quinta-feira, 31 de março de 2011

GADA ALANDROAL ABRE PORTAS A 1 DE ABRIL


Abertura do Gabinete de Apoio à Doença de Alzheimer (GADA) Alandroal

O Gabinete de Apoio à Doença de Alzheimer é uma resposta social da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal. Este gabinete está sediado na Rua Dr. António José de Almeida, nº 13 em Alandroal e iniciará o seu funcionamento no dia 01 de Abril de 2011.

O GADA foi criado com o objectivo de intervir na prestação de serviços e desenvolvimento de acções com vista a promover a qualidade de vida das pessoas com Doença de Alzheimer ou outros tipos de demência bem como dos seus familiares e/ou cuidadores.

Este gabinete dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por administrativo, psicólogo, técnico de acção social e fisioterapeuta.

Funcionará de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. Nesta primeira fase o GADA dará resposta à população dos concelhos de Alandroal, Borba, Campo Maior, Elvas e Vila Viçosa.

Contactos:
Telefone: 268447020

Fax: 268447029
Email: gada.alandroal@gmail.com


ESCOLA POPULAR TÚLIO ESPANCA DE ALANDROAL COMEMOROU "DIA MUNDIAL DO TEATRO"

ma visita guiada ao Teatro Garcia de Resende, em Évora, para conhecer as instalações e também alguns dos actores do CENDREV. Foi assim que o grupo de teatro do Pólo de Alandroal da Universidade Sénior/Escola Popular Túlio Espanca comemorou o Dia Mundial do Teatro, no passado Domingo dia 27 de Março.


Num ambiente descontraído, os actores do CENDREV foram explicando aos visitantes os vários aspectos relacionados com o Teatro Garcia de Resende e com a própria companhia, ao mesmo tempo que representavam uma peça encenada propositadamente para este dia.

O grupo de teatro do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca mostrou-se bastante satisfeito com a visita, garantindo que recolheram algumas ideias novas para os seus ensaios e para a peça que prevêem estrear dentro de alguns meses. De referir que, além de servir para comemorar o Dia Mundial do teatro, a visita ao teatro Garcia de Resende fez parte do plano de actividades do grupo de teatro do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca.

De referir que o Teatro Garcia de Resende foi inaugurado em 1892 e é um dos mais antigos e importantes teatros municipais do país. A sua construção resultou da iniciativa de cidadãos eborenses, que constituíram a sociedade “Companhia Eborense Fundadora do Teatro Garcia de Resende”. Após o término da sua construção o teatro foi doado ao Município de Évora, em 1890.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal

ALANDROAL, PASSEIO PELA FLORESTA.

Câmara de Alandroal promove Passeio pela Floresta para pais e filhos.

É já no próximo dia 3 de Abril que a Câmara Municipal de Alandroal vai levar a cabo um Passeio pela Floresta, destinado a pais e filhos. Com a realização desta iniciativa a Autarquia alandroalense pretende proporcionar aos mais pequenos uma oportunidade para contactarem com a floresta, sensibilizando-os para a questão da protecção ambiental.


Numa altura em que a sociedade impõe ritmos de vida cada vez mais acelerados e, logo, menos tempo para conviver com aqueles de quem gostamos, esta iniciativa pretende também possibilitar uma oportunidade de convívio inter-geracional, entre pais e filhos.

O percurso deste passeio/convívio vai fazer-se na zona da Ribeira de Lucefécit (junto à Fonte Santa) e vai ter um grau de dificuldade fácil. Ao longo do percurso estão previstas actividades para as crianças, nomeadamente a plantação de árvores e um espectáculo de fantoches, que conta a história da “Azinheira Sinaleira”. Durante o passeio haverá ainda um lanche oferecido pela Autarquia. A concentração está marcada para as 09:30 horas, no dia 3 de Abril, junto ao Terminal Rodoviário de Alandroal.

Participe nesta iniciava, juntamente com o(s) seu(s) filho(s), e venha render-se aos encantos das florestas do concelho de Alandroal. Para participar basta dirigir-se à Biblioteca Municipal de Alandroal e fazer a sua inscrição, gratuitamente.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

quarta-feira, 30 de março de 2011

PESCA - A CAPTURA DE NOVAS ESPÉCIES!


O BAGRE DE CANAL

No principio deste ano falei aqui pela 1ª vez desta espécie, e que inicialmente chamei por brincadeira de luciogato, pois não conhecíamos a espécie e assemelhava-se muito a um peixe-gato na parte da frente e a um lucioperca na parte traseira. Podem ver aqui a primeira captura registada: Luciogato

Mas agora apareceu mais uma captura, e depois de um estudo mais aprofundado e com a colaboração de alguns comentadores, chegou-se à conclusão que era um bagre ( silurídeo ). Mas que bagre, dentro das muitas variedades de bagres?

Pois bem, as pesquisas levam a um Bagre de Canal, espécie oriunda da América do Norte e a única que possui, simultâneamente, manchas e uma cauda profundamente bifurcada. As manchas podem desaparecer nos peixes maiores, que podem atingir como máximo os 27kg!

É pois mais um peixe invasor, este que o Sr. Rui Macedo capturou a norte da Ponte da Ajuda. Sendo invasor e tão predador, é imperativo que em futuras capturas, os pescadores não os devolvam à água, sejam de que tamanho forem! Apanhem e comam, porque ao que parece fazem um bom petisco. Quem não gostar, atire fora, as garças e as raposas agradecem.

Bagre de Canal, capturado pelo Sr. Rui Macedo no Alqueva, na semana passada e que pesava cerca de 600 gramas.

JOVENS DO C.C.D. TERENA NA SELECÇÃO DISTRITAL

Se bem se lembram, há cerca de duas semanas noticiei aqui a ida de dois atletas do C.C.D. Terena a treinos de captação, para uma possível chamada à selecção do Distrito de Évora.

Pois agora passados 15 dias, os mesmos jogadores, Luís Ramos e Bruno Grosso, foram novamente chamados e numa fase já mais adiantada das observações, pelo que se deverão apresentar no dia 04 de Abril, pelas 19h. no sintético do Campo Pereira Bom em Bencatel.


Luís Ramos e Bruno Grosso, as dois mais promissores jogadores sub-13 do Terena.

Em baixo a convocatória com a lista de todos os nomes contemplados:

Clique na imagem para ampliar.

1ª GALA DO JORNAL E

Recebi um comunicado do Jornal E, pedindo-me que divulga-se esta iniciativa, faço-o com "gala", pois é um jornal que leio com assiduidade e versa sobretudo assuntos da nossa região. Com esta Gala pretendem laurear as individualidades e instituições do ano 2010, da região. Pena que não haja instituições ou individualidades Alandroalense nomeados. Mas há muitas conhecidas da Zona dos Mármores.

Com o objectivo de reconhecer e valorizar o mérito e os talentos empresariais, culturais, desportivos e organizativos da região Alentejo, a Associação de Divulgação Informativa - Oficina das Notícias e o Jornal ‘E’ organizam a 1ª Gala do Jornal ‘E’.

As categorias a votação são: Personalidade do Ano, Político do Ano, Empresa/Empresário do Ano, Personalidade Cultural do Ano, Evento do Ano, Atleta do Ano, Personalidade/Clube Desportivo do Ano e Prémio Inovação.

A organização da Gala nomeou 4 personalidades ou instituições para cada uma das categorias. Os nomeados são os seguintes:

Personalidade do Ano – António Serrano (Ministro da Agricultura), António Peças (Médico), António Ceia da Silva (Presidente E.R.T Alentejo) e Carlos Zorrinho (Secretário de Estado da Energia e da Inovação);

Político do Ano – Luís Mourinha (Presidente da CM de Estremoz), António Varela (Presidente da CM de Sousel), Ângelo de Sá (Presidente da CM de Borba) e Luís Caldeirinha Roma (Presidente da CM de Vila Viçosa);

Empresa/Empresário do Ano – Adega Cooperativa de Borba, Francisco Arvana (SEL), Pedro Esperança (Gerente Intermarché de Estremoz), Tiago Cabaço (Produtor de Vinho);
Personalidade/ Entidade Cultural do Ano – Fernanda Serrano (Actriz), Ginarte, José Gonçalez (Fadista), Tertúlia Tauromáquica de Estremoz;

Evento do Ano – Ciência na Rua 2010, Feira Internacional de Agro-Pecuária de Estremoz 2010 (FIAPE2010), Estremoz Moda 2010, Festa do Trolaró

Atleta do Ano – Artur Mota (Atirador), Carolina Mendes (Futebolista), Hugo Gambutas (Nadador), João Sardo (Hóquista);

Personalidade/Clube Desportivo do Ano – Asas de Estremoz, Atlético de Reguengos, Clube de Caçadores de Estremoz, Paulo Leão (Treinador de Futebol);

Prémio Inovação – Restaurante/Bar “A Cadeia Quinhentista”, Centro de Ciência Viva de Estremoz, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Unidade de Cuidados Continuados de Estremoz.

Enviamos em anexo, duas páginas da nossa edição número 23, edição datada de 10 de Março, onde vêm explanados os motivos pelos quais foram estes os nomeados nesta 1ª Gala do ‘E’.
As votações decorrem através do endereço www.ejornalestremoz.com, através da nossa página no Facebook, em www.facebook.com/ejornalestremoz ou pelo envio de cupão impresso no Jornal E.

A organização da Gala decidiu igualmente entregar o Prémio Carreira. A entidade ou individualidade a quem será entregue o Prémio Carreira será divulgado apenas no dia da Gala.
O evento, que terá vários momentos musicais, realizar-se-á no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, no dia 29 de Abril, às 21 horas.

A organização agradece a divulgação deste evento no vosso prestigiado órgão de comunicação social, de forma a que o mesmo chegue ao maior número de pessoas, e para que, com a vossa ajuda, este seja um evento de sucesso, mostrando a capacidade dinamizadora e realizadora dos Alentejanos. Para qualquer esclarecimento adicional sobre o evento, não hesite em contactar-nos através do 965728026 ou 268088853.

Gratos pela atenção dispensada, despedimo-nos com os melhores cumprimentos
A Organização da 1ª Gala “E”

ALANDROAL PROTESTA CONTRA ALTERAÇÃO AO TRANSPORTE DE DOENTES

Cordão Humano contra as alterações ao transporte de doentes não urgentes no próximo Sábado

A população do concelho de Alandroal vai organizar um Cordão Humano, no próximo sábado dia 2 de Abril, pelas 11:00 horas, entre a Praça da República e o Centro de Saúde de Alandroal, para manifestar o seu descontentamento em relação às alterações introduzidas no transporte de doentes não urgentes.

Esta foi a principal decisão que saiu da reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Alandroal, que decorreu no Fórum Cultural de Alandroal no passado dia 25 de Março, e que teve como objectivo reunir as entidades com responsabilidade na saúde para discutir a questão das alterações ao transporte de doentes não urgentes, recentemente introduzidas pelo Ministério da Saúde.

A reunião contou com a presença dos deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo de Évora, João Oliveira (PCP) e Luis Capoulas (PSD), representante do Governo Civil de Évora, Renata Marques e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo. Também os representantes dos Bombeiros Voluntários de Alandroal, dos taxistas e das IPSS’s do concelho fizeram questão de estar presentes para debater a situação. De notar as ausências dos representantes da Saúde, sendo que nem a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Centro de Saúde de Alandroal ou o Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central I se fizeram representar. A bancada do Partido Socialista (PS) esteve representada apenas por um deputado e também os dois vereadores da câmara municipal eleitos por este partido não compareceram.

Às entidades presentes juntou-se cerca de uma centena de munícipes do concelho de Alandroal, que responderam ao convite para participar na sessão, expuseram os seus casos pessoais de negação do acesso à saúde, provocadas por esta alteração nos transportes, e lamentaram ainda que os responsáveis pela saúde no concelho não tenham comparecido na reunião para ouvi-los. Ao longo de mais de três horas as entidades presentes e os deputados municipais debateram a questão e expressaram os seus pontos de vista sobre as alterações aos transportes de doentes não urgentes.
No final da reunião ficou claro que muitos munícipes do concelho de Alandroal estão a deixar de comparecer às consultas e aos tratamentos que lhes são prescritos por falta de transporte.

A realização de um Cordão Humano foi a forma de luta encontrada por todos os presentes para demonstrar o descontentamento em relação a esta questão. A Câmara Municipal de Alandroal lança o apelo a toda a população para que no próximo Sábado, dia 2 de Abril, saia de casa e participe nesta iniciativa. Todos juntos poderemos fazer a diferença. De referir ainda que vão estar disponíveis transportes para o Alandroal, nos locais habituais, a partir das 10:00 da manhã.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

terça-feira, 29 de março de 2011

COGUMELOS, O FRUTO DA ÉPOCA!

Na semana passada dei aqui nota de uma grande jornada de cogumelos, e em como este é um ano propício a grandes romarias para o campo na apanha de cogumelos.

Agora vejam só o que três "jovens romeiros" Alandroalenses descobriram, e numa só manhã do fim de semana passado!

Cerca de 30 kg. de cogumelos e pelo que me disseram, aqui muito perto de Alandroal e alguns deles de enorme porte. Mas, mais uma vez o sitio dos "calos" foram sigilosamente guardados pelos " romeiros" Domingos Pais , Miguel Pais e Manuel Rosado (Nacha).

Vejam este belo exemplar acima, mais parece um "sombrero" mexicano, ou em baixo a parte que coube a um dos felizes "descobridores" de cogumelos.




É de facto um ano fabuloso para este passatempo e um fartar vilanagem para os apreciadores de tamanha iguaria!

SANTIAGO MAIOR - BAILE DA PINHA INFANTIL

Clique na imagem para ampliar.

ALANDROAL DISCUTE REGULAMENTO PARA QUEIMADAS


Município de Alandroal aprovou Regulamento para uso do fogo em queimas e queimadas

Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei n.º 310/2002, de 18 de Dezembro, que atribui responsabilidades às Autarquias no licenciamento e fiscalização da actividade de fogueiras e queimadas, a Câmara Municipal de Alandroal aprovou recentemente um “Regulamento Municipal de uso do Fogo em Queimas, Queimadas, Fogueiras e Fogo-de-Artifício”.

O Regulamento tem por objectivo estabelecer o regime de licenciamento de actividades cujo exercício implique o uso do fogo, de forma a minimizar os riscos de incêndio no território do concelho de Alandroal, protegendo assim o nosso meio ambiente. Refira-se que o Regulamento tem por base os pressupostos estabelecidos no Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios (DFCI), decorrente da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro.

Na prática, o documento estabelece, por exemplo, que durante o período crítico (período durante o qual vigoram medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excepcionais) não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais ou nas vias que os delimitam ou atravessam. Em relação às queimadas, o documento estabelece que estas apenas se podem realizar depois de licenciadas pela Câmara Municipal, na presença de um técnico credenciado em fogo controlado, e sempre fora do período crítico.

O “Regulamento Municipal de uso do Fogo em Queimas, Queimadas, Fogueiras e Fogo-de-Artifício” vai agora entrar em período de discussão pública. Findo este período, e depois de estudadas todas as propostas recebidas, o documento será submetida a votação em Assembleia Municipal e publicado em Diário da República. No final deste processo o Regulamento será disponibilizado no site da Câmara Municipal de Alandroal (www.cm-alandroal.pt) para consulta.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

POETA MATIAS JOSÉ VERSA PARA A EUROPA

Carlos Alberto Biga Camões Galhardas, Alandroalense, poeta, amigo e colaborador de longa data do Alandroalandia, foi agora também convidado a participar na publicação literária “EL HORIZONTE LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO”, que publica em inglês, romeno, espanhol e brevemente em Português.

Capa do Horizonte Literário Contemporâneo.

O Carlos A. B. C. Galhardas ( Cabé ), começou a sua colaboração no Alandroalandia com pseudónimo de " Matias José ", na rubrica, "Viagem no Tempo e na Memória" . Ai foram postadas as 30 poesias que foram ao concurso de poesia do actor Mário Viegas 2007/08, no Fórum Cultural de Santarém. Essas poesias foram aqui acompanhadas por outras 30 ilustrações do malogrado João Paulo Galhardas, irmão do Cabé e amigo de infância do editor do Alandroalandia. O Cabé participou aqui também com o pseudónimo de "Poeta", na "Tertúlia de Sexta à Noite".

Foi com grande regozijo que recebi a sua comunicação, dando conta desta sua nova participação que levará os poemas do Alandroal até outros países e noutras línguas.

Em baixo deixo-vos a poesia com a qual abriu as portas da sua participação no "Horizonte Literário Contemporâneo"

«ÚLTIMA POESIA?...»

Se eu não escrever mais nenhuma poesia
Fica aqui uma última e derradeira homenagem,
A todos os poetas do mundo na sua viagem...
Pelas palavras autênticas que cada um escrevia!

Depois sigo o meu caminho na noite estrelada
Com a esperança, enfim... de ter alguma calma,
Já não estarei quando chegar a madrugada...
Para onde será que vai descansar a alma?

Talvez encontre o caminho dos poetas mortos
Ou outro qualquer lugar onde me abrigar;
Eu que no mar atraquei em tantos portos,
Porque não hei-de mais uma vez navegar?

Última poesia?... será mesmo que vou escrever
Neste poema toda a magia das frases escritas?
Num golpe de génio deixar a escrita acontecer…
Escrevendo assim quanto penses e sintas!
Matias José

PARABÉNS
ao Cabé e que as suas obras sejam do agrado dos europeus.

segunda-feira, 28 de março de 2011

DIVULGAÇÃO - CONVÍVIO PISCATÓRIO DOS MARUJOS.

Clique na imagem para ampliar.

PARA REFLECTIR

Hoje apresento-vos um texto de Mia Couto, que me chegou via e-mail e que merece uma leitura de todos nós, para reflectirmos porque é que estamos todos à rasca. Pode não ser assim tão linear como ele o descreve, mas que anda muito perto da verdade, lá isso anda, por isso decidi dá-lo a conhecer.

Geração à Rasca - A Nossa Culpa

Um dia, isto tinha de acontecer.
Existe uma geração à rasca?
Existe mais do que uma! Certamente!
Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as agruras da vida.

Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações. A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e tambémestão) à rasca são os que mais tiveram tudo. Nunca nenhuma geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua adolescência. E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como lhes tem sido exigido nos últimos anos.

Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, a minha geração e as seguintes (actualmente entre os 30 e os 50 anos) vingaram-se das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e quiseram dar aos seus filhos o melhor. Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais investiram nos seus descendentes: proporcionaram-lhes os estudos que fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...), mas também lhes
deram uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos locais de diversão, cartas de condução e 1º automóvel, depósitos de combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse. Mesmo quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família continuou presente, a garantir aos filhos cama, mesa e roupa lavada.

Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o melhor; o dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que se compra (quase) tudo. E éramos (quase) todos felizes.

Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ... A vaquinha emagreceu, feneceu, secou.

Foi então que os pais ficaram à rasca.
Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado. Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a
pais.

São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.

São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas, porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!

A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos duas décadas.

Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados. Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na proporção do que estudou. Uma geração que colecciona diplomas com que o país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade operacional.

Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio nenhum. Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique que é informada; uma geração dotada de trôpegas competências de leitura e interpretação da realidade em que se insere.

Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso. Uma geração que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que queimou etapas de crescimento. Uma geração que distingue mal a
diferença entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num tempo em que nem um nem outro abundam.

Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.

Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.

Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.

Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero alheio.

Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e inteligência nesta geração?Claro que há. Conheço uns bons e valentes punhados de exemplos!

Os jovens que detêm estas capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam assim (embora estejam à rasca, como todos nós).

Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem, os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos, porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.

E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e indevidamente?!!!

Novos e velhos, todos estamos à rasca. Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes jovens.

Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme convicção de que a culpa não é deles.

A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.
Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.
Haverá mais triste prova do nosso falhanço?
Pode ser que tudo isto não passe de alarmismo, de um exagero meu, de uma generalização injusta.

Pode ser que nada/ninguém seja assim.

Mia Couto

DIVULGAÇÃO- EXCURSÃO À SERRA DA ESTRELA.


Clique na imagem para ampliar.

ALERTA DO MINISTÉRIO DAS FINAÇAS.

Ministério das Finanças alerta para mensagem falsa.

O Ministério das Finanças avisa todos os contribuintes que está a ser enviada pela internet uma mensagem falsa e fraudulenta, alegadamente enviada pela Direção-Geral dos Impostos. Um número significativo de contribuintes recebeu já a mensagem num email intitulado "Tem uma dívida por liquidar... Saiba mais...". O Ministério das Finanças alerta que se trata de uma mensagem falsa e fraudulenta e que por isso deve ser ignorada.

Veja aqui o vídeo do teor da mensagem, num vídeo RTP.


Clique na seta para iniciar.

In: RTP.

sábado, 26 de março de 2011

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ordem de Trabalhos:
1.Sopa de cogumelos e Mista de grelhados, acompanhados pela inevitável salada mista. ( Este ponto é variável semanalmente ).
Cogumelos, houve-os em sopa, assados e em ovos mexidos.

Os cogumelos são um menu "nobre", ninguém recusa, mesmo quando contamos histórias de envenenamentos, alguns ficam perplexos, perguntam com olhar atencioso se a pessoa que os apanhou é de confiança, mas ainda assim ninguém se recusou a comer as várias formas como eles foram confeccionados. Alguns repetiram tanto a sopinha de cogumelos, que mal tocaram nos grelhados que vieram a seguir. Quanto aos grelhados, como já aqui uma vez disse, grelhados, são grelhados, o segredo só está mesmo na escolha e corte da carne.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

As principais discussões de ontem, foram sobre a crise em geral e sobre alguns factores que a causaram em particular. E falou-se mais a nível local, mas extrapolaram-se os mesmos efeitos e defeitos por todo o Pais. Apontei Eu alguns exemplos, onde se gastam dinheiros injustificadamente e que a pouco e pouco têm vindo a mirrar os cofres do Estado.

Exemplifiquei muito levianamente assim:
A escola de Alandroal tinha há 25 anos 400 alunos, mas 6 contínuos davam conta de todo o recado. Actualmente os alunos são sensivelmente os mesmos, mas os actuais cerca de 20 auxiliares ( contínuos ), estão-se sempre a queixar que têm muito trabalho!

O asilo de Alandroal tinha há 25 anos atrás 40 idosos, mas 4 funcionários davam conta de todo o recado. Actualmente os seniores ( idosos), são sensivelmente poucos mais, mas os cerca de 15 funcionários, estão-se sempre a queixar que têm muito trabalho!

A cantina da Câmara de Alandroal, servia há 15 anos cerca de 30 almoços dia, 2 cozinheiras davam conta de todo o recado. Actualmente serve menos almoços e tem o dobro dos funcionários!

Isto são tudo números aproximados, mas não hão-de andar muito longe da realidade. Depois apliquem essa mesma máxima a toda a Câmara, Centro Paroquial, etc..., etc... E depois, sem muito esforço, a Institutos Públicos, Empresas Públicas, Empresas público-privadas, Cargos Políticos, enfim apliquem outra vez essa máxima a todo o Pais. Assim descobrem porque é que o Estado está sem dinheiro.

Mas deixemos as desgraças, essas foram discutidas só entre o Aphia e Eu. Os outros Tertulianos estavam bem mais divertidos. Até o mais recente Tertuliano, o "Peregrino" esteve super divertido, mas ainda assim, considera ele nos seus tenros 2 anos, que há certos caminhos que são um perigo. Não fora ele um peregrino!

Os divertidos falaram dos jogos da bola de antigamente e da vida quotidiana. Recordaram-se os craques Alandroalenses dos anos '70, Américo, Homero, Corneta, Monteiro, Melão, Humberto, Zé Talasso, Sousa, Neves, Sebastião, Martinho, Pisco, Cardoso... Também se falou do Zé Silva, esse alguns dos os mais novos já não se lembram dele a jogar à bola. Pudera, pois parece que ele abalava sempre mais cedo, não gostava nada de perder e infelizmente para ele e para os outros isso acontecia muito frequentemente. Infelizmente também para os outros, porque parece que a maior parte das vezes a bola era dele e se ele estava a perder ia embora e a bola ia com ele! Acabava a jogatana.

Eu lembro-me particularmente de um jogo, tinha eu para ai os meu 7 anos, isto em 1973. Jogo no Alandroal para a FNAC ( INATEL ), contra uma equipa que eu já não me recordo. Na baliza de costas para nascente, lance perigoso na área do Alandroal, e Monteiro fez aquilo que melhor sabia fazer, "matou" o lance, mas de tal forma foi a "sarrafada" que partiu a perna ao adversário!

Na altura ainda não havia ambulância no Alandroal, lembro-me da entrada em campo de uma carrinha verde alface, que era pertença do meu vizinho Tabuinhas, para ir buscar o lesionado e leva-lo ao Hospital de Alandroal.

Mas foi a falar na vida alheia ( que feio! ) que a "Folk" largou a alarvidade da noite. Depois de ter passado água por cima de muita roupa, disse então ela:
« Vocês não me perguntem mais nada, que eu não gosto de falar da vida das outras pessoas!» Gargalhada geral, pois então!!!

POSTAGEM DESPORTIVA

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA

Perolivas 0-4 Oriola
O Calipolense 3-1 Bencatelense
Borbense 0-2 Redondense
Lusit. Évora 3-0 Canaviais
Santiago Maior 1-0 Escouralense
Monte Trigo 1-1 Sp. Viana
U.Giesteira 0-5 Desp.Portel

Classificação: 1ºRedondense 56, 2ºLusitano 55, 3ºM.Trigo 46, 4ºCalipolense 37, 5ºEscouralense 35, 6ºViana 30, 7ºOriolense 30, 8ºPerolivas 29, 9ºBorbense 27, 10ºPortel 27, 11ºCanaviais 22, 12ºBencatelense 19(-1j), 13ºS.Maior 16, 14ºGiesteira 1(-1j)

1ªDISTRITAL
Sp.Arcoense 3-1 Alcaçovense
Luso Morense 2-1 Rosário
Aldeense 5-2 Vera Cruz
Arraiolense 3-0 Desp.Cabrela
Outeiro 3-3 Santana
Cortiço 1-1 Estremoz
São Manços 2-1 Corval
Valenças 4-2 Brotas

Classificação: 1ºEstremoz 57, 2ºLavre 50, 3ºValenças 45, 4ºArcoense 42, 5ºArraiolense 41, 6ºS.Manços 37, 7ºMorense 34, 8ºCorval 31, 9ºCortiço 31, 10ºCabrela 30, 11ºSantana 30, 12ºRosário 28, 13ºAldeense 26, 14ºOuteiro 26, 15ºBrotas 24, 16ºAlcaçovas 24, 17ºV.Cruz 5.



O PELADO DO C.C.D. TERENA

Juvenis:
Terena – U. Montemor. Sábado ás 15 horas

Infantis Futebol 7 Fase Final:
Calipolense – Terena. Sábado ás 09,30 horas.

COGUMELOS, O FRUTO DA ÉPOCA!

Todos os anos, por esta altura e nesta zona do Pais é ver o Alentejanos fazer autenticas romarias ao campo, para apanhar cogumelos ( tubarões, tortulhos...).

Os cogumelos são provavelmente o fruto silvestre mais apreciado por estas bandas, o que faz dele o mais procurado e por inerência um dos mais caros. O ano passado vi vender cogumelos a 25€ kg, este ano, como há uma certa abundância, estão ligeiramente mais baratos, já os vi vender a 7,50 kg.

Também se costumam dar, mas esses assim são mais difíceis de encontrar!

O "balde cheio" com os belos exemplares que vos mostro abaixo, foram apanhados ontem pelo calceteiro João Nabais, um autentico expert dos "calos " de cogumelos.

Deixou-me fotografa-los, mas não me quis descobrir o sitio exacto dos " calos ", pois diz ele que o negócio da calçada anda mau, e para se governar tem que se virar para aquilo que a natureza dá. Faz ele muito bem, pois parado é que não se ganha nada!


Atenção eu fotografei estes, mas havia mais dentro dum saco, quem quiser cogumelos é só procurar este expert na matéria, ou ir para o campo à procura deles, claro.

sexta-feira, 25 de março de 2011

ALANDROAL PIONEIRO NO APOIO A DOENTES DE ALZHEIMER


O primeiro gabinete do Alentejo de apoio a doentes com Alzheimer e seus familiares, que pretende ajudá-los a lidar com a doença, vai abrir em Alandroal, em Abril, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia local.

A provedora da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Alandroal, Fátima Ferreira, explicou hoje à Agência Lusa que o Gabinete de Apoio à Demência de Alzheimer (GADA) de Alandroal vai ser o «primeiro do Alentejo e, eventualmente, do sul do país».

A valência, que abre a 01 de abril, revelou, vai apoiar e fornecer formação e informação aos doentes e seus familiares residentes em cinco concelhos alentejanos: Alandroal, Vila Viçosa, Borba, Elvas e Campo Maior.

Fonte: Diário Digital.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES


POLITICA
- Sessão Pública sobre as alterações nos transportes de doentes não urgentes. Hoje ás 20,30h. no Auditório do Fórum Cultural de Alandroal.

EXPOSIÇÃO
- Exposição Fotográfica "Alandroal, um Concelho + Verde " . A partir de 21 de Março, no Fórum Cultural de Alandroal.

LAZER
- Caminhada " Jogos Zona dos Mármores ". Alandroal no Domingo de manhã. ( Ver programa próprio ).

AMBIENTE
- " Hora do Planeta". Sábado entre as 20,30h. e as 21,30h. apague todas as luzes.
( Ver programa próprio )

quinta-feira, 24 de março de 2011

ASSEMBLEIA MUNICIPAL, ESCLARECIMENTO

O Fórum Cultural de Alandroal vai receber, na próxima sexta-feira dia 25, a partir das 20:30 horas, uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Alandroal, com o objectivo de discutir, entre todas as entidades envolvidas, as alterações aos transportes de doentes não urgentes, recentemente introduzidas pelo Mistério da Saúde.

Têm-me chegado vários comentários, de comentadores com uma dúvida pertinente, podem ou não intervir na referida sessão, por causa da a mesma ser de índole extraordinário?

A referida reunião está a gerar esse tipo de dúvidas em muitos Alandroalenses, porque de facto nas A.M. Extraordinárias não é costume haver qualquer intervenção dos cidadãos, mas na comunicação que eu recebi e assinada pelo Presidente da Assembleia Municipal, diz o seguinte:

« Tendo em conta o conteúdo da Moção que norteou a realização desta sessão, a mesma será aberta à participação da população ».

Penso que este parágrafo não deixa margem para muitas dúvidas, participa ( fala ) quem quer! Dentro da normas instituídas pela A.M., claro.

CÂMARA DE ALANDROAL COM NOVO VEREADOR


Vereadora da Câmara de Alandroal apresentou pedido de suspensão de mandato

A Vice-presidente e vereadora da Câmara Municipal de Alandroal, Fátima Ferreira, apresentou um pedido de suspensão do mandato, pelo período de três meses, por motivos de natureza pessoal. O pedido foi apresentado na reunião de câmara de 23 de Março, tem efeitos a partir do dia 24 do mesmo mês e mereceu provimento do plenário do órgão executivo.

Na mesma reunião, o Presidente da Câmara, João Grilo, informou que na sequência desta comunicação a vereadora será substituída pelo elemento imediatamente seguinte na lista com que o MUDA se apresentou às eleições autárquicas de 2009, o Sr. Joaquim José Cuco Galhardas. Esta substituição levará a uma reorganização dos pelouros da autarquia.

Recorde-se que depois de tomar posse como Chefe de Serviços num centro de saúde de Évora, no início de Janeiro último, a vereadora já se encontrava em regime de não permanência tendo a seu cargo apenas dois pelouros, Acção Social e Saúde, por acordo com o Presidente da Câmara, e por um período de 3 meses, que agora termina.

SAUDE NO ALANDROAL LIGADA PELA INTERNET


Alandroal: Autarquia vai estabelecer protocolo com ARSA para partilha de rede wireless

A Câmara Municipal de Alandroal aprovou, no passado dia 23 de Março, a celebração de um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), para partilha da rede wireless Wimax do Município, que está em fase final de instalação.

A decisão nasceu da necessidade de colocar todos os postos médicos do concelho devidamente informatizados e a funcionar em rede, ligados ao sistema central, no Centro de Saúde de Alandroal. Uma vez que a Autarquia já tem a rede wireless Wimax em fase final de instalação, surgiu a oportunidade de estabelecer este protocolo e partilhar a rede do Município, com o objectivo também de que os postos médicos do concelho reúnam as condições necessárias ao seu correcto funcionamento e não venham a ser encerrados.

Na prática, este protocolo prevê que a Câmara Municipal do Alandroal integre onze sites da ARSA (um por cada posto médico) na sua rede wireless, através de uma rede privada e segura, que garanta uma largura de banda mínima de dois Mbps. Com isto, os postos médicos de Cabeça de Carneiro, Ferreira de Capelins, Hortinhas, Juromenha, Mina do Bugalho, Montejuntos, Orvalhos, Rosário, Santiago Maior e Terena passarão a estar ligados ao centro de saúde de Alandroal, possibilitando uma melhoria do serviço prestado à população.

Por seu turno, a Administração Regional de Saúde do Alentejo compromete-se a suportar financeiramente a instalação de 11 receptores wireless seguros. Importa ainda referir que este protocolo não representa qualquer custo financeiro para o Município de Alandroal.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal

quarta-feira, 23 de março de 2011

APARELHOS TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT). O QUE COMPRAR?


Há pouco tempo, um familiar veio ter comigo para o ajudar na compra de um aparelho compatível com a sua TV, pois tem uma « boa televisão » e não quer comprar uma nova.

Tudo isto porque, recentemente foi lançada uma campanha de sensibilização nas TV's nacionais sobre mudança para televisão digital terrestre (TDT). E como o Governo português já antes alertara os consumidores sobre a extinção das emissões analógicas de televisão e a passagem obrigatória para as emissões digitais em Abril de 2012, importa fazer aqui um pequeno esclarecimento.

Nem todas as TV's precisam do aparelho descodificador TDT, só as que não têm incorporado o sistema HD ou HDMI e mesmo das mais antigas para os consumidores que já têm qualquer um dos sistemas pagos, MEO, Cabo, Zon..., também não precisam do aparelho.

Só precisam mesmo do aparelho descodificador, as TV's sem HD e que estejam a utilizar as antenas convencionais analógicas. As antenas podem ser as mesmas, mas há que ter cuidado é ao escolher o desc0dificador, porque nem todos dão para os canais portugueses.

Que equipamento é necessário para ter TDT?
Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter um equipamento descodificador que será ligado ao televisor. Existem vários modelos e marcas de descodificadores que estarão disponíveis para venda no mercado, uns mais simples, apenas com funções de recepção de sinal, e outros com funcionalidades mais avançadas, como a Pausa TV ou a capacidade de Gravação.

Os equipamento descodificador tem de ser compatível com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264. ( Fonte Portugal Telecom )

Atenção aos consumidores que estão a adquirir equipamentos em Espanha, o formato de compressão para o pais vizinho é diferente, lá é MPEG2. Estes aparelhos servem para ver os canais espanhóis, mas nunca para ver os canais portugueses. Para que pretender comprar em Espanha, terá de ter em atenção esse mesmo formato. O mais seguro é comprar numa qualquer loja em Portugal.

Por ultimo, a suspensão das emissões analógicas de televisão vai ocorrer em três fases: 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores que cobrem uma faixa litoral do território continental; 22 de Março de 2012 para os que asseguram a cobertura nos Açores e na Madeira; e 26 de Abril de 2012 para os restantes emissores e retransmissores. No entanto já estão disponíveis emissões em TDT actualmente em Portugal.


XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 20ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 24ª jornada da Liga Sagres.
Mais uma jornada muito fraca de pontos. Com o Porto virtualmente campeão, o Benfica "entregou-se" e o Sporting continuando o seu calvário, não há Treinador Fantástico que resista. Muitos jogadores de fora, para descanço para outras batalhas, safaram-se os treinadores com mais sorte e que conseguiram mais jogadores a pontuar, porque muitos só têm jogadores a pontuar -1!

1º MIGUEL- 37 PTS. Venceu porque foi o único com 10 jogadores a pontuar.

2º A.BALSANTE- 37 PTS. Fez os mesmos pontos que o 1º, mas tem menos um golo marcado e com menos um jogador a pontuar. Hoje está aqui, mas é "carta fora do baralho".

3º M.JOÃO- 33 PTS. Conseguiu estes pontos, só com oito jogadores a pontuar, o que por si só já é uma proeza.


Top 10 da liga:

1º- N.COELHO- 759 pts;
2º- MIGUEL- 757 pts;
3º- M.CARLOS- 752 pts;
4º- TROCO- 747 pts;
5º- A.BASTOS- 719 pts;
6º- P.T.- 714 pts;
7º- P.FAUSTINO- 712 pts;
8º- JEREMIAS- 703 pts;
9º- HUGO- 691 pts;
10º- LOBO DO RIO- 681 pts.

terça-feira, 22 de março de 2011

ALANDROAL RECEBE CAMINHADA DOS JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES

O próximo dia 27 de Março, Domingo, vai ser marcado pela realização de mais uma jornada da edição de 2011 dos Jogos da Zona dos Mármores, com a vila do Alandroal a receber a realização de uma caminhada.


Com um grau de dificuldade médio, a caminhada terá uma distância aproximada de 10km, num percurso marcado pela beleza da paisagem. A concentração para esta actividade está marcada para as 08:30 horas, no Terminal Rodoviário de Alandroal. A iniciativa está aberta à participação de todos e não tem qualquer custo de inscrição associado.

Aventure-se nesta caminhada, venha respirar o ar puro e descobrir a beleza das paisagens que rodeiam a vila de Alandroal, ao mesmo tempo que cuida da sua saúde. As actividades dos Jogos da Zona dos Mármores prosseguem depois com a realização de um passeio BTT em Vila Viçosa, no dia 10 de Abril.

Recorde-se que os Jogos da Zona dos Mármores são uma iniciativa dos Municípios de Alandroal, Vila Viçosa e Estremoz, cujo objectivo é a promoção da prática desportiva junto da população em geral e das organizações e instituições locais, estreitando igualmente as relações entre os municípios organizadores.

MUNICÍPIO DE ALANDROAL VAI ADERIR À HORA DO PLANETA

Edifício Sede do Município e Torre de Menagem do Castelo às escuras no dia 26 de Março


Consciente de que as alterações climáticas são, nos dias de hoje, uma questão fundamental para a nossa sustentabilidade do planeta, e sendo urgente adoptar medidas de concretas nesse sentido, a Câmara Municipal de Alandroal vai associar-se à iniciativa “Hora do Planeta”, desligando as luzes do Edifício Sede do Município, Torre de Menagem do Castelo e ainda de todas as fontes e repuxos da vila.

A Câmara Municipal de Alandroal lança o apelo a toda a população para que participe activamente nesta iniciativa, desligando as luzes das suas casas, no sábado dia 26 de Março, entre as 20:30 e as 21:30 horas. Não podemos esquecer que apenas temos um planeta e é urgente que o cuidemos.

A Hora do Planeta é uma iniciativa global da rede WWF (World Wildlife Foundation), em que todo o planeta (Indivíduos, empresas, governos e comunidades) é convidado a desligar as luzes, durante uma hora, com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de diminuir os consumos de energia, protegendo assim o planeta.

A “Hora do Planeta” começou em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes de suas casas. Em 2010, a Hora do Planeta fez história como a maior plataforma voluntária a favor do ambiente alguma vez testemunhada, com a participação de 128 países em todos os continentes, incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo.

Em Portugal o evento tem assumido uma importância cada vez maior. Em 2010 aderiram à “Hora do Planeta” 26 concelhos. Este ano a organização espera que pelo menos 100 concelhos adiram à iniciativa. No sábado, 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30, desligue as luzes da sua habitação. Não fique indiferente a esta iniciativa e transporte-a para o seu dia-a-dia.

Unidos poderemos fazer a diferença na luta contra alterações climáticas.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal

sexta-feira, 18 de março de 2011

TRANSPORTE DE DOENTES, DISCUSSÃO PÚBLICA

Assembleia Municipal discute alterações no transporte de doentes em sessão extraordinária

O Fórum Cultural de Alandroal vai receber, na próxima sexta-feira dia 25, a partir das 20:30 horas, uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Alandroal, com o objectivo de discutir, entre todas as entidades envolvidas, as alterações aos transportes de doentes não urgentes, recentemente introduzidas pelo Mistério da Saúde.

Esta decisão surge na sequência da aprovação de uma Moção na reunião da Assembleia Municipal, no passado dia 25 de Fevereiro. Entre outras medidas, a referida Moção, que foi aprovada por unanimidade, prevê a realização de uma sessão de debate entre todas as entidades envolvidas neste processo. A Autarquia e a Assembleia Municipal de Alandroal esperam, com esta sessão, ouvir todas as partes e conseguir compreender realmente o que se está a passar com a situação dos transportes de doentes não urgentes no concelho de Alandroal.

A lista de entidades convidadas a participar na reunião contempla os deputados da Assembleia da Republica eleitos pelo círculo de Évora, nomeadamente Dr. João Oliveira (PCP), Dr. Bravo Nico (PS) e Dr. Luis Capoulas (PSD). Além disso estão ainda convidadas a Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr.ª Rosa Matos, o Director do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central I, Dr. José Evaristo, a Governadora Civil do distrito de Évora, Dr.ª Fernanda Ramos, e o Coordenador do Centro de Saúde de Alandroal, Dr. José Carapinha.

Também as entidades do concelho de Alandroal com interesse neste assunto, nomeadamente os Bombeiros Voluntários, as IPSS’s e os taxistas farão parte desta reunião. De referir ainda que toda a população está convidada para assistir e participar neste encontro, onde serão debatidos as implicações que as alterações aos transportes de doentes não urgentes estão a ter no concelho de Alandroal.

O Município e a Assembleia municipal de Alandroal garantem que vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvaguardar os direitos da população. Esta reunião de trabalho é um importante passo nesse sentido. Por isso mesmo é importante a participação da população. Participe!.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

quinta-feira, 17 de março de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
Bencatel 3-0 Perolivas
Escouralense 1-0 Sp. Viana
Portel 2-2 Monte Trigo
Oriolenses 4-0 U.Giesteira
Redondense 7-1 O Calipolense
GDR Canaviais 1-1 Borbense
Santiago Maior 0-2 Lusit. Évora

Classificação: 1ºRedondense 53, 2ºLusitano 52, 3ºM.Trigo 45, 4ºEscouralense 35, 5ºCalipolense 34, 6ºPerolivas 29, 7ºViana 29, 8ºBorbense 27, 9ºOriolense 27, 10ºPortel 24, 11ºCanaviais 22, 12ºBencatelense 19, 13ºS.Maior 13, 14ºGiesteira 1

1ªDISTRITAL
Vera Cruz 2-12 Arcoense
Santana 1-1 Cortiço
Desp.Cabrela 1-1 SB.Outeiro
CF Estremoz 0-0 São Manços
Corval 1-0 Valenças
Lavre 1-0 Morense
Rosário 2-1 Aldeense
Alcaçovense 0-1 Arraiolense

Classificação: 1ºEstremoz 56, 2ºLavre 50, 3ºValenças 42, 4ºArcoense 39, 5ºArraiolense 38, 6ºS.Manços 34, 7ºMorense 31, 8ºCorval 31, 9ºCortiço 30, 10ºCabrela 30, 11ºSantana 29, 12ºRosário 28, 13ºOuteiro 25, 14ºBrotas 24, 15ºAlcaçovas 24, 16ºAldeense 23, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DO C.C.D. TERENA
Distrital de Juvenis:
S. L. Évora - Terena. Sábado ás 15h.

DIA MUNDIAL DA FLORESTA COM EXPOSIÇÃO

Câmara Municipal de Alandroal assinala dia Mundial da Floresta com Exposição “Alandroal + Verde”

Numa altura em que se comemora o Dia Mundial da Floresta e da Árvore, e quando passa um ano da realização do Limpar Portugal, que no concelho de Alandroal recolheu mais de duas toneladas de resíduos depositados clandestinamente na natureza, a Câmara Municipal de Alandroal quis assinalar essa importante data com uma iniciativa que contribuísse para a sensibilização da população que, no fundo, é o objectivo final do movimento Limpar Portugal.


A exposição “Alandroal + Verde” nasce precisamente para retratar o trabalho desempenhado pelos voluntários do concelho de Alandroal no Limpar Portugal de 2010 e, ao mesmo tempo, sensibilizar a população para a necessidade de proteger a natureza e promover comportamentos ambientais sustentáveis. Os trabalhos expostos mostram os locais limpos em 2010, fazendo a comparação com o seu estado actual.
A partir do próximo dia 21 de Março, dia Mundial da Floresta e da Árvore, passe pelo Fórum Cultural de Alandroal e contemple os trabalhos da exposição “Alandroal + Verde”. A Autarquia pretende fazer desta exposição uma mostra itinerante, estando prevista a sua exibição em vários pontos de interesse no concelho, nomeadamente escolas e juntas de freguesia.

É preciso não esquecer que o artigo 18º do Decreto-Lei n.º 46/2008 de 12 de Março prevê a aplicação de coimas a quem deposite resíduos ilegalmente. A Câmara Municipal de Alandroal lança o apelo para que, caso tenha conhecimento de deposições ilegais de resíduos, faça a sua participação junto das autoridades competentes. Cuide do Ambiente!

Fonte:Gabinete Imprensa do Município de Alandroal.

JOVENS DO C.C.D. TERENA NA SELECÇÃO DISTRITAL

Dois jogadores sub-13 do C.C.D. Terena foram convocados para observação e análise, para uma possível chamada à selecção do Distrito de Évora.

São eles os atletas Luís Ramos e Bruno Grosso, que se deverão apresentar no dia 21 de Março, pelas 19h. no sintético do Campo do Calvário em Redondo.



Luís Ramos e Bruno Grosso, as dois mais promissores jogadores sub-13 do Terena.

Em baixo a convocatória com a lista de todos os nomes contemplados:


XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 19ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 23ª jornada da Liga Sagres.

Esta semana pouco tenho a dizer, pois foi miserável para todos, mercê da grande idiotice do Jorge Jesus, que pensou que tinha um grande plantel, e meteu a jogar contra o Portimonense as segundas escolhas. Tramou quase todos os treinadores edesta Liga.

A 19ª ronda (23ª JORNADA) tem as seguintes pontuações no pódio:

1º P.T.- 32 PTS. 2ª vitória para o P.T. nas ultimas 3 jornadas.
2º NUNO ROMA- 25 PTS. 2º lugar para o Nuno, o melhor que conseguiu esta época.
3º A.BASTOS- 24 PTS. Um dos melhores da 1ª volta, será o principio de uma recuperação na desastrada 2ª volta?

Top 10 da liga:

1º- N.COELHO- 730 pts;
2º- M.CARLOS- 727 pts;
3º- MIGUEL- 720 pts;
4º- TROCO- 719 pts;
5º- A.BASTOS- 698 pts;
6º- P.T.- 691 pts;
7º- P.FAUSTINO- 689 pts;
8º- JEREMIAS- 675 pts;
9º- HUGO- 667 pts;
10º- LOBO DO RIO- 654 pts.

ALERTA - POUPE ÁGUA.

A Água é um bem essencial mas não é inesgotável. Poupe Água!

A importância da água no nosso planeta é inigualável. Não existe nenhum ser vivo que sobreviva sem água, portanto, água é sinónimo de vida. Além disso, a água é fundamental para a manutenção da nossa saúde, uma vez que ajuda o organismo a libertar toxinas.

Por tudo isto, é fácil perceber a importância deste precioso líquido nas nossas vidas. De facto, não ponderamos sequer a hipótese de abrir uma torneira em nossa casa e dela não sair água. No entanto, muitas vezes esquecemos que a água não é um recurso inesgotável. Actualmente debatemo-nos com uma necessidade crescente de poupar água. Alguns especialistas defendem que a água potável existente no nosso planeta apenas dura até ao ano de 2050, se não forem invertidos os hábitos de consumo.

A Câmara Municipal de Alandroal desafia-o a “olhar” para a água numa perspectiva de sustentabilidade, preparando assim um futuro melhor para as gerações vindouras. Não se esqueça que a água não é inesgotável. Em baixo ficam alguns gestos simples que o podem ajudar a poupar água.

Alguns conselhos para poupar água:

-Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba
-Não tome banhos demorados
-Mantenha a válvula de descarga da sanita sempre bem regulada
-Repare as fugas que possa ter em torneiras
-Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças.

Fonte: Câmara Municipal de Alandroal.

Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça apenas quando estiverem cheias

quarta-feira, 16 de março de 2011

ALDEIA DA VENDA, BAILE DA PINHA


Aldeia da Venda reaviva tradições com Bailes da Pinha

O Centro de Cultura e Recreio de Aldeia da Venda (CCRAV) está a preparar a realização de dois bailes da pinha, ao uso tradicional, de modo a promover o reavivar de tradições. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e vai realizar-se em dois fins-de-semana.


Já no próximo dia 19 de Março, Sábado, realiza-se o primeiro Baile da Pinha, este destinado apenas a adultos. O Salão de Baile do CCRAV é o palco escolhido para a realização do evento, que tem início marcado para as 22:00 horas e vai ser animado pelo organista Rui Grilo. A segunda parte desta iniciativa, um Baile da Pinha exclusivo para os mais pequenos, realiza-se no dia 2 de Abril, a partir das 21:30, e vai ser animado pelo organista Cesário Mendes.

Participe nesta iniciativa, usufruindo do salutar convívio entre a população e, ao mesmo tempo, contribuindo para o reavivar de tradições. Além disso, aproveite para dar um “pezinho de dança” e entre no concurso para eleger o Rei e Rainha do Baile da Pinha. De referir que as entradas são gratuitas, no entanto, as inscrições nos Bailes são limitadas a 10 pares.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

segunda-feira, 14 de março de 2011

CENSOS 2011


Durante os meses de Março e Abril o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio de todas as Autarquias e Juntas de Freguesia do país, realiza a maior operação estatística em Portugal, os Censos 2011.

O objectivo dos Censos 2011 é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta ao questionário dos Censos é obrigatória por Lei.

Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (até agora nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente. Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.

A informação recolhida nos Censos é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral.

A informação disponibilizada pelos Censos é, pois, de grande utilidade para a definição de políticas a nível regional e local e para o planeamento de infra-estruturas e serviços essenciais à população. Já sabe, a partir do próximo dia 21 de Março responda aos Censos 2011 pela Internet ou, se não lhe for possível, preencha os questionários em papel e exerça o seu direito de cidadania.

Em 2011 os Censos apresentam uma novidade, a recolha de dados pela internet (e-censos) Até aqui, esta operação estatística, que se realiza de 10 em 10 anos, apenas contemplava a recolha de dados em papel.
As fases dos trabalhos de campo

A primeira fase dos trabalhos, a distribuição dos inquéritos, iniciou-se no passado dia 7 de Março e decorre até ao próximo dia 20. A segunda fase, destinada às respostas pela internet, decorre entre os dias 21 e 27 de Março. A terceira fase dos Censos, que vai decorrer entre 28 de Março e 10 de Abril, vai servir para recolha de questionários em papel e internet. Finalmente, entre os dias 10 e 24 de Abril decorre a última fase, em que apenas serão recolhidas as respostas em papel. Em todo o caso, poderá existir a necessidade de se prolongarem os trabalhos, para controlo de qualidade.

Como decorrem os trabalhos de campo?

Na primeira fase dos trabalhos de campo todas as residências serão contactadas por um recenseador, para entrega da documentação relativa à operação (questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet). Neste contacto o recenseador vai ajudar a explicar qualquer dúvida que possa ter. A partir do dia 21 de Março deve responder aos Censos. Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por SMS de que a sua resposta já foi dada. Caso opte por preencher os questionários em papel o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.
Mais informações

Durante todo o período em que dura a operação dos Censos 2011 estará disponível a Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9h00 às 20h00. Além disso, poderá também consultar o site www.censos2011.ine.pt ou deslocar-se ao Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Alandroal, na Rua Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues nº7.

Fonte: Gabinete Imprensa Município de Alandroal.

DIVULGAÇÃO - JS ALANDROAL


Clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 11 de março de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA


COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA
Viana 1-0 Portel
Monte Trigo 3-2 Oriolenses
Perolivense 0-3 Redondense
O Calipolense 2-0 Canaviais
Borbense 4-0 Santiago Maior
Lusitano 2-0 Escouralense
U.Giesteira 1-5 Bencatel (Interrompido na 2ª parte, devido ao mau tempo)

Classificação: 1ºRedondense 50, 2ºLusitano 49, 3ºM.Trigo 44, 4ºCalipolense 34, 5ºEscouralense 32, 6ºPerolivas 29, 7ºViana 29, 8ºBorbense 26, 9ºOriolense 24, 10ºPortel 23, 11ºCanaviais 21, 12ºBencatelense 16, 13ºS.Maior 13, 14ºGiesteira 1.

1ªDISTRITAL

Aldeense 1-2 Lavre
Arcoense 2-1 Rosário
Arraiolense 4-0 Vera Cruz
Outeiro 1-0 Alcaçovense
Cortiço 2-0 Desp. Cabrela
São Manços 1-3 Santana do Campo
Valenças 1-4 CF Estremoz
Brotense 2-1 Corval

Classificação: 1ºEstremoz 55, 2ºLavre 47, 3ºValenças 42, 4ºArcoense 36, 5ºArraiolense 35, 6ºS.Manços 33, 7ºMorense 31, 8ºCortiço 29, 9ºCabrela 29, 10ºSantana 28, 11ºCorval 28, 12ºRosário 25, 13ºBrotas 24, 14ºOuteiro 24, 15ºAlcaçovas 24, 16ºAldeense 23, 17ºV.Cruz 5


O PELADO DO C.C.D. TERENA

Distrital de Juvenis:
Terena – Lusitano B. Sábado ás 15h.

JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES 2011



Jogos da Zona dos Mármores arrancam já no próximo dia 13

A edição de 2011 dos Jogos da Zona dos Mármores está prestes a começar. O próximo Domingo, dia 13 de Março, marca o arranque desta iniciativa conjunta dos Municípios de Estremoz, Vila Viçosa e Alandroal, com uma caminhada em Estremoz. Justificar completamente

A caminhada terá uma dificuldade média e vai realizar-se nas encostas da Serra D’Ossa, sendo o percurso marcado pela beleza das paisagens. A Câmara Municipal de Alandroal garante o transporte dos munícipes para Estremoz. A concentração na vila do Alandroal está marcada para as 07:30 horas, no Terminal Rodoviário.

As actividades dos Jogos da Zona dos Mármores 2011 continuam no dia 27 de Março, no Alandroal, com a realização de uma caminhada. Os interessados em participar no evento devem dirigir-se ao posto de Turismo de Alandroal ou fazer a sua inscrição através do telefone 268 440 045.

De referir que os Jogos da Zona dos Mármores pretendem fomentar a prática da actividade desportiva junto das organizações, instituições e comunidades locais, com o intuito de aumentar o número de pessoas destes municípios a praticar exercício físico e diminuir o nível de sedentarismo. O aprofundamento das relações de cooperação entre os Municípios organizadores, rentabilizando os equipamentos existentes em cada um dos concelhos e promovendo uma maior integração sociocultural das populações, é o outro objectivo dos Jogos das Zona dos Mármores.

Fonte. Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 18ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 22ª jornada da Liga Sagres.

Tenho recebido reparos por esta semana os resultados da Liga estarem a demorar muito a ser conhecidos, e que isso se deveria a alguma viciação nos resultados. Tenho a dizer que esta Liga é à prova de "lampionismos" e "morcanismos", por isso é tudo claro como a água, umas vezes límpida, outras inquinada! Quando inquinada, leva o respectivo tratamento. Quanto a esta 18ª jornada da Liga Al-sport, foi muito marcada pela derrota da "lampionagem" em Braga.

Assim temos no pódio:
1º JEREMIAS- 36 PTS. O Jeremias é um dos dinossauros desta Liga, é IMF e já venceu a Liga por 3 vezes, o que atesta bem dos seus conhecimentos desportivos. No entanto esta foi a sua 1º vitória nos 2 últimos anos, será indicio de algum retrocesso nas suas faculdades?

2ºs TROCO, M. CARLOS e GOMES, todos com 35 PTS. Esta semana ficou um trio em 2º, dois deles, Gomes e Carlão, têm muita aversão ao "lampionismo" o que justifica a sua boa posição esta semana, pois quase não têm jogadores do Benfica na equipa. Já o 3º deles, o Troco, não consigo justificar este resultado, é "vermelhão", tem o plantel repleto de "águias", como é conseguiu chegar aqui? Só pode ser por um erro do Excel! Se assim for está o Bill Gates a entrar em descontos...

Esta semana houve várias alterações, inclusive houve mudança de líder.
Top 10 da liga:
1º- M.CARLOS- 712 pts;
2º- N.COELHO- 708 pts;
3º- MIGUEL- 706 pts;
4º- TROCO- 698 pts;
5º- P.FAUSTINO- 686 pts;
6º- A.BASTOS- 674 pts;
7º- P.T.- 659 pts;
8º- JEREMIAS- 652 pts;
9º- HUGO- 648 pts;
10º- LOBO DO RIO- 642 pts.