domingo, 30 de novembro de 2008

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA ( Domingo 15h. )
Borbense 0 - Redondense 1
Monte Trigo 5 - Alandroalense 0
Escouralense 3 - Arcoense 2
Estrela V. Novas 2 - Bencatelense 1
O Calipolense 2 - Sp. Viana 2
Oriolenses 2 - Arraiolense 2
Portel 0 - U. Montemor 3

Classificação: 1ºU.Montemor 22, 2ºEstrela 22, 3ºM.Trigo 17, 4ºEscoural 16, 5ºOriola 12, 6ºBencatel 10, 7ºViana 10, 8ºAlandroal 9, 9ºRedondense 9, 10ºArcoense 8, 11ºBorbense 7, , 12ºPortel 5, 13ºCalipolense 5, 14ºArraiolense1

1ªDISTRITAL

SERIE A ( Domingo 15h. )
Fazendas do Cortiço 0 - B. Stº Antonio 2
Santana do Campo 4 - Desp. Cabrela 3
Valenças 8 - Alcaçovense 1
Giesteira 1 - Luso Morense 0
Brotense 5 - Outeiro 3

Classificação: 1ºGiesteira 19, 2ºValenças 19, 3ºS.António 15, 4ºCanaviais 12, 5ºMorense 11, 6ºSantana 11, 7ºCortiço 8, 8ºAlcaçovense 5, 9ºCabrela 4, 10ºBrotense 6, 11ºOuteiro 0

SERIE B ( Sábado 15h. )
São Manços 2- Aldeense 2
Vera Cruz 0- São Romão 0
Estremoz 1- Corval 1
Amieira 1- Perolivense 1
Rosário 0- Rio Moinhos 3
Azarujense 0- Santiago Maior-5

Classificação: 1ºR.Moinhos 18, 2ºCorval 18, 3ºS.Romão 16, 4ºS.Maior 15, 5ºPerolivas 12, 6ºV.Cruz 12, 7ºAldeense 11, 8ºAzaruja 7, 9ºRosário 7, 10ºS.Manços 6, 11ºEstremoz 4, 12ºAmieira 1

DISTRITAL DE INICIADOS
O Calipolense 1 - Est. V. Novas 3
Terena 0 - Lusit. Évora 8
Borbense - Portel
GDR Canaviais - SL Évora

DISTRITAL DE INFANTIS
SL Évora 3 - Reguengos 8
Lusitano 18 -Carneirense 1
Monte Trigo-Corval

DISTRITAL DE ESCOLAS
Juventude 3 -Terena 4
Redondense-Bencatel

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

ALANDROAL, TERRA MINHA

Conforme tinha dito na passada semana, vou periodicamente postar aqui no blogue as páginas constantes da revista " Alandroal, Terra Minha. Edição de Setembro de 1973.

Esta era a contra-capa da revista, onde se apelava aos Alandroalenses que colaborassem com " A Casa do Concelho do Alandroal".

Segundo vim a saber ontem, esta Casa, que muitos de nós nem sequer tínhamos ouvido falar, situa-se no Lgº das Olarias, nº 22 em Lisboa.

Ainda segundo o relato que me fizeram, a dita casa havia sido fundada, na década de 50 do Séc. passado, por três ilustres Alandroalenses:

D. Mariana Pereira, Sr. Nelson Fontes Esteves e Martinho Cardoso Galhardas.

Tinha como objectivo albergar os Alandroalenses, que por motivos de saúde, ou outros, tinham que se deslocar à capital e não tinham possibilidades de pagar dormida numa Pensão ou Hotel.

Se mais alguém poder adiantar pormenores sobre a história desta casa, agradecia-se que o fizessem nos comentários.

O 1º Artigo desta revista, EDUCAÇÃO E ENSINO.

Como continua na página 14, ai está ela e com mais uns dados históricos sobre o Alandroal.

Quem estiver interessado em ler, clique em cima das imagens. Mas desde já lhes digo que merece a pena.

Para a próxima vou postar a " Conversa com o Ti Miguel". Poeta de Santiago Maior e virtuoso conversador.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- Bar das Piscinas, Ladies Night. Sexta-feira à noite.

- Fórum Café Concerto, Quinteto do Saxofonista Daniel Salomé Vieira. sábado à noite.

CINEMA NO FÓRUM

- MAX PAYNE. Sexta-feira ás 21,00h. Clas. M/16

POSTAGEM DESPORTIVA


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA ( Domingo 15h. )
Borbense - Redondense
Monte Trigo - Alandroalense
Escouralense - Arcoense
Estrela FC V. Novas - Bencatelense
O Calipolense - Sp. Viana
Oriolenses - Arraiolense
Portel - U. Montemor

1ªDISTRITAL

SERIE A ( Domingo 15h. )
Fazendas do Cortiço - Bairro Santo Antonio
Santana do Campo - Desp. Cabrela
Valenças - Alcaçovense
Giesteira - Luso Morense
Brotense - Outeiro

SERIE B ( Sábado 15h. )
São Manços - Aldeense
Vera Cruz - São Romão
Estremoz - Corval
Amieira - Perolivense
Rosário - Rio Moinhos
Azarujense - Santiago Maior

DISTRITAL DE INICIADOS
O Calipolense - Est. V. Novas
Terena - Lusit. Évora ( Domingo 10,30h. )
Borbense - Portel
GDR Canaviais - SL Évora

DISTRITAL DE INFANTIS
SL Évora-Reguengos
Lusitano-Carneirense ( Sábado 9,30h. )
Monte Trigo-Corval

DISTRITAL DE ESCOLAS
Juventude-Terena ( Sábado 11,00h. )
Redondense-Bencatel

AVISO - ACESSO A WC's, DO JARDIM DAS MENINAS INTERDITO


O Município de Alandroal, faz circular um aviso onde consta que o acesso ás Casas de Banho públicas do “ Jardim as Meninas”, está temporariamente impedido, por motivo de obras.

Recomenda-se, em alternativa a utilização das Casas de Banho do Centro de Convívio para Idosos, ou as do Terminal Rodoviário. ( Estas com acesso para deficientes ).

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS

Este pescador está intratável!

Pela segunda semana consecutiva, o António Correia fez duas pescarias de achigãs de fazer inveja a qualquer campeão do Mundo da especialidade.

Desta vez “só” foram oito exemplares e o peso destes não vou divulgar, apreciem com os vossos olhos e calculem o peso que devem ter.

Por andar a abusar na captura da referida espécie, ao Correia já foi interdita a venda das amostras “ milagreiras “ que a Al-sport comercializa e faculta periodicamente aos seus clientes.

Não é que esteja a aplicar qualquer tipo de castigo ou discriminação a este pescador, mas antes a proteger a espécie de tão voraz “predador” de achigãs.

( Abro apenas uma pequena excepçãozinha, na troca de um desses exemplares a Al.sport “facilita” a entrega de mais um daqueles pacotes de amostras “milagreiros” :)

O António Correia, na foto, foi sem duvida o grande vencedor do ano na captura de achigãs.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT - 9ª JORNADA

A XIV Liga Fantástica Al-sport assistiu neste fim de semana à sua 6ª jornada e 9ª da Superliga. Hoje o Alandroalandia publica a lista das classificações:

Em 1º nesta semana ficou... o Treinador Fantástico, Rosinha com com 49pts. Eu já tinha avisado na semana passada que estava a chegar " cá acima ". E ela ai está, a 1ª vitória deste ano, que sei, se irá repetir por muitas vezes. Os primeiros do acumulado, bem que podem começar já a tremer!

Em 2º, ficou o Paulo Faustino, com 45pts. Este foi o vencedor do ano passado, mas desaprendeu muito. Está tão atrasado esta época, que não vai ser motivo de preocupação para ninguém. A IGNORAR!

A fechar o pódio semanal, o António Balsante, com 43pts. Mau... mau... É já a segunda semana que entra no pódio em pouco tempo, será que este ano é para ter em linha de conta a sua participação?

No acumulado "a coisa " está renhida. Continua o João Balsante em 1º, mas agora já com a companhia do Manuel João, ambos com 237pts.

Mas já vem ai muito boa gente, pertinho, pertinho...

Em ultimo esta semana, outro sportinguista! Não posso crer, o Sor Melrinho totalizou uns míseros 11pts. Parece-me que tenho de marcar um Assembleia da Liga só para discutir esta crise sportinguista na Liga. Financiada por todos, claro.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

JARDIM, QUE NOME?

O Município de Alandroal candidatou-se muito recentemente a Fundos Comunitários para 3 projectos ao abrigo da Rede Terras do S0l. Entre eles está a requalificação da zona envolvente ao Castelo.

No entanto as autoridades locais decidiram avançar desde já com a requalificação do Jardim das Meninas e pelo que pude ver este fim de semana as obras já vão num estado adiantado. O que faz prever que a inauguração deste novo espaço esteja para breve.
Agora que vamos ficar ali com um renovado espaço, numa zona nobre da Vila, não ficaria melhor darmos um nome que faço sentido e homenageie alguma figura publica da nossa praça?

Sempre o ouvi chamar de, Jardim das Meninas. Mas nunca ninguém me soube explicar o porquê de se chamar assim, nem nunca o Alandroal foi um lugar de acolhimento de “meninas”. Ainda que haja alguma explicação, para aquele nome, já vai sendo altura de o rebaptizar-mos.

O que eu pretendo é colocar aqui no blogue uma votação, para nomes que venha a ser propostos.

E que vai funcionar assim:

Os leitores, podem propor os nomes que quiserem nos comentários deste post. Que podem ser de pessoas, eventos, efemérides, etc... Sempre e desde que tenham relação com o Concelho do Alandroal.

A escolha de nomes, será aceite até dia 10 de Dezembro. Nesse dia serão escolhidos os três que serão sujeitos a uma votação.

Logo no dia 11 aparecerá uma "enqueta" no lado direito do blogue para se poder votar, que durará até dia 26 de Dezembro.

Esta proposta e o nome mais votado, serão apresentados por mim em Assembleia Geral do Município do Alandroal.

Sendo que esta proposta não é vinculativa, pois isto é uma iniciativa individual e só a Assembleia Geral terá plenos puderes para a por em prática.

Em cima, uma imagem da maqueta, com vista do lado da Praça da Republica. Em baixo, uma imagem com vista de dentro do jardim.

A ideia está lançada e eu vou ser o primeiro a propor um nome, nos comentários.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

ALANDROAL, TERRA MINHA

Depois de uma ansiosa espera, chegou-me finalmente ás mãos a pressuposta 1ª edição do “ Alandroal, Terra Minha”. E digo pressuposta, porque esta edição de 1973, na sua nota de abertura, fala numa edição única de 1957, editada também pela Casa do conselho do Alandroal, mas por outras pessoas. Espero em breve ter acesso a ela.

Esta revista, talvez por ter sido editada antes do 25 de Abril de 74, tem algumas curiosidades:

Os artigos não estavam assinados individualmente, embora estivessem identificados os editores e colaboradores na revista.

Na saúde, educação e ensino, pecuária e turismo, os textos são reivindicativos e criticavam a actualidade Alandroalense, mas sem nunca responsabilizarem as autoridades locais ou Nacionais pelas falhas.

Há ainda um artigo muito interessante sobre a condição da “ maneira de ser Alandroalense”, que dá pelo nome de O SIM, O NÃO E O TALVEZ. Que mostra que muitos Alandroalenses de agora são “igualzinhos” aos de então, para infelicidade do Alandroal.

É-me impossível, só num dia postar aqui as páginas todas desta revista, pelo que vou assumir o compromisso de editar algumas páginas periodicamente para aqueles que queiram recordar o que se escrevia no pré e pós 25 de Abril de 74, no Alandroal.

domingo, 23 de novembro de 2008

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
U. Montemor 2 - Borbense 0
Oriolenses 2 - Redondense 0
Arraiolense 0 - Monte Trigo 1
Sp. Viana 0 - Portel 0
Alandroalense 1 - Escouralense 2
Arcoense 0 - Estrela FC V. Novas 2
Bencatelense 1 - O Calipolense 0

Classificação: 1ºU.Montemor 19, 2ºEstrela 19, 3ºM.Trigo 14, 4ºEscoural 13, 5ºOriola 11, 6ºBencatel 10, 7ºAlandroal 9, 8ºViana 9, 9ºArcoense 8, , 10ºBorbense 7, 11ºRedondense 6,12ºPortel 5, 13ºCalipolense 4, 14ºArraiolense 0

1ªDISTRITAL

SERIE A ( Domingo )
Bairro Santo Antonio 4 - Santana do Campo 0
Desp. Cabrela 0 - Valenças 2
Alcaçovense 0 - Giesteira 4
Luso Morense 1 - GDR Canaviais 1
Outeiro 1 - Fazendas do Cortiço 6

SERIE B ( Sábado )
São Romão 2 - São Manços 0
Corval 2 - Vera Cruz 1
Perolivense 0 - Estremoz 0
Rio Moinhos 4 - Amieira 0
Santiago Maior 1 - Rosário 1
Aldeense 1 - Azarujense 0

Classificação: 1ºCorval 17, 2ºR.Moinhos 15, 3ºS.Romão 15, 4ºS.Maior 12, 5ºPerolivas 11, 6ºV.Cruz 11, 7ºAldeense 10, 8ºAzaruja 7, 9ºRosário 7, 10ºS.Manços 5, 11ºEstremoz 3, 12ºAmieira 0

DISTRITAL DE INICIADOS
Est. V. Novas 12 - Terena 0
Luso Morense 0 - Borbense 2
Portel - GDR Canaviais
SL Évora - O Calipolense

DISTRITAL DE INFANTIS
Juventude 8 -SL Évora 0
Corval 0 -Lusitano 8
Reguengos - Monte Trigo
Descansa o Carneirense

DISTRITAL DE ESCOLAS
Borbense 14 -Terena 3
Estremoz 5 -Redondense 1

________________//_________________

RUGBY

1ª Fase-Zona Sul do Campeonato Nacional da II Divisão.

R C Juromenha/ RC Elvas 23 - R C Montemor 0

JOGO AMIGÁVEL, V. G. do JSA vs ALANDROAL UNITED

Disputou-se ontem o tão "desejado" embate entre as Velhas Guardas do JSA e os "Meninos" do Alandroal United.

Diga-se logo à partida, para não andar-mos aqui com rodeios, que o jogo estava viciado. Se não veja-se:

O fiscal de linha, 1º auxiliar do árbitro, fez questão de ficar numa fotografia juntamente com a equipa do United.
A equipa do Adl United e o seu auxiliar protector

O Arbitro principal, foi quem juntou os "meninos" do United no campo e lhes deu a táctica.
O árbitro a fazer o "trabalhinho", antes do inicio do jogo.

O 2º auxiliar, deixou passar três foras de jogo claros, que resultaram em outros tantos golos dos 5 que o United totalizaram.


E para cumulo total, à noite o árbitro foi fotografado juntamente com vários jogadores do United em amena cavaqueira e esvaziando várias garrafas de bebida que resultaram numa conta astronómica, mas que o árbitro nem teve conhecimento. Mas alguém pagou.


Assim, a crónica do jogo adquire uma importância relativa, diria mesmo inútil, pelo que vou sintetizá-la em quatro partes.
1ª parte, intervalo, 2ª parte e 3ª parte. Esta ultima foi efectuada no Rest. do Mercado, mas que infelizmente já não pude "jogar", por imperativos de agenda.

Alguns factos assinaláveis:

-Dois grandes golos, um do Paulinho, pelo lado do United e outro do Faneca, que acabaria por ser o único das V. G. do JSA.

- Os vómitos de alguns jogadores do United ao intervalo, que indiciavam aquilo que já era suspeitado, doping.

- A bola era demasiado redonda, o que a fazia ser extremamente veloz e assim fugia com muita frequência aos jogadores.

- As quedas muito aparatosas do Tino, que demonstraram já não ter "queda", para estas coisas.

Por ultimo gostaria de frisar que o resultado nestes desafios é o que menos interessa. ( Porque perdemos, he... he...he...

Em cima, o "valoroso" plantel das Velhas Guardas do JSA

Para memória futura, aqui fica o registo fotográfico das três equipas.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DIVULGAÇÃO - BLOGUES


Dos três clubes do Concelho do Alandroal, com representação no futebol sénior, só o Rosário não tinha ainda um blogue para divulgar as actividades do grupo.

Mas não perdemos pela demora e eis que dois adeptos do G. D. R do Rosário, meteram mãos à obra e o resultado está à vista:
http://grupodesportivorecreativodorosario.blogspot.com/

Será mais um parceiro a divulgar a grandeza dos feitos da sua equipa.

PRECISAMOS DE CRIATIVOS, MAIS...


Volto mais uma vez a bater na mesma tecla, com as novas tecnologias, têm aparecido novas actividades profissionais e com elas aparecem também novas oportunidades de negócio e de divulgação.

No caso que lhes apresento hoje, é mais uma jovem Alandrolense que tirou proveito das novas tecnologias para divulgar o seu negócio de artesanato.

Cidália Silva - Loja de Artesanato e Decoração.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

-Interdito Bar, Festa Green. Sexta-feira à noite.

CINEMA

- FILHOS E ENTEADOS. Sexta-feira ás 21,00h. Clas. M/12

EXPOSIÇÕES

- Exposição de Serigrafias. De 14 a 26 Nov. no Fórum Cultural Transfronteiriço.

MUSICA

-Ciclo de Fado, com JOANA POVOA e RUI SOLDADO. Sábado ás 21,30h. o Auditório do Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

POSTAGEM DESPORTIVA


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
U. Montemor - Borbense
Redondense - Oriolenses
Arraiolense - Monte Trigo
Sp. Viana - Portel
Alandroalense - Escouralense
Arcoense - Estrela FC V. Novas
Bencatelense - O Calipolense

1ªDISTRITAL

SERIE A ( Domingo ás 15h. )
Bairro Santo Antonio - Santana do Campo
Desp. Cabrela - Valenças
Alcaçovense - Giesteira
Luso Morense - GDR Canaviais
Outeiro - Fazendas do Cortiço

SERIE B ( Sábado ás 15h. )
São Romão - São Manços
Corval - Vera Cruz
Perolivense - Estremoz
Rio Moinhos - Amieira
Santiago Maior - Rosário
Aldeense - Azarujense


DISTRITAL DE INICIADOS
Est. V. Novas - Terena ( Sábado 10,30h. )
Luso Morense - Borbense
Portel - GDR Canaviais
SL Évora - O Calipolense

DISTRITAL DE INFANTIS
Juventude-SL Évora
Corval-Lusitano
Reguengos-Monte Trigo
Descansa o Carneirense

DISTRITAL DE ESCOLAS
Borbense-Terena ( Sábado 11h.)
Estremoz-Redondense

________________//_________________

RUGBY

1ª Fase-Zona Sul do Campeonato Nacional da II Divisão.

R C Juromenha/ RC Elvas - R C Montemor ( Domingo ás 15h. )

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

BIBLIOTECA DIGITAL EUROPEIA JÁ DISPONÍVEL



A Comissão Europeia lança hoje, 20 de Novembro de 2008, a biblioteca digital europeia, Europeana.

Esta biblioteca online irá reunir, num único portal, livros raros, antigos ou esgotados; pinturas; músicas; manuscritos e mapas, património das bibliotecas nacionais dos países da União Europeia.

Nesta primeira fase, a Europeana irá disponibilizar dois milhões de obras de arte, sendo o objectivo chegar aos oito milhões até 2010. Entre as obras que já estão disponíveis conta-se a “A Divina Comédia” de Dante, a Magna Carta britânica, assim como gravações e manuscritos de Beethoven e Mozart.

DIVULGAÇÃO - "GUERRA" NO ALANDROAL

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO - INTERDITO BAR

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ALANDROAL E O "PORTA 65"


Porta 65-Arrendamento Jovem no Alentejo

Ontem, 18 de Novembro de 2008, foi assinado um Protocolo de Cooperação Porta 65-Arrendamento Jovem entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o Governo Civil do Distrito de Évora, os municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora, Portel, Redondo e Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Vera Cruz (Concelho de Portel).

A iniciativa levada a cabo por estes organismos, através da assinatura do protocolo, tem como objectivos:

* Criar canais alternativos para alguns passos do processo de candidatura ao Porta 65-Arrendamento Jovem;

* Disponibilizar apoio técnico;

* Instituir interlocutores locais capazes de apoiar os jovens no processo das candidaturas;

* Reduzir/eliminar a duplicação de pedidos e de informação e o número de candidaturas mal preenchidas;

* Clarificar e adaptar a públicos-alvo específicos a informação disponibilizada, através da elaboração de guias de ajuda passo a passo;Estabelecer procedimentos de transmissão de informação entre serviços e promover relações de cooperação entre a Administração Central e Local na prossecução da qualidade de resposta dada ao cidadão.

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT - 8ª JORNADA

A XIV Liga Fantástica Al-sport assistiu neste fim de semana à sua 5ª jornada e 8ª da Superliga. Hoje o Alandroalandia publica a lista das classificações:


Em 1º nesta semana ficou o Nuno Coelho, com 49pts. O Nuno é o 4º ano que participa nesta Liga e conseguiu agora pela 1º vez ganhar o prémio semanal. Já não era sem tempo, irra...

Em 2º ficou o Jeremias, com 48pts. Sobre este, já me faltam as palavras, está sempre a incomodar os lideres.

Em 3º ficou o Rosinha, com 48pts. TOMEM LÁ ATENÇÃO, que ele já ai vem! Esta foi a minha 1ª aparição no pódio esta época, pelo que podem esperar a exemplo de anos transactos, que depois de chegar lá acima, já muito raramente de lá me tiram. E o 1º lugar ficou só já a um pontinho.

Esta semana nem vou falar dos últimos, pois já vão sendo sempre os mesmos!

DIVULGAÇÃO - FESTA DE NATAL DOS PENSIONISTAS

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

terça-feira, 18 de novembro de 2008

COM OS BLOGUES, OS ALANDROALENSES ESTÃO CADA VEZ MAIS "PERTO"

Há poucos dias recebi uma chamada telefónica, daquelas chamadas que não deixam ninguém indiferente.

Do outro lado estava o Baltazar ( Solano ), um amigo de infância e o meu maior comparsa nas colecções de cromos. Como disse um dia o malogrado futebolista V. Baptista “ ... tenho nas veias vários Mercedes ...”, referindo-se ao dinheiro que já tinha gasto em droga.

Eu e o Baltazar, gastámos ao V. Rola e ao V. Balocha o equivalente a um Ferrari ( Se calhar não foi tanto assim ), só a encher cadernetas com todo tipo de cromos.

Mas fiquei contente, não só de ouvir um amigo que já não vejo à vários anos, mas também muito me alegrou saber que ele segue o “seu” Alandroal, através do Alandroalandia e que está bem com a vida.

Emigrado há uma dezena de anos no Nordeste de França, casou com uma bonita francesa e ali se radicou, sem nunca esquecer o Alandroal e o futebol que tanto gosta. E foi através do futebol que chegou à conversa comigo, ao ver as equipas do Torneio de Veteranos e alguns daqueles que foram seus colegas no JSA.

Conta-me ele que se estivesse cá ainda metia uma “perninha” nos veteranos, pois actualmente ainda joga à bola nos seniores de uma equipa que milita nos distritais da sua zona de residência.

Com 44 anos, ainda andar nessas “futeboladas”, é de facto assinalável e um desafio a algumas “leis” da natureza humana.

À esquerda, Juvenil no Calipolense. Principio dos anos 80

















À direita, o 1º emprego, na ginásio da escola do Alandroal.














Em baixo, a equipa onde actualmente joga em França, sendo ele o Capitão da equipa.

Um abraço e se queres jogar mais uns aninhos e a um melhor nível, muda-te para o Sporting :)

DIVULGAÇÃO - TORNEIO DE XITO

Clique em cima da imagem para ampliar.
AO FUNDO, OUTRAS ACTIVIDADES EM DIVULGAÇÃO

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

DOIS PITÉUS BEM COMIDOS, "CABRITO CAPÃO" E CALIPOLENSE

No Sábado passado convidaram-me para ir comer um "cabrito capão!" ao Rosário , com o motivo de prendar um amigo que há muito não vinha ao Alandroal, pois encontra-se a trabalhar em "Terras de Sua Majestade".

Pensei logo, vai ser uma tarde em cheio! Juntar o pessoal para receber um amigo pródigo, a seguir cabritinho e por fim ir tirar umas fotos ao jogo Rosário vs Calipolense.

Quando cheguei ao "Paraíso", porque de um paraíso culinário se trata, já lá estavam dirigentes do Calipolense em amena cavaqueira e muito optimistas em relação ao desfecho final da eliminatória. Mais adiante falarei do jogo que não cheguei a ver.

Vamos ao "cabrito capão".
Sentado à mesa, enganando o estômago com azeitonas e ouvindo as desventuras de um dos técnicos de que projectam o cinema no Fórum, desesperava eu pelo prato principal.


Mas o dito, devia ser mesmo uma especialidade e reforço "devia", porque de cada vez que vinha um "mini-barranhão", ficava logo como a foto documenta, vazio. E eu distraído com a conversa cinematográfica...

Até que à quarta ou quinta "remessa" me coube uma parte para poder degustar o tão falado cabrito. E? Um PITÉU!

Uma carne gostosa, macia e sem o cheiro característico dos caprinos, que afasta muitos glutões.

Acompanhada com 6 Conventos da Vila, uma para cada um, que o nosso "chouffer" só bebeu refrigerantes e assim é que tem de ser, sempre.

Entretanto vi entrar no estabelecimento o mais "internacional" jogador do Rosário, vestido com um anorack do Calipolense. Háhh... pois, tinha-me esquecido da bola! Pudera, com aquele tratamento de excelência.

Mas logo lhe disse, "então Almeida, que cara é essa, quantos golos marcas-te?".
E ele colérico " É pá... bebe lá uma mini, mas nem me fales de bola, logo hoje que enverguei pela 1ª vez a braçadeira e capitão do Calipolense e acontece-me uma destas!"

Pois é meus amigos, o Rosário, ao ganhar 2-1, protagonizou a maior surpresa da 1ª eliminatória da Taça da A. F. E., ao eliminar o "todo poderoso" e muito endividado Calipolense de Vila Viçosa.

Para os jogadores do G. D. R. do Rosário, os jogadores do Calipolense foram um autentico PITÉU.Grupo Desportivo e Recreativo do Rosário

domingo, 16 de novembro de 2008

TORNEIO DE VETERANOS, 3ª JORNADA

Disputou-se no Sábado à tarde mais uma jornada do Torneio de Veteranos do Concelho do Alandroal.

Foram disputados os dois jogos calendarizados, um do grupo A, outro do grupo B. Estes dois jogos foram disputados em Santiago Maior.

Grupo A:
G. D. Carneirense 2 - Clube Rugby Juromenha 8

Com este resultado o C. R. Juromenha ficou em 1º lugar do grupo A e agora irá defrontar o 2º do grupo B, o seleccionado de Terena/Hortinhas.

Grupo B:
A.D.C. Santiago Maior 1 - Terena/Hortinhas 3

Com esta vitória o Terena/Hortinhas, fez 3pts e assim ficou em 2º neste grupo, garantindo a ida ás meis-finais.

O outro jogo da meia-final será entre o J. S. Alandroalense e a equipa do Mina/Rosário, estes sim os grandes beneficiados da goleada sofrida pelo Carneirense.

Mina/Rosário

Os jogos das meias-finais, serão disputados dia 06 de Dezembro no Alandroal.

A equipa do A. D. C. Santiago Maior, vai disputar o 5º e 6º lugar com o G.D.Carneirense no dia 13 de Dezembro em jogo a disputar em Cabeça de Carneiros.

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA/TAÇA DISTRITO DE ÉVORA

1ª Eliminatória

SÁBADO
Morense 0 - Perolivas 3
Estremoz 0 - Alandroalense 1
Giesteira 3 - Arcoense 2
Rosário 2 - Calipolense 1
Santana 2 -Santo António 2 ( 3-2 nas G. Penalidades )
Azarujense 1 -S.Manços 2

DOMINGO
Borbense 1 - Estrela 4
Valenças 2 - S. Romão1
Monte Trigo 4 - Redondense 1
Bencatelense 1 - Alcaçovense 0
Sp.Viana 2 - Cabrela 0
Santiago Maior 4 - Portel 1
Oriolenses 3 - Aldeense 0
Amiera 1 - Cortiço 4
Corval 0 - Arraiolense 2
Escouralense 1 - U. Montemor 0

DISTRITAL DE INICIADOS
Borbense - Lusit. Évora
Portel - Luso Morense
Terena 1 - SL Évora 3
GDR Canaviais - O Calipolense

DISTRITAL DE INFANTIS
Monte Trigo 1 -Juventude 2
Lusitano 6 -Reguengos 3
Carneirense 2 -Corval 5

DISTRITAL DE ESCOLAS
Terena 0 -Bencatelense 11
Juventude 1 -Borbense 12

sábado, 15 de novembro de 2008

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS

Quem diria numa altura destas!

Pois é meus amigos, as amostras da Al-sport fazem milagres, não há achigãs que lhe resistam, mesmo quando a temperatura e a mãe natureza não ajudam.

Os 10 belos exemplares na foto abaixo, foram capturados pelo Correia, na Barragem do Alqueva já durante esta semana. O maior tinha 2,980kg. e o mais pequeno tinha 0,500kg.

António Correia

C R JUROMENHA - RUGBY

O Clube de Rugby de Juromenha/A.I.R. Guadiana, vai participar hoje no TORNEIO INTERNACIONAL DE VETERANOS, que se irá disputar no ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA.

Os jogos vão ter inicio ás 15h. Com a participação das equipas do:

- ASR MILANO

- C. F. BELENENSES

- RUGBY AGRONOMIA

- C.R.JUROMENHA/A.I.R.GUADIANA

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

-Fórum Café Concerto, Peyote Blues Band. Sábado à noite.

-AldraBar, Musica ao Vivo, com Rui Grilo. Sábado à noite.

CINEMA

- Não Te Metas Com o Zohan. Sexta-feira ás 21,00h. Clas. M/12

EXPOSIÇÕES

- Exposição de Serigrafias. De 14 a 26 Nov. no Fórum Cultural Transfronteiriço.

DESPORTO

1º Torneio de Futebol de Veteranos, Sábado ás 14,00h. em Santiago Maior

G. D. CARNEIRENSE - C. R JUROMENHA

A. D. C. SANTIAGO MAIOR - TERENA / HORTINHAS

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

POSTAGEM DESPORTIVA


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA/TAÇA DISTRITO DE ÉVORA

1ª Eliminatória

SABADO 14:30
Morense - Perolivas
Estremoz - Alandroalense ( Em Sº Bento do Ameixial )
Giesteira - Arcoense
Rosário - Calipolense
Santana-Santo António
Azarujense -S.Manços

DOMINGO 14:30
Borbense - Estrela (15H00)
Valenças - S. Romão
Monte Trigo - Redondense
Bencatelense - Alcaçovense
Sp.Viana - Cabrela
Santiago Maior - Portel
Oriolenses - Aldeense
Amiera - Cortiço
Corval - Arraiolense
Escouralense - U. Montemor

DISTRITAL DE INICIADOS ( Domingo ás 10,30h. )
Borbense - Lusit. Évora
Portel - Luso Morense
Terena - SL Évora
GDR Canaviais - O Calipolense

DISTRITAL DE INFANTIS
Montr Trigo-Juventude
Lusitano-Reguengos
Carneirense-Corval ( Sábado ás 10,30h. )

DISTRITAL DE ESCOLAS ( Sábado ás 10,30h. )
Terena-Bencatelense
Juventude-Borbense

PRÉMIOS MAIS ALENTEJO


Está a decorrer a votação para os Prémios Mais Alentejo até dia 14 de Novembro.

A escolha dos premiados é feita por mail endereçado para: premios2008@maisalentejo.pt

Na Categoria Sociedade estão nomeados para:
-Prémio Mais Política, o Presidente da Câmara Municipal de Portel Norberto Patinho e o Deputado do PS por Évora José Bravo Nico.

-Prémio Mais Autarca, o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Nabais e José Ernesto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Podemos ajudar alguns a vencer votando.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ALANDROAL CANDIDATA 3 PROJECTOS A FUNDOS COMUNITÁRIOS

O município de Alandroal vai candidatar três projectos a fundos comunitários, num investimento global de um milhão e 750 mil euros, entre os quais a segunda fase da requalificação da envolvente do castelo da localidade.

O avanço dos novos projectos surge na sequência da integração do município no Pacto para a Competitividade e a Inovação Urbanas, no âmbito da Rede Terras do Sol, que envolve os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Mourão e Portel, e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo-ADRAL.

Os outros dois projectos referem-se à obra de iluminação do castelo de Alandroal e ao financiamento para a continuidade do principal certame de promoção do concelho, a Expo Guadiana.

A obra mais significativa é a requalificação da envolvente do castelo de Alandroal que inclui uma intervenção de fundo na Praça da República, onde se situa o edifício dos Paços do Concelho. O projecto, que prevê também a remodelação do Jardim das Meninas e da Rua João de Deus, vem na sequência da requalificação urbanística realizada pela autarquia no Rossio do Arquiz. Além do arranjo urbano, a intervenção vai ter lugar ao nível das infra-estruturas de águas, esgotos, electricidade e telecomunicações.
A 'Terras da Sol' surge no âmbito da política de criação de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação. É uma rede urbana de cooperação destinada à melhoria da oferta e da capacidade turística que actua nos domínios da animação económica, da dinamização cultural, da qualidade de vida e do ambiente.

DIVULGAÇÃO - IDOSOS EM SEGURANÇA


A GNR com o apoio da Freguesia do Alandroal, vai promover no próximo dia 18, uma ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO, para a prevenção da criminalidade contra a população idosa.

A sessão vai ter lugar no edifício sede da junta, pelas 15h, abordando os seguintes temas:

- Em casa e em segurança.
- Na rua em segurança.
- Conto do vigário.
- Notas falsas.

A esta acção está aberta a toda a população, incidindo em especial nas pessoas idosas.