quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DIVULGAÇÃO - VISITA À FEIRA DO IDOSO EM SOUSEL

Clique na imagem para ampliar.

PALCO DESPORTIVO

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra

1ª Jornada
Redondense - Bencatelense
GDR Canaviais - Oriolenses
Santiago Maior - Portel
Lusit. Évora - Sp. Viana
Borbense - Monte Trigo
O Calipolense - Giesteira
Escouralense - Perolivense

1ªDIVISÃO
Arraiolense -Arcoense
Outeiro - Aldeense
Fazendas do Cortiço - Luso Morense
São Manços - Lavre
Valenças - Rosário
Brotense - Vera Cruz
Corval - Alcaçovense
Estremoz - Desp. Cabrela

Este ano houve alterações significativas no campeonatos da A.F. de Évora. Com o desaparecimento de alguns clubes, a A.F.É. achou por bem acabar com as duas séries na 1º Divisão Distrital, englobando os 16 clubes numa só divisão.

Assim, ao Rosário este ano cabe-lhe fazer mais jogos e com deslocações mais morosas. Já o Santiago Maior, ficou praticamente na mesma, o mesmo numero de clubes e deslocações muito idênticas às da época transacta.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ALANDROAL ASSINOU PARCERIA COM "REDES TERRAS DE SOL"


Rede Terras de Sol vai promover desenvolvimento regional de seis concelhos.

Autarcas assinaram acordo de parceria da Rede Terras de Sol. O acordo de parceria da Rede Terras de Sol foi assinado na sexta-feira, dia 24 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Município de Reguengos de Monsaraz. A Rede Terras de Sol é liderada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e integra também as autarquias de Alandroal, Mourão, Portel, Redondo e Évora.

No acto de assinatura do acordo esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, o presidente da Câmara Municipal de Mourão, José Manuel Santinha, o presidente da Câmara Municipal de Portel, Norberto Patinho, o presidente da Câmara Municipal de Redondo, Alfredo Barroso, o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo e o vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão.

O programa da Rede Terras de Sol é uma parceria criada no quadro das Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação que envolve estes seis municípios e está enquadrado numa estratégia de desenvolvimento regional do Alentejo, assente em princípios de reforço da identidade histórica, patrimonial e cultural, assim como nos recursos endógenos distintivos, com o objectivo de incrementar a competitividade dos respectivos territórios e ganhar economias de escala ao nível da atractividade territorial. Esta parceria de municípios do Alentejo Central propõe-se também desenvolver eixos prioritários de intervenção em articulação com as operações estratégicas, considerando cada um dos concelhos como pólo de competitividade ou segmento de oferta diferenciada, complementares entre si.

No âmbito da Rede Terras de Sol, o Município de Reguengos de Monsaraz vai candidatar as requalificações do Mercado Municipal da cidade, da Torre do Relógio em Monsaraz e dos edifícios para instalação do Centro Multimédia e para o Posto de Turismo também nesta vila medieval. Ainda na abrangência desta parceria, o Município de Reguengos de Monsaraz será responsável por dinamizar as operações Promoção Económica e Mercados Municipais, Plano de Comunicação e Marketing e Gestão e Governação.

Fonte: Rostos.pt

ALANDROAL MONUMENTOSO

O Alandroalandia vai inaugurar aqui um novo espaço, o " ALANDROAL MONUMENTOSO ". Como o próprio nome indica, este espaço tem como objectivo dar a conhecer construções no Concelho de Alandroal que nos recordem de algum facto, de assinalável interesse histórico.

Para além da descrição, o Alandrolandia também vai colocar esse monumento no Google Earth, quando o mesmo ainda lá não esteja. Isto porque é de fundamental importância a divulgação dos lugares a nível global, essencialmente para aproveitamento turístico.

Vou dar inicio a esta crónica, com o monumento que eu julgo, o mais admirado do Concelho de Alandroal.

A Fortaleza do Santuário de Nª Srª da Boa Nova, em Terena, junto à margem da Ribeira do Lucifécit.

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, fica situado na freguesia de Terena (São Pedro), Concelho de Alandroal, distrito e arquidiocese de Évora.

História:
Trata-se de um santuário mariano bastante antigo, julgando-se que possa resultar da cristianização de cultos pagãos, visto que nas imediações da vila de Terena subsistem as ruínas do templo do Deus Endovélico. As referências históricas a este santuário remontam ao século XIII, uma vez que nas Cantigas de Santa Maria, do Rei Afonso X de Castela, existem algumas composições dedicadas a Santa Maria de Terena.

O templo é obra do século XIV, possuindo a característica de ser um raro exemplar português de igreja-fortaleza que chegou praticamente intacto aos nossos dias.

A origem da invocação Senhora da Boa Nova parece estar ligada à lenda da Fermosíssima Maria (Dona Maria, Rainha de Castela), a filha do Rei D. Afonso IV de Portugal que se deslocou à corte portuguesa para solicitar a seu pai que auxiliasse o marido na Batalha do Salado. Reza a lenda que a Rainha se encontrava neste local, nas imediações de Terena, quando recebeu a boa notícia, daí tendo nascido a invocação Boa Nova. O culto mantém-se bastante vivo, sendo este santuário palco de uma grande romaria que se celebra no primeiro fim-de-semana posterior à Páscoa.

A importância desta romaria na região é de tal importância que a Segunda-Feira de Pascoela (dia principal da festa) é o feriado municipal do Concelho do Alandroal. O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova foi classificado Monumento Nacional em 1910.


FORTALEZA DE Nª SRª DA BOA NOVA

Exterior do templo:
O Santuário é uma jóia da arquitectura religiosa do século XIV, templo-fortaleza de planta cruciforme, rara em Portugal, construído em forte cantaria granítica, coroado e ameias muçulmanas. Nas fachadas norte, sul e poente, abrem-se pórticos de arcos ogivais, góticos e estreitas frestas medievais, encimados por balcões defensivos, com matacães (por onde se jorravam líquidos a ferver, em caso de ataque), decorados com pedras de armas reais portuguesas.
O conjunto da fachada principal é ainda enobrecido por singelo campanário, acrescentado no século XVIII. O templo era originalmente do padroado da Ordem de Avis, teve depois como donatários os Condes de Vila Nova (de Portimão).

FORTALEZA DE Nª SRª DA BOA NOVA
Interior:
Contrastando com o aspecto pesado exterior, o interior surpreende-nos pela singeleza das linhas góticas e pelo aspecto amplo da nave, de planta de cruz grega, coberta por abóbadas de arcos quebrados. Os alçados da nave foram decorados no século XIX por rodapé escaiolado e e pinturas murais realizadas pelo pintor Silva Rato, de Borba, representando santos da devoção popular alentejana. O púlpito, de alvenaria, é da mesma época e levanta-se volumoso no transepto da igreja. Os altares colaterais, de São Brás e Santa Catarina, são de talha dourada do século XVIII.

Mais interessante é a decoração do presbitério, cuja abóbada está coberta de pinturas fresquistas representando os reis da primeira dinastia até D.Afonso IV e diversas cenas do Apocalipse de São João, obra mandada fazer pelos Condes de Vila Nova, Comendadores da Ordem de Avis. O retábulo, maneirista, do século XVI, conserva entalhados belíssimas tábuas de estilo maneirista flamenguizante representando a Anunciação e Assunção da Virgem, o Presépio, o Pentecostes e a Ressurreição de Cristo. Ao centro, em maquineta dourada expõe-se a veneranda imagem de Nossa Senhora da Boa Nova, de roca, e com o Menino Jesus ao colo.

Nesta capela se conservou acesa durante séculos a lâmpada votiva dos Duques de Bragança. Subsistem ainda no espaço algumas campas antigas e aras votivas do Deus Endonvélico, provenientes do templo de São Miguel da Mota, também na freguesia de Terena.

Fonte: Wikipédia.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PESCA - A CAPTURA DE LUCIOPERCAS

Depois de no ano passado os luciopercas terem servido de autentica festança para os pescadores da zona, este ano alguns já começavam a desesperar, face às diminutas pescarias alcançadas.

Mas eis que com o arrefecimento da temperatura e consequentemente das águas, os luciopercas intensificaram a sua actividade na busca de alimentação e agora é vê-los atacar com alguma regularidade, tanto os pequenos peixes, como as amostras, sempre em forma de peixe.

As fotografias abaixo mostram várias capturas de lucioperca na Barragem do Lucifécit, o albufeira que se tornou no paraíso dos amantes deste tipo de pesca.

Lobo do Alqueva, Gonçalves, Mauricio e Inácio, mostrando os seus troféus.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

TAÇA DO DISTRITO DE ÉVORA

São Manços 3 – Rosário 1
Canaviais 2 – Santiago Maior 0
C.F. Estremoz 4 – Valenças 0
Lusitano Évora 1 – Calipolense 1 (2-4 apos g.p)
C.C. Corval 3 – S.C. Borbense 0
S.C. Brotense 5 – S.C. Alcaçovense 3 (apos g.p.)
Escouralense 1 – Oriolense 2
Aldeense 0 – Monte Trigo 3
Sporting Viana 1 – Cabrela 1 (2-1 após G.P.)
Desp. Portel 4– Giesteira 0
Santana Campo 0 – Redondense 3
S.C. Arcoense 0 – Arraiolense 0 (3-5 após prolongamento)
Fazendas do Cortiço 3 – Vera Cruz 0
Lavre 2 – Outeiro 1
S.C. Bencatelense 0– Luso Morense 1
Isento: Perolivense

As duas equipes presentes do Concelho de Alandroal, Santiago Maior e Rosário, foram já afastadas nesta 1º ronda.

DIVULGAÇÃO, "DIREITO À INDIGNAÇÃO"

Nota do editor: o DIREITO À INDIGNAÇÃO abaixo é de um Alandroalense identificado pelo editor, mas que pediu através do e-mail enviado, que a sua identificação não fosse revelada.

DIREITO À INDIGNAÇÃO

Uma ajuda ao Zé Pasadinhas

Bem toda a gente conhece o "José Augusto Teixeira" não conhecem!!? Ou melhor Zé Pasadinhas. Bem aqui há um ano e poucos meses atrás, o antigo Presidente prometeu ao Zé Pasadinhas que lhe arranjaria a casa, ou seja o telhado as paredes e lhe fazia uma casa de banho. Foi a reunião de câmara e foi aprovado era só dar seguimento...

Bem, como todos sabem o Zé Pasadinhas não tem posses para ele próprio arranjar a casa, nem fazer empréstimo algum, não que ele não queira mas porque não pode... Acontece que o antigo Presidente saiu da câmara e entrou o Sr. Prof. Grilo e até a data o Zé Pasadinhas não tem casa arranjada.

O Zé Pasadinhas pediu a um amigo se lhe emprestava uma casa e o amigo lá lhe arranjou a casa. Sucede que agora o amigo precisa da casa e o Zé Pasadinhas continua sem casa e com a casa dele por arranjar, mora na rua.

Eu estive lá no fim de semana das festas de Setembro e fotografei a casa que está uma desgraça, com os telhados a cair e escorados com paus, as paredes com buracos, a casa de banho é um buraco no chão metido dentro da chaminé. Agora pergunto eu, Sr. presidente será que não há verbas da câmara para arranjar a casa ao Zé Pasadinhas?

No principio do ano o Zé Pasadinhas foi pedir ao Zé Colunas se este o deixava ir viver lá para casa visto, que o outro amigo não o podia deixar lá em casa mais tempo... O Zé Colunas como não tem lá ninguém deixou que ele fosse para lá. E tem estado lá até agora. Mas acontece que o Zé Colunas não tinha lá Luz nem água. Como o Zé Colunas tem um processo em tribunal contra a câmara, então o Sr. Arquitecto Rui diz que não manda meter a água porque existe um embargo da casa.

Primeiro: se estivesse embargada não teria nem poderia ter Luz e tem.

Agora pergunto, o Zé Pasadinhas nada tem a ver com a casa, nada tem a ver com o Zé Colunas, nem com o processo, o embargo não é legal e tenho provas documentais. Como consegue ele negar a água a alguém sem que ninguém da Câmara lhe faça ver que não se nega a água a ninguém?

Sr Presidente o que anda você ai a fazer? Se os empregados da câmara, alguns, mandam mais que você?

Será que tudo o que o outro Presidente fez ou prometeu fazer é para derrubar? Sr presidente nós o povo nada temos a ver com as vossas guerras de politica, é que se calhar depois vocês vão jantar juntos ou passear juntos e nós e que ficamos mal.
Sr. Presidente ou melhor Sr. Arquitecto gostava de os ver a viver sem água para tomar banho, sem água para cozinhar, sem água para poder beber. Gostava de os ver fazer as necessidades num buraco metido dentro da chaminé!!!

Será que não há 5 ou 10 mil euros para ajudar os que mais necessitam? Mas para apoiar corridas de toiros em Vila Viçosa e no Alandroal já há! Sr Presidente tenha dó e veja o que anda a fazer e não derrube mais o Alandroal, ajude os Alandroalenses a levantar o Alandroal outra vez e não o derrube mais por uma guerra de politicas, e se não tem capacidade renuncie.

De certeza que dentro do Alandroal haverá boa gente com capacidade para o levantar.
Saia do poleiro por si, porque se o derrubarem a dor será maior.

Por fim, envio fotos para documentar o estado da casa do Zé Pasadinhas.

Um anónimo conhecido

sábado, 25 de setembro de 2010

NOVA ROTA DOS FRESCOS EM ALANDROAL, BORBA E VILA VIÇOSA


As Câmaras Municipais de Alandroal, Borba e Vila Viçosa, a Spira – revitalização patrimonial Lda e a Pousada de D. João IV de Vila Viçosa preparam-se para lançar as novas Rotas do Fresco “Do Sol e da Lua” (Alandroal), Vidas de Santos (Borba), e Duques e Duquesas (Vila Viçosa), no próximo dia 26 de Setembro, às 10h00 no Convento das Chagas de Vila Viçosa.

Na sequência da reestruturação iniciada em Janeiro do ano passado com o início da gestão do Projecto Rota do Fresco pela empresa Spira, a Rota prossegue a sua estratégia de expansão e afirmação territorial, agora com a inclusão de três novos territórios no projecto - Alandroal, Borba e Vila Viçosa - com a oferta de Rotas de meio-dia, dia inteiro ou Tours de 3 e 5 dias.

A Rota do Fresco do Alandroal, sob o tema “O Sol e a Lua” agrega um conjunto de monumentos menos conhecidos em pintura a fresco sempre com a representação do Sol e da Lua, símbolo de uma profunda devoção mariana neste local. Incluído no percurso, está ainda o artesanato de mantas tradicionais, agro-pastoril e a tradicional arte de declamação por poetas populares. A Rota do Alandroal termina com um petisco com o Alqueva em fundo.
A Rota do Fresco “Vidas de Santos” de Borba mostra um património de pintura mural desde conventos, a igrejas paroquiais, passando por pequenas ermidas, para além da visita a duas casas particulares, também elas pintadas a fresco, terminando o percurso com uma representação de títeres tradicionais alentejanos.

Em Vila Viçosa, a Rota “Duques e Duquesas” elege o património patrocinado pelos Duques de Bragança ao longo de mais de dois séculos, com o Convento das Chagas, actualmente transformado em Pousada, no qual se visita o claustro forrado a pintura mural, passando pela jóia tardo-renascentista da Igreja de Santo António, e descobrindo outros espaços de grande simbolismo histórico, para além de refeições de grande qualidade gastronómica e a recuperação de alguns ofícios tradicionais como o trabalho em estanho ou a cantaria de mármore, são alguns outros pontos-fortes desta Rota.

A expansão territorial do Projecto Rota do Fresco termina em Fevereiro do próximo ano com a criação da Rota do Fresco Romana abrangendo territórios do sul da região alentejana estando prevista ainda a inclusão do território de Monsaraz e de Montemor-o-Novo durante este período.

Fonte: Rádio Campanário

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ALANDROAL ASSINALOU DIA INTERNACIONAL DO ALZHEIMER

Clique na imagem para ampliar.

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA

Em Terena já começaram os treinos das equipas dos escalões jovens, que irão disputar os diversos campeonatos.

Aqui em baixo o planeamento semanal para que os pais e crianças possam estar conveniente informados:

Segundas - Feiras- BENJAMINS E INFANTIS
Terças - Feiras - JUVENIS
Quartas - Feiras - ESCOLAS,BENJAMINS E INFANTIS
Quintas - Feiras - JUVENIS

como o meu amigo pode ver nas fotos anda ai o Sr. arbitro Antonio Butes que é nosso colaborador em termos de arbitragem já que mudaram os periodos de tempos e intervalos e as substituições e como a equipa de Benjamins vai jogar pela primeira vez oficialmente carece de algumas ajudas a nivel de arbitragem.

Em baixo algumas fases dos treinos:

Panorâmica do campo de Terena

Os ensinamentos técnicos e disciplinares dados por um colaborador "encartado", o árbitro da A.F. Évora, Sr. António Butes.


Em cima os verdes, em baixo os vermelhos. Em Terena é como no resto do Pais, verde e vermelhos nunca se misturam, mas tal como na Liga, também aqui os verdes estão por cima; por enquanto!



Para além do futebol jovem, o C.C. D. Terena tem também uma equipa de futebol de Veteranos e amanhã vai fazer uma deslocação a Bencatel para jogar contra as Velhas Guardas de Bencatelense. Ver programa em baixo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PEDIDO DE DIVULGAÇÃO

Agradecimento da família Cabaço

Como é do conhecimento geral, há pouco mais de um mês um incêndio destruiu parcialmente a nossa casa, o lar onde vivia com a minha mulher e filha.

Perdendo quase tudo, desde logo chegou a solidariedade de familiares, amigos e conhecidos, aos quais ficamos muito gratos. Essa solidariedade traduziu-se de várias formas; palavras, bens de 1ª necessidade e dinheiro.

Também do Município de Alandroal recebemos a promessa de ajuda para a recuperação da habitação, pois desde essa altura que vivemos em casa de familiares até que se resolva a situação para a recuperação da nossa habitação.

Um agradecimento muito sentido aos Comerciantes de Alandroal, Centro Paroquial e Alandroalandia, que tiveram a iniciativa de criar e participar no MEALHEIRO DO ARREDONDAMENTO e a CONTA SOLIDARIEDADE.

Em suma, um MUITO OBRIGADO a todos aqueles que ajudaram a minimizar as perdas da minha família.

REFINARIA DE BALBOA SOFRE FORTE REVÉS


Projecto da Refinaria da Extremadura espanhola mais longe de ser uma realidade

A Galp e os operadores turísticos da região do Alqueva podem, por mais algum tempo, respirar de alívio. A refinaria de Balboa, na Extremadura espanhola, que prometia ser uma concorrente directa da mesma infra-estrutura da Galp em Sines, e um pesadelo ambiental para o desenvolvimento turístico, foi abandonada pela Caja Madrid e pelo Banco Bilbao Viscaya Argentaria (BBVA), dois dos principais bancos que integravam o consórcio que deveria financiá-la.

Um revés que se vem juntar à dificuldade do empresário Alfonso Gallardo, o qual juntamente com o governo autonómico é um dos seus promotores, em convencer o Ministério do Ambiente do país vizinho a dar definitivamente luz verde ao projecto.

A construção da refinaria de Balboa está agora parada, sem perspectivas de concretização, dando voz ao cepticismo que há muito grassa no sector petrolífero sobre a sua precária viabilidade económica.

Fonte: Diário Económico

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

BOLSAS DE ESTUDO


À atenção dos caloiros e caloiras alandroalenses...

O período de entrega de candidatura à atribuição de bolsas de estudo, para estudantes do ensino superior, decorre entre entre 01 de Outubro e 30 de Novembro.

Leia o regulamento aqui: REGUALMENTO

Imprimir o Boletim de Candidatura aqui: BOLETIM

Documentos necessários: AQUI

Fonte: Município de Alandroal.

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 1ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputa à 5ª jornada da Liga Sagres.
Arrancou no fim de semana passado a mais antiga liga privada do Mundo! A Liga Fantástica Al-sport vai já na sua 16ª edição ininterruptamente, apenas vão saindo uns treinadores e entrando outros.

Foi o caso deste ano, em que saiu o Cabé, julgo porque não consegue fazer nesta liga o que o Porto faz na Liga Sagres. Aqui os árbitros são de outra cepa!

Entraram o Lobo do Rio e o Rui Serra, dois lampiões que a ver pelos plantéis escolhidos, irão ser dos melhores contribuidores para esta Liga.

Quanto a esta 1ª jornada pouco há a dizer, pois estamos no inicio e os indícios são os mesmos de sempre, 3 "dinossauros" da Liga preencheram o pódio.

1º A.BASTOS- 51 PTS
2º P.FAUSTINO- 50 PTS
3º JEREMIAS- 49 PTS

DIVULGAÇÃO- C.R.J., RUGBY DE VETERANOS


Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL


O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar mais uma REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL do Município de Alandroal.

Assim a próxima REUNIÃO , será quinta-feira, dia 23 de Setembro pelas 20,30h, no Auditório do Edifício da Sede do Município de Alandroal, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação da informação do Presidente da CMA acerca da actividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo.

2. Alteração ao mapa de pessoal do Município de Alandroal.

3. Revisão orçamental.

4. Contratação de Empréstimo a médio/longo prazo.

5. Regulamento e tabela de taxas e licença do Município de Alandroal.

6. Tomada de posição sobre o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Alandroal.

7. Reordenamento da Rede Escolar do Concelho – ponto de situação.

Nota do editor: PARTICIPE, pois a A. M. é órgão certo para qualquer munícipe, alertar, reclamar, solicitar, propor, sugerir... sobre todo e qualquer assunto que considere relevante para que se viva melhor neste Concelho.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA - RESULTADOS


A equipa de infantis do C.C.D. Terena fez no sábado de manhã, na Vila de Redondo, o seu primeiro jogo da época, ainda não oficial, pois foi um jogo treino.

Resultado:
REDONDENSE 4 - TERENA 1 ( Por parte do Terena, golo de Luis Ramos).

Foto de equipa:
Da esquerda para a direita, em cima:
LUIS PRATES, MIGUEL ANTONIO, BRUNO GROSSO, FABINHO, PEDRO MELO, CHIQUINHO, LUIS RAMOS.
Em baixo: LUIS ROSADO, LUIS GALHETAS, RENATO, ALEXANDRE, LUIS CARMO, LUIS FITAS, MIGUEL BORREGO.

POLITICA LOCAL - CAPOULAS SANTOS NO ALANDROAL


Na primeira acção de campanha da sua candidatura à Federação Distrital do PS de Évora, Capoulas Santos foi recebido sábado no Alandroal, por cerca de meia centena de militantes e simpatizantes.

Numa conversa participada Capoulas Santos sublinhou que este é um momento para dar a cara pelo PS e que o motivou o apoio generalizado dos seus camaradas. Referindo-se à necessidade de uma Regionalização como instrumento de desenvolvimento, Capoulas Santos defendeu que esta só poderá ser feita no âmbito de uma reforma do Estado e que não pode representar um aumento da despesa mas uma redução. Como? Extinguindo Governos Civis e Direcções Regionais, reduzindo o número de freguesias, sobretudo nos centros urbanos, entre outras medidas.
Capoulas Santos ladeado pelo Presidente da Concelhia de Alandroal, João Nabais

Capoulas Santos criticou ainda a Direcção do PSD de fraqueza e Passos Coelho de não clarificar se quer ou não a Regionalização, classificando a sua ideia de Região-Piloto como um “nim”.

Fonte: Capoulassantospsevora

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA


O Alandroalandia vai ter esta época desportiva um novo espaço, o "Pelado" do C.C.D. de Terena. Como já anteriormente aqui dei conta, o clube de Terena este ano vai participar com quatro equipas de futebol juvenil nas várias competições de futebol regional.

Vão ser cerca de 70 crianças do Concelho de Alandroal em actividade, esse facto só por si, já merece toda atenção do editor deste blogue, que assim em colaboração com o Carlos Ribeiro, o coordenador do futebol do Terena, vamos manter os leitores informados das actividades do clube.

Os campeonatos oficiais ainda não tiveram inicio, mas este fim de semana vai já haver um jogo de preparação.

Infantis

Redondense - C.C.D. Terena ( Sábado á 9,30h. no Redondo ).

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES


FESTAS

- Concurso Miss Santiago, sábado à noite na Aldeia da Venda. ( Ver programa próprio )

- Festa em Orvalhos, durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio )
Quina Barreiros no sábado em Orvalhos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

UM ANO DE MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Faz agora um ano que o Alandroalandia foi obrigado a recorrer à moderação de comentários, estávamos então por esta altura em plena campanha para as Autárquicas '09. Se, se recordam o "ambiente" estava bem quentinho...

Os comentários neste espaço começaram a roçar a afronta a certas pessoas que estavam empenhadas nas várias campanhas politicas e vi-me obrigado a moderar os comentários, quer isto dizer, já não entravam directamente. Para aparecerem visíveis aos leitores, tinham que merecer a minha aprovação.

Desde essa altura para cá, já recusei mais de 1500 comentários, como podem verificar na caixa em baixo. Tento ser o mais isento e justo possível, mas sei que é uma tarefe inglória, pois é impossível agradar a "gregos e troianos", ainda assim tenho a minha consciência tranquila.

O Alandroalandia tem menos de três anos e está perto de um quarto de milhão de visitas, tornando-se a publicação mais visitada diariamente no Concelho de Alandroal, com uma média diária de visitas a rondar as 600, o que atesta viabilidade a credibilidade deste blogue.

Gostava de voltar a ter a caixa de comentários aberta, até porque dava-me muito menos trabalho, mas há pessoas que infelizmente continuam a não saber a diferença entre liberdade e libertinagem! Assim vão ter de continuar a confiar em mim para filtrar os conteúdos não publicáveis.

Para terminar um apelo, participem comentando, mas façam-no de uma forma construtiva.

CENTRO DE SAÚDE DE ALANDROAL PROCURA MÉDICOS


Hoje acidentalmente, o Alandroalandia deu com esta solicitação, « Procuramos Médicos de Clínica Geral para consulta complementar nas Unidades de Cuidados de Saúde do Alandroal, Arraiolos e Mora»!

A responsável por este anuncio é a Morecare, empresa especializada no desenvolvimento de projectos de recrutamento e selecção na área da saúde.

Nesta altura, esta procura tem particular interesse para os concelhos referidos porque são os três concelhos alentejanos envolvidos nas reorganizações levadas a cabo pela A.R.S. Alentejo, reorganizações essas que têm como objectivo acabar com as urgências nestes três concelhos.

Como a A.R.S. Alentejo prometera que em Setembro ia novamente avaliar a situação, podemos agora, face a este anuncio, acalentar algumas esperanças num volte-face no encerramento das urgências no Alandroal.

No entanto é imperativo que os responsáveis deste município estejam atentos ao desenvolvimento desta situação.

Já agora se houver médicos interessados, contacte através do número 925781674 ou para morecare@morecare.pt

Ver oferta de Emprego: www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

sábado, 11 de setembro de 2010

TERENA, 2º e 3º ANOS COM AULAS EM CONTENTOR

Um contentor foi a forma arranjada pelo Município de Alandroal, albergar os alunos do 2º e 3º anos de Terena e Hortinhas, até as obras de remodelação da antiga escola ficarem prontas.

Esta é uma solução que agrada à maioria dos pais da Freguesia de Terena, como podem ver no vídeo RTP, que vos proporciono abaixo:

Fonte: RTP

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ALANDROAL PÕE TURISTAS A VER ESTRELAS!


Projecto pioneiro em Portugal quer pôr turistas "a ver estrelas" na zona do Alqueva.

A presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo anunciou ontem no Alandroal a criação de um projecto para observação astronómica nocturna, pioneiro em Portugal, vai avançar este ano em seis concelhos alentejanos, nas margens do Alqueva, para atrair turistas e obter ganhos ambientais, revelou hoje um dos promotores da iniciativa.

Intitulado "Reserva Dark Sky Alqueva", o projecto é promovido pela Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, Empresa de Desenvolvimento e infraestruturas de Alqueva (EDIA) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

"Queremos implantar no território uma reserva onde seja possível ter o céu o mais escuro possível à noite, o que implica diminuir todo o tipo de poluição luminosa", revelou à Agência Lusa a presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, Apolónia Rodrigues.

Segundo Apolónia Rodrigues, o projecto, que envolve os concelhos de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos, prevê a criação de 18 pontos de observação em "locais diferenciados e com capacidades diferentes de observação das estrelas".

Fonte: RTP

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

COMENTÁRIO CRÍTICA

INTRODUÇÃO

O Alandrolandia vai ter aqui um novo espaço, o " Comentário Crítica ". Não é mais do que divulgar na página principal do blogue, comentários que tenham sentido critico, não sejam ofensivos e estejam assinados. Tudo em prol de uma discussão aprofundada dos assuntos com interesse para os Alandroalenses.

Já agora permitam-me um esclarecimento, porque tem a ver com o que se vai criticar abaixo: Vários leitores me pediram para postar aqui o Coordenadas, não o fiz porque ninguém mo fez chegar em formato digital, tenho-o, mas em papel, num formato que me é impossível digitalizar. No entanto se os responsáveis da publicação tiverem interesse em que seja aqui divulgado, estou ao seu dispor.


COORDENADAS

Sr. Presidente João Grilo, o que salta logo á vista desta revista é que se gasta muito dinheiro para auto promoção, é que conheço muitas revistas das autarquias vizinhas e de muitos municípios deste país, que até estão em boas condições financeiras e não tem uma revista com esta qualidade gráfica e grandiosidade. O Sr. de facto, qual magico, tira uns bons euros da cartola e ficamos ricos de um momento para o outro quando isso lhe interessa.

É mais que evidente que para esta empresa gráfica que faz a revista COORDENADAS e muitas outras coisas para o Município do Alandroal, ou seja quase tudo o que é trabalho gráfico, vai haver sempre muito dinheiro ou não tenha sido esta dita empresa (34 COMUNICAÇÃO) que patrocinou a campanha MUDA, afinal com mudança ou sem mudança os favores pagam-se.

Depois os conteúdos são hilariantes é o que se chama muita parra e pouca uva, como as fotografias do espectáculo de teatro que sem ser por acaso, não aparecem imagens da assistência, é que fui assistir a dita peça e estavam meia dúzia de pessoas, e mais hilariante é a volta a Portugal em bicicleta que passa na rotunda a caminho de Elvas e nem passa no Alandroal, e que pelo que é bem visível nas fotografias, não se vê ninguém a assistir, aparecem 8 pessoas na rotunda e as fotografias não mentem, evento esse que aparece em grande destaque como se o Município tivesse feito parte da organização.

Afinal Sr. Presidente, dinheiro há, e muito e papel de qualidade também, o que não há é obra feita para rivalizar com a qualidade da revista, nem conteúdo valido para a encher e justificar mais este gasto de município rico, que o Alandroal não é.

Carlos Alberto

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

II TROFÉU VILA DE ALANDROAL

Disputou-se no Domingo passado o II Troféu Vila de Alandroal, prova integrada nas Festas de Nª Srª da Conceição.

O concurso piscatório disputou-se no Alqueva, nomeadamente na Retorta e teve uma boa afluência para os tempos que correm, estiveram 52 pescadores em competição. E estes foram os principais vencedores:

Equipas
1ª S.P.T. São Cristóvão com 19Pts.

S. P. T. São Cristóvão a equipa vencedora do II Troféu Vila de Alandroal ( Manuel Jacob, Joaquim Galegos e Luís Rodrigues ).
2ª Natura Fishing de Elvas com 31Pts.
3ª S.P.T. São Cristóvão B com 37Pts.

Individual:
1º Elisiário Carrão de Portalegre com 6,180kg.

Elisiário Carrão, o vencedor individual.

2º Rogério Chamorra do Natura Fishing de Elvas com 6,060kg.

Rogério Chamorra, o vice-campeão.

3º José Valério do S.P.T.S. Cristóvão com 4,440kg.
4º Manuel Jacob do S.P.T.S. Cristóvão com 3,960kg.
5º Joaquim Galegos do S.P.T.S. Cristóvão com 3,3380kg.
6º Manuel Quaresma do C.A.P.D Estremoz com 2,740kg.
7º António Mário do C.A.P.D. Estremoz com 2,680kg.
8º Joaquim Branco de Borba com 2,320kg.
9º Inácio Varandas do J.S.A-Marujos com 2,260kg.
10º Luis Rodrigues do S.P.T.S. Cristóvão com 1,820kg.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FESTA DE SETEMBRO '10 - BALANÇO


A Festa acabou, ou melhor, acaba nesta segunda-feira à noite com uma garraiada, como já vem sendo tradição.

Vamos tentar que os leitores façam aqui um balanço do que foram as Festas de Setembro de 2010. Eu não vou opinar, porque as Festas a mim passaram-me um pouco ao lado, muito por culpa de outras actividades paralelas à Festa em que estive envolvido.

Por isso gostaria de ouvir a opinião dos Alandroalenses, saber do que gostaram e não gostaram da Festa, o que está bom e o que pode melhorar. Mas tudo numa lógica da critica construtiva, se houve algo que consideram menos conseguido, dêem a vossa opinião e o vosso contributo com uma ideia que possa ajudar a organização no futuro.

Deixem os vossos comentários sobre a Festa, nesta postagem.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FESTA DE SETEMBRO '10


Ainda que a Festa em Honra de Nª Srª da Conceição só comece na sexta-feira e de hoje até essa mesma sexta-feira a Festa se denomine de Festival da Juventude, para os Alandroalenses tudo isto são as Festas de Setembro.

Por isso hoje é o 1º dia de festa e a programação é a seguinte:

17,30h. Abertura do festival da Juventude
18,00h. Workshop - " O Futuro do nossos jovens/ Saidas profissionais" no Fórum.
19,30h. Demonstrações Profissionais no Castelo.
22,30h. Concerto XPCOVERS -" Tributo a Xutos e Pontapés" no Castelo.
24,00h. Discoteca com DJ Sam e DJs convidados do Concelho de Alandroal.

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

O Clube Natura Fishing de Elvas, organizou no Domingo passado um Concurso de Pesca ao Achigã de margem. O concurso teve como objectivo a promoção da modalidade.

A prova realizou-se no Alqueva, mais propriamente na zona da Retorta, Rosário-Alandroal e a entrega de prémios e almoço-convívio foi nas Pirâmides de Sº Pedro, Alandroal.

Em baixo as principais duplas classificadas:

1ª António Ricardo & António Gonçalves do Natura Fishing com 4Ex. 116cm.

2ª Filipe Rodrigues & Tiago Guerrinha de Campo Maior com 2Ex. 60,50cm.

3ª Manuel Estorrica & João Estorrica de Pardais com 2Ex. 60cm.

António Ricardo e António Gonçalves a receberam o prémio.