terça-feira, 30 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO - NOITE DE FADOS

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AVISO - CORTE DE ÁGUA


3ª Feira da parte da manhã, corte no abastecimento de água

O Município do Alandroal, está a fazer correr uma circular onde avisa os seus Munícipes que amanhã dia 30 de Novembro vai ocorrer durante o período da manhã, a partir das 9 horas, um corte pontual no abastecimento de água na vila do Alandroal.

MAIS CONCRETAMENTE NO BAIRRO DE Sº PEDRO, VILA DO ALANDROAL.

Prevê-se que o abastecimento de água seja restabelecido ao fim da manhã.

PETIÇÃO CONTRA EXTRAS NA ELECTRICIDADE.


Desde a semana passada que anda a correr um mail, com uma PETIÇÃO CONTRA OS EXTRAS NA ELECTRICIDADE, esta petição é uma acção da DECO ( Defesa do consumidor ).

Na factura de electricidade, há custos impostos ao sector que resultam de opções políticas e medidas legislativas. Mas se estes “Custos de Interesse Geral” fossem reduzidos em 10%, estaríamos perante uma redução na factura na ordem dos 5%, em vez de um aumento de 3,8 % num serviço público essencial, como a electricidade.

Para muitas famílias, os aumentos em simultâneo em várias áreas de consumo pode ser dramático. Por isso, exigimos cortes nos custos extra que pesam na factura mensal da electricidade.

Junte-se ao protesto. Assine a petição para dar força à intervenção da DECO junto do Governo e da Assembleia da República. AQUI

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
Perolivas 1-0 Bencatelense
Sp. Viana 1-1 Escouralense
Monte Trigo 1-0 Desp.Portel
U.Giesteira 0-5 Oriolenses
O Calipolense 0-2 Redondense
Borbense 3-1 Canaviais
Lusititano 5-0 Santiago Maior

Classificação:
1ºRedondense 22, 2ºLusitano 18, 3ºEscouralense 18, 4ºM.Trigo 18, 5ºCalipolense 12, 6ºViana 11, 7ºBorbense 11, 8ºBencatelense 10, 9ºCanaviais 10, 10ºPerolivas 9, 11ºS.Maior 7, 12ºPortel 7, 13ºOriolense 4, 14ºGiesteira 1.

1ªDIVISÃO DISTRITAL

Santana 4-1 SB.Outeiro
Estremoz 2-0 Cortiço
Corval 3-0 São Manços
Brotense 0-1 Valenças
Rosário 1-1 Luso Morense
Vera Cruz 1-1 Aldeense
Alcaçovense 0-2 Sp.Arcoense
Desp.Cabrela 0-1 Arraiolense

Classificação:
1ºEstremoz 18, 2ºArraiolense 17, 3ºValenças16, 4ºCabrela 15, 5ºArcoense 13, 6ºMorense 11, 7ºRosário 11, 8ºS.Manços 10, 9ºCortiço 10, 10ºSantana 10, 11ºCorval 10, 12ºAlcaçovas 8, 13ºOuteiro 7, 14ºLavre 5, 15ºV.Cruz 5, 16ºBrotas 4, 17ºAldeense 2.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

- Caminhada pela Vila de Alandroal " Contra a Pobreza e Exclusão Social ". Sábado a partir das 9,30h. na Praça da Republica em Alandroal. Não requer inscrição prévia.

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA


No próximo fim de semana o C.C.D. Terena vai prosseguir com as suas actividades, assim para o próximo fim de semana, temos os seguinte jogos:

INFANTIS

CCD TERENA - CF ESTREMOZ -- Sábado 10:30h

JUVENIS

LUSITANO ÉVORA - CCD TERENA -- DOMINGO 15:00H

A equipa de juvenis do C.C.D. Terena.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PESCA - A CAPTURA DE LUCIOPERCAS

Já há algum tempo que não trazia noticias da captura de luciopercas, não porque não as tenha havido, mas porque se tornaram tão banais que deixaram de ser noticia.

E volto hoje outra vez ao tema, porque temos um "rookie" nesta variante de pesca, o Filipe Pinhel, que juntamente com o Inácio, este já veterano nestas lides, capturaram 14 luciopercas na Barragem do Lucifecit (Terena ). Não eram muitos grandes, tudo peixe perto das 500g., mais ainda assim pela quantidade, considera-se uma boa pescaria.

Filipe e Inácio, orgulhosos da sua pescaria.

VÍDEOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL - ALIMENTAÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ

"Faça uma alimentação equilibrada durante a gravidez", é o vídeo apresentado hoje pelo Alandroalandia no espaço de "Vídeos para uma vida saudável". Aqui disponibilizam-se vários vídeos para a divulgação de boas práticas de saúde. Este é um projecto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), co-financiado pelo QREN.

Os vídeos são pertença do projecto Vitem


Clique na seta para iniciar.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GREVE GERAL


24 de Novembro de 2010, à mais de mais de 20 anos que as duas intersindicais nacionais, não se juntavam para marcar uma GREVE GERAL.

CGTP e UGT, haviam-se juntado pela ultima vez em 1988, decidiram fazê-lo novamente por não concordarem com a nova politica de austeridade anunciada pelo Governo para 2010. Prece-me uma luta justa, não me parece é que seja benéfica para o Pais e para os Portugueses, pelo menos para os mais desfavorecidos. Mas vamos ver no que vai dar!

No Alandroal a greve fez-se sentir principalmente nas escolas e nos serviços municipais. Na Câmara inclusive, assistiu-se a um episódio bastante caricato. Cerca de duas dezenas de trabalhadores apareceram para trabalhar, mas a porta do edifício não chegou a abrir, que me recorde, foi a 1º vez que tal aconteceu nos últimos anos! Pior ainda, os dois vereadores do Executivo apareceram para um normal dia de trabalho e não ponderam entrar no edifício sede da Câmara!!!

Ouvi grande descontentamento entre os trabalhadores que foram impedidos de trabalhar: « Uma vergonha... direito à greve, está certo, e então o direito ao trabalho? », « Se já sabiam que a funcionária que normalmente abre a porta, fazia greve, deviam ter providenciado outro funcionário! », « Num caso destes, nem que fosse o Presidente a abrir a porta!» « Estou para ver se nos descontam o dia?», « Os ordenados já são de merda... agora ainda menos um dia!». Estas foram algumas das expressões mais ouvidas.

Já o piquete de greve, controlava tudo à distância e sem grandes alaridos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CONCELHIAS DOS PARTIDOS MOVIMENTAM-SE

As próximas Presidenciais e muito provavelmente a Greve Geral de amanhã, despertaram as secções concelhias dos partidos políticos. E digo isto porque os sites desses movimentos, pouco ou nenhuma alteração têm tido nos últimos meses, mas em contrapartida, na ultima semana tem sido um "corropio" de movimentações.

Assim vou mais uma vez relembrar os links dos partidos políticos e movimentos existentes no Concelho de Alandroal, para que os Alandroalenses possam andar minimamente informados do que passa na politica local, embora que para isso também contribua muito o Alandroalandia.

O Partido Socialista - Alandroal: Aqui podem ver e conhecer os resultados de eleições, expulsões, tomadas de posse e... apoio a Manuel Alegre.

O Bloco de Esquerda - Alandroal:
Aqui a diferença é no apelo à Greve Geral, mas também houve eleições, reuniões e... apoio a Manuel Alegre.

A Coligação Democrática Unitária (CDU): Aqui ainda nada mexe, mas não vai demorar.

O M.U.D.A.: Aqui a "guerra" é contra os números, a inauguração de nova sede e... o apoio a Manuel Alegre, ainda não declarado, mas a julgar pela " Trova do Vento que Passa"!

Quanto ao PSD e CDS, continuo a expressar o mesmo que disse já anteriormente, não tenho qualquer conhecimento da existência de sítios dessas duas força politicas. Se os houver e me forem facultados, terei a mesma postura que tenho para os acima divulgados.

DIVULGAÇÃO - "AZEITE DE NATAL"

Clique na imagem para ampliar.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA

Canaviais 4-1 O Calipolense
Bencatelense 3-0 U.Giesteira
Desp.Portel 2-2 Sp. Viana
Oriolenses 0-1 Monte Trigo
Redondense 4-0 Perolivense
Santiago Maior 2-0 Borbense
Escouralense 0-0 Lusit.Évora

Classificação:
1ºRedondense 19, 2ºEscouralense 17, 3ºLusitano 15, 4ºM.Trigo 15, 5ºCalipolense 12, 6ºViana 10, 7ºBencatelense 10, 8ºCanaviais 10, 9ºBorbense 8, 10ºS.Maior 7, 11ºPortel 7, 12ºPerolivas 6, 13ºOriolense 1, 14ºGiesteira 1.


1ªDIVISÃO DISTRITAL
Luso Morense 2-1 Lavre
Aldeense 0-3 Rosário
Sp.Arcoense 3-1 Vera Cruz
Arraiolense 2-0 Alcaçovense
Outeiro 1-2 Desp. Cabrela
São Manços 2-3 CF Estremoz
Valenças 2-1 Corval
Cortiço 0-0 Santana

Classificação:
1ºCabrela 15, 2ºEstremoz 15, 3ºArraiolense 14, 4ºValenças 13, 5ºS.Manços 10, 6ºRosário 10, 7ºMorense 10, 8ºArcoense 10, 9ºCortiço 10, 10ºAlcaçovas 8, 11ºOuteiro 7, 12ºCorval 7, 13ºSantana 7, 14ºLavre 5, 15ºBrotas 4, 16ºV.Cruz 4, 17ºAldeense 1.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- AldraBar, musica ao vivo com Lights One. Sábado à noite.

CULTURA & RECREIO

- Bonecos de Santo Aleixo. Sexta-feira às 21,00h no Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda.

- Bonecos de Santo Aleixo. Sábado às 21,00h na Casa do Povo de Santiago Maior, na Aldeia de Pias.

- Cerimónia de "Abertura do Ano Lectivo do Pólo de Alandroal da Universidade Sénior Túlio Espanca". Domingo ás 17h. no Fórum Cultural de Alandroal.

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA - RESULTADOS


No próximo fim de semana o C.C.D. Terena vai prosseguir com as suas actividades, assim para o próximo fim de semana, temos o seguinte jogo:

BENJAMINS

CCD TERENA 0 - CF ESTREMOZ 11

INFANTIS

CALIPOLENSE 3 - CCD TERENA 1

JUVENIS

CCD TERENA 2 - ARRAIOLENSE 3

VEM APOIAR O C. C. D. TERENA

UM APELO
Aos amantes do desporto rei e coleccionadores de cromos de futebol, gostaria de deixar uma informação complementar, se queres trocar cromos de futebol da Panini, da época de 2010/2011, dirige-te à Al-Sport. Aqui proporciono-te os contactos de outros coleccionadores.
CROMOS SUPERLIGA 2010/2011

DIVULGAÇÃO - ALDRABAR, MUSICA AO VIVO

Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 7ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 11ª jornada da Liga Sagres.
A 11ª jornada premiou quem normalmente faz as contas! Já vai sendo sempre assim, "Quem parte e reparte..." Não é nada disso! Ficaram em 1º porque andam em cima do acontecimento e fizeram as apostas certas.

Assim tivemos:
1º N.COELHO- 46 PTS. Mexeu esta estruturalmente na equipa esta semana, e as substituições resultaram em pleno, não só para o futuro como já esta semana.

2º MIGUEL- 46 PTS. Mexeu menos, mas foi igualmente eficaz. Fez os mesmo pontos do 1º, mas marcou menos um golo, logo foi 2º.

3º M.CARLOS- 41 PTS. Foi atraiçoado pela lesão repentina do Carlos Martins, a não ser isso, tinha conseguido melhor o 3º posto.

E já agora para que conste o ultimo desta semana foi o Sr. António Troco com 14pts. Para quem anda sempre a auto-promover-se, convenhamos que os mais recentes resultados não abonam este Treinador fantástico.

Acumulado, "top five":
1º A. BASTOS 304
2º M. JOÃO 291
3º MIGUEL 290
4º M. CARLOS 282
5º P. FAUSTINO 280

DIVULGAÇÃO - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ALANDROAL


ASSEMBLEIA GERAL

José Augusto da Silva Roma, Presidente da Mesa da Assembleia geral da Irmandade da Santa Casa de Alandroal.

- Convoca, em sessão extraordinária no próximo dia 28 de Novembro, pelas 14,30 horas uma Assembleia Geral da Santa Casa, tripartida. A sessão decorrerá na sede da mesma, sita na Rua Dr. António José de Almeida, 13, em Alandroal, com a seguinte ordem de trabalhos:

Às 14,30 horas
1º - Ratificar a deliberação da Mesa Administrativa de 14 de Maio de 2010 de contrair um empréstimo bancário na C.G.D. no valor de 50.000,00 €, sob o aval pessoal da Senhora Provedora Maria de Fátima Fiel do Carmo Glórias Ferreira e do Senhor Tesoureiro Luís Adelino Roma Balsante, para suporte das obras de remodelação para a extensão do Lar de Idosos a efectuar no edifício da “ex-U.A.I.”

2º - Discutir e votar a primeira revisão à conta de Exploração Previsional e Orçamento de Investimentos e Desinvestimentos do ano de 2010.

3º - Discutir e votar o Plano de Actividades e a Conta de Exploração Previsional e Orçamento de Investimentos e Desinvestimentos para o ano de 2011.

Às 15,30 horas
Ponto único: Consulta à Assembleia Geral sobre o reconhecimento da admissibilidade de, nos termos do artigo 57º . nº 4 , do Decreto Lei nº 119/83, de 25 de Fevereiro, e do artigo 26º do Compromisso da Instituição, os Irmãos que já efectuaram dois mandatos consecutivos integrarem as listas de candidatura aos órgãos sociais para o mandato 2011 a 2013.

Ás 16,30 horas
Ponto único: Eleição da Mesa da Assembleia Geral, da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal para o mandato do triénio 2011 a 2013.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MUNICÍPIO DE ALANDROAL, COMBATE A CRISE!

Face ao contexto de crise existente no Pais e principalmente por causa da situação económica do Município, decidiu o Executivo Municipal de Alandroal aprovar um conjunto de medidas a que chamou “Plano de Intervenção e Combate à Crise e Medidas de Redução da Despesa do Município”, medidas estas, que serão para aplicar no próximo ano e que se juntam a outras já tomadas desde o principio deste ano.

O Alandroalandia dá-lhes a conhecer as medidas de redução da despesa a implementar pelo Município:

Medidas de redução da despesa a implementar

1. Diminuição, em 90%, das despesas com ajudas de custo associadas ao gabinete de apoio ao presidente e executivo.

2. Redução de 30% do Fundo de Maneio dos membros do executivo, excepto o destinado ao Cartão Social do Munícipe Idoso.

3. Alterar a periodicidade do Boletim Municipal “Coordenadas” de trimestral para
quadrimestral.

4. Estudo integrado de renovação da frota do Município, incluindo viaturas de serviço ao executivo.

5. Redução, generalizada, das horas extraordinárias no Município de Alandroal através da reafectação e reorganização dos serviços no Município. Em termos gerais: redução em 30% das ajudas de custos; redução em 70% do valor das horas extras na sequência do aumento da eficiência dos recursos humanos em resultado da reestruturação e racionalização dos serviços.

6. Terminar com a recolha de lixo ao fim de semana, através de uma redefinição dos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos e criando uma cultura de “ambiente limpo” nos munícipes do concelho.

7. Redução para níveis simbólicos das iluminações de natal.

8. Alteração do modelo da festa de natal dos funcionários tendo em vista a redução dos custos associados, incluindo a entrega de presentes apenas às crianças.

9. Redução em 40% das actividades, e correspondente orçamento anual, nos sectores do desporto, lazer e cultura.

10. Redução da despesa com aquisição de jornais e revistas, incentivando a consulta on-line.

11. Criação de um “cultura interna” de poupança de energia nos edifícios do Município, nomeadamente: proibir a utilização em simultâneo de ar condicionado e aquecedores eléctricos; desligar os computadores, incluindo monitores e impressoras, luzes e aquecimento, inclusive durante o período de almoço.

12. Criar uma “guerra aberta” ao desperdício de papel incentivando as seguintes medidas de poupança: fotocopiar documentos apenas em último caso, e utilizar a função dupla face nas fotocópias; reutilizar papel, quando apenas se encontrar impresso de um dos lados, para impressão de legislação, arquivo morto e outras listagens; utilizar o e-mail em detrimento dos telefones e telemóveis: Não telefone, envie um e-mail!

13. Estudo integrado de redução do consumo de papel e gastos com consumíveis de impressora e fotocopiadora.

14. Redução em 40% nas despesas com festividades e celebrações da responsabilidade da autarquia, por exemplo, Dia da Mulher, comemorações do 25 de Abril, festival da juventude e festas de Setembro.

15. Encerramento, temporário, do posto de turismo de Terena e concentração dos serviços no posto de turismo de Alandroal.

16. Redução do horário de funcionamento das Piscinas municipais no horário de inverno para o período das 15 horas às 21 Horas.

17. Optimização da utilização de edifícios propriedade do Município com redução das rendas correspondentes.

18. Redução no apoio às associações desportivas, sociais, culturais e recreativas do concelho com fixação de apoios financeiros máximos e através da criação de um Regulamento de Apoio que contribua e incentive a auto-sustentabilidade das associações e suas actividades.

19. Redução no apoio às comissões de festas/associações para a realização das festividades do concelho. Apoio a apenas uma festa por localidade/ano. O apoio a atribuir será traduzido em apoio logístico (cedência de equipamentos sem montagem e desmontagem dos mesmos) ou apoio financeiro, que nunca poderá ser superior a 750€ (1.500€ para as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boanova e da Santa Cruz - Aldeia da Venda).

20. Suspensão dos transportes que não sejam para fins, exclusivamente, escolares. Redução das despesas com transportes municipais através da suspensão dos empréstimos e cedências às instituições, incluindo Juntas de Freguesia, no ano de 2011. Transposição dos empréstimos e cedências, eventuais, de transportes para os Protocolos de apoio às associações do concelho. Redução em 1/3 das cedências de autocarros ao Agrupamento de escolas do concelho através de uma planificação pormenorizada das actividades escolares.

21. Criação de paragens/abrigos de passageiros no concelho para servir a rodoviária e os transportes municipais.

22. Cantina municipal a funcionar em exclusivo com refeições servidas no local, com suspensão das “refeições para fora”. Manutenção do espaço da cantina destinado a refeições trazidas de casa pelos funcionários.

23. Ajustamentos nos plafonds dos telemóveis do Município e cancelamento de assinaturas de serviços de televisão por cabo.

24. Maior controlo na execução de obras públicas, por administração directa ou empreitada, tendo em vista a redução em 50% dos custos com revisão de preços e eliminação de trabalhos a mais.

25. Eliminação de custos com fiscalização externa, afectando técnicos do Município para esse fim.

26. Abertura de concurso público para contratação dos seguros do Município, representando uma redução na despesa de cerca de 30%.

27. Abertura de concurso público para aquisição de combustíveis, representando uma redução expectável na despesa de cerca de 20%.

28. Operacionalização do funcionamento do armazém do Município em articulação com o aprovisionamento através da implementação da contabilidade de custos.

29. Continuação do trabalho de diminuição de custos administrativos (desmaterialização de processos) através de um processo de simplificação administrativa que culminará na instalação do balcão único de atendimento.

30. Redução dos montantes previstos nos protocolos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia, para o ano de 2011, em valor proporcional à redução das receitas transferidas directamente do orçamento de estado para o Município, reflectindo assim os cortes nas transferências previstas/a prever no orçamento de estado e as retenções resultantes do Despacho n.º 15 193/2010 de 7/10. Apesar desta redução, mantemos o compromisso, já honrado em 2010, de que os pagamentos correspondentes serão efectuados mensalmente, salvo alguma situação excepcional devidamente justificada.


Estas são as 30 medidas anunciadas agora, e segundo o executivo pretendem «garantir a qualidade de vida das populações e eficiência da aplicação dos dinheiros públicos». Vamos aguardar para ver se há resultados práticos e se resultam. Pelo menos os sacrifícios para funcionários e municípes são enormes.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ALANDROAL MONUMENTOSO

O ARCO DE SÃO BRÁS

Nesta 4ª edição do "Alandroal Monumentoso", vou dar a conhecer melhor o Arco de São Brás, o ex-líbris da aldeia da Mina do Bugalho.

Esta minha 4º escolha recaiu sobre o arco da Mina, não pela sua beleza ou sumptuosidade, mas sim pelo seu significado. O Arco de São Brás é a edificação mais antiga do Concelho de Alandroal relacionada com a industrialização. Faz portante parte do diminuto património industrial de toda a região Alentejana.

O Alandroal sempre foi e é ainda um concelho eminentemente agrícola, são poucos os vestígios de industrialização. A excepção foi na Mina do Bugalho, onde a industria mineira foi nos seus dias uma grande fonte de rendimentos para o concelho. A localidade da Mina do Bugalho, foi ela uma consequência da exploração da própria mina, a localidade nasceu e cresceu com a mina, entretanto a mina foi encerrada e a localidade continuou a crescer. Até agora!


O Arco foi construído no século XVIII, com o propósito de servir de alavanca para pesar o minério que era extraído da mina. Ali eram pesados o pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, tudo saído da mina, que ficava a 1km de distância. Arco e mina, foram desactivados há mais de 100 anos.

O Arco de São Brás situa-se no centro da Aldeia da Mina do Bugalho, mais propriamente no largo a que deu o nome e é parte integrante dum jardim muito bem cuidado, facto que gostaria de salientar, porque nem sempre o património é tão bem cuidado, tanto no concelho como no Pais!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SERVIÇOS MUNICIPAIS DE ALANDROAL COM NOVO HORÁRIO

É já a partir de hoje que a Câmara Municipal de Alandroal começará a por em prática o novo horário de funcionamento. Aqui em baixo deixo-vos a informação camarária com esse mesmo horário.
Clique na imagem para ampliar.

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

TAÇA DISTRITO DE ÉVORA

Lavre 3 – Portel 4 ( Após prolongamento )
Oriola 2 – Fazendas do Cortiço 0
Sporting de Viana 2 – S. Manços 0
Calipolense 2 – Perolivense 2 ( 7 -6 Nos penaltis )
Corval 1– Estremoz 2
Monte Trigo 9 – Brotense 1
Redondense 3 – Arraiolense 1( Após prolongamento )
Canaviais 1– Luso Morense 0

Apuraram-se para a seguinte eleminatória: Portel, Oriola, Sp Viana, Calipolense, Estremoz, Monte Trigo, Redondense e Canaviais.

domingo, 14 de novembro de 2010

14 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DA DIABETES

Normalmente o Alandroalandia não costuma editar qualquer artigo aos Domingos, mas hoje vou fazer uma excepção, para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Diabetes.

Hoje, 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial da Prevenção do Diabetes, uma data que visa chamar a atenção de todos aqueles que estão envolvidos directa ou indirectamente nos cuidados dessa doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, morrendo a cada 10 segundos uma pessoa vítima da doença. Em Portugal a doença atinge cerca de 900 mil pessoas, das quais 400 mil não estarão diagnosticadas. O dia é assinalado com a primeira "Corrida pela Diabetes", uma iniciativa levada a cabo pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e a Fundação Ernesto Roma, e que pretende chamar à atenção para questões como o controlo e prevenção da doença.

Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25 por cento na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida, alerta a OMS, lembrando que esta doença tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e cegueira.

Em baixo deixo-lhes um vídeo, muito completo, sobre prevenção e controle da diabetes. O Vídeo é brasileiro, mas tirando o numero de de afectados e publicidade, em tudo o resto aplica-se a diabéticos de todo mundo.


Deixo também uma imagem com a NOVA PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS, esta pirâmide foi lançada muito recentemente e serve não só para os diabéticos, mas também para qualquer individuo que queira fazer uma alimentação saudável.
Clique na imagem para ampliar.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

FESTEJOS DE S. MARTINHO

- Monte Agrícola, Festejos do S. Martinho com Noite de Fados ao Vivo. Sexta à noite em Hortinhas.

- Freguesia de Alandroal, Noite de S. Martinho. Sábado à noite na Sede do Grupo desportivo do Rosário. ( Ver programa próprio ).

CULTURA & RECREIO

- Bonecos de Santo Aleixo. Sexta-feira às 21,00h na Sede da Associação Cultural e Desportiva da Mina do Bugalho.

PALCO DESPORTIVO

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

TAÇA DE ÉVORA, Domingo às 14,30h.

Lavre - Desp.Portel
Oriolenses - Cortiço
Sp. Viana - São Manços
Corval - Estremoz
Redondense - Arraiolense
Monte Trigo - Brotense
Canaviais - Luso Morense
Calipolense - Perolivas

A jornada prevista para este fim de semana, dos campeonatos da Divisão Honra e 1ª Divisão, foi alterada para outra data, para que neste fim de semana se dispute a 2ª eliminatória da Taça de Évora.

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA


No próximo fim de semana o C.C.D. Terena vai prosseguir com as suas actividades, com o descanso das equipas de juvenis e escolinhas e infantis, só os benjamins entrarão em acção.

Assim para o próximo fim de semana, temos o seguinte jogo:

BENJAMINS
CALIPOLENSE - CCD TERENA --- Domingo 10:30h


A equipa dos benjamins do C.C.D. Terena.

VEM APOIAR O C. C. D. TERENA

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VÍDEOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL - EPILEPSIA

O Alandrolandia lança hoje um novo espaço, "Vídeos para uma vida saudável", que disponibiliza vídeos para a divulgação de boas práticas de saúde. Este é um projecto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no âmbito do Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA), co-financiado pelo QREN.

Os vídeos são pertença do projecto Vitem



Este 1º vídeo é sobre como devemos proceder perante a eminencia de um ATAQUE DE EPILEPSIA, noutra pessoa.

C.R.J. CONTINUA EM DIGRESSÃO


DIGRESSÃO ARGENTINA/CHILE

A comitiva do Clube de Rugby de Juromenha já se encontra no Chile, depois de ter defrontado na noite de 8 de Novembro, em Mendoza, Argentina, a selecção local , los "Tortugas del Cuyo", equipa que alberga jogadores de toda a região de Cuyo, composta pelas províncias de Mendoza, San Juan e San Luís. Esta equipa, que venceu recentemente o "Encuentro Nacional de Veteranos de Argentina", verdadeiro campeonato nacional de veteranos daquele país, acabou por nos vencer por 2 ensaios a 1, com o derradeiro ensaio a ser conseguido no último minuto.

Em Santiago do Chile, a delegação do C.R.J. foi recebida por S.Exa., o Senhor Embaixador, Josë Manuel Paes Moreira, a quem foi entregue uma camisola de jogo do Clube de Rugby de Juromenha, autografada por todos os elementos, que posteriormente entregará ao Sr Ministro das Minas do Chile, Lawrence Golborne, como forma de homenagem ao recente feito histórico, vivido pelos mineiros da Mina de S.José, em Copiapó.

A equipa do C.R.J. rumará agora ao sul do Chile, até Villarrica, local onde participará no " I Chilean Golden Oldiers Rugby Festival ", que se inicia em 12.11.2010.

Por: Paulo Jaleco

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 6ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 10ª jornada da Liga Sagres.
Mais uma jornada "marada" na Liga Al-sport, muito condicionada pelos deslizes dos dois grandes de Lisboa. Os 5 golos sofridos pelos lampiões, ás "chamas" do dragão, e os lagartos terem feito harakiri com as "espadas" dos vimaranenses levou muitos Treinadores fantásticos ao desespero. E dou como exemplo o meu caso, tive 7 jogadores com pontuação negativa, que me valeram uns catastróficos 23 pontos negativos! Valeram-me os 4 jogadores restantes, que somaram 39pts.

Pódio semanal:
1º A.BASTOS- 45 PTS. O António teve a visão ou bom senso, de logo no inicio apostar fortemente no Fêcêpê, e isso têm-lhe trazido visíveis benefícios, tanto no pódio semanal como no acumulado. Foi dos poucos lampiões a "apostar" na queda do Jorge Jesus, logo desde o principio da época!

2º P.T.- 40 PTS. O Paulo tem andado muito em baixo este ano, mas a pouco, mesmo muito pouco está a recuperar, tanto que já começa aqui a aparecer.

3º N.ROMA- 40 PTS. O Nuno é um verdadeiro "outsider", só vai aqui a aparecer mesmo e semanas "maradas".


Acumulado, "top five":
1º A. BASTOS 266
2º M. JOÃO 254
3º TROCO 249
4º P. FAUSTINO 244
5º M. MIGUEL 244

Estes cinco e mais dois ou três que vêm logo atrás, têm-se mostrado irredutíveis. Têm dificultado muito uma aproximação dos outros treinadores, pela regularidade que têm demonstrado.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ALQUEVA, CAMPEONATO DO MUNDO DE PESCA AO ACHIGÃ

A Barragem do Alqueva é a partir de hoje palco da VI Edição do Campeonato do Mundo de pesca embarcada ao Achigã. Presentes no Alqueva estão 12 Nações, o maior número de participações de sempre em campeonatos do Mundo desta modalidade.

Conhecida como o paraíso da pesca ao Achigã na Europa, a barragem do Alqueva preparara-se assim para receber a partir de quarta-feira dia 10 de Novembro, algumas das melhores equipas mundiais da modalidade. Pode-as encontrar em acção até Domingo em todo o perímetro da Albufeira do Alqueva.

Os que elas já não apanham são estes da fotografia, que o António Correia se encarregou de "enganar" no Domingo passado. Seis belos exemplares, que pesavam mais de 1kg cada. Desta vez não posso dizer qual a amostra utilizada, pois foi uma das condições estabelecidas pelo António, para me facultar a foto e me dizer como os apanhou! E disse-me logo: Se dizes qual foi, não te compro mais nenhuma amostra!

António Gonçalves a exibir a sua pescaria, só não é campeão do Mundo porque não aceitam a sua embarcação!

PRODER, SESSÃO DE ESCLARECIMENTO


O Município de Alandroal promoveu ontem uma sessão de esclarecimento sobre o PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural.

A sessão teve lugar no Auditório do Edifício sede do Município de Alandroal e teve uma grande participação dos empresários e associações Alandroalenses.

Aos interessados ou possíveis investidores, deixo aqui o link onde podem consultar tudo sobre o PRODER.

www.monte-ace.pt-PRODER

terça-feira, 9 de novembro de 2010

UM ANO DE M.U.D.A. AOS OLHOS DOS LEITORES.

Primeiro foi-me lançado um repto para escrever o que foi a actuação do 1º ano de governação MUDA, depois houve outros leitores que se mostraram interessados no assunto, assim decidi criar aqui um espaço onde cada um pode participar nessa discussão.

O que se pretende é que os leitores comentem o que foi o 1º ano de actuação do MUDA à frente dos destinos do Concelho de Alandroal. Que digam o que acharam bom, menos bom, mau, o que acharam das medidas e o seu impacto na vida de todos nós. Se lhes for possível enumerem todas as medidas que se lembrem.

Se a matéria que aqui chegar, for suficientemente válida e esclarecedora , farei mais tarde uma síntese conclusiva deste 1º ano do mandato MUDA, com base nos comentários que aqui entrarem.

Vai ser um espaço para todos, apoiantes e oposição, mas desde já aviso que não tolerarei ofensas gratuitas, nem sequer aceitarei comentários que contenham alcunhas para denegrir a imagem das pessoas.

Agora está nas vossas mãos, participar com elevação nas discussões que podem ajudar a melhorar o nosso Concelho.

DIVULGAÇÃO - NOITE DE S. MARTINHO NO ROSÁRIO


Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO - MEDIDAS DO PRODER


O Município de Alandroal vai promover uma sessão de divulgação das medidas do PRODER.

A sessão vai-se realizar amanhã, dia 09 de Novembro, pelas 15,30h. no Auditório do Edifício sede do Município de Alandroal.

A sessão de divulgação destina-se a comerciante, empresários, investidores e associações.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL EM TERENA


O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar uma REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL do Município de Alandroal.

Assim a próxima REUNIÃO , será sexta-feira, dia 12 de Novembro pelas 20,30h, no Edifício da Junta de Freguesia em Terena, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Relatório da Auditoria Externa ao Balanço e à Demonstração de Resultados do Município de Alandroal, com referência a 31 Outubro de 2009.

2. Plano de Intervenção e Combate à Crise e Medidas de Redução da Despesa do Município de Alandroal.

3. Regulamento Municipal das Taxas e Preços do Município de Alandroal.

4. Alteração por adaptação ao Plano Director Municipal de Alandroal.

5. Definição da Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano 2011.

6. Definição de aplicação de DERRAMA para o ano 2011.

Um pequeno esclarecimento: Por se tratar de uma Assembleia Extraordinária, não haverá período antes da Ordem do Dia, nem o habitual ponto para Intervenção do Cidadãos. Só podem ser discutidos os 6 pontos constantes na Ordem do Dia. No entanto a sessão é aberta ao público, qualquer cidadão pode assistir.

CRJ JÁ ESTÁ NA AMÉRICA DO SUL

O Clube de Rugby de Juromenha, partiu no ultimo dia 3 para a sua 2ª digressão à América do Sul. A viagem correu como previsto e o clube já fez o seu 1º jogo, que se saldou com uma vitória. Em baixo deixo-lhes a crónica daquilo que se passou, contada pelo Presidente do C.R.J., o Dr. Paulo Jaleco.

DIGRESSÃO ARGENTIINA/CHILE

Realizou-se ao final da tarde do dia 6 de Novembro, no histórico campo do Gimnasia Y Esgrima de Buenos Aires, o primeiro encontro da segunda digressão sul americana dos veteranos do Clube de Rugby de Juromenha.

A recepção à comitiva do C.R.J.

Num campo cheio de história, onde a equipa nacional argentina, os famosos "Pumas", efectuaram os seus primeiros encontros internacionais, a equipa do C.R.J. teve a grata oportunidade de defrontar a equipa do G.E.B.A, um dos mais antigos clubes argentinos e uma grande referencia do Rugby deste país, que se encontra a comemorar os 130 anos de vida e os 102 anos da sua equipa de Rugby. Os "amarelos" tiveram uma excelente actuação, em que predominou o excelente espírito de grupo, conseguindo superiorizar-se aos seus adversários por 4 ensaios a 3.
Figueiredo e Alinharam Cajo Reis, Ludgero Reis, Bota Luz; Francisco Baltazar e Domingos Coruche; Rui Estevens, Nuno Carido e Luis Miguel Bagulho; Paulo Jaleco e Francisco Moita; João de Deus Guerra, João Zuquete, Miguel Jonet e Luis Geraldo; Paulo Leal. Jogaram ainda EdalbertoLuis Sarmento( jogador do GEBA). Os ensaios foram marcados por Nuno Carido, João de Deus, Luis Miguel Bagulho e Miguel Jonet.

Este encontro foi o culminar de um excelente dia para toda a comitiva do C.R.J., que se iniciou com uma visita à Casa de Portugal Virgen de Fatima, localizada em Villa Elisa, nos arredores de Buenos Aires, onde a comunidade portuguesa local brindou os elementos do Clube de Rugby de Juromenha com uma recepção inesquecível, que muito emocionou todos os seus integrantes.

O programa social desta viagem tinha tido o seu inicio, na tarde do dia anterior, com uma recepção na residência de S.Exa. o Embaixador de Portugal em Buenos Aires, Dr. Joaquim Ferreira Marques, que, uma vez mais, privilegiou ao Clube de Rugby de Juromenha com esta grande honra.

Recepção na residência do Embaixador Português em Buenos Aires.

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
O Calipolense 1-0 Santiago Maior
Desp.Portel 0-1 Escouralense
Sp. Viana 3-0 Oriolenses
Monte Trigo 0-0 Bencatelense
Perolivense 1-0 GDR Canaviais
Borbense 0-0 Lusitano
U.Giesteira 0-5 Redondense

Classificação:
1ºRedondense 16, 2ºEscouralense 16, 3ºLusitano 14, 4ºM.Trigo 12, 5ºCalipolense 12, 6ºViana 9, 7ºBorbense 8, 8ºCanaviais 7, 9ºBencatelense 7, 10ºPortel 6, 11ºPerolivas 6, 12ºS.Maior 4, 13ºOriolense 1, 14ºGiesteira 1.

1ªDIVISÃO DISTRITAL
Cabrela 0-0 Cortiço
Santana 4-1 S.Manços
CF Estremoz 2-1 Valenças
Corval 2-0 Brotense
Rosário 0-4 Arcoense
Vera Cruz 1-1 Arraiolense
Alcaçovense 3-1 Outeiro
Lavre 3-2 Aldeense

Classificação:
1ºCabrela 12, 2ºEstremoz 12, 3ºArraiolense 11, 4ºS.Manços 10, 5ºValenças 10, 6ºCortiço 9, 7ºAlcaçovas 8, 8ºMorense 7, 9ºArcoense 7, 10ºRosário 7, 11ºOuteiro 7, 12ºCorval 7, 13ºSantana 6, 14ºLavre 5, 15ºBrotas 4, 16ºV.Cruz 4, 17ºAldeense 1.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O "PELADO" DO C.C.D. TERENA


No próximo fim de semana o C.C.D. Terena vai prosseguir com as suas actividades, com o descanso das equipas de juvenis e escolinhas.

Assim para o próximo fim de semana, temos os seguintes jogos:

BENJAMINS
REDONDENSE - CCD TERENA --- Sabado 10:30h

INFANTIS
CCD TERENA - REDONDENSE ----- Sabado 10:30h

VEM APOIAR O C. C. D. TERENA

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 5ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 9ª jornada da Liga Sagres.
Ai têm mais uma jornada, sem quaisquer considerações, como protesto no atraso da entrega das classificações.

Pódio semanal:
1º HUGO- 42 PTS
2º A.BASTOS- 42 PTS
3º LOBO- 39 PTS

Acumulado, "top five":
1º A. BASTOS 221
2º P. FAUSTINO 220
3º M. JOÃO 219
4º MIGUEL 219
5º TROCO 214.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ALANDROAL MONUMENTOSO

O PELOURINHO DE TERENA

O Alandroalandia mostra hoje a sua escolha para esta 3ª edição do Alandroal Monumentoso, o pelourinho de Terena, que eu considero o mais bonito do Concelho de Alandroal, também é possivelmente o único que se mantém conforme o original.



História:
O pelourinho de Terena, de factura quinhentista, ergue-se na Rua Direita sobre um soco encostado à actual Torre do Relógio, contígua ao antigo edifício da Câmara Municipal da vila. Não será esta a sua implantação original, uma vez que estes imóveis datam já do século XVIII (sendo a torre do relógio confirmadamente posterior ao terremoto de 1755); no entanto, a colocação da picota ou fuste junto à casa da Câmara respeita a tradição secular, sendo provável que esta se levantasse diante da antiga Domus Municipalis, no recinto do castelo.

A vila de Terena recebeu foral novo, dado por D. Manuel, em 1514; a construção do pelourinho, embora seguramente em consequência desta doação, remontará já ao reinado de D. João III, de acordo com a sua feição já plenamente renascentista. Para alguns autores, a semelhança deste monumento com o de Vila Viçosa significaria que este último teria servido de modelo ao de Terena, entre outros (como o de Veiros, este remontado).

Descrição:
Sobre dois degraus rectangulares, caiados nas faces e revestidos a lousa ( laje ) nos topos, assenta a base do pelourinho, constituída por plinto e escócia decorada com patas de leão, e uma pequena almofada em cordão. O fuste é uma pilastra em xisto de secção quadrada, monolítica, e faces lisas. Sustenta um capitel compósito, encimado por esfera de xisto sem decoração, dividida ao meio por uma faixa lisa, incrustada, em mármore. Merece atenção o jogo cromático conseguido pela utilização alternada do xisto e do mármore branco, da região.

Fonte: IGESPAR

Tal como os monumentos anteriores, também o pelourinho de Terena já está no Google Earth, no Wikipédia estou com algumas dificuldades na edição dos artigos, mas a seu tempo lá irei.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

5 EXPULSÕES NO PS-ALANDROAL

É oficial, os 5 militantes do Partido Socialista que se candidataram pelo MUDA ( Movimento Unidade Desenvolvimento de Alandroal ) contra as listas do próprio partido nas Autárquicas de 2009, foram expulsos do Partido Socialista.

Em todo o Pais passou largamente a centena de expulsões de militantes socialistas, mas do Concelho de Alandroal os nomes que constam, são os seguintes:

- João Maria Aranha Grilo
- António Manuel Rocha Balancé
- José Caeiro Bexiga
- Joaquim José Cuco Galhardas
- Manuel João Sapatinha Rodrigues

Os visados não podem fazer parte em listas do PS em próximos actos eleitorais.

Fonte: CNJ - Comissão Nacional de Jurisdição do Partido Socialista.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

COMENTÁRIOS 5 ESTRELAS!

Há sensivelmente duas semanas estava bastante aborrecido com a maior parte dos comentários que me chegavam à moderação, recentemente a "coisa" melhorou substancialmente. Tanto que decidi trazer para a página principal do blogue 3 comentários, que sendo diferentes e de diferentes discussões, são os que elevam a moral do editor para continuar a servir os Alandroalenses neste espaço.

O 1º é em relação à postagem sobre o Intercâmbio Filarmónico entre a Banda Alandroalense e a Banda Castanheirense.

INTERCÂMBIO FILARMÓNICO

Venho á página do blogue "tardiamente", assim me penitencio, para manifestar o meu total agrado pelo espectáculo a que assisti no Forum, não só pela espectacular actuação das duas bandas, como pelo simbolismo e humildade como decorreu a cerimónia da oferta das lembranças e pelo empenho dedicado á organização do evento.

São estes momentos que engrandecem o esforço de Directores e Colaboradores em iniciativas desta natureza, motivadores do nosso agradecimento.

São estes os gestos que alertam, também, para a necessidade de não deixarmos esmorecer o Associativismo no nosso concelho.

Para valorizar mais a iniciativa,até os familiares dos executantes da Banda participaram na confecção de algumas das refeições oferecidas.
Comentários de desagrado, NÃO.
Este Agente Cultural da Vila e do Concelho, a Banda, não os merece.

António Fontes Coelho


Este 2º é sobre o encerramento do S.A.P ( Urgências ) de Alandroal.

SAP+CENTRO DE SAÚDE
Acerca do que se vem passando na área da saúde no concelho, nunca são demais os comentários.
E, para que se atente seriamente no que se passa e se passou antes, atente-se mais cerebralmente:
. Há 30 anos, a Câmara, as Juntas e a População CRIARAM EM QUASE TODAS AS VILAS E ALDEIAS o seu Posto Médico. Materiais fornecidos pela Câmara e por pequenos empresários e mão-de-obra oferecida pela população.Bem ou mal, funcionaram para a defesa da saúde dos seus utentes.

. Há 30 anos, lembram-se, a Câmara Municipal (com enormes dificuldades financeiras «não havia os milhões de hoje») alugou ao Sr. Judas Tátá e ao Sr. Inácio Tique partes dos seus prédios de habitação para alojar muitos dos médicos colocados no Alandroal "para servir o Povo do concelho".

. Há 30 anos estes médicos iniciaram um trabalho exaustivo que mais não ia do que na sequência do Serviço Nacional de Saúde, conforme também alguns enfermeiros, diga-se em abono da verdade.

. Há 30 anos, médicos e enfermeiros, para além de prestarem os seus serviços no vélhinho e antigo hospital,davam consultas naqueles Postos Médicos e faziam domicílios ás pessoas mais carentes, em todo o concelho.

. Há 30 anos sonhava-se que o ser humano deste concelho ia ter o apoio necessário que merecia, depois de longos e penosos anos de "escravidão"
. Depois de 30 anos!!! manteve-se ou melhorou a sonhada e devida qualidade NA ÁREA DA SAÚDE?

. 30 anos depois os postos médicos encerraram...e o Centro de Saúde!!!
Melhorou ou piorou o apoio na saúde aos habitantes do Concelho?

SAP+CENTRO DE SAÚDE. Que futuro? Encerramento? Sim.Ainda têm dúvidas?
Culpados? O voto de todos aqueles que NO ACTO próprio,inconscientemente, tem mantido no poder quem NOS CRIOU esta situação. E agora?

O que é que os senhores vão dizer aos vossos filhinhos e nétinhos sobre a GRAVE DOENÇA que lhes criaram, sabe-se lá até quando? Porquê senhores? Porquê tanta ignorância?


Do Alto da Maria Pontinha


Este ultimo, ainda que pequenino , singelo e completamente anónimo, agrada-me sobremaneira, porque mostra como o blogue pode ser útil à comunidade. A cadela apareceu porque a pessoa que lhe tinha dado guarida veio ter comigo, porque alguém lhe disse que viu no blogue o anuncio do desaparecimento do animal. Eu só tive que por os dois em contacto e tudo se resolveu.

SÓ PARA DAR A SABER: A CADELINHA JÁ APARECEU E JÁ ESTÁ COM O DONO. AINDA BEM!

Anónimo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA


DIVISÃO DE HONRA

Oriolenses 1-2 Desp.Portel
Bencatelense 1-3 Sp. Viana
Redondense 0-0 Monte Trigo
GDR Canaviais 1-0 U.Giesteira
Santiago Maior 0-1 Perolivas
Escouralense 2-2 Borbense
Lusit. Évora 2-0 O Calipolense

Classificação:
1ºLusitano 13, 2ºEscouralense 13, 3ºRedondense 13, 4ºM.Trigo 11, 5ºCalipolense 9, 6ºBorbense 7, 7ºCanaviais 7, 8ºBencatelense 6, 9ºPortel 6, 10ºViana 6, 11ºS.Maior 4, 12ºPerolivas 3, 13ºOriolense 1, 14ºGiesteira 1.


1ªDIVISÃO DISTRITAL
Sp.Arcoense-Lavre Adiado
Aldeense-Luso Morense Interropido
Arraiolense 1-0 Rosário
SB.Outeiro 4-0 Vera Cruz
São Manços 0-0 Desp. Cabrela
Valenças 4-2 Santana do Campo
Brotense 0-2 Estremoz
Fazendas do Cortiço 2-1 Alcaçovense

Classificação:
1ºCabrela 11, 2ºS.Manços 10, 3ºArraiolense 10, 4ºValenças 10, 5ºEstremoz 9, 6ºCortiço 8, 7ºMorense 7, 8ºRosário 7, 9ºOuteiro 7, 10ºAlcaçovas 5, 11ºCorval 4, 12ºBrotas 4, 13ºArcoense 4, 14ºSantana 3, 15ºV.Cruz 3, 16ºLavre 2, 17ºAldeense 1.

Entretanto foi efectuado o sorteio da Taça da A.F. Évora. Jogos:

Lavre - Desp.Portel
Oriolenses - Cortiço
Sp. Viana - São Manços
Corval - Estremoz
Redondense - Arraiolense
Monte Trigo - Brotense
Canaviais - Luso Morense
Calipolense - Perolivas