rosinha". Deixem que eu depois trato deles.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

LIGA AL-SPORT, LISTA DE JOGADORES


A pedido de vários ilustres treinadores, vou publicar a lista dos jogadores quem podem ser ainda utilizados até ao fim do mês de Janeiro.

Aproveitem bem as ultimas substituições, para depois não se queixarem e virem dizer que o Rosinha é que é sempre o Campeão.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

FUTEBOL DISTRITAL - A. F. ÉVORA


Jogos para este fim de semana na divisão Honra:

Jornada 10 16-12-2007

Visitado Visitante

Estremoz - Oriolense
Monte Trigo - Alandroalense
Calipolense - Borbense
T. Coelheiros - Sp. Viana
At. Reguengos - S. Manços
Escouralense - Bencatelense
Redondense - Portel

1ª Divisão Série B

Jornada 10 16-12-2007

Visitado Visitante

Corval - Aldeense
Azarujense - Perolivense
Amieira - Rosário
Arcoense - S. Romão
Sant. Maior - Vera Cruz
descansa Stº António



" ELES ANDAM AI "

Quando ontem lancei um repto, sobre "descoberta" de novos assaltos no Alandroal. Leiam só as duas respostas mais curiosas

PRIMEIRA

Dizem que isto está a acontecer já em Portugal.

Tenha cuidado e não responda a perguntas "aparentemente" certas.

Estará mais bem preparado para se proteger se estiver a par deste novo tipo de fraude com cartões de crédito feito via telefone.
Os scammers estão a cada dia mais criativos!

É assim:

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

- "Estou a falar-lhe do Departamento de Segurança da VISA (ou outra, por exemplo). O meu nome é Fulano e meu número de identificação funcional é 12460. O Senhor comprou (qualquer coisa estranha como um dispositivo anti-telemarketing) no valor de 497,99 Euros a uma empresa sediada no Arizona, USA?"

É claro que você responde que não, ao que se segue:

- "Provavelmente o seu cartão foi clonado e estamos a ligar-lhe para verificar. Isto confirmado, será emitido um crédito ao seu favor".

Este tipo de transacção está a acontecer com despesas que variam de 297 Euros até 499 Euros, justamente por ser abaixo do valor de 500 Euros, que acciona a maioria dos alertas.

A conversa segue:

- "Antes de processar o crédito, gostaríamos de conferir alguns dados. O seu endereço é tal?" (Isto pode ser retirado facilmente das listas telefónicas via Internet).

Ao responder que sim, o scammers continua:

- "Qualquer questão que o senhor tenha, deverá ligar o número 0-800 que se encontra na parte de trás de seu cartão e pedir para falar ao Departamento de Segurança. Por favor, tome nota do seguinte número de protocolo" (o bandido dá-lhe então um número de 6 dígitos) e pede: "O senhor poderia lê-lo para confirmar?"

Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz, então:

- "Desculpe, mas temos que verificar que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue no seu cartão e leia o seu número".

Feito isto, ele continua:

- "Correcto. Agora vire o seu cartão e leia por favor os 3 últimos algarismos (ou 4, dependendo do cartão)".

Estes são os Números de Segurança (Pin Number) que você usa para fazer compras via Internet, para provar que é efectivamente titular do o cartão!

Depois que você diz os referidos números:

- "Correcto! Entenda que era necessário verificar que o cartão não estava perdido, nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. O senhor tem mais alguma outra pergunta?"

Depois que você diz que não, o scammer agradece e desliga. Provavelmente, em menos de 10 minutos uma compra será debitada no seu cartão, e muitas outras depois, caso você não perceba a fraude até à chegada do extracto.

Como proteger-se desta acção criminal?

É quase inútil fazer denúncias à Polícia. Até nos Estados Unidos é difícil encontrar essas ligações.

Você pode dizer para o bandido desligar que você fará a ligação para o 0800. Mas, mesmo que você desligue este tipo de ligação, é claro que a melhor maneira de se precaver é estar alerta e comunicar a todos a existência deste golpe.

Assim, reenvie isto a todos seus amigos. Mantendo-nos informados, poderemos proteger-nos mutuamente!

SEGUNDA

Marrocos anda a ficar muito mal frequentado,
Precisava isso sim de uma puta duma ditadura Militar, como na cidade do
ROSÀRIO, qualquer larápio que apareça é logo engaiolado pelas milícias.

Digo eu: " Áhhhhh grandes Rosarenhos "

A ESCOLA VAI AO CINEMA



Natal com cinema…

Cerca de 300 crianças que frequentam o ensino Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico no concelho de Alandroal vão assistir, na próxima Sexta-feira, dia 14 do corrente mês de Dezembro, ao filme “Boog & Elliot Vão à Caça”.

A decorrer no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, a iniciativa está inserida nas comemorações de Natal e encerramento do 1º Período lectivo.

“Boog & Elliot Vão à Caça” conta a história de um urso que goza de uma vida perfeita com todas as comodidades, até que um dia é desafiado por um veado hiperactivo que o vai meter em sarilhos em plena época de caça. Os dois vão ter de sobreviver à época de caça e tornar a floresta outra vez num local seguro.

Este evento é promovido pelo Município de Alandroal que, nesta quadra natalícia, pretende proporcionar a todas as crianças a oportunidade de ir ao cinema e ver um dos filmes de animação mais recentes.

CLUB DE RUGBY DE JUROMENHA



C.R. JUROMENHA /GUADIANA - R.C.LOULÉ

SÁBADO , 15 DE DEZEMBRO, 15H.

UNIVERSIDADE DE BADAJOZ

A equipa de Juromenha vai disputar o seu 2º. encontro no campeonato, com o R.C.Loulé, precisamente a equipa que defrontou no primeiro encontro da época, para a Taça de Portugal, tendo , na altura, vencido por 31-7.

Para o Campeonato, o futuro adversário já disputou 2 encontros, ambos fora de casa, vencendo o R.C.Elvas por 21-5, e sofrido uma derrota, na passada semana com o R.C.Montemor por 23-0.

O C.R.J., recorde-se, começou o Campeonato com uma excelente vitória em Elvas, por 42-7.

Espera-se uma partida difícil, com uma equipa de Loulé mais forte do que aquela que foi derrotada no início de Outubro, como demonstram os recentes resultados obtidos, mas o C.R.J. anseia chegar à vitória, de modo a amealhar pontos, que lhe permitam atingir a 2ª. fase, que é o seu grande objectivo, de momento.

ALANDROAL EM NOVA REGIÃO TURISTICA


O Conselho de Ministros de Portugal aprovou ontem, a redução no número de regiões turísticas do País, passando de 19 para cinco. Serão Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e o Algarve - enquanto outras serão apresentadas como zonas com potencial turístico - Alqueva, Litoral Alentejano, Região Oeste e Douro.

Uma das vantagens da nova divisão, anunciada pelo secretário Bernardo Trindade, é que as cinco regiões, além de contar com verbas do estado, poderão reccorer a auto-financiamentos junto à iniciativa privada.

O modelo de gestão promete ser inovador, embora o governo ainda não possa mensurar quais serão os lucros directos da alteração. O decreto-lei que institui as cinco regiões integra o Programa de Reestruturação da administração central e coincide com a fixação das regiões administrativas.

Vamos ver se é desta que o Concelho do Alandroal, vai tirar algum beneficio do projecto Alqueva.


PENSAMENTOS DO EDITOR - AEROPORTO

Aeroporto Ota ou Alcochete?


Já se gastaram rios tinta e muitos milhões de euros em estudos por causa do novo Aeroporto Internacional de Lisboa.

Uns defendem a Ota, outros Alcochete e outros que, ainda Lisboa + um.

Ora os Municípios do Oeste compreensivelmente defendem a opção Ota, pois ficariam com muito melhores acessibilidades, tanto aéreas como terrestres e ferroviárias, e todo o desenvolvimento e riqueza que dai poderão advir.

A estes, na defesa da Ota junta-se um intransigente Ministro das Obras Públicas Mário Lino, um Governo envergonhado armado em independente no assunto, mais recentemente a Universidade de Coimbra, com a sua Cidade geograficamente mais cerca do dito local e por ultimo um incompreensível apoio da Fundação Mário Soares! Que envia os recados pelos seus velhos sócios, Almeidas Santos, Jaimes Gamas, etc...

Lisboa + um, só os lisboetas ( Exclui-se a Câmara ), os ecologistas e mais recentemente o intermitente Luís Filipe Menezes é que amiúde falam no assunto. Por isso e a meu ver esta opção a curto prazo deixará de o ser.

E Alcochete aqui tão perto, quem a defende?

Eu e a CIP. Eu obviamente porque teria os aviões a uma hora de casa, porque traria mais hipóteses de desenvolvimento para o Alto Alentejo, se queremos apostar no turismo no Alqueva, temos de ter um aeroporto internacional perto dos complexos turísticos.

Na CIP tenho um aliado de peso, pois são eles que têm o dinheiro, são empresários que acima de tudo procuram o lucro, nunca jogam para perder e se eles dizem que ali o aeroporto é muito mais barato e rentável, tenho que acreditar na sua lógica economicista.

Mas todo este palavreado para quê? Porque incompreensivelmente quem mais devia lutar pelo aeroporto na margem sul nada faz.

Depois do Ministro do Ambiente vir dizer que o aeroporto abraçaria três Concelhos, Alcochete, Benavente e Montijo até ás portas do Concelho de Vendas Novas, não deveria a Associação de Municípios do Distrito Évora ter já tomado uma posição de força na defesa da opção Alcochete!

Talvez seja por esse tipo de inércia, de nunca fazer nada que o Município do Alandroal saiu de tão confrangedora organização.

E então o que dizer dos Municípios da Península de Setúbal, que seriam provavelmente os principais beneficiados. Não “tugem nem mugem”, parece que são primos irmãos da AMDE.

Só me resta a esperança que o Municípios do Alto Alentejo e Distrito de Setúbal, acordem a tempo para esta temática e se juntem numa plataforma conjunta na defesa dos interesses da região.

Manuel Varandas.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

LIGA AL-SPORT


António Lopes ( Janeca ), o “Comandante do Parque dos Reboques”, foi o incontestável vencedor da Liga Fantástica Al-sport da época 1999/2000.

Digo incontestável, porque nesse ganhou com uma grande vantagem sobre os seus mais directos perseguidores. Teve á época uma visão muito futurista, pois apostou muito bem nos jogadores do Sporting que não ganhavam o titulo há já vários anos ( nem me “astrevo” a dizer quantos ).

Tinha também uma vantagem incontornável em relação aos demais treinadores, recebia os jornais com as noticias fresquinhas logo ás 6 horas da manhã e de borla. Estava por dentro dos balneários e bastidores de todos os clubes. Era á altura uma espécie de Pinto da Costa da Liga.

Veio então a desistir de participar na Liga dois anos mais tarde, alegando indisponibilidade por ter que se ausentar do Alandroal e ir morar para Évora.

DIVULGAÇÃO - ACÇÃO SOCIAL



Alandroal

Ana Valentim recebe cadeira de rodas motorizada

No seguimento de uma politica de Acção Social que visa dar resposta às necessidades dos munícipes mais vulneráveis, a Câmara Municipal de Alandroal entregou, no passado Sábado, dia 8 de Dezembro, mais uma cadeira de rodas com motor eléctrico.

Com a entrega desta cadeira a Ana Valentim, que decorreu ao final da tarde no edifício sede da Câmara Municipal, ascende a quatro o número de cadeiras com motorização eléctrica que a Autarquia já adquiriu ou comparticipou, beneficiando outros tantos munícipes do Concelho que se vêm impedidos de se deslocarem pelos seus próprios meios.

Além do Presidente da Câmara João Nabais e do Técnico do Gabinete de Acção Social, Dr. Manuel João Rodrigues, esteve presente o pai e outros familiares de Ana Valentim.

A entrega decorreu numa cerimónia simples mas de grande emoção para todos os presentes.

Este acto está integrado num conjunto de acções que o Município de Alandroal tem vindo a desenvolver no sentido de encontrar soluções e respostas para as dificuldades com que se deparam alguns munícipes.

O Presidente João Nabais referiu a propósito que; “ …, a aquisição deste tipo de equipamentos reflecte, a consciência que temos do papel que cabe à Autarquia no apoio a todos os Munícipes e em especial àqueles que como a Ana Valentim, estão ainda mais fragilizados.”

Para a Ana Valentim, esta é provavelmente a melhor prenda deste Natal.

DIVULGAÇÃO DE ACTIVIDADES - BTT



Santiago Maior

70 “bttistas” pedalaram à descoberta da Pedra Alçada

O Município de Alandroal, em conjunto com a Secção de BTT da Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior, realizaram no passado Domingo, dia 9 de Dezembro, a II edição do Passeio de BTT “Rota da Pedra Alçada”.

Cada vez com mais adeptos no concelho de Alandroal, foram cerca de 70 os “bttistas” que por entre caminhos naturais e trilhos, percorreram aproximadamente 40 Kms, num percurso guiado ao encontro da Pedra Alçada.

Em virtude do crescente número de adeptos do BTT, a “Rota da Pedra Alçada” foi o segundo evento direccionado para esta modalidade, apoiado pelo Município de Alandroal, em menos de um mês.

Seguindo a tendência que se faz sentir um pouco por todo o país, o BTT é cada vez mais um desporto de eleição, razão pela qual a Autarquia tem vindo a apoiar as Associações Desportivas do Concelho na realização de actividades semelhantes a esta, procurando ir ao encontro das preferências dos munícipes, também nas novas modalidades desportivas ou de lazer.

ALANDROAL NA LINHA DA FRENTE

A MICROSOFT distinguiu 11 projectos da Administração Local e de entre os quais se encontra o Município de Alandroal.

Foram distinguidos os 11 projectos tecnológicos implementados em municípios ou regiões do país, considerados exemplos de boas práticas na utilização de tecnologias na Administração Local.

Cascais, Matosinhos, Mértola, Oeiras, Porto, Santarém, Distrito de Évora, Península de Setúbal, Região Algarvia, Região do Vale do Sousa e Região do Médio Tejo foram as regiões seleccionadas pela empresa, que vê nos projectos a capacidade de "facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais e permitir, ao mesmo tempo, a redução de custos e de tempos de espera no atendimento".

O projecto alentejano agraciado neste contexto é o Évora Distrito Digital (onde se inserem Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa).

Todos os projectos distinguidos tiveram como objectivo a implementação ou upgrade de sistemas de informação que directa ou indirectamente têm impacto na relação das entidades públicas envolvidas com os cidadãos.

Importa ainda referir que todos os projectos são utilizadores de tecnologias Microsoft.

PENSAMENTOS DO EDITOR - SCOLARI

Luís Filipe Scolari, dá murros nos jogadores adversários, abandona conferencias de imprensa irritado com os jornalistas, ignora Presidentes de clubes corruptos (?), que querem impingir os seus jogadores à Selecção.

Tudo para defender os jogadores duma Selecção que é de todos nós e também dele, apesar desta não ser a sua pátria.

Ele que levou a selecção à final do europeu 2004, apurou-a para o Mundial da Alemanha 2006, com os melhores registos de sempre e batendo vários recordes, tanto da Selecção como dos seus jogadores e obtendo na fase final do dito Mundial, um brilhante quarto lugar.

Agora com maior ou menor dificuldade, tornou a conseguir o apuramento para a fase final do Euro-2008, a disputar na Áustria e Suíça. Mas não era esse o objectivo? Sermos apurados? Do que é que nos vamos lembrar daqui a alguns anos?

Que estivemos lá, claro. Independentemente dos resultados que venhamos a obter; e da festa que os nossos emigrantes vão fazer por aquelas paragens.

Mas a sua maior vitória, foi conseguida fora dos estádios. Conseguiu despertar a Portugalidade que há dentro de cada um de nós.

Famílias inteiras, desde o Alandroal até ao resto do Pais e incluindo comunidades emigradas, mobilizaram-se para hastear a nossa bandeira e gritar bem alto o nome de Portugal.

Mais nenhum outro seleccionador conseguiu este feito, e já lá os estivemos bastante bons a treinar a Selecção, mas neste campo mais nenhum o consegui igualar.

E senhores jornalistas portugueses pergunto eu, porquê não festejar o apuramento para o Euro-2008 e ao invés massacrar o seleccionador com perguntas inoportunas para o momento?

Portugal tem evoluido muito desde que entrámos para a União Europeia ( podia ter sido mais, é certo ), mas no nacionalismo desportivo estamos na cauda da Europa.

Eu vejo as capas dos jornais europeus todos os dias através da Euronews, e no desporto não há pais nenhum que não defenda os seus atletas. Só há uma excepção, adivinhem qual é?

As minhas certezas absolutas são raras, mas desta não tenho dúvidas. Se certos sectores do jornalismo não estão com Luís Filipe Scolari e a Selecção, está a esmagadora maioria do povo português.

Boa sorte no Euro 2008. Manuel Varandas

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

FEIRA DO LIVRO & KIT SEM FRONTEIRAS







No Arquiz do S@ber decorreu e simultâneo e articulado com a Feira do Livro de 7 a 10 de Dezembro, uma acção do Projecto Sem Fronteiras.

Trata este projecto de mostrar ás crianças dos 6 aos 10 anos, um conjunto de materiais pedagógicos, produzidos pela Associação Terras Dentro com o intuito de promover a interculturalidade. Com monitorização do Prof. Fernando Moital.

Saiba mais em: www.kitsemfronteiras.net/


segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

LIGA AL-SPORT

António troco

Como esta semana não houve Superliga, por inerência também não houve Liga Al-sport.

Assim sendo aproveitamos para apresentar mais um vencedor da Liga. O António Troco, que foi o vencedor da época 1997/98.

Essa época foi a mais renhida e mais controversa, pois derrotou o Treinador Fantástico - Rosinha por apenas 2 pontos, conseguindo o António Troco através de uma " gaffe" nos estatutos, que o mesmo jogador ( V. Paneira - benfiquista do camano ), tivesse na derradeira jornada 5 pts para ele e três para os restantes treinadores.

A " revanche " haveria de vir mais tarde, esperem para ver.

TERENA - NOVO LAR ARRANCA EM 2008

Rua Direita - Terena


Um novo lar de idosos com capacidade para 32 utentes, vai ser construído, no início de 2008, em Terena, no concelho de Alandroal. A obra, a carga da Associação para a Protecção aos Idosos da Freguesia de Terena, vai custar 960 mil euros. Luís Mira, presidente da instituição explicou à DianaFm que, 560 mil euros serão comparticipados, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Numa zona do distrito de Évora onde o desemprego é elevado, o novo lar vai dar trabalho a mais seis pessoas. O novo lar de idosos de Terena será construído no centro vila, num terreno cedido pela Junta de Freguesia.


In: dianafm

CLASSIFICAÇÃO - A. F. ÉVORA

Com a vitória dos 3 da frente, esta semana não houve alterações na cimo da classificação, o J.S. Alandroalense continua em 1º na perseguição ao líder Atl. Reguengos que não desarma.

Divisão de Honra à 9ª jornada:


TotalCasaFora
Pos.EquipaPontosJVEDGMGSJVEDGMGSJVEDGMGS

1At. Reguengos27990030344001715500132Jogos
2Alandroalense209621174531182431092Jogos
3Monte Trigo199612116421165540151Jogos
4O Calipolense14942312144310745113510Subiu 3 posições Jogos
5Portel14942313115221334202108Desceu 1 posições Jogos
6Sp. Viana12933389522153411236Desceu 1 posições Jogos
7Bencatelense1293331012522168411244Desceu 1 posições Jogos
8Oriolenses119252810513156412134Jogos
9Escouralense109243511411235513126Jogos
10Redondense10924377421164503213Jogos
11T. Coelheiros89225912411224511378Jogos
12Borbense79144911501448413053Jogos
13São Manços59126614511349401325Subiu 1 posições Jogos
14Estremoz3910852641032105005316Desceu 1 posições Jogos


I Divisão Série B

O Santiago Maior, mesmo descansando continua em 1º, beneficiando das derrotas dos seus mais directos perseguidores. ( Stº António e Arcoense ). O Rosário desceu um posto na classificação.


TotalCasaFora
Pos.EquipaPontosJVEDGMGSJVEDGMGSJVEDGMGS

1Santiago Maior208620167431095431072Jogos
2Bairro Santo Antonio1996122314431011353021211Jogos
3Arcoense1685121864211102430184Jogos
4Aldeense13841386420243421143Subiu 1 posições Jogos
5Rosário1182511110412155413065Desceu 1 posições Jogos
6Vera Cruz9923415185122911411267Subiu 2 posições Jogos
7Azarujense982331013411279412134Desceu 1 posições Jogos
8Perolivense882241214420266402268Subiu 1 posições Jogos
9Corval6813438412123401315Desceu 2 posições Jogos
10São Romão58053512403134402228Jogos
11Amieira581256194112374013312Jogos

In: zerozero