terça-feira, 31 de maio de 2011

NOTA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL


Informação sobre secções de voto para Eleições Legislativas

A Câmara Municipal de Alandroal informa que as duas secções de voto do Alandroal, para as Eleições Legislativas do próximo dia 5 de Junho, se irão localizar no Fórum Cultural de Alandroal.

Ao concentrar toda a actividade relacionada com as eleições num único local a Autarquia tem como objectivo facilitar o acesso às secções de voto e, ao mesmo tempo, terminar com eventuais dúvidas relacionadas com as secções de voto a que cada munícipe pertence.

Informamos ainda que, como habitualmente, o acto eleitoral se inicia às 08:00 horas e decorre até às 19:00.

DIVULGAÇÃO - CONCURSO LITERÁRIO À "DESCOBERTA DO ENDOVÉLICO"


Clique na imagem para ampliar.

NOTA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL

Câmara de Alandroal promoveu concelho na Extremadura Espanhola

Leituras públicas no idioma de Camões, exposições de fotografia, mostra de artesanato e produtos gastronómicos, exibição de documentários lusófonos, teatro do Imaginário, com “Contos da Guiné”, ranchos folclóricos, canções e dramatizações de alunos de Língua Portuguesa, foram algumas das iniciativas que marcaram a edição 2011 do Festival LusoFonías, que decorreu em Olivença nos passados dias 28 e 29 de Maio.


A Câmara Municipal de Alandroal associou-se a esta iniciativa e esteve presente no Passeio Central, em Olivença, com um stand de promoção do concelho e dos seus produtos típicos, onde foi possível assistir, ao vivo, à produção de trabalhos em madeira pelo artesão Manuel Claré. Pelo stand do concelho de Alandroal passaram dezenas de pessoas, a maioria de nacionalidade espanhola, que contactaram com produtos típicos do concelho e com o trabalho do artesão Manuel Claré.

Organizado pela Associação Cultural “Além Guadiana”, o Festival LusoFonías pretende ser um ponto de encontro e difusão das mais diversas manifestações culturais portuguesas, revitalizando as raízes portuguesas em Olivença e fomentando a aproximação da Extremadura Espanhola a Portugal. Na edição 2011, a segunda, o “Festival LusoFonías” contou com a participação de cerca de uma dezena de municípios portugueses.


Esta iniciativa é uma das mais marcantes da Associação “Além Guadiana”, que tem trabalhado para sensibilizar cidadãos e instituições de Olivença sobre a necessidade de preservar e dinamizar a cultura portuguesa e fomentar o conhecimento sobre os aspectos característicos dos países Lusófonos.

AVISO DE CORTE DE ÁGUA NA ALDEIA DA VENDA


Veja em baixo a zona afectada:
Clique nas imagens para ampliar.

LICENCIAMENTO ZERO, MOTIVADOS PARA A MUDANÇA.


O Licenciamento Zero é um programa promovido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com o objectivo de facilitar todo o tipo de licenciamentos dependentes do municípios e facilitando assim o aparecimento de novas empresas, comércios e serviços e tornar mais competitivos os já existentes, mas para que isso aconteça na prática e com celeridade desejada a Câmara Municipal de Alandroal tem de estar receptiva para o projecto.

Entretanto vão-se realizando sessões de esclarecimento pelo Pais a todos os municípios interessados em desenvolver quanto antes este projecto. As mais recente realizaram-se em Lisboa e Porto.

A Torre do Tombo em Lisboa, contou com a presença da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, serviu de palco para a apresentação deste projecto e das principais ferramentas de trabalho disponibilizadas pela AMA, no sentido de facilitar e orientar a implementação deste ambicioso projecto.

Aproveitando a presença de cerca de duas centenas de representantes de municípios, foi dada especial atenção à apresentação da Directiva de Serviços e à explicação, detalhada das medidas do Licenciamento Zero, abordando, simultaneamente, as actividades económicas envolvidas e a legislação aplicável. E porque esta é uma fase em que os municípios, e os demais intervenientes envolvidos neste processo, se confrontam com diversas dúvidas, houve ainda lugar ao esclarecimento das questões colocadas pelos participantes.

Os diversos intervenientes neste processo estão motivados para a mudança e os trabalhos estão em curso. Seguem-se mais as sessões de esclarecimento e a próxima é já hoje, dia 31 de Maio, em Faro, com a lotação já esgotada.

O projecto pretende eliminar licenças e respectivas taxas, veja aqui no Portal da Empresa alguns exemplos: Portal da Empresa

Fonte: Portal do Cidadão.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

NOTA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL


Autarquia assinala Dia da Criança com espectáculo de circo gratuito

É já na próxima quarta-feira que se assinala mais um Dia Mundial da Criança e a Câmara Municipal de Alandroal não quer deixar de assinalar esta importante data. Por isso, preparámos um espectáculo de circo, com entrada gratuita, para todas as crianças do concelho em idade escola (ensino pré-primário, 1º ciclo e 2º ciclo).

O espectáculo vai realizar-se no Parque de Feiras e Exposições de Alandroal no próximo dia 1 de Junho, a partir das 10:00 horas. Vem participar e diverte-te com as várias animações que o circo Atlas preparou para ti. Não faltes!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

1ª Divisão.

Santana do Campo 3 – Cabrela 1
Estremoz 4 – Alcaçovense 2
Corval 9 – Vera Cruz 1
Brotense 5 – Rosário 2
Valenças 2 – Lavre 1
S. Manços 1– Luso Morense 1
Fazendas do Cortiço 0 – Aldeense 0
S. Bartolomeu do Outeiro 2 – Arcoense 4

ESTREMOZ É CAMPEÃO NA 1ª DIVISÃO DISTRITAL. Sobe à Divisão de Honra da A. F. Évora e é acompanhado pelo Lavre.

Classificação: 1ºEstremoz 82, 2ºLavre 63, 3ºValenças 57, 4ºArcoense 57, 5ºArraiolense 54, 6ºCorval 52, 7ºMorense 45, 8ºS.Manços 43, 9ºCortiço 42, 10ºCabrela 41, 11ºSantana 41, 12º Rosario 40, 13ºBrotas 37, 14ºAlcacovas 36, 15ºOuteiro 36, , 16ºAldeense 33, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DO C.D.D. de TERENA
Distrital de Juvenis:
Terena – Canaviais ( 28/05 – 17 horas )

Distrital de Infantis Futebol de 7:
Fase Final: Terena – Corval ( 28/05/10,30horas ).

AVISO DE CORTE DE ÁGUA EM ALANDROAL

Clique na imagem para ampliar.

NOTA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL

Orquestra da Universidade de Évora proporcionou admirável momento cultural no Alandroal

O Fórum Cultural de Alandroal foi palco de mais um extraordinário momento de cultura, proporcionado pela Orquestra Clássica da Universidade de Évora, no passado dia 25 de Maio. A população do concelho de Alandroal aderiu em bom número e correspondeu às expectativas, mostrando que a cultura é transversal a todas as idades e todos os tipos de público.

Sob a orientação do experiente maestro Christopher Bochmann, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora interpretou um reportório eclético, com obras de compositores como Mozart, Debussy ou Beethoven, que muito entusiasmaram o público presente ao longo de mais de uma hora de concerto, em que o maestro Bochmann muitas vezes elogiou o público alandroalense. No final do espectáculo ficou o entusiasmo estampado no rosto dos presentes e a vontade de poder voltar a experiência que, para muitos, foi vivida pela primeira vez.

Criada no ano de 1999, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora teve a sua primeira actuação em Alter-do-Chão a 8 de Fevereiro de 2001. Mais que uma unidade cientifico-pedagógica, de apoio ao ensino que se ministra no departamento de Artes da Universidade de Évora, a Orquestra é também uma entidade prestadora de serviços à comunidade, através da oferta de um programa de actividades musicais a toda a região Alentejo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

VOLUNTARIADO JOVEM PARA AS FLORESTAS

Já abriram as inscrições para o voluntariado jovem de defesa das florestas. Se tens entre 18 e 30 anos e desejas encontrar uma ocupação paras as férias escolares inscreve-te no Gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal de Alandroal (Rua Dr. Teófilo Braga), ou através do telefone 268 440 040.

Não Percas tempo. Inscreve-te e vem ajudar a Autarquia a manter as florestas do concelho livres de incêndios.
Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

AVISO DE CORTE DE ÁGUA EM SANTIAGO MAIOR

ALTERAÇÃO AO AVISO DE CORTE DE ÁGUA.

O Edital com o aviso de corte de água para algumas aldeias de Santiago Maior, no dia de hoje, 26 de Maio 2011, foi retirado uma vez que o corte previsto já não se efectua. Uma situação não prevista obrigou a uma intervenção de urgência num dos depósitos e no seguimento desses trabalhos achou-se por bem resolver logo a intervenção prevista para o dia de hoje.


ADITAMENTO
Notícia do dia, em relação a este assunto, com pedido de divulgação:

Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 24 de maio de 2011

AS MINHAS SUGESTÕES PARA O CASTELO DE ALANDROAL

Na passada sexta-feira foi feita a APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ALANDROAL pelo arquitecto responsável pelo projecto, o Arq. Manuel Aires Mateus. Logo no dia seguinte, sábado, falei aqui sobre o assunto, fazendo a minha apreciação dessa mesma apresentação, e comprometi-me em deixar algumas sugestões que eventualmente poderiam ser aproveitadas por quem tem responsabilidades e interesses no projecto.

Eu próprio, sem ter grandes responsabilidades, tenho muito interesse, pois penso que este projecto de requalificação aliado ás actividades que possam vir ali a ser desenvolvidas serão de certeza da maior valia para o Concelho de Alandroal, tanto cultural como economicamente.

Fala-se na requalificação do castelo já há anos, mas até agora essa mesma requalificação tem sido adiada sistematicamente e sempre preterida em favor de outros projectos, a meu ver injustamente, pois os outros projectos que me estou a lembrar, mas que não vou enumerar, nunca trarão o retorno que o projecto do castelo nos pode trazer. Mas já me estou a alongar em considerações periféricas, vamos ás sugestões:

Falei na minha apreciação de sábado num pequeno Museu Militar a instalar na torre de menagem do castelo, a alguns poderá parecer uma ideia descabida, mas olhem que não! Ora bem, o castelo é um edifício militar, a própria torre de menagem foi uma edificação de vigia muito importante na defesa desta praça e das redondezas, era do cimo da torre que os sentinelas davam alerta para os possíveis perigos da mouraria, castelhanos, jacobinos ou até de salteadores.

Por isso fazia todo o sentido enquadrar o tema "defesa militar" numa reestruturação do castelo, e nada melhor que fazê-lo na antiga casa onde se dava corda ao relógio e que agora está ao abandono, em pleno interior da torre de menagem.

Projecto caro? Nem por isso, o que é preciso é engenho e trabalho. Eu comecei a frequentar o espaço do castelo no principio da década de 70 do século passado, tinha então 5 anos, com os passar dos anos muitas das brincadeiras foram dentro daquelas muralhas e o que é eu que eu lá via na altura? Espingardas em madeira, a maioria delas só mesmo de madeira, dizia-se então que tinham servido para instrução dos magalas, baionetas, bestas já muito deterioradas e algumas roupas já com pouca cor, que seriam fardas militares. Diz-se que algumas dessas peças estarão em armazéns da câmara, poderiam agora ser recuperadas, reconstruídas para serem expostas ao público. Interessa é fazer algo que crie interesse naqueles que nos visitem e subam à torre.

Por subir à torre. Porque não criar condições para se subir à torre em segurança para que Alandroalenses e visitantes possam usufruir das magnificas vistas que a altitude da torre nos proporciona sobre a vila e em toda a pradaria envolvente? Esta seria outra mais valia desde projecto. E com a contrapartida destas vistas, tanto ao museu como ao cimo da torre puderem ter algum retorno financeiro imediato, cobrando bilhetes pela visita.

Em relação à requalificação gostaria ainda de sugerir a recuperação e recolocação no mesmo sitio da monumental cruz da Ordem de Aviz. Cruz que se encontrava no interior do castelo, por cima da entrada principal do e em frente à Igreja Matriz e que foi retirada na década de 40 do século 20. Procurar saber onde está e recupera-la, se isso não for possível, que se faça uma reconstituição.

Já quanto ao aproveitamento do castelo para espectáculos e outros tipo de manifestações culturais, que tanto se fala, totalmente de acordo. O castelo está em local privilegiado na vila e pode proporcionar cenários magníficos para certos eventos e espaço há muito, então há que saber aproveita-lo. Apenas um senão: O Vento.

Para quem "cresceu" no castelo sabe que noites amenas como as de sexta-feira não há muitas, mesmo durante o verão. Vêm-me à memória muitas noites "mediterrâneas" de brincadeira na Praça da República, mas depois nessa mesma noite, dentro do castelo o vento que por ali irrompia "atirava-nos" dali para fora em três tempos! Eu não sou arquitecto, não sei qual a solução para esse problema, mas um técnico capacitado pode conseguir minorar o efeito do vento, por isso deixo aqui o alerta.

Por fim, os rumores. Como a apresentação de sexta-feira não foi nada elucidativa, pouco se sabe o que se vai fazer, logo correram os rumores que se vão fazer uns sanitários para apoio ás futuras actividades. A ser verdade, estou totalmente contra! Não cabe na cabeça de ninguém fazer do castelo um "mijatório" público! Até porque existem sanitários públicos nas imediações do castelo. Sabemos que para certos eventos podem ser insuficientes, então pontualmente que se instalem sanitários de campanha, mas nunca construir edifícios dentro do castelo para tão indispensável acção! Em todo o caso, faço votos para que sejam só rumores.

E agora uma curiosidade que não podia ter acontecido em melhor altura, pois agora que tanto se fala do castelo.

Sempre ouvi histórias contadas pelos mais velhos de "escorpiões" a cair do castelo, mas nunca tinha visto nenhum desses «escorpiões negros e venenosos». Não é que ontem fui alertado por um grupo de crianças, que tinha caído um escorpião do castelo! Lá fui ver, e no mesmo sitio de sempre, onde os mais velhos contavam, uma cobra negra assustada a tentar esconder-se entre as juntas da parede do castelo. Logo fiz diligencias para a matar, mas apareceu um "encantador de cobras" e não mo permitiu, quis apanha-la para mais tarde pode-la exibir em público, deixo-vos aqui dois vídeos que fiz na altura:





NOVO RUMO NA CULTURA DE ALANDROAL


“Noite Mágica” no Castelo Marca Abertura de Novo Rumo para a Cultura no Alandroal

Recuperação e dinamização do património dão mote a politica cultural de envolvimento local e projecção nacional

Mário Laginha e os Aduf mostraram, num concerto arrebatador e enquadrado pelo magnífico cenário do castelo do Alandroal, aquilo que podem vir a ser as noites de verão naquele espaço já em 2012.

Para além da apresentação do projecto de requalificação do espaço público e iluminação do castelo de Alandroal, a autarquia apresentou em simultâneo um projecto de dinamização cultural daquele espaço, uma vez requalificado.

Assim, entre outros possíveis eventos, o município pretende lançar já no próximo ano um festival de música “com características únicas no país e com o potencial de envolver toda a região”.
Um festival que aposta na complementaridade de dois géneros musicais fundamentais da identidade cultural do mundo ocidental: a música erudita (com destaque para a ópera) e o jazz, mas onde projectos de cariz mais popular também terão o seu espaço. Uma festa da música que vai muito além do momento em que está a acontecer e que ao longo do ano envolve os músicos da região em acções de formação e de divulgação contribuindo para o seu desenvolvimento musical, ao mesmo tempo que trás até ao concelho residências de artistas consagrados ou estágios de jovens músicos de todo o país. Um evento para o qual a autarquia conta com a direcção artística do maestro Pedro Moreira, director da Escola Superior de Música de Lisboa.
O município assume como prioridade “preservar o património é, em simultâneo, dar-lhe novas funções e vivências para que este possa continuar a cumprir a sua missão, como o tem vindo a fazer ao longo dos séculos: ser espaço definidor de identidades, espaço de conhecimento, de partilha e de cultura”,
O presidente João Grilo referiu na sua intervenção que são vários os projectos em que o município está a trabalhar para recuperar o dinamizar o património do Concelho: “para além do castelo do Alandroal, estamos apostados em reabilitar a Fortaleza de Juromenha, vamos intervir em breve na Capela da Boanova, estamos a estudar possibilidades para o Castelo de Terena, estamos a preparar a requalificação da emblemática Fonte Monumental, a “Fonte das Bicas”, estamos a rever a Carta Arqueológica do Concelho e temos projectos para S. Miguel da Mota e para o Endovélico”.
Tudo isto assenta numa visão de cultura como factor de diferenciação e motor de desenvolvimento sustentado. Para o autarca, apostar no património material e imaterial do concelho como um produto de elevada qualidade e dinamizar os espaços com vida cultural aumenta a atractividade e o número de visitantes, com reflexos directos no turismo e na economia local.

Dinamização do Fórum Cultural, “Agenda Cultural de Verão” e Cinema Digital 3D em Setembro


O presidente anunciou ainda a criação de uma “Agenda Cultural de Verão” que vai trazer animação ao coração da vila e o regresso do Fórum Cultural à actividade regular já em Setembro próximo, com uma aposta clara em actividades que envolvam as pessoas muito para além do papel de espectador passivo, com o reavivar de tradições adormecidas e com uma aposta na qualidade e na excelência, com destaque para o relançar da programação regular de cinema com um novo sistema digital 3D.
Entretanto, o município prepara já o próximo “Por Terras do Endovélico”. A segunda edição deste evento onde a cultura, a gastronomia e as actividades económicas se entrecruzam para mostrar o melhor do concelho irá decorrer de 25 de Junho a 03 de Julho.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ORQUESTRA CLÁSSICA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA ACTUA NO ALANDROAL


O Alandroal vai receber, no próximo dia 25 de Maio, mais um momento cultural de elevada qualidade, com a actuação da Orquestra Clássica da Universidade de Évora, marcada para as 21:30 horas, no Fórum Cultural de Alandroal.

Sob a direcção de Christopher Bochmann, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora vai interpretar temas como “Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, ou a “Segunda Sinfonia”, da autoria de Ludwig Van Beethoven. Venha ao fórum Cultural no próximo dia 25 e não perca a oportunidade de assistir, ao vivo, à actuação de uma das mais conceituadas Orquestras do panorama musical português da actualidade.

Criada no ano de 1999, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora teve a sua primeira actuação em Alter-do-Chão a 8 de Fevereiro de 2001. Mais que uma unidade cientifico-pedagógica, de apoio ao ensino que se ministra no departamento de Artes da Universidade de Évora, a Orquestra é também uma entidade prestadora de serviços à comunidade, através da oferta de um programa de actividades musicais a toda a região Alentejo.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

DIVULGAÇÃO - VISITA AO JARDIM ZOOLÓGICO

Clique na imagem para ampliar.

sábado, 21 de maio de 2011

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE REQUALIFICAÇÃO DO CASTELO DE ALANDROAL


A Câmara Municipal de Alandroal organizou ontem à noite, com pompa e circunstância, a apresentação pública do Projecto de Requalificação do Castelo de Alandroal.

Estava uma noite agradável no Quintal do Relógio, dentro do próprio castelo, um cenário bonito e muita gente interessada naquilo que considero uma boa envolvência para ouvir os oradores da noite, João Grilo, Presidente do Município e Manuel Aires Mateus, arquitecto responsável pelo projecto. Ao fim da noite, os presentes puderam ainda desfrutar das musicas interpretadas por Mário Laginha e os ADUF.

Das palavras do Presidente João Grilo, não vos posso dar conta, facto que lamento, pois a Tertúlia de Sexta à Noite demorou mais tempo que o esperado e desejado, por consequência entrei no "quintal" já com o discurso do Presidente terminado. Mas vi e ouvi a apresentação de Requalificação do Castelo que era o facto mais importante da noite e pela qual estou muito interessado.

Há muito tempo defendo que o Castelo de Alandroal devia ser mais "acarinhado" e sobretudo mais aproveitado pelos Alandroalenses. Possivelmente agora alguém com mais responsabilidades politicas teve essa mesma visão e sinceramente criei algumas expectativas em relação a este projecto. Mas ontem mesmo, essas mesmas expectativas arrefeceram um pouco, já explico.

A apresentação do projecto pelo seu máximo responsável, o Arquitecto Manuel Aires Mateus não teve o efeito esperado em mim e a apresentação esteve muito aquém do todo o "engalanamento" da noite. As projecções da apresentação foram feitas com pouco tempo de exposição e com muita luz de fundo o que não permitia acompanhar o "laserpoint", nem nos permitiu visualizar que tipo de intervenção acarreta projecto.

No entanto pela voz do arquitecto ficámos a saber que a intervenção é mais ao nível de limpeza, iluminação e pequenos restauros.

O que não vi, nem ouvi, foi uma palavra sobre o aproveitamento turístico da Torre de Menagem, o que a confirmar-se esse "esquecimento" deixa de fora do projecto a maior valia do castelo, onde se pode criar um miradouro com vista privilegiada sobre a planície alentejana ou até um pequeno museu militar na casa do relógio, no interior da torre.

Como já disse anteriormente a apresentação não impressionou, nem deixou ver o que ia ser intervencionado, mas isso não quer dizer que por detrás dessa pobreza não esteja um grande projecto de requalificação do espaço do castelo. Até admito que o possam ter feito por estratégia, isto é, não criar grandes expectativas e depois o trabalho final ser algo positivamente surpreendente. Pelo menos vou ficar com essa esperança, pois acredito na ideia da câmara da revitalização daquele espaço e na necessidade do restaurar, para posterior uso cultural, recreativo...

Acredito que este projecto, a ser bem executado, será uma mais valia importante para o Alandroal em vários aspectos e como tenho vontade que vingue, irei fazer algumas sugestões, que a serem aproveitadas poderão ser um contributo para a requalificação do Castelo de Alandroal. Mas isso ficará para o principio da próxima semana.

Manuel Varandas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

1ª Divisão.
Alcaçovense 2– Santana do Campo 1
Vera Cruz 0– Estremoz 6
Rosário 3 – Corval 2
Lavre 2 – Brotense 1
Luso Morense 3 – Valenças 2
Aldeense 2 – S. Manços 0
Arcoense 0 – Fazendas do Cortiço 1
Arraiolense 0 – S. Bartolomeu do Outeiro 4.

Classificação:
1ºEstremoz 79, 2ºLavre 63, 3ºArraiolense 54, 4ºArcoense 54, , 5ºValenças 54, 6ºCorval 49, 7ºMorense 44, 8ºS.Manços 42, 9ºCabrela 41, 10ºCortiço 41, 11ºRosario 40, 12ºSantana 38, 13ºAlcacovas 36, 14ºOuteiro 36, 15ºBrotas 34, 16ºAldeense 32, 17ºV.Cruz 5.


O PELADO DE TERENA

Distrital de Juvenis:
Est. Vendas Novas – Terena. Sábado ás 10.30h.

Distrital de Infantis Futebol de 7 – fase final:
União de Montemor – Terena. Sábado ás 10.30h.

15º Convívio do Programa "Joga à Bola" - CCD Terena
Realiza-se no próximo Domingo dia 22 de Maio de 2011, entre as 10h00 e as 13h00 no Campo de Jogos José Vitorino em Terena o 15º Encontro do Programa Joga á Bola, as equipas participantes são:

Terena - 3 equipas
Juventude SC - 3 equipas
CF Estremoz - 5 equipas
GDR Canaviais - 3 equipas
Calipolense CDVV - 4 equipas
Geração Benfica - Alcaçovas - 2 equipas
Montemor - 4 equipas
SC Borbense - 2 equipas
Atlético SC - 2 equipas
SC Alcaçovense - 1 equipa

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES


LAZER

- Festas da Santa Cruz em Cabeça de Carneiro. Durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio ).

- Festas de São Bras dos Matos na Mina do Bugalho. Durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio ).

- X Passeio Equestre Subir ao estribo. Sábado de manhã no Alandroal. ( Ver programa próprio ).

- Convívio Piscatório do Clube de São Romão. Domingo de manhã em Juromenha.

MÚSICA

- Concerto com Mário Laginha e ADUF. Sexta-feira à noite no Castelo de Alandroal ( Ver programa próprio ).

POLITICA - LEGISLATIVAS 2011 NO ALANDROAL

A campanha oficial para as Legislativas de 5 de Junho arranca oficialmente no principio da próxima semana e já se nota grande movimentação nos partidos, mesmo a nível local e o primeiro partido a anunciar a suas acções de campanha foi o Partido Socialista - Alandroal.

Clique na imagem para ampliar.

TERENA RECEBE CONVÍVIO DE ESCOLAS DE FUTEBOL

O campo de jogos José Vitorino, em Terena, recebe no próximo dia 22 de Maio a partir das 10:00 horas um convívio de futebol, no âmbito do projecto “Joga à Bola”, promovido pela Associação de Futebol de Évora.

Com organização do Centro Cultural e Desportivo de Terena e apoio da Câmara Municipal de Alandroal, a iniciativa vai contar com a presença de 10 escolas de futebol e mais de 250 jovens atletas.

Os atletas participantes serão divididos em dois escalões etários, os “Petizes”, para os atletas com 5 e 6 anos, e os “Traquinas”, para os futebolistas com 7 e 8 anos. Os jogos terão a duração de 15 minutos, sem intervalos e sem limite de substituições. No final do torneio será oferecido um lanche convívio a todos os participantes.

Fonte: Município de Alandroal.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, FINAL

Resultados da 26ª e ultima jornada da XVI Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 30ª jornada da Liga Sagres.

NUNO COELHO, vence pela 2ª vez a Liga Fantástica Al-sport

A ultima jornada, como já se esperava foi extremamente decisiva, pois houve aqui grandes cambalhotas na classificação geral, nomeadamente nos primeiros cinco classificados, os que lutavam pela vitória final. O grande beneficiado foi o Nuno Coelho, que com os 32pts desta semana, saltou para do 3º posto para a VITÓRIA na Liga Fantástica Al-sport. O 2º mais beneficiado foi o P.T. que com os 40pts amealhados esta semana, subiu da 5ª para a 2ª posição, lugar onde não tinha estado antes esta época.

Os grandes perdedores desta ultima jornada foram o Miguel e o Troco, que estavam empatados na jornada anterior em 1º e agora desceram para a 4ª e 5ª posição consecutivamente. Pelo meio destes cinco ficou o A. Bastos, que mesmo não conseguindo vencer, conseguiu um excelente 3º lugar mesmo em igualdade pontual com o 2º classificado.

1º P.T. - 40Pts. O P.T. pode agradecer aos seus jogadores de 2ª linha, o brilhante resultado obtido esta semana e que o catapultaram para a vice-liderança.

2º N. COELHO - 32Pts. O Nuno foi semelhante ao P.T., mas a 2ª linha deste foi mesmo o Paços de Ferreira, com o 9pts do Mário Rondon e os 8pts do M. José. Só este 2 jogadores fizeram mais de metade dos seus 32pts.

REILEÃO - 30Pts. O Reileão é um caso à parte, nem consigo analisar a equipa dele! Uma autentica manta de retalhos. Eu diria que foi uma conjugação de vários factores invulgares que deram esta honrosa classificação ao Reileão.

CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL

1º- N. COELHO - 905 pts.
2º- P. T. - 899 pts;
3º- A. BASTOS - 899 pts;
4º- MIGUEL - 898 pts;
5º- TROCO - 890 pts;
6º- JEREMIAS- 883 pts;
7º- M.CARLOS- 870 pts;
8º- ROSINHA- 817 pts;
9º- LOBO DO RIO- 815 pts;
10º- P. FAUSTINO- 807 pts.
11º- HUGO - 801 pts.
12º - RICARDO - 784 pts.
13º - M. JOÃO - 779 pts.
14º - M. GOMES - 748 pts.
15º - N. ROMA - 745 pts.
16º - L. GUERRA - 734 pts.
17º - MANGUITO - 731 pts.
18º - MELRINHO - 709 pts.
19º - BALANÇAS - 692 pts.
20º - BALSANTE - 657 pts.
21º - L. FERNANDO - 647 pts.
22º - A. BALSANTE - 641 pts.
23º - LOCA - 626 pts.
24º - RUI - 624 pts.
25º - REILEÃO - 604 pts.
26º - CARLOS - 559 pts.
27º - PEDRO - 545 pts.
28º - ZÉ ROMA - 539 pts.
29º - JOÃO PAULO - 473 pts.

Esta foi a classificação final de todos os Treinadores Fantásticos, para a semana serão feitas algumas considerações finais e será marcada a Assembleia Geral de Verão.

CAMARA DE ALANDROAL VAI ASSINALAR 6ª SEMANA DA PREVENÇÃO E MAUS TRATOS

A Câmara Municipal de Alandroal vai associar-se às comemorações da 6ª Semana de Prevenção dos Maus Tratos Infantis, promovida a nível regional pela Associação “Chão dos Meninos”, organizando uma série de actividades para assinalar esta importante data no concelho de Alandroal.

Esta iniciativa, que tem como objectivo contribuir para a consciencialização sobre a problemática dos maus tratos infantis, vai realizar-se entre os dias 22 e 29 de Maio. As entidades executoras dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social também se vão associar, contribuindo assim para dar uma abordagem mais envolvente e dinâmica ao evento.


As actividades arrancam com a realização de uma sessão musical para pais e filhos, no dia 22 de Maio, a partir das 17:00 horas no Fórum cultural de Alandroal. Já no dia 25 de Maio o auditório do edifício sede do Município de Alandroal recebe uma acção de formação subordinada ao tema “Crianças desaparecidas”. A fechar a semana, o Fórum Cultural de Alandroal vai ser palco de um workshop de danças tradicionais do mundo, para crianças.

As acções a desenvolver pretendem incidir especialmente na comunicação positiva, na família e na comunidade em geral. É preciso ter em conta que a forma e o conteúdo da comunicação são a essência das relações entre crianças, famílias, instituições e sociedade em geral. Por isso, assume especial importância comunicar positivamente com os mais pequenos.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CASTELO TRÁS MÁRIO LAGINHA AO ALANDROAL

Mário Laginha e Aduf na apresentação pública do Projecto de Requalificação do Castelo de Alandroal

A noite da próxima sexta-feira, dia 20 de Maio, promete ficar na memória dos alandroalenses por muito tempo. E são vários os motivos que o justificam. Em primeiro lugar, pela apresentação pública do Projecto de Requalificação do Espaço Público e Iluminação do Castelo de Alandroal pelo arquitecto Manuel Aires Mateus, autor do projecto que já se encontra em fase de concurso público e que em breve será uma realidade.

Em segundo lugar, porque em simultânea com a obra, o Município vai apresentar um ambicioso projecto de dinamização cultural do concelho tendo como cenário o castelo, uma vez requalificado. Por fim, pelos concertos com Mário Laginha e Aduf, com entrada livre, que encerram a noite e mostram já um pouco do que pode vir a acontecer com regularidade neste espaço no futuro.

Mário Laginha, é já uma referência incontornável da música portuguesa e um dos maiores pianistas nacionais. Os Aduf, liderados pelo exímio percussionista José Salgueiro e pelo guitarrista José Peixoto, formam um projecto musical cheio de originalidade e capacidade de seduzir públicos em que se aliam na perfeição a música portuguesa com ritmos africanos, celtas, árabes e flamencos.

O Castelo do Alandroal será o palco da cerimónia onde, a partir das 21:30, se irá mostrar aos alandroalenses, e a toda a população do concelho, o Projecto de Requalificação do Castelo de Alandroal, que visa devolver este imóvel classificado ao dia-a-dia dos alandroalenses e, ao mesmo tempo, dotar o espaço das infra-estruturas básicas para acolher espectáculos ao ar livre e outros eventos culturais.

A Câmara Municipal convida-o a estar presente na cerimónia pública que se realiza no interior do castelo a partir das 21h30 e a fazer parte de um momento marcante para o Alandroal.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TEATRO NO ALANDROAL

"Falar Verdade a Mentir" em cena no Fórum Cultural de Alandroal

O Centro de Arte Dramática de Évora, Cendrev, traz ao Alandroal, no próximo dia 18 de Maio, o espectáculo “Falar Verdade a Mentir”. Com encenação de Victor Zambujo, a peça tem por base um texto de Almeida Garrett.

O Fórum Cultural de Alandroal vai receber duas sessões do mais recente espectáculo do Cendrev, com entrada livre. A primeira sessão está marcada para as 14:30 e destina-se aos alunos do Agrupamento Vertical de Alandroal. A segunda sessão realiza-se às 21:30 e está aberta a toda a população.

“Falar Verdade a Mentir” é uma comédia, da autoria de Almeida Garrett, escrito em 1845 mas que ainda hoje continua a manter-se actual. A obra era uma crítica cómica à sociedade da altura e conta a história de Duarte, um jovem peralvilho, mentiroso compulsivo, que vive uma grande paixão por Amália. Quando Duarte e Amália decidem casar o pai da noiva diz que se “apanhar” Duarte numa mentira o casamento fica sem efeito.

A Câmara Municipal de Alandroal convida-o a assistir a esta peça, que tem por base um texto de um maiores escritores portugueses, onde são expostos os defeitos da sociedade burguesa no Portugal do século XIX.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

DIVULGAÇÃO - FESTA DE SÃO BRÁS DOS MATOS, NA MINA DO BUGALHO.

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - FESTA DA SANTA CRUZ EM CABEÇA DE CARNEIRO

Clique na imagem para ampliar.

sábado, 14 de maio de 2011

ALANDROALANDIA SOFREU FORTE ATAQUE!


Desta vez foi o próprio Alandroalandia a ser noticia. Na passada quinta-feira e até ontem à tarde, o Blogger, servidor onde está alojado o Alandroalandia teve uma avaria que impediu a publicação de qualquer postagem ou comentário, inclusivamente até as postagens que tinha feito na quinta-feira não estavam disponíveis e consequentemente os comentários já efectuados, também desapareceram.

Felizmente que as postagens o blogger conseguiu recupera-las, já os comentários referentes a essas postagens foram irremediavelmente perdidos, facto que lamento, mas que sou alheio a qualquer responsabilidade.

Claro que os leitores mais atentos, aperceberam-se que havia uma anomalia com o blogue e foram alguns os que telefonaram, enviaram e-mails e até se dirigiram a mim pessoalmente mostrando alguma indignação, por ficarem privados das informações dadas pelo Alandroalandia.

Por ultimo, tenho ainda a informar que esta anomalia não se passou só com o Alandroalandia, mas com todos os blogues alojados no Blogger e consequentemente com a extensão Blogspot. Mas ao que parece agora o problema está definitivamente resolvido, pelo que o Alandroalandia seguirá o seu caminho: Informando do que mais importante se passa no Concelho de Alandroal.

Manuel Varandas

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

1ª Divisão
Cabrela 0 – Alcaçovense 0
Santana do Campo 4 – Vera Cruz 1
Estremoz 4 – Rosário 1
Corval 2 – Lavre 1
Brotense 1– Luso Morense 0
Valenças 2 – Aldeense 0
S. Manços 2 – Arcoense 4
Fazendas do Cortiço 0 – Arraiolense 1

Classificação:
1ºEstremoz 76, 2ºLavre 60, 3ºArcoense 54, 4ºArraiolense 54, 5ºValenças 54, 6ºCorval 49, 7ºS.Manços 42 8ºMorense 41, 9ºCabrela 41, 10ºCortiço 38, 11ºSantana 38, 12ºRosario 37, 13ºBrotas 34, 14ºOuteiro 33, 15ºAlcacovas 33, 16ºAldeense 29, 17ºV.Cruz 5.

O PELADO DE TERENA

Distrital Infantis Futebol de 7 – Fase Final:
Terena – Arraiolense. Sábado às 10,30h

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NOVA COLECÇÃO DO DEUS ENDOVÉLICO EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA


O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, inaugura, no próximo dia 18 de Maio, uma nova exposição em que é apresentado ao público o conjunto escultórico romano, encontrado em São Miguel da Mota (Alandroal).

A nova colecção é formada por peças encontradas durante as escavações em São Miguel da Mota, que se iniciaram em 2002. As prospecções realizadas permitiram identificar vários elementos arquitectónicos indicadores de antigas construções, bem como um conjunto de figuras relacionadas com o culto ao Deus Endovélico.

A Câmara Municipal de Alandroal associa-se a esta iniciativa e convida-o a estar presente na cerimónia, onde estará também o Presidente do Município alandroalense, João Grilo. No final da apresentação pública haverá lugar ainda a uma prova de produtos regionais do concelho de Alandroal.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- Interdito Bar ( Alandroal). Festa da Primavera. Sexta-feira à noite.

- Aldrabar ( Alandroal ). Festa do 7º aniversário com Soversion - música ao vivo. Sábado à noite.

LAZER

- Festas da Santa Cruz na Aldeia da Venda ( Santiago maior ). Durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio ).

- Convívio Piscatório da Casa do Benfica de Vila Viçosa. Domingo de manhã em Juromenha. ( Ver programa próprio ).

quinta-feira, 12 de maio de 2011

XVI LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Resultados da 25ª jornada da Liga fantástica Al-sport ´10, que se disputou à 29ª jornada da Liga Sagres.Penúltima jornada da Liga Fantástica Al-sport e o acumulado continua ao rubro, mas agora só já com 4 candidatos ao titulo: Miguel, Troco, Nuno e Bastos, separados apenas por 5 míseros pontos! Esta semana ficaram já irremediavelmente afastados do titulo o P.T., Jeremias e M. Carlos. Vamos ver o que acontece na ultima jornada, onde tudo ficará decidido, uma vez que este anos não há processos nem reclamações pendentes!

Quanto ao pódio semanal, aqui vos deixo os 3 contemplados:

1º RICARDO - 38pts. A vitória do "deixa andar"... Poucas mexidas na equipa, jogadores que há semanas não jogavam e agora voltaram a jogar, deram-lhe a vitória.
2º BALSANTE - 34pts. 10 jogadores em 11 a pontuar, nesta altura do campeonato é um luxo de que nem todos se podem gabar! Deu um 2º lugar.
3º LOBO DO RIO - 34pts. Este lugar no pódio é um "acidente", numa equipa medíocre!

Top 10 da liga:

1º- MIGUEL - 876pts.
2º- TROCO- 875 pts;
3º- NUNO COELHO - 873 pts;
4º- A.BASTOS- 871 pts;
5º- P.T.- 859 pts;
6º- JEREMIAS- 856 pts;
7º- M.CARLOS- 852 pts;
8º- LOBO DO RIO- 794 pts;
9º- ROSINHA- 792 pts;
10º- P. FAUSTINO- 781 pts.

DIVULGAÇÃO - INTERDITO BAR, FESTA BRASILEIRA

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - ALDRABAR, 7º ANIVERSÁRIO

Clique na imagem para ampliar.

ECOPONTOS, COMO UTILIZAR?

Recentemente foram postos a disposição dos utentes os 2 ecopontos subterrâneos construídos aquando da requalificação da zona envolvente à Praça da Republica em Alandroal. Em conversa de café e na família, reparei que havia muitas dúvidas em relação ao sitio correcto onde colocar certo lixo doméstico.

Como também não consegui responder a todas as perguntas decidi fazer uma pesquisa para me documentar melhor e assim poder ajudar e então a quem possa interessar, aqui vos deixo o ABC do Ambiente.

Separar por cores
Os Ecopontos são constituídos por três contentores individuais destinados a receber separadamente diversos materiais. Subterrâneos ou de superfície, a separação é feita por cores: plásticos e metais para o contentor amarelo, papel/cartão para o azul e vidro para o verde. As embalagens de madeira, por se tratarem de embalagens menos frequentes, apenas podem ser depositadas nos ecocentros.

Quando levar os resíduos ao Ecoponto, ponha os objectos um a um no respectivo contentor, por exemplo, não introduza no contentor amarelo sacos fechados que contenham latas e garrafas de plástico. A separação objecto a objecto facilita as tarefas que se efectuam de seguida na Estação de Triagem.

PLÁSTICO & METAL
Depositar plásticos:
Garrafas e garrafões de água, sumos e refrigerantes, vinagre, detergentes e produtos de higiene e óleos alimentares;
Sacos de plástico;
Esferovite;
Pacotes de leite e bebidas (ECAL), Iogurtes;
Embalagens de cartão para alimentos líquidos

Não depositar:
Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos, por ex.: combustíveis e óleo de motor.

Depositar metais:
Latas de bebidas;
Latas de conserva;
Tabuleiros de alumínio;
Aerossóis vazios;
Metalizados.

Não depositar:
Electrodomésticos;
Pilhas e baterias;
Objectos que não sejam embalagens (por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.)

PAPEL & CARTÃO
Depositar:
Embalagens de cartão, por ex.: caixas de cereais; bolachas, etc.;
Sacos de papel;
Papel de embrulho;
Jornais e revistas;
Papel de escrita.

Não depositar:
Embalagens de cartão com gordura, por ex.: pacotes de batatas fritas, caixas de pizza;
Sacos de cimento;
Embalagens de produtos químicos;
Papel de alumínio;
Papel autocolante;
Papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos;
Toalhetes e fraldas.

VIDRO
Depositar vidros:
Garrafas;
Garrafões;
Frascos;
Boiões.

Não depositar:
Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, etc.);
Materiais de construção civil;
Janelas, vidraças, espelhos, etc.;
Lâmpadas.

Fonte: ABC do Ambiente.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

FUTEBOL, MAIS UM ALANDROALENSE NA SELECÇÃO DISTRITAL

Já de depois de ter aqui noticiado a ida de vários futebolistas do Concelho de Alandroal a treinos de captação da Selecção Distrital de Évora, nos vários escalões de formação, tive agora o conhecimento de mais um atleta do nosso Concelho a ser chamado a Selecção Distrital de sub-14.

É ele o Edgar Rocha de Cabeço de Carneiro e a alinha no Atlético de Reguengos, na posição de defesa esquerdo.

À esquerda, com a bola a seus pés o Edgar, a seu lado o André Lopes, seu colega de equipa no Atlético e igualmente de Cabeço de Carneiro, também ele aspira a um dia representar a selecção. BOA SORTE AOS DOIS.

terça-feira, 10 de maio de 2011

POLITICA - LEGISLATIVAS 2011


Com eleições marcadas para 5 de Junho próximo, estamos assim a menos de um mês para as antecipadas Eleições Legislativas, e estando já a decorrer a pré-campanha eleitoral, o Alandroalandia vai dar a conhecer as movimentações dos partidos no Concelho de Alandroal.

Par isso, vou reencaminha-los para os sites locais dos partidos políticos concorrentes às eleições.

Partido Socialista. O site do PS-Alandroal dá a conhecer os mandatários concelhias para estas eleições e ainda mostra os mais recentes festejos do aniversário do partido.

Partido Social Democrata. O PSD-Alandroal, continua sem qualquer site conhecido.

Coligação Democrática Unitária. A CDU-Alandroal, tem actualmente o site desactivado.

Bloco de Esquerda. O B.E.-Alandroal mostra já a lista dos seus candidatos pelo circulo de Évora.

Centro Democrático e Social. O CDS-Alandroal continua sem dar noticias.

MINA DO BUGALHO INAUGURA NOVO PARQUE DE MERENDAS

O PARQUE DE MERENDAS (FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS)

O Parque de Merendas, foi obra construída recentemente pela Freguesia de São Brás dos Matos no antigo Quintal de São Brás e teve o seu termino no passado Dia 1 de Fevereiro e teve a sua utilização mais importante pelas festas do dia 3 de Fevereiro, que se realizaram em São Brás em Honra do nosso Padroeiro.


O Parque está composto por sete mesas de mármore e algumas árvores. A zona em volta encontra-se totalmente arranjada e fazem também parte da composição deste Parque de Merendas umas escadas e rampa de acesso, muro com vedação e o seu solo e composto por brita.


Em Dezembro de 2010 o Município pagou-nos a verba referente ao protocolo dos transportes escolares que o Município do Alandroal tem assinado com a Junta de Freguesia de São Brás, cerca de 4000€ referente ao ano de 2010, verba essa que pertencia a esta Freguesia por direito e foi agora investida na construção do Parque de Merendas no Quintal de São Brás.

O Parque de Merendas também foi todo pago pelos cofres da Junta que apesar da pressão e esforço feito pela Freguesia de São Brás junto do Município do Alandroal não conseguimos obter nenhum apoio financeiro, o Município apenas nos cedeu a retroescavadora e alguma brita.

Somos a Freguesia mais descriminada do Concelho do Alandroal desde o ano de 2002 pedimos à Autarquia Alandroalense que nos apoie e colabore com esta Junta de Freguesia tal o qual o faz nas outras terras do Concelho do Alandroal.

Fonte: Blogue da Freguesia de S. B. Matos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ALANDROAL, NOVOS ECOPONTOS

A partir de hoje já pode contar com mais dois locais onde pode depositar vidro, embalagens ou papel, com a entrada em funcionamento dos ecopontos subterrâneos da Rua João de Deus e Largo da Matriz, no Alandroal.


Desta forma, a Câmara Municipal de Alandroal disponibiliza-lhe mais uma ferramenta para que possa fazer a separação do seu lixo doméstico, contribuindo assim para a preservação do nosso meio ambiente.

Já sabe, coloque o vidro no ecoponto verde, o papel no ecoponto azul e as embalagens no ecoponto amarelo. Para o lixo indiferenciado utilize os tradicionais contentores pretos, que se encontram espalhados por todo o concelho. O ambiente agradece!

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

ALDEIA DA VENDA, FESTAS DE SANTA CRUZ


Corrida de touros em forma, integrada nas Festas de Santa Cruz.

Clique nas imagens para ampliar.