segunda-feira, 29 de março de 2010

DIVULGAÇÃO - CAÇA

Clique na imagem para ampliar

DIVULGAÇÃO - APOIO AO AGRICULTOR


Clique na imagem para ampliar

domingo, 28 de março de 2010

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Estrela Vendas Novas 5– Arcoense 0
Redondense 2 – Giesteira 0
Calipolense 5– Oriola 3
Santiago Maior 2– Monte Trigo 4
Borbense 2 – Arraiolense 1
Escouralense 2 – Bencatelense 2
Portel 0 – Sporting de Viana 0.

1ª Divisão – Fase Final

Canaviais 2 – Luso Morense 2
Estremoz 0 – Perolivense 0.

Distrital Infantis Futebol de 7

Terena 0–12 União de Montemor A

sábado, 27 de março de 2010

HORA DE VERÃO CHEGA HOJE.


Hora vai mudar hoje à noite.

Na madrugada do próximo domingo, a hora vai adiantar em Portugal Continental e na Madeira, o que corresponde à hora legal de Verão.

Assim, conforme explicou o Observatório Astronómico de Lisboa, quando for 1h00 de Domingo (30 de Março), os relógios serão adiantados 60 minutos, passando para as 2h00 horas da manhã.

Por sua vez, na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 00h00 de Domingo, adiantando o relógio uma hora, passando para a 01h00 da manhã.

Este ajuste efectuado no começo da Primavera vem adicionar 60 minutos ao tempo de Greenwich, sendo uma forma de poupar recursos, pois o dia começa mais cedo, o que permite um melhor aproveitamento da luz da manhã e também do final do dia, encurtando o tempo de utilização da iluminação artificial.

Fonte: Noticias de Portugal.

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Aphia, Reileão, Bichano, Poeta e Eu.

Como observadores estiveram KGB, Mata-birra, Rei do Gado e Gitana.


Ordem de Trabalhos:
1. Caldeta de Peixe do Rio e Carpa Assada . ( Este ponto é variável semanalmente ).

Como já estava definido, a Tertúlia quis-se também associar à " I Mostra Gastronómica de Peixe de Rio " e nada melhor que fazê-lo com uma caldeta na Capital do " Peixe do Rio ", Juromenha.

Assim como o Restaurante " O Mateus " fazia parte deste Roteiro gastronómico, foi o escolhido. E não nos arrependemos, pois a caldeta servida estava ao gosto de todos, e muito especialmente ao meu, pois estava espessa e com muitas ovas à mistura. Até os barbos que a acompanhavam ajudaram ao requinte daquele repasto, pois eram em tamanho suficiente para que se fizesse uma conveniente selecção das espinhas.

Já a Carpa Assada com molho de tomate, foi uma estreia naquele restaurante, pelo menos foi o que nos foi dito pelo " Chief "! Preparou aquele molho especialmente para ser avaliado por nós.

E pode-se dizer que passou com distinção, estava tão gostosa como a habitual carpa ali feita com molho de poejo, mas com a tremenda vantagem de não ser tão indigesta. E digo isto porque aqueles que já tiveram o prazer de comer a tradicional Carpa com Poejo, sabem como é agradável ao paladar, mas depois há muitos estômagos que se ficam a queixar durante alguns momentos. Esta nova maneira de confeccionar a carpa, merece bem uma nova deslocação a Juromenha.


Local da Tertúlia: Restaurante O Mateus, em Juromenha.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia de ontem ficou indubitavelmente marcada pela I Mostra Gastronómica, ainda se falou muito, até em demasia do caso Hulk, mas eu não gosto muito de aflorar aqui os casos do desporto, deixemos isso para outras rubricas.

Quanto à Mostra, ficou no ar que os tertulianos aprovaram a iniciativa e desejam que ela seja o embrião para algo que venha a crescer muito no futuro.

E que o diga o Chefe Mateus, que sem ninguém ainda lhe ter perguntado nada, disse-nos logo com um sorriso na cara: « Em passando este fim de semana, estou quinze dias sem fazer caldetas!!!» « É pá isto tem sido demais, até nos dias de semana, é só caldetas..., caldetas...».

Quanto à discussão tertuliana sobre a Mostra, ela incidiu muito sobre a divulgação e timing da mesma.

Considerou-se que a divulgação foi bem feita ao nível da comunicação social, regional e nacional. Os cartazes da Mostra estavam com um disign simples, mas bonito, e sobretudo com duas frases muito bem conseguidas, consideradas até bastante castiças!

« Caldetas... e o que vier à rede! » e « O Alandroal faz render o peixe », esta ultima pode até ser um slogan para continuar...

No entanto, não há bela sem senão. E os tertulianos consideram que estes mesmos cartazes, não se mostraram muito úteis na beira das estradas, pois a caligrafia não foi a mais apropriada, porque a mensagem não era visível aos automobilistas. Estes para saberem que evento era, tinham de parar as viaturas, o que muitos não faziam por ser incómodo e perigoso. Há que melhorar nesse aspecto.

Quanto ao timing, o qual gerou muita polémica nos meios locais, na Tertúlia não gerou assim tanto porque a maioria dos intervenientes não conhece a legislação, esse esclarecimento ficou a meu cargo e prometo que o farei aqui também no blogue, logo que findada a Mostra.

De alarvidades anda a Tertúlia muito fraca, os tertulianos andam muito assertivos, o que me trás muito preocupado, a vida não pode ser levada sempre tão a sério!

Ainda assim vou-me socorrer de uma exclamação do Bichano, que bem podia ser de qualquer um de nós, na hora que lhe pedi a sua comparticipação: « Quanto!!!? Assim depressa acabas comigo!
»

CONTRA TERTÚLIA:

A tertúlia do dia vinte seis...
(Só pra nós pequenos segredos);
Diz um ditado: vão-se os anéis...
Graças a Deus ficam os dedos!!!

POETA

sexta-feira, 26 de março de 2010

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES


GASTRONOMIA

I Mostra Gastronómica de Peixe de Rio. De 20 a 28 de Março 2010. (Ver programa próprio)

ARTESANATO

Mostra de Artesanato, " A arte de reaproveitar a madeira", de Manuel J. Claré. De 19 de Março a 04 de Abril no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

TEATRO

- "Quinta do Alandro". Peça de teatro encenada pelos alunos do Curso de Auxiliar de Acção Educativa. Sexta-feira no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.


LAZER

- Baila da Pinha Infantil. Sábado à noite na Aldeia da Venda ( Ver programa próprio ).

POSTAGEM DESPORTIVA

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra ( Domingo ás 16h.)
JORNADA 19

E.V. Novas - Arcoense
Redondense - Giesteira
O Calipolense - Oriolenses
Santiago Maior - Monte Trigo
Borbense - Arraiolense
Escouralense - Bencatelense
Portel - Sp. Viana

1ª Divisão Distrital, 2ª Fase
Canaviais - Luso Morense
Estremoz - Perolivense

CAMPEONATO DISTRITAL DE INFANTIS – FASE FINAL
Sábado às 10,30h.
TERENA – UNIÃO MONTEMOR “B”

quinta-feira, 25 de março de 2010

FEIRA DOS ALIMENTOS DO A.V.A.

Os alunos do Agrupamento Vertical de Alandroal ( A.V.A ), participaram ontem em grande numero e animadamente na Feira dos Alimentos daquela escola.

A Feira teve lugar na Praça da Republica em Alandroal, no lugar que foi antigamente o mercado de legumes da vila.

Como já antes referi, a feira foi muito participada, tanto de vendedores como de compradores. Os feirantes tinham um grande leque de produtos à escolha: Frutos, legumes, temperos, aves, coelhos, compotas, mel, queijos, tubérculos...

Vista geral do local da feira


Autentica feira, muito "reganteanço "!

O bancada do mel, parecia que tinha "mel"! Vendeu-se tudo rapidamente.


Houve um certo cuidado com a embalagem dos produtos. Boa apresentação, higiene, marketing...

A banca dos marroquinos, foi uma das mais apreciada pelas crianças. Não cheguei a perceber como funcionava, se rifa? Se sorteio? Pareceu-me ser um jogo de azar!

Azar tive eu. Pensei que tinha feito um bom negócio com um saco cheio laranjas, afinal trouxe um saco cheio de cascarrão!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

INICIATIVA EMPREGO 2010


Encontra-se online o site dedicado à Iniciativa Emprego 2010, que se destina a apoiar e informar os cidadãos e as entidades empregadoras acerca das medidas criadas no âmbito desta iniciativa.

A informação disponível no site foi dividida em duas grandes áreas, uma destinadas aos cidadãos e outra destinada às entidades empregadoras.

Na área destinada aos cidadãos, encontra-se informação sobre várias opções que visam facilitar a entrada no mercado de trabalho, apoiar a manutenção do emprego ou promover a qualificação.

Na área destinada às entidades empregadoras, é disponibilizada informação sobre incentivos de apoio ao emprego, de estímulo à contratação e também opções para a realização de estágios na empresa.

A Iniciativa Emprego 2010 visa, “no contexto particular da crise económica internacional e da situação do mercado de trabalho, estimular a criação de emprego e promover a inserção profissional de desempregados”.

Fonte: Portal do Cidadão

terça-feira, 23 de março de 2010

BURACOS MISTERIOSOS NO ALANDROAL

Não muito longe de Alandroal, mais ou menos a meio caminho entre a periferia da vila e da Fonte das Freiras, apareceu um buraco no meio de um olival.

Nada de anormal, não fosse o facto de parecer não ter fundo! Segundo o Alandroalandia apurou, técnicos da câmara mandaram entulhar o referido buraco, por uma questão de segurança, mas por mais entulho que lá metam, não conseguem fazer a desaparecer a cratera de aproximadamente 3 metros de diâmetro.





A meu ver, mas eu não tenho o curso de " Minas e Armadilhas ", é mais um daqueles buracos causado pela erosão da água. Não se esqueçam que por baixo do Alandroal passa " um braço de mar ", segundo escritos antigos. Com a quantidade de precipitação que caiu este ano, um dessas galerias deve ter alargado e a terra que estava por cima perdeu a sustentabilidade e caiu até ao fundo dessa mesma galeria.

Mas sem ter certezas, deixo uma pergunta no ar. Não seria melhor, antes de entulhar, averiguar de facto o que está ali por baixo? É que se for água, pode-nos dar muito jeito em anos de seca!

DIVULGAÇÃO - BAILE DA PINHA INFANTIL

segunda-feira, 22 de março de 2010

ZÉ CARVALHO NO CONVERSA EM DIA DA RÁDIO ELVAS


O músico, cantor, compositor e produtor nascido no Alandroal, Zé Carvalho esteve esta tarde nos estúdios da Rádio ELVAS como convidado da rubrica "Conversa em Dia”.

Nascido em 1959, Zé Carvalho iniciou os seus estudos musicais nos Salesianos de Évora em 1972 e, desde então, tem vindo a desenvolver uma carreira multifacetada.

Como cantor já participou em diversas edições do Festival RTP da Canção, representou Portugal no Festival da OTI, no Chile, e é também conhecida a sua parceria com o Quinteto de Jazz de Lisboa.

Na sua faceta de músico e produtor já trabalhou com grandes nomes nacionais, como Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, Carlos do Carmo e Zé da Ponte, entre outros.

Em 2004 criou a produtora "Artes e Produções”, responsável, entre outros eventos, pelo programa musical das Festas de Lisboa, Carnaval de Sesimbra e pela contratação de espectáculos para diversos pontos do país.

Actualmente, Zé Carvalho está a gravar um novo CD com o Quinteto de Jazz de Lisboa, a editar ainda em 2010.

Fonte: Rádio Elvas




Ouça aqui toda a entrevista do empresário, que parece querer passar com uma esponja pelo capitulo, Fórum de Alandroal.

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

A Secção de Pesca do J. S. Alandroalense - Os Marujos, organizou ontem o seu 3º Convívio de Pesca à Americana ( Duplas ).

O Convívio teve lugar na Concessão de Pesca da Albufeira da Oleirita ( Arraiolos ) e teve as seguintes classificações:

1º Carlos Silveira / Jorge Camões com 21,160kg. do JS Alandroalense-Marujos

Silveira & Camões, a dupla vencedora

2º João Janota / Manuel Ruivo com 17,080kg. do Eborense
3º António Angelino / Paulo Angelino com 11,160kg. do Arraiolense
4º Eliseu Fusco / Carlos Canhoto com 10,120kg. de Borba
5º António Prates / Joel Valido com 9,900kg. do S.L. Benfica
6º Custódio Paulo / Café Marques com 9,780kg do Pescalinha de Montemor
7º Teresa Carvalho / Fernando carvalho com 9,320kg do JS Alandroalense-Marujos
8º Dário Coelho / Ricardo Ferreira com 8,440kg. de Vendas Novas
9º Paulo Varela / António Cacilhas com 8,280kg. de Montemor.
10º Mamede Fernandes / José Carvão com 7,340kg. da Terrugem.

As restantes três duplas do JSA-Marujos, não se conseguiram classificar.

Esta foi mais uma jornada dura para os amantes da pesca desportiva, não porque o peixe não cooperasse, mas por outras condicionantes. Pelo facto de estarmos no defeso e assim o regulamento daquela concessão só permitir a captura de pimpões, muitas foram as carpas a " morder " o anzol, mas para infelicidade de muitos pescadores, estas tinham logo de ser devolvidas à água, sem a consequente pesagem.

Outra condicionante foi o tempo, ontem caíram duas trombas d'água deveras impressionantes naquela zona do Alentejo. A primeira ao romper da madrugada foi de tal magnitude que arrastou pedras e lamas para a Estrada Nacional 4, a ponto de a deixar condicionada ao transito. Os pescadores também apanharam por tabela, com acessos cortados para a albufeira.

Mas, mais mal ou menos mal, lá conseguimos chegar todos aos pesqueiros e tudo parecia correr bem até que cerca do meio-dia o céu se "abriu" outra vez e foi com tanta vontade, que a água que caiu deixou a albufeira a transbordar e os pescadores com água pelas costas e com parte do estojo a boiar. E o pior foi aqueles vinte e tal carros que tinham ido para o sector dos eucaliptos e para regressarem tinham de atravessar o ribeiro que fazia a descarga da albufeira.

Esses tiveram que fazer uma espera das 13h. até ás 17h, que chegasse o Comando dos Bombeiros Voluntários de Arraiolos e o Comando da GNR local, para disponibilizarem outra saída do local.

A chegada ao pé do ribeiro e a invasão da estrada por este.



A longa fila espera de carros para poder atravessar para a outra margem



A meio da tarde a chegada do sol e a lenta descida das águas trouxe novas esperanças.


Quem começou a desesperar foram duas equipas do Benfica, que queriam sair dali a horas para assistir ao Benfica-Porto pela T.V. Eles telefonavam, para os bombeiros, GNR, 112, para as mulheres... Xiii cambada de mariconços!!! Até enviavam de quando em vez um batedor para verificar a força da corrente!

No final tudo não passou de uma longa espera, de uns ligeiros atascanços e batedelas por baixo, podia ter sido pior.

domingo, 21 de março de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra
Arcoense 1– Redondense 1
Giesteira 1–0 Calipolense
Oriola 2– Santiago Maior 0
Monte Trigo 5 – Borbense 1
Arraiolense 0–1 Escouralense
Bencatelense 1–1 Portel ( Interrompido por agressão ao árbitro )
Sp. Viana – Est. Vendas Novas (Interrompido devido ao mau tempo, o Estrela vencia por 2 a 0).

1ª Divisão Série A

Alcaçovense 3-0 Outeiro
Cortiço 0-1 Canaviais
Valenças 2-1 Cabrela
Luso Morense 2-2 Santana
Descansou Brotense.

Passaram a fase seguinte: Luso Morense e Canaviais.

1ª Divisão Série B

Bairro S. António 3 – Perolivense 0
Aldeense 1 – Rosário 2
Estremoz 4 – S. Manços 2
Corval 4 – Vera Cruz 0
S. Romão 3 – Azarujense 0.

Passaram à fase seguinte: Perolivense e Estremoz.

EQUIPAS APURADAS PARA A 2ªFASE
FASE DE SUBIDA

-Luso Morense
-Canaviais
-Perolivense
-Estremoz

1ª JORNADA : 28-03-2010 / 16.00
Estremoz- -S.U. Perolivas
Canaviais - Morense
.
2ª JORNADA : 11-04-2010 / 16.00
Morense- Estremoz
S.U.Perolivas - Canaviais
.
3ª JORNADA : 18-04-2010 / 16.00
S.U.Perolivas - Morense
Estremoz- Canaviais

DISTRITAL DE JUVENIS
Borbense 4-1 Luso Morense
Estrela FC 6-1 SL Évora
Juv. Évora 12-1 Alandroalense
O Calipolense 4-1 Arraiolense
GDR Canaviais 0-2 U. Montemor
GDR Canaviais 20/03 U. Montemor

Distrital de Infantis Futebol de 7
Lusitano B 14–4 Terena.

sábado, 20 de março de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Águia, Reileão, Bichano, Poeta, Kacus e Eu.

Como observadora esteve a KGB.

Ordem de Trabalhos:
1. Bacalhau à " Zé do Alto " ( Este ponto é variável semanalmente ).

Este é já um menu muito conhecido entre os tertulianos, nunca falha, estava mais uma vez divinal e a apreciação foi unânime. O " Chief " Zé do Alto, ainda levantou algumas reservas com o tempo de dessalgue, mas acertou em cheio.


Local da Tertúlia: Restaurante Zé do Alto.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Ontem a nossa chegada, ia coincidindo com a chegada de duas canastras de peixe do rio ( barbos ), que ainda saltitavam naquilo que era uma luta inglória pela sobrevivência. Estranhámos, pois o Restaurante Zé do Alto não fazia parte do roteiro conhecido da I Mostra Gastronómica de Peixe de Rio.

Viemos a saber que o proprietário não foi inicialmente contactado, porque o espaço se encontrava em remodelação, mas agora é mais um restaurante onde se pode apreciar a tradicional Caldeta de Peixe de Rio.

E depois é claro... falámos naquilo que é voz corrente no concelho, o timing desta 1ª Mostra. O facto de ser na altura do defeso, o peixe pode-se apanhar? Pode-se transportar? Pode-se vender?

A resposta vai dá-la a própria câmara para o ano que vem com a data da 2ª Mostra.

Mas quanto a esta 1ª Mostra, agora que está lançada, há que desfrutá-la e ficou já combinado que a Tertúlia da próxima sexta-feira terá como 1º ponto da Ordem de Trabalhos uma Caldeta. Até porque independentemente do peixe se poder apanhar ou não, uma coisa é certa, pode-se comer.

Outro assunto que foi abordado e anda a aborrecer alguns tertulianos, é o facto do Alandroal Digital nunca ter sinal, o que tem deixado parte da população sem internet.

O Bichano então anda furibundo! Diz ele que se tivesse internet já sabia se se podia pescar ou não. « Cada vez que tento ligar a internet, aparece-me logo um sentido proibido! E isto há semanas » Diz ele.

A KGB " espionou " o caso, e para além de reconhecer os problemas do Alandroal Digital, afirma que aquele sinal só aparece porque o Bichano tenta entrar em sites de qualidade moral dúbia! Será?

Depois andámos saltando de imoralidade em imoralidade, até que alguém, calhando em conversa, já não me lembro quem foi, se lembrou que agora em Terena há uma casa que ultrapassa em qualidade todos esses sites de "free sex", pertença de um conhecido e controverso "empresário da noite"!

O Poeta conta que uma vez, por engano, entrou numa casa do género no Freixo, pediu uma cerveja, pagou logo e pediram-lhe ,80€. Pediu outra e acto continuo, sentou-se logo uma bela rapariga ao lado dele, depois de uma breve conversa, quis pagar a outra cerveja, mas o empregado disse-lhe logo, são 10,80€. « Tão?!! » Indignou-se o Poeta.

O empregado rematou logo, « Sem companhia é um preço, com companhia são mais 10€ », ficou logo mestre...

Aqui neste ponto, chegou a alarvidade da noite e logo saída da boca pertença de uma cabeça normalmente " atilada ". A Kacus:

« Os homens são mesmo parvos, elas metem-se ali com as bochechas das nalgas à mostra e vocês abrem logo a carteira! »

Contra-Tertúlia

Independentemente do peixe
Se puder apanhar ou não,
Vou comê-lo, que se lixe
A maldita proibição!

O Bichano está foribundo
Não apanha a internet
Quando liga, fica mudo...
Proibido e diabo a sete!!

KGB espionou o caso
Sobre Alandroal Digital,
E descobriu por acaso?...
Um site dúbio imoral!

Uma espécie de free sex
Prós lados de Terena...
Quarentonas com suplex
Chegadinhas de Havana!

O POETA uma vez por engano
Entrou numa casa do género;
Dez euros pediu um magano...
Uma cerveja tanto dinheiro?

Sem género preço a saldo...
Oitenta cêntimos promoção!
Mas se quiser acompanhado...
Dez euros e oitenta são!!

Os homens são mesmo parvos
Plas bochechas da traseira,
Das nalgas ficam escravos...
E sem dinheiro na carteira!!!

POETA

sexta-feira, 19 de março de 2010

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, 23ª JORNADA '10

Resultados da 23ª jornada da XV Liga Fantástica Al-sport.

As classificação esta semana saiu tão tarde que eu já nem me lembro o que aconteceu na ultiama jornada, ainda assim aqui ficam as principais incidencias:

- Em primeiro lugar P.T.- 42pts, em segundo MIGUEL- 42pts, e no último lugar do pódio PEDRO- 41pts.

Houve alterações no acumulado geral. Vejamos nos dez primeiros:
- M.CARLOS mantém o 1º lugar (821)
- N.COELHO mantém o 2º lugar (818)
- P.T. mantém o 3º lugar (811)
- MANGUITO mantém o 4º lugar (799)
- P.FAUSTINO mantém o 5º lugar (789)
- MIGUEL mantém o 6º lugar (783)
- A. BASTOS mantém o 7º lugar (740)
- JEREMIAS mantém o 8º lugar (739)
- BALSANTE sobe ao 9º lugar (738)
- M.JOÃO desce ao 10º lugar (736).

VAMOS LIMPAR PORTUGAL


Limpar Portugal: Concelho de Alandroal pronto para o “Dia L”

Os participantes do Limpar Portugal, pelo concelho de Alandroal, já estão preparados para limpar o concelho, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade ambiental. Ontem reuniram, no auditório do edifício sede do Município, para ultimar os preparativos.

A participação do concelho de Alandroal no Limpar Portugal já tem assegurada todas as condições para ser um sucesso. A GNR vai estar no terreno, a sinalizar os sítios que estejam a ser alvo de intervenção, de forma a prevenir a ocorrência de acidentes. Além disso, todos os participantes estarão cobertos por um seguro.

No dia da operarão de limpeza, o próximo dia 20, os participantes deverão ser portadores de luvas e coletes de sinalização. No entanto, a coordenação concelhia, a cargo da Câmara Municipal de Alandroal, vai disponibilizar algumas unidades destes equipamentos para os mais esquecidos.

A reunião de ontem, dia 18, serviu ainda para identificar as três pessoas que vão orientar cada grupo de intervenção. Sérgio Palhoco vai orientar o grupo de intervenção da Zona da Mina do Bugalho/Rosário, Marco Alfaiate vai orientar o grupo de intervenção da Zona da Malhada Alta/Alandroal e Victor Zorrinho vai ficar encarregue pelo grupo de intervenção da zona de Terena/Hortinhas.

Recorde-se que a concentração dos participantes está marcada para as 08:30 horas, no parque de feiras de Alandroal. A Câmara de Alandroal assegura o transporte para os locais a limpar e novamente para o local de concentração. No final das operações de limpeza a autarquia vai ainda oferecer um piquenique para todos os participantes.

Fonte: http://limparportugal.ning.com/group/alandroal

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES


GASTRONOMIA

I Mostra Gastronómica de Peixe de Rio. De 20 a 28 de Março 2010. (Ver programa próprio)

ARTESANATO

Mostra de Artesanato, " A arte de reaproveitar a madeira", de Manuel J. Claré. De 19 de Março a 04 de Abril no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

LAZER

- VII Passeio TT, Aranhois do Asfalto. Domingo nos Orvalhos ( Ver programa próprio )

- III Convivio de Pesca à Americana do JSA-Marujos. Domingo na Oleirita. ( Ver programa próprio )

CIDADANIA.

- " Limpar Portugal" . O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico ALTRUÍSTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010. ( Ver aqui desenvolvimentos )

POSTAGEM DESPORTIVA

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra ( Domingo ás 15h.)
Arcoense - Redondense
Giesteira - O Calipolense
Oriolenses - Santiago Maior
Monte Trigo - Borbense
Arraiolense - Escouralense
Bencatelense- Portel
Sp. Viana - E.V. Novas

1ª Divisão Distrital
Série A
Luso Morense - Santana do Campo
Valenças - Desp. Cabrela
Fazendas do Cortiço - GDR Canaviais
Alcaçovense - Outeiro
Descansa: Brotense

Série B
Bairro Santo Antonio - Perolivense
Aldeense - Rosário
Estremoz - São Manços
Corval - Vera Cruz
São Romão - Azarujense

Campeonato Distrital de Juvenis:

S.C. Borbense - Luso Morense
Estrela Vendas Novas - S.L. Évora
Calipolense - Arraiolos
Juventude Évora - Alandroalense
Canaviais - União Montemor
Folga: Atlético Reguengos

quinta-feira, 18 de março de 2010

PESCA - A CAPTURA DE ENGUIAS

Já aqui falámos de capturas de quase todas espécies existentes nas nossas águas, mas da espécie que aqui lhes trago hoje, raramente se conseguem imagens:

A ENGUIA EUROPEIA. A enguia é um peixe pouco frequente nas nossas águas e quando aparecem são muito difíceis de tirar, dando luta sem quartel ao pescador, sendo por isso motivo de orgulho para qualquer pescador desportivo a sua captura.

Foi o que aconteceu com esta de 78cm, capturada pelo Inácio Varandas, no passado Domingo na Ribeira do Licifécit, a jusante da barragem com o mesmo nome.


Inácio, o "babado predador" de peixes, com o seu "troféu".

quarta-feira, 17 de março de 2010

COMENTÁRIO 5 ESTRELAS

Este é mais um comentário a merecer destaque, como já foram aqui outros. E porquê? Porque são criticas construtivas, não se limitam a criticar por criticar, pretendem "abanar" o estado de coisas, para melhorar.

E dou-lhe destaque por isso mesmo, para melhorar, para que o Presidente Grilo veja como "olhos" independentes têm visto os seus primeiros meses de mandato. E não é só o Sr. Carlos Alberto a pensar assim, eu falo com muitos apoiantes do Presidente Grilo e em muitos nota-se este mesmo estado de espírito. Têm que parar as lamentações e meter-se "mãos à obra"

Assim aqui vos deixo o Comentário do Sr. Carlos Alberto


CARTA ABERTA AO PRESIDENTE

Sr. Presidente João Grilo, em primeiro lugar quero dizer-lhe que nasci no concelho do Alandroal há 63 anos e que votei no Sr. por achar que as coisas por aqui estavam mal de verdade.
Com todo o respeito que tenho por si gostaria de dizer-lhe algumas coisas que me querem parecer que ninguém lhe diz.

É uma vergonha a imagem de coitadinho que o Sr. Presidente dá de si próprio e do nosso concelho, é que o seu discurso desde que tomou posse é sempre o mesmo, não há dinheiro, não há dinheiro, não foi para o ouvir queixar que votámos em si, foi para trabalhar e mudar o que não estava bem.

Sr. Presidente, quando uma família não tem dinheiro, quando uma empresa não tem dinheiro, quando um município não tem dinheiro, só há uma solução, arranjá-lo, eu pessoalmente já tive que vender património, já tive que negociar com bancos e credores, para conseguir não ir ao fundo e graças a Deus consegui superar muitas dificuldades, mas não foi a lamentar-me a toda a hora como um pobre coitado, desgraçadinho, que o consegui, foi com muito sacrifício e trabalho.
É ridícula essa sua postura de desgraçado, votámos em si para arregaçar as mangas e fazer, não para aparecer a toda a hora nas rádios e jornais só com lamentações.

O Sr. se não sabe, deveria saber que infelizmente no nosso país existem muitos municípios com os problemas do Alandroal, e não é por isso que os seus autarcas andam sempre a dizer a mesma coisa, não há dinheiro, se trabalhar seriamente com gente competente ao seu lado de certo arranjará dinheiro para se ultrapassar as dificuldades, se não tem essa competência o que é que está cá a fazer?

Em relação ás pessoas que o cercam deveria ter cuidado, pois o que me parece é que alguns já são grandinhos mas os cérebros são de verdadeiros adolescentes sem experiência nenhuma de vida, aliás se o Sr. andasse bem aconselhado não ia para as entrevistas dizer o que não deve, nem organizaria concursos gastronómicos de peixe quando este não pode ser pescado entre outras coisas.

Perdeu-se muito tempo com procuras de facturas de certa gente só porque era do outro lado, com o intuito de se ver quanto custou o jantar, as viagens, os passeios etc, com um único intuito, poder dizer mal, facturas essas que andaram de mão em mão pelos gabinetes da Câmara municipal com toda a falta de ética, que isso representa, falta de ética que o Sr. presidente fomentou com o seu grupinho de conselheiros que andam por cá a brincar à politica. Que pelo menos esses erros do passado sirvam para que agora não se cometam os mesmos disparates mesmo que de maneiras diferentes, vamos ver.

Não se cria seja o que for com ódios, com o encostar a qualquer canto pessoas que até tem alguma competência, não se constrói nada quando se dispensa serviços de gente competente só porque simpatizavam com a outra cor, e muitas mais asneiras fomentadas por esse grupo de entendidos com quem o Sr. trabalha.

Tenha a coragem de assumir e aprender com os erros, se encostou e despediu gente competente tenha a dignidade de despedir ou encostar gente incompetente mesmo que sejam do seu lado da barricada, ou seja mexa-se, faça coisas, arrisque, pois o que o outro arriscava de mais o Sr. arrisca de menos, é no meio é que está a virtude.

Por favor Sr. presidente o povo do Alandroal não é um coitadinho e o Sr. também não o é, poupe-nos do discurso fatídico de que já estamos fartos do não há dinheiro, não há dinheiro já chega porra.

Carlos Alberto

terça-feira, 16 de março de 2010

VAMOS LIMPAR PORTUGAL


A iniciativa " Vamos Limpar Portugal ", no Concelho de Alandroal continua a angariar voluntários, o tempo já é pouco mas ainda estão a tempo de poder participar neste projecto, a todos os títulos louvável.

Para aqueles que ainda não não sabem, a Coordenadora do Concelho de Alandroal agendou o dia 17 de Março às 18,30h, a 2ª Reunião de Colaboradores do Concelho de Alandroal, a realizar no edifício sede da Câmara Municipal.

Pede-se a todos os membros do Grupo que compareçam à reunião para que se possa planear toda a logística necessária ao dia 20 de Março.

DIVULGAÇÃO - MOSTRA DE ARTESANATO


Alandroal: Fórum cultural recebe mostra de artesanato

O Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal vai receber a mostra de artesanato “A Arte de Reaproveitar a Madeira”, a partir do próximo dia 19 de Março. A exposição, da autoria do artesão Manuel Claré, vai estar patente no Fórum alandroalense até ao próximo dia 04 de Abril e conta com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal.


Candeeiros, candelabros, bancos e castiçais, são alguns dos exemplos de peças que os visitantes poderão ver na exposição “A Arte de Reaproveitar a Madeira”. Manuel Claré, autor das peças que vão ser expostas, explica que «o objectivo da mostra é dar a conhecer às pessoas que a madeira pode ainda ter utilidade, mesmo quando se julga que a única solução é deitá-la fora».

O artesão explica que, desde miúdo tem o gosto pela arte trabalhar a madeira, mas só aos 33 anos conseguiu fazer o curso de marceneiro. Manuel Claré assegura que «é especialmente gratificante transformar algo velho e sem uso numa peça nova», por isso apenas utiliza nos seus trabalhos madeira já usada e também alguma que encontra pelos seus passeios no campo.

Há alguns anos atrás, num desses passeios, descobriu por acaso uma raiz de árvore. Ao apreciar o pedaço de madeira inerte achou que poderia torná-la numa peça única. Esse foi o ponto de partida para começar a transformar raízes de árvores em peças de artesanato, uma das vertentes do seu trabalho.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, assegura que a «autarquia está sempre disponível para apoiar este tipo de iniciativas. Este tipo de trabalho não é muito comum e, como tal, é para nós um orgulho poder apresentar uma exposição deste tipo e de um artista do concelho. Vale a pena vir ao Alandroal visitar a exposição e aproveitar para ver toda a beleza paisagística e arquitectónica que temos para oferecer», concluiu o autarca.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal

ENTREVISTA DO PRESIDENTE JOÃO GRILO À RÁDIO ELVAS


O presidente da Câmara do Alandroal, João Grilo, esteve ao início da tarde desta terça-feira nos estúdios da Rádio ELVAS como convidado na "Conversa em Dia”.

Cinco meses depois de ter assumido a presidência do município alandroalense, João Grilo diz que continua a não estar tranquilo em relação à situação financeira da autarquia, imputando uma vez mais a responsabilidade do défice à gestão dos últimos oito anos, liderada pelo ex-presidente João Nabais.

Ouça toda a entrevista em RÁDIO ELVAS

Fonte- Rádio Elvas

segunda-feira, 15 de março de 2010

I MOSTRA GASTRONÓMICA DO PEIXE DO RIO


ESTABELECIMENTOS ADERENTES

Alinhar ao centroCLIQUE NAS IMAGENS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO

DIVULGAÇÃO -VII PASSEIO TT, ARANHOIS DO ASFALTO

DIVULGAÇÃO - CONVIVIO DE PESCA JSA-MARUJOS

Clique na imagem para ampliar

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra

Estrela de Vendas Novas 6 – Redondense 0
Calipolense 3 – Arcoense 0
Santiago Maior 0 – Giesteira 1
Borbense 1– Oriola 0
Escouralense 2 – Monte Trigo 1
Portel 5 – Arraiolense 1
Sporting de Viana 1 – Bencatelense 2.

Classificação:
1º - Est. Vendas Novas - 51
2º - Monte Trigo - 37
3º - Redondense - 34
4º - Calipolense - 27
5º - Desp. Portel - 25
6º - Unidos Giesteira - 23 (-1J)
7º - Escouralense - 22 (-1J)
8º - Sp. Viana Alentejo - 22
9º - Santiago Maior - 19
10º - S.C. Borbense - 19
11º - Oriolenses - 18
12º - S.C. Bencatelense - 18
13º - Arraiolense - 10
14º - S.C. Arcoense - 6

1ª Divisão Série A

S. Bartolomeu do Outeiro 3 – Brotense 5
Canaviais 1 – Alcaçovense 0
Cabrela 0 – Fazendas do Cortiço 5
Santana do Campo 1 – Valenças 2.

Classificação:
1º-Morense 37
2º-Brotense 32
3º-Canaviais 29
4º-Valenças 28

1ª Divisão Série B

Rosário 0 – Bairro S. António 0
S. Manços 4 – Aldeense 0
Vera Cruz 2 – Estremoz 2
Azarujense 4 – Corval 6
Perolivense 2 – S. Romão 0.

Classificação:
1ºPerolivas42
2ºEstremoz32
3ºS.António28
4ºS.Romão26
5ºRosário25

Distrital de Juvenis
At. Reguengos 0-0 Borbense
Luso Morense-Estrela FC
SL Évora 2-5 Juv. Évora
Alandroalense 1-4 O Calipolense
Arraiolense 2-3 GDR Canaviais

sexta-feira, 12 de março de 2010

DIVULGAÇÃO - JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES

Este fim de semana, DOMINÓ e SUECA

Clique na imagem para ampliar

PALCO DESPORTIVO

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra ( Domingo ás 15h.)
Est. FC V. Novas - Redondense
O Calipolense - Arcoense
Santiago Maior - Giesteira
Borbense - Oriolenses
Escouralense - Monte Trigo
Portel - Arraiolense
Sp. Viana - Bencatelense

1ª Divisão
Série A
Santana do Campo - Valenças
Desp. Cabrela - Fazendas do Cortiço
GDR Canaviais - Alcaçovense
Outeiro - Brotense
Desansa:Luso Moresnse

Série B
Rosário - Bairro Santo Antonio
São Manços - Aldeense
Vera Cruz - Estremoz
Azarujense - Corval
Perolivense - São Romão

Campeonato Distrital de Juvenis
Sábado ás 15h.

Atlético Reguengos - S.C. Borbense
Luso Morense - Estrela Vendas Novas
Alandroalense - Calipolense
S.L. Évora - Juventude Évora
Arraiolos - Canaviais
Folga: União Montemor

Distrital Infantis Futebol 7
Sábado – 10,30h.

Terena – Arraiolense.

quinta-feira, 11 de março de 2010

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, 22ª JORNADA '10

Resultados da 22ª jornada da XV Liga Fantástica Al-sport.
Houve alterações no acumulado geral. Vejamos os dez primeiros fantásticos:

- M.CARLOS sobe ao 1º lugar (781);

- N.COELHO desce para 2º lugar (779);

- P.T. mantém o 3º lugar (769);

- MANGUITO mantém o 4º lugar (760);

- P.FAUSTINO mantém o 5º lugar (751);

- MIGUEL mantém o 6º lugar (741);

- A. BASTOS sobe ao 7º lugar (704);

- JEREMIAS sobe ao 8º lugar (701);

-LUIS GUERRA desce para 9º lugar (700); e

- BALSANTE mantém o 10º lugar (700).

quarta-feira, 10 de março de 2010

VAMOS LIMPAR PORTUGAL


Ainda não faz parte de nenhum grupo do projecto Limpar Portugal? Ainda está a tempo de ajudar Portugal a ser mais limpo.

Entre em LimparPortugal, registe-se e adira ao Grupo ADL-Alandroal

Esta é uma iniciativa que vale a pena. Temos de mostrar que também somos capazes de fazer e não deixar tudo para que os outros façam.

Aqui mais um vídeo promocional, feito por colaboradores do projecto Limpar Portugal.
Ache outros vídeos como este em LimparPortugal

ATENÇÃO:
Reunião do Grupo de Alandroal, dia 11 às 14 horas no Edifício sede do Município.
A ordem de trabalhos será:

- Nomeação do coordenador do grupo;
- Ponto de situação do Projecto no Concelho;
- Planeamento das Actividades a desenvolver até ao dia "L"

I.R.S. PELA INTERNET INICIA-SE JÁ HOJE


Início do Prazo de entrega Online do IRS das Categorias A e H

Em comunicado, o Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) informa que o prazo para entrega online do Modelo 3 do IRS, para rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões), tem início hoje e prolonga-se até 15 de Abril, enquanto a entrega em suporte papel, que decorre desde 1 de Fevereiro, termina no dia 15 de Março.

Quanto às restantes categorias de rendimentos, a calendarização da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) estabelece que os cidadãos que optem por efectuar a entrega das declarações em suporte papel poderão fazê-lo entre 16 de Março e 30 de Abril e os que optem pela entrega electrónica deverão fazê-lo entre 16 de Abril e 25 de Maio.

De acordo com o MFAP, uma das vantagens de optar pela submissão electrónica do IRS passa por receber o “reembolso no prazo de 20 dias”. Para entregar declarações através do Portal das Finanças, os contribuintes devem solicitar uma senha de acesso através da opção "Novo Utilizador" disponível no Portal das Finanças, sendo esta enviada pelo correio para a morada fiscal.

terça-feira, 9 de março de 2010

VAMOS LIMPAR PORTUGAL


A Câmara Municipal de Alandroal vai participar no movimento Limpar Portugal, que acontece no próximo dia 20 de Março, como entidade coordenadora para o concelho de Alandroal. O objectivo é identificar e limpar manchas de lixo existentes no concelho.

O movimento Limpar Portugal é um projecto cívico, de abrangência nacional, cujo objectivo é a promoção da educação ambiental, através da organização de uma mega campanha de limpeza da floresta portuguesa, no próximo dia 20 de Março, sem quaisquer contrapartidas financeiras. A ideia surgiu com base num projecto do mesmo tipo, desenvolvido na Estónia, em 2008, em que os habitantes do país limparam todo o território em apenas um dia.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, ressalva a importância que é para o município colaborar neste tipo de iniciativas, dizendo que, «como sabemos, o nosso concelho é de uma riqueza natural muito grande mas, infelizmente, ainda persistem alguns sítios onde se acumulam detritos, muitas vezes depositados ilegalmente. Logicamente, se queremos ter um concelho atraente para os visitantes temos que terminar com estas situações. Nesse sentido, esta iniciativa é de extrema importância para nós, pelo que não podíamos deixar de nos associar a ela. Aproveito ainda para deixar aqui o apelo aos nossos munícipes para que, no dia 20 de Março, participem nesta iniciativa e contribuam para a melhoria da qualidade de vida no nosso concelho», concluiu João Grilo.

Os interessados em participar podem inscrever-se no site do “Limpar Portugal”, em www.limparportugal.org, ou na secção de ambiente da Câmara Municipal de Alandroal, na Rua Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues. Não esqueça, dia 20 saia para a rua e, por um dia, venha fazer parte da solução, deixando de ser parte do problema.
Alandroal, 03 de Março de 2010

Gab. de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal




O Alandroalandia também está associado a este movimento, se quer participar entre em LIMPAR PORTUGAL - ALANDROAL

domingo, 7 de março de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
U. Giesteira 2 - S.C. Borbense 1
Redondense 4 - Calipolense 1
S.C. Arcoense 1 - Santiago Maior 2
Bencatelense 1 - Est. V. Novas 3
Monte Trigo 5 - Desp. Portel 1
Oriolenses 1 - Escouralense 1
Arraiolense 2 - Sp. Viana Alentejo 0

Classificação:

1º - Est. Vendas Novas - 48
2º - Monte Trigo - 37
3º - Redondense - 34
4º - Calipolense - 24
5º - Sp. Viana Alentejo - 22
6º - Desp. Portel - 22
7º - Unidos Giesteira - 20 (-1J)
8º - Escouralense - 19 (-1J)
9º - Santiago Maior - 19
10º - Oriolenses - 18
11º - S.C. Borbense - 16
12º - S.C. Bencatelense - 15
13º - Arraiolense - 10
14º - S.C. Arcoense - 6

1ª Divisão Distrital de Évora
SERIE A

Brotense 0 - Canaviais 1
Alcaçovense 5 - Desp. Cabrela 2
Valenças 1 - Luso Morense 0
Fazendas do Cortiço 5 - Santana do Campo 4

1º - Luso Morense - 37
2º - Brotense - 29
3º - Canaviais - 26
4º - Valenças - 25

SERIE B
C.F. Estremoz 5 - Azarujense 1
S.P. Corval 1 - São Romão 1
Rosário 0 - Perolivense 0
Santo Antonio 3 - São Manços 0
Aldeense 4 - Vera Cruz 1

1º - Perolivense - 39
2º - C.F. Estremoz - 31
3º - B. Santo António - 27
4º - São Romão - 26
5º - Rosário - 24

DISTRITAL DE JUVENIS
Estrela 1-0 At. Reguengos
Juv. Évora 9-0 Luso Morense
O Calipolense 6-1 SL Évora
GDR Canaviais 5-2 Alandroalense
Arraiolense 0-3 U. Montemor

INFANTIS
Canaviais - Terena

sábado, 6 de março de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Aphia, Águia, Reileão, Bichano e Eu. O Verguinha juntou-se mais tarde, já depois da boa nova, que vão saber mais tarde.

Como observadores estiveram:KGB, Libaquista, Ladyleo.

Ordem de Trabalhos:
1. Feijoada ( Este ponto é variável semanalmente ).


Local da Tertúlia: Restaurante Ramalho

Há dias maganos e as cozinheiras não são excepção à regra, ontem deve ter sido um dia desses para a cozinheira que já nos habituou a grandes manjares. A feijoada foi muito pouco conseguida e até o frango que apareceu como recurso ficou em parte por consumir. No problem.. melhores dias virão.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia de ontem ficou marcada pela noticia do nascimento do 1º filho ocorrido no seio da mesma, ou mais concretamente, filha, pois foi com imensa alegria que se soube que a pequena Matilde, filha dos tertulianos Verguinha e Tá-ta-rá-tá, nasceu ontem na Maternidade de Évora com pouco mais de 2,200kg, mas correu tudo bem tanto para a bebé como para a mãe, ainda que tenha sido de cesariana. Quis Deus ou o acaso que tenha sido concebida depois de uma retumbante sexta-feira tertuliana e nasceu também numa tertuliana sexta-feira. Significativo...

Os parabéns aos pais e que a Matilde cresça com sorte e saúde, é o desejo de toda a Tertúlia.

Agora e conforme foi prometido, hoje vai a historinha do “Nái”.

Mas antes e para quem já não se lembra ou nunca soube, o “Nai” foi uma daquelas personagens “castiças” do Alandroal. Conheci-o melhor já a entrar nos seu cinquentenário, quando frequentador assíduo das petisqueiras na tasca do meu pai. Homem sempre solteiro, de estatura e compleição “alentejana”, tez escura avermelhada.

Ligeiramente introvertido fora do seu circulo, mas no seu ambiente do dia a dia, era um “Inspirado”! Muito participativo na vida social da vila, para o melhor e para o pior, ele tanto estava metido em todas as iniciativas das associações da comunidade, como se a coisa não lhe agradava, era o primeiro a “deitar abaixo”, no chamado “Tribunal da Fonte” , onde ele era a “autoridade máxima”! Tal como na vida profissional, também na vida social ele era o “aferidor” do Alandroal.

Vamos então a uma das “inspirações” dele. Certo dia, era a Pastelaria Arco-Iris ainda recente, como recentes e esporádicas eram as aparições de mulheres nesses espaços, e estava ele numa das petisqueiras que tanto gostava de fazer com os amigos, entrou uma bela senhora cá do burgo.

O “Nái” que era pessoa respeitada, respeitosa e pouco dado ao galanteio, mas perante aquela aparição ficou totalmente embevecido , tanto pela beleza da mulher, como pelo álcool já ingerido claro!

E não esteve com meias medidas, passou duas ou três vezes com uma das mãos pelo baixo ventre e de seguida soltou uma brutal exclamação « Já estou a ficar desneutralizado ».

Perceberam onde era a sua habitual neutralidade?

Segue...