sexta-feira, 30 de março de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra
Perolivense 0– Sporting de Viana 7
Estremoz 6 – Canaviais 2
Calipolense 1 – Oriola 1
Giesteira 0 – Escouralense 2
Lavre 3 – Borbense 1
Portel 2 – Bencatelense 0
Monte Trigo 5 – Santiago Maior 2

1ª Divisão
Fazendas do Cortiço 1 – Cabrela 1
Brotense 3 – Luso Morense 2
Corval 4 – Santana do Campo 0
Arcoense 0 – Alcaçovense 0
Aldeense 3 – Valenças 3
Arraiolense 3 – Rosário 0
S. Manços 2 – S. Bartolomeu do Outeiro 2.

DESPORTO JUVENIL

Iniciados:
Lusitano B 1 – Terena 0

Benjamins:
Afeiteira 3 - Terena 3

Infantis:
Montoito 6 – Terena 2

quinta-feira, 29 de março de 2012

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Classificação da 21ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 24ª jornada da Liga Zon-Sagres.
Primeiro uma nota explicativa, se repararem bem no quadro acima, esta semana estamos todos empatados no acumulado! Se por um lado é bom, pois é indicativo da competitividade da Liga por outro lado é mau, pois pode parecer que há aqui marosca na classificação! Algum mais mal intencionado ainda pode pensar que a corrupção nesta fase final da Liga está a atacar...

Mas antes de aventarem qualquer uma das hipóteses, não se precipitem e indaguem primeiro o Provedor Gomes para saberem o que se está a passar com o ficheiro da Liga.

Também no pódio semanal, esta semana houve uma situação estranha, pela primeira vez da Liga o trio do pódio são quatro!!!

Foi este o pódio que me foi enviado:

1º. - BALSANTE - 38 PONTOS -(POR DESEMPATE PELO ORÇAMENTO)
2º. - M. GOMES - 38 PONTOS - (DESEMPATE ORÇAMENTO)
3º. - P. FAUSTINO 36 PONTOS - (DESEMPATE POR ORÇAMENTO)
4º. - N. COELHO - 36 PONTOS - (DESEMPATE POR ORÇAMENTO)

Esta semana também eu vou fazer algo de diferente, não vai haver apreciações individuais, pois o que tenho a dizer ao 1º classificado, aplica-se aos restantes do pódio. Semana de empates para lampiões e dragões, resultou numa semana de pontuações muito fracas, a classificação foi "limada" pelo 11 pontos do Lima, que foi o jogador da jornada e comum a estes quatro primeiros classificados na jornada.

TOP TEN DA LIGA:

1º MANGUITO- 896 PTS.
2º MIGUEL- 807 PTS.
3º JEREMIAS- 799 PTS.
4º A. BASTOS- 764 PTS.
5º N. COELHO- 763 PTS.
6º M.JOÃO- 752 PTS.
7º P. FAUSTINO- 744 PTS.
8º JORGE MARTINS- 741 PTS.
9º P.T.- 731 PTS.
10º GOMES - 731PTS.

Também aqui no acumulado valho-me da apreciação do Provedor Gomes: «NA FRENTE NADA DE NOVO, APENAS O APROXIMAR DO JEREMIAS AO MIGUEL ( OITO PONTOS DE DIFERENÇA...) NA LUTA PELO LUGAR RASTEIRO DO PÓDIO...».

TENHO A ACRESCENTAR QUE A GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS FOI INICIALMENTE MARCADA PARA DIA 09 DE JUNHO, HOUVE IMPEDIMENTOS, ESTÁ AGORA PREVISTA PARA DIA 17 DE JUNHO ( DOMINGO ).

Se houver algum impedimento entrem em contacto com o Papa da Liga.

Alandroal: Executivo Municipal Com Nova Composição

Na sequência do pedido de renúncia ao mandato, por motivos pessoais, apresentado pela Dra. Fátima Ferreira no passado dia 14 de Março, o cargo de vereador a tempo inteiro e vice-presidente voltou, a partir da reunião de câmara de ontem, a ser ocupado pelo Sr. Joaquim Galhardas, que já tinha desempenhado estas funções entre Abril e Junho de 2011.

Recorde-se que a Dra. Fátima Ferreira deixou de estar a tempo inteiro na câmara em Janeiro de 2011 quando foi assumir funções de médica num Centro de Saúde de Évora. Entre Junho de 2011 e o momento da renúncia ao mandato, a Dra. Fátima esteve, por vontade própria, em regime de “não permanência”, ou seja, sem pelouros e participando apenas nas reuniões de câmara quinzenais.

Com esta alteração, ficam a cargo do vice-presidente os mesmos pelouros pelos quais já tinha sido responsável: “Protecção Civil”, “Abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais urbanas”, “Habitação”, “Formação profissional”, “Transportes Escolares e Municipais”, “Feiras e Mercados”, “Serviços Veterinários” e “Ambiente, Limpeza Pública, Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos”.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DAS FREGUESIAS


FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS (MINA DO BUGALHO) VAI PARTICIPAR NA MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DAS FREGUESIAS

A PARTIDA PARA A MANIFESTAÇÃO E DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS NA MINA DO BUGALHO, NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 31 DE MARÇO PELAS 09:00. TRANSPORTE GRATUITO.

ESTÁ DISPONÍVEL UM AUTOCARRO DE 55 LUGARES PARA AS POPULAÇÕES DE MINA DO BUGALHO E JUROMENHA PARTICIPAREM NESTA MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DAS FREGUESIAS.

VAMOS UNIR-NOS PARA ALCANÇARMOS O NOSSO OBJETIVO QUE É EVITAR A EXTINÇÃO DE CERCA DE 1500 FREGUESIAS DE PORTUGAL.

NO CONCELHO DO ALANDROAL ESTÃO EM RISCO DE EXTINÇÃO A FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS (MINA DO BUGALHO E A FREGUESIA DE JUROMENHA (NOSSA SENHORA DO LORETO.

NO NOSSO CASO VAMOS TODOS JUNTOS LUTAR EM TORNO DE UMA CAUSA MUITO NOBRE QUE É MANTER VIVA A FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS (MINA DO BUGALHO).

VALE A PENA LUTARMOS POR O POUCO QUE NÓS AINDA TEMOS NA NOSSA BONITA ALDEIA, A JUNTA DE FREGUESIA A TODOS NÓS POPULAÇÃO DA MINA DO BUGALHO FAZ FALTA POR ISO VAMOS «LUTAR» PELA JUNTA DE FREGUESIA DA NOSSA TERRA.

FORÇA VAMOS «LUTAR» PELOS NOSSOS DIREITOS, QUEREMOS E VAMOS MANTER A JUNTA DE SÃO BRÁS DOS MATOS NA MINA DO BUGALHO, REJEITANDO A EXTINÇÃO DA FREGUESIA

JÁ TEMOS CERCA DE 30 PESSOAS DA MINA DO BUGALHO DISPOSTAS A PARTICIPAR NESTA MANIFESTAÇÃO EM LISBOA VAMOS ARRANJAR AINDA MAIS, A POPULAÇÃO MINEIRA ESTÁ AO LADO DA SUA JUNTA DE FREGUESIA E VAMOS LUTAR POR ELA. A FREGUESIA FAZ FALTA A NOSSA ALDEIA, TEMOS UMA POPULAÇÃO ENVELHECIDA. A JUNTA FACILITA-LHES A VIDA COMO É SUA OBRIGAÇÃO.

PARTICIPE!!


VIVA A MINA DO BUGALHO, VIVA A FREGUESIA DE SÃO BRÁS DOS MATOS!!!

Texto de Freguesia de São Brás dos Matos.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Município de Alandroal Associa-se à “Hora do Planeta”

É já no próximo dia 31 de Março, entre as 20:30 e as 21:30 horas, que o Município de Alandroal vai desligar as luzes de alguns edifícios e monumentos do concelho, no âmbito da iniciativa “Hora do Planeta”. Há semelhança do que aconteceu em 2011, a Câmara Municipal de Alandroal vai associar-se à rede WWF (World Wildlife Foundation) nesta acção de sensibilização global.

Para assinalar a sua participação nesta “chamada de atenção” para a necessidade de cuidarmos melhor do nosso planeta, a Câmara Municipal de Alandroal vai desligar as luzes do Edifício Sede do Município, Torre de Menagem do Castelo, Rossio do Arquiz e ainda de todas as fontes e repuxos da vila.

Recorde-se que a “Hora do Planeta” é uma iniciativa global da rede WWF, em que todo o planeta (Indivíduos, empresas, governos e comunidades) é convidado a desligar as luzes, durante uma hora, com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de diminuir os consumos de energia, protegendo assim o planeta. A iniciativa teve início em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes de suas casas de forma espontânea. O evento tem vindo a crescer de ano para ano e já superou todas as expectativas dos organizadores, com mais 170 países actualmente envolvidos.

A Câmara Municipal de Alandroal lança o apelo a toda a população para que participe activamente nesta iniciativa, desligando as luzes das suas casas, no sábado dia 26 de Março, entre as 20:30 e as 21:30 horas. Não podemos esquecer que apenas temos um planeta e é urgente que o cuidemos. Não fique indiferente a esta iniciativa e transporte-a para o seu dia-a-dia, para bem do nosso planeta. Mais informações no site www.wwf.pt.

Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal

ALANDROAL, II EXPOSIÇÃOD E CAÇA E PESCA DESPORTIVA

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 26 de março de 2012

SANTIAGO MAIOR CONVIDA... CAMINHAR PELO ENDOVÉLICO

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - 2º ANIVERSÁRIO MOTORKLUB DE ALANDROAL

Clique na imagem para ampliar.

Alandroal: Município Está a Requalificar Acesso a Juromenha e ao Alqueva

Com a montagem do estaleiro, tiveram início na passada semana as obras de requalificação do troço de ligação entre a ER 373 (Alandroal – Elvas) e o centro da vila de Juromenha, e entre este e a água de Alqueva.

Numa extensão total de 735 metros, esta requalificação vem facilitar o acesso público à água e às “Casas de Juromenha”, novo empreendimento turístico que nasceu naquele local e que abriu ao público recentemente.

Num investimento total de 145.958,79 euros mais IVA e um prazo de execução de 120 dias, esta é uma obra muito importante para a valorização da vila do concelho do Alandroal que mais intimamente está ligada ao Guadiana e à Albufeira de Alqueva.

O município de Alandroal vai concluir em simultâneo as obras de requalificação da envolvente ao cemitério, no extremo oposto da vila, e está a planear futuros investimentos na requalificação dos arruamentos da vila de Juromenha.

Fonte: gab. Imp. do Município de Alandroal.

sábado, 24 de março de 2012

HORA DE VERÃO CHEGA HOJE.


A Hora vai mudar hoje à noite.

Na madrugada do próximo domingo, a hora vai adiantar em Portugal, o que corresponde à hora legal de Verão.

Assim hoje na próxima madrugada, quando for 1h00 de Domingo (25 de Março), os relógios serão adiantados 60 minutos, passando para as 2h00 horas da manhã.

Este ajuste efectuado no começo da Primavera vem adicionar 60 minutos ao tempo de Greenwich, sendo uma forma de poupar recursos, pois o dia começa mais cedo, o que permite um melhor aproveitamento da luz da manhã e também do final do dia, encurtando o tempo de utilização da iluminação artificial.

A. V. DE ALANDROAL ASSEGURA MAIS UMA FEIRA DOS ALIMENTOS

Os alunos do Agrupamento Vertical de Alandroal participaram ontem em mais uma Feira dos Alimentos.

Esta foi mais uma feira onde uma vez mais foram vendidos animais, doces, quinquilharia, bijutaria, sumos naturais e principalmente produtos hortícolas, típicos da região oferecidos pelos alunos e Encarregados de Educação envolvidos. Em simultâneo decorreu também uma pequena Feira do Livro.

Os produtos foram distribuídos por várias bancas na Praça da Republica em Alandroal e teve uma forte adesão, tanto da comunidade escolar como da população em geral.

Em baixo uma curta foto-reportagem do evento:
Foi uma azáfama! Muita gente a vender e muita gente a comprar em ambiente de feira, com muitos negócios feitos à margem dos preços pré-estabelecidos, em suma, muito regateamento.

Como maior curiosidade, tenho a destacar o aparecimento de muitos legumes! Pois em ano de seca severa, não estava à espera de tantos e tão viçosos legumes. Isto só mostra que os nossos hortelões são precavidos e que o Concelho de Alandroal continua a ser um concelho de muita água.


Em grande abundância apareceram os citrinos, principalmente limões, os quais os feirantes custaram caro o ver-se livres deles.

O que voltou a funcionar em pleno foi o "marketing" avançado! Vejam nesta banca. Só o megafone, porque os produtos já foram todos vendidos, parece que o apelo à compra resultou em pleno.

Recordo-me que já no ano passado, aconteceu o mesmo à banca do megafone, não sei se é o mesmo aluno, mas se é, já está por dentro do negócio, se é outro aprendeu bem a lição.

Os mais pequenos também se desenrascaram, mas com uma grande ajuda das educadoras, como não podia deixar de ser!

O que parece ter corrido mais mal, foi a venda de quinquilharia e bijutaria, mesmo barata, teve uma certa dificuldade em sair. Será da crise? Da qualidade dos produtos? Ou será também da forte concorrência dos chineses?

Por ultimo a banca do Sporting! Vejam bem a táctica deste sportinguista, primeiro um docinho para adoçar a carteira do cliente e de algum sportinguista mais desanimado com a carreira da principal equipa, mas ele, levando o lema do clube ao extremo (Esforço, dedicação, devoção e glória), mesmo só já com uma couve para vender, não desiste!

Já agora vou deixar também um apelo, para o ano tragam mais animais, pois este ano cheguei um pouco mais atrasado e já nem um para amostra, nem para tirar fotografias! Os que vi foi já nas mãos de clientes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Concelho de Alandroal Inaugurou Nova Unidade Turística

Casas de Juromenha Conjugam tranquilidade, elegância e contacto com a natureza

Um turismo rural capaz de o surpreender pela tranquilidade que proporciona, pelos pormenores de design das suas casas, pelo meio envolvente ou pelos serviços que oferece. Assim se apresentam as “Casas de Juromenha”, a mais recente unidade turística do concelho de Alandroal, inaugurada no passado mês de Fevereiro, na Vila de Juromenha.

Tendo a Albufeira de Alqueva com pano de fundo, a unidade turística “Casas de Juromenha” é composta por cinco casas independentes e dois quartos duplos, que trazem à memória um típico monte alentejano. Decoradas com a simplicidade a que convida o ambiente rural, mas com todo o conforto e elegância, as casas estão equipadas com comodidades como ar condicionado, lareira, cozinha equipada, televisão ou internet wireless.

As “Casas de Juromenha” têm ainda um atractivo especial, que poucas unidades turísticas poderão oferecer. Trata-se da sua forte ligação com a Albufeira de Alqueva, que carateriza todo o meio envolvente a este empreendimento turístico. Para explorar esse aspecto e promover o envolvimento dos seus hóspedes com a natureza, as “Casas de Juromenha” oferecem serviços de lazer e entretenimento, actividades de animação turística e marítimo-turística. Observação de estrelas, passeios pedestres com explicações sobre a fauna e flora do local, descidas de Kayak ou cursos de Windsurf e O'pen Bic, são algumas das actividades de que poderá usufruir.

Se deseja usufruir de todo o conforto e serviços que esta unidade turística lhe pode proporcionar saiba que os preços para a estadia de uma noite começam nos 60€, com pequeno-almoço incluído. Além disso, saiba ainda que as “Casas de Juromenha” prepararam um conjunto de atractivas promoções para a época da Páscoa, onde se destaca a oferta de uma noite de alojamento na reserva de duas noites.

Para fazer a sua reserva, ou simplesmente para obter mais informações sobre as “Casas de Juromenha” pode consultar o site www.casasdejuromenha.com, ou utilizar o telefone 268 969 242. Já sabe, reúna a sua família nesta época festiva e desfrute de uma experiência para mais tarde recordar.

A Câmara Municipal de Alandroal congratula-se com a abertura desta nova unidade turística no nosso concelho, que vem completar a oferta disponível. Recorde-se que em junho de 2011 a oferta de alojamentos no concelho já tinha sido aumentada, com a abertura do Monte do Peral, em Montejuntos.

Fonte: Gab Imp. Município de Alandroal.

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA
Divisão de Honra
Sporting de Viana 2 – Estremoz 0
Canaviais 0 – Calipolense 1
Oriola 3 – Giesteira 0
Escouralense 1 – Lavre 1
Borbense 0 – Portel 1
Bencatelense 0 – Monte Trigo 7
Santiago Maior 3 – Perolivense 1.

1ª Divisão
Cabrela 2 – Brotense 1
Luso Morense 3 – Corval 1
Santana do Campo 1 – Arcoense 1
Alcaçovense 3 – Aldeense 2
Valenças 1 – Arraiolense 4
Rosário 1 – S. Manços 2
S. Bartolomeu do Outeiro 1 – Fazendas do Cortiço 2

FUTEBOL JUVENIL
Clique na imagem para ampliar.

ALANDROAL NA ROTA DO PATRIMÓNIO INDUSTRIAL


O Turismo do Alentejo realiza hoje uma visita de prospecção ao território alentejano com o objectivo de lançar, em Junho próximo, a Tons de Pedra - Rota do Património Industrial, um roteiro turístico que passará por cinco concelhos alentejano e terá no mármore a sua principal temática.

Alandroal, Borba, Vila Viçosa, Estremoz e Sousel são os concelhos alentejanos que vão integrar a rota, que vai estar sustentada nas potencialidades das pedreiras e do mármore, um produto endógeno da região.

“O Alentejo tem um riquíssimo património industrial que precisa ser fruído. A Rota do Património Industrial é um projecto pioneiro que vai permitir aos turistas usufruir desse património, visitando-o e participando em eventos com uma envolvência única”, sublinha Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo.

A visita técnica que o Turismo do Alentejo vai hoje levar a cabo pretende exactamente avaliar o potencial do território para integração na rota, funcionando também como uma forma de testar o projecto.

“O projecto vai, seguramente, dignificar e fortalecer a oferta do destino e alavancar a captação de segmentos de mercado ligados ao turismo cultural, patrimonial e industrial”, acrescenta ainda Ceia da Silva.

Além dos dirigentes e técnicos do Turismo do Alentejo, a visita vai contar ainda com a participação dos presidentes e técnicos das autarquias de Borba, Alandroal, Vila Viçosa, Estremoz e Sousel.

Fonte: Turisver

quinta-feira, 22 de março de 2012

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Classificação da 20ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 23ª jornada da Liga Zon-Sagres.


1º. JORGE MARTINS com 54 Pts. Depois de varias jornadas a cair na classificação, eis que esta jornada trás um Jorge ressuscitado! Todos os jogadores a pontuar positivamente e acrescentou-lhe os 14 pontos do Cardozo, 10 do Helton e 6 do Lima, deu para ganhar.

2º. Nuno Coelho com 51 Pts. Outro muito igual ao primeiro, só não tem o Helton, pois teima em manter o "frangueiro" do artur na equipa. A não ser essa teimosia, esta semana tinha ficado em 1º.

3º. António Bastos com 51 Pts. Este tem tudo como o primeiro, a diferença esteve num defesa do Guimarães que teve classificação neutra!

TOP TEN DA LIGA:

1º MANGUITO- 863 PTS.
2º MIGUEL- 783 PTS.
3º JEREMIAS- 765 PTS.
4º A. BASTOS- 735 PTS.
5º N. COELHO- 727 PTS.
6º M.JOÃO- 722 PTS.
7º JORGE MARTINS- 716 PTS.
8º P.T.- 710 PTS.
9º P. FAUSTINO- 708 PTS.
10º ROSINHA - 701PTS.

A assinalar esta semana o regresso do Rosinha ao Top ten, o distanciamento cada vez maior do Manguito em relação à concorrência e a aproximação do Jeremias ao 2º posto ocupado há muitas semanas pelo Miguel.

TEATRO NO ALANDROAL

Alunos da Escola Popular Túlio Espanca Preparam Comemorações do Dia Mundial do Teatro

É já no próximo dia 27 de Março que se comemora o Dia Mundial do Teatro e, para assinalar a data, os alunos do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca, estão a ultimar os preparativos para a apresentação de uma peça de teatro especial, onde o público serão os idosos institucionalizados nas valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário existentes no concelho de Alandroal. O auditório do Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal será o palco para esta iniciativa, que vai acontecer no dia 27 de Março, pelas 15:30 horas.

Organizada em conjunto pelas entidades executoras do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, com o apoio do Município de Alandroal, a iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial do Teatro, por um lado, e possibilitar um dia diferente aos idosos institucionalizados, por outro lado. A iniciativa é aberta à população e todos podem assistir a este espectáculo, que associa as comemorações do Dia Mundial do Teatro com preocupações sociais.

Refira-se que o Teatro nasceu em Atenas, associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades. As representações teatrais tinham lugar em recintos ao ar livre, construídos para o efeito. Em 1961, a Unesco institui o dia 27 de Março como o Dia Mundial do Teatro, data que ainda hoje se comemora.

Venha fazer parte da História do Teatro, participando nesta iniciativa que os alunos do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca prepararam para si, em colaboração com a Câmara Municipal e as entidades executoras do programa CLDS.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quarta-feira, 21 de março de 2012

JUROMENHA - GRANDE NOITE DE FADOS

Clique na imagem para ampliar.

Teatro “Xô da Velha” Em Cena No Alandroal Próximo Dia 24 de Março

O Fórum Cultual e Transfronteiriço de Alandroal recebe no próximo Sábado, dia 24 de Março, a partir das 21:30 horas, o espectáculo de teatro “Xô Das Velhas”, peça produzida em conjunto pelas companhias de teatro “Baal 17” e “AL-MaSRAH Teatro”.
“Xô das Velhas” é um espectáculo que se serve da ficção para falar daquilo que a realidade tem medo, enxotando a tragédia da vida real e chamando a si a comédia real da vida. Nesta peça o espectador é convidado a descobrir e a refletir sobre a forma como as “velhas” encaram a evolução do nosso mundo, em que tudo anda muito rápido para o seu passo curto.

É neste universo que um grupo de experientes actores se desdobra para contar as peripécias do dia-a-dia das “velhas”, do seu confronto com um mundo que se quer cada vez mais jovem, empreendedor e mercantil. A Câmara Municipal de Alandroal convida-o a assistir a este espectáculo, integrado na rede cultural Teias, e a passar um animado serão em família ou entre amigos.

Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal

terça-feira, 20 de março de 2012

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

No passado Domingo a Al-sport realizou mais um Convívio Piscatório, este para divulgar a Pista de Pesca de Juromenha.

A manhã esteve solarenga, mas fria. Ás primeiras horas do dia, os termómetros marcavam 1 grau ao pé da água, o que lançou alguns receios no seio dos pescadores, pois ainda estava bem presente a dificuldade que os peixes haviam criado pelo Concurso da Mostra Gastronómica, quinze dias antes. Mas no Domingo havia também uma grande vantagem, já tinha começado o defeso dos peixes para a pesca profissional, tínhamos então a garantia que não tinham sido metidas ali redes na noite anterior, o que acabou por se revelar bastante positivo, pois os peixes acabaram por cooperar em certa medida.

Em baixo as principais classificações:

1º Manuel Varandas do J.S.A. - Marujos com 9,590kg.
2º Manuel dos Santos do Redondo com 6,66okg.
3º José Banza do J.S.A. - Marujos com 4,980kg.
4º António Correia do Naturafishing de Elvas com 4,780kg.
5º António Mário do CAP de Estremoz com 4,660kg.
6º Joaquim Verissimo do CAP Estremoz com 3,68okg.
7º José Peguinho do Naturafishing de Elvas com 2,700kg.
8º Manuel Quaresma do CAP Estremoz com 2,66okg.
9º Adriano Rosado do Redondo com 2,500kg.
10º André Laranjeira do Naturafishing de Elvas com 2,070kg.
11º Vitorino Fonseca do CAP Estremoz com 2,o6okg.
12º Carlos Silveira do J.S.A. - Marujos com 1,760kg.
13º Inácio varandas do J.S.A. - Marujos com 1,640kg.
14º Carlos Canhoto de Borba com 1,630kg.
15º José Valério de Portalegre com 1,520kg.

Estes foram os 15 classificados, dos restantes não reza a história.

Em baixo uma grelha com as provas marcadas para Juromenha, durante o defeso.

Gostaria ainda de aproveitar esta postagem para falar sobre a Pista de Pesca de Juromenha.

Há muito que foi prometido a Juromenha e aos pescadores o arranjo desta pista. Recordo-me ainda da vontade do Paulo Infante, à altura Presidente da Junta de Freguesia de Juromenha, que quis arrancar com algumas obras de pequena monta, mas depois veio a promessa da EDIA que para compensar a perda dos pesqueiros anteriores fazia uma pista oficial, esperou-se pela EDIA e nada. Mais tarde já no mandato do actual Presidente, também houve intenção de arrancar com a construção da pista, sei inclusivamente que o arquitecto da Câmara elaborou um ante-projecto para a obra, mas também nada avançou.

Muito recentemente tentei falar com a actual Presidente da Junta de Freguesia de Juromenha sobre o assunto, mas a julgar pela reacção, também não me pareceu muito entusiasmada!

A zona onde é para ser implementada a pista, tem uma paisagem magnifica e uma vista espectacular sobre a Vila de Juromenha e vice versa. A pista é praticamente natural, só precisa de uns arranjos nos acessos, pontos de recolha de lixo e o mais importante a concessão para ficar normalizada, com a boa vontade e ajuda dos pescadores (já demonstrada) e estimo, com cerca de 1500,00€ faz-se uma obra que traria alguma mais valia a Juromenha e ao Concelho de Alandroal.

Como podem constatar pela grelha de provas já marcadas, mesmo sem grandes condições, é já uma pista concorrida, se as condições fossem melhoradas com toda a certeza haveria mais provas marcadas e mais gente viria até Juromenha.

Manuel varandas.



Alandroal: Mostra Gastronómica do Peixe do Rio com Balanço Positivo

Presença na Bolsa de Turismo de Lisboa e boa projecção nos media contribuíram para aumento de visitantes

Com um stand integrado no espaço do Turismo do Alentejo – destino convidado da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) deste ano – entre 29 de Fevereiro e 4 de Março, o Município de Alandroal fez passar pelo seu espaço os saberes e os sabores do peixe do rio, acompanhados de algumas surpresas que suscitaram a curiosidade dos visitantes.

Um dos momentos mais marcantes aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 2 de Março, com a realização de uma degustação de alguns dos melhores pratos de peixe do rio, onde estiveram presentes o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, o presidente do Pólo de Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, Francisco Chalaça, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e ainda os cantores Nelson e Sérgio Rosado, da banda “Anjos”, que não quiseram deixar de apoiar o “seu” concelho neste momento.
Já na tarde de Domingo, dia 4 de Março, o Município de Alandroal sorteou quatro noites de estadia em Alojamentos do concelho, uma oferta patrocinada pela Herdade de Dom Pedro, Monte das Galhanas, Casas de Juromenha e Hotel Rural Nave Terra.

O município faz um balanço muito positivo da III Mostra Gastronómica do Peixe do Rio. A procura cresceu mais de 20% em termos médios, com locais que quase duplicaram a venda de pratos de peixe do rio, em relação à edição do último ano. Todas as actividades paralelas foram também muito participadas, com destaque para a “Hora do Petisco”, a Exposição “Na Rota do Contrabando” e o passeio pedestre com o mesmo tema, realizado na aldeia ribeirinha de Montejuntos.

João Grilo referiu que este evento “é uma aposta ganha, e um exemplo de como se deve trabalhar a promoção das potencialidades do concelho. Um certame em que partimos do zero – nunca se tinha feito nada para promover esta tradição do concelho – e que cresce de forma sustentada a cada ano. O nosso objectivo é continuar a inovar e a crescer”. “A melhor constatação deste trabalho reside no facto de todos os restaurantes, cafés e alojamentos aderentes já terem confirmado que irão participar na mostra do próximo ano”, concluiu o autarca.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

segunda-feira, 19 de março de 2012

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades.

Ordem de Trabalhos:
1. Filetes de pescada com arroz de tomate e salada.(Este ponto é variável semanalmente).
Local: Restaurante O Mercado.


A pescada estava uma delicia, estaladiça por fora q.b e suave por dentro, combinação essencial para agradar ao paladar. Então e o arroz? Parece fácil fazer arroz de tomate, não parece? Pode até ser fácil, mas fazer um arroz como o da Antónia, não é obra para toda a gente. Digo e não é de agora, quem quiser comida tradicional Alandroalense vá ao Snack-bar O Mercado.


2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Estive mesmo para não escrever esta Tertúlia, por três motivos, falta de tempo, falta de assunto e falta de tertulianos. Esta foi a mais pequena Tertúlia de todos os tempos, apenas 4 tertulianos! Muita gente doente, uns engripados e outros com o raio de uma virose que por aqui tem andado e que tem metido muitos Alandroalenses com o " rabo de rojo".

Mas depois pensei, ainda na semana passada recomecei estes relatos da Tertulia e comprometi-me que iria continuar, se falho já esta semana, pensarão logo alguns que não tenho palavra! Ou melhor dito, escrita.

A conversa foi pouca, até porque estávamos a ver o Nacional - Porto e logo de seguida o Benfica - Beira Mar, falávamos sobretudo de bola, mas isso não interessa para aqui, interessa sim uma pequena história que o caseiro contou:

O sofrimento das noitadas

Meados dos anos 80, Caidi era um jovem Alandroalense como tantos outros, já casado, mas ainda com saudades da vida de solteiro. Então de quando em vez, uma voltinha à noite e lá tinha de levar com uma reprimenda da jovem mulher, « Então isto é que são horas para um homem casado chegar a casa!!?? Tu é só "boa vai ela, e eu em casa!»

Uma bela noite, alguém organizou uma sessão de fados no celeiro do Joaquim Martins, naquele espaço que mais tarde se viria a tornar no célebre Restaurante Monte Maria, mas continuando, o bom do Caidi lembrou-se de prendar a mulher com uma noite de fados. Ela, também como a maior parte das mulheres, levou uma eternidade a "aperaltar-se" para a noite e como consequência foram dos últimos a chegar e como maior consequência ainda, ficaram numa mesa ao fundo da sala, longe dos fadistas.

O som era o natural, não havia amplificador e deste muito tenra idade que os ouvidos da senhora eram ligeiramente indiferentes ao som o que dificultava muito a sua apreciação do espectáculo, em pouco tempo se aborreceu de estar ali e pouco passava da meia noite já estava a reclamar « Vamos embora, isto é um sofrimento! ».

O Caidi aproveitou logo a deixa: « Ai é um sofrimento? Então é para veres aquilo que eu sofro quando chego tarde a casa e tu a pensares que eu me ando a divertir! »

Boa semana, Manuel varandas.

sábado, 17 de março de 2012

ALANDROAL - IDOSA SOFRE FURTO POR ESTICÃO


Hoje logo pela manhã a Dª Violante, moradora ao fim da Ruas da Eiras, em Alandroal, foi surpreendida por 4 "simpáticos" estrangeiros que lhe roubaram o fio em ouro, que trazia pendurado à volta do pescoço.

Pelo que conta a lesada, o acto foi muito bem preparado e a técnica é muito apurada. A lesada estava à porta de sua casa, quando se aproximou um carro de matricula estrangeira , com 4 passageiros, 2 homens e 2 mulheres, que numa abordagem muito simpática, perguntaram onde poderiam encontrar uma farmácia. A Dª Violante abeirou-se da viatura para tentar ser prestável e foi nessa altura que o seu interlocutor repentinamente lhe deita a mão ao fio, e de seguida se pôs em fuga.

Contou ainda a Dª Violante, um pequeno, mas minucioso pormenor, na altura do esticão o assaltante largou um fio em plástico dourado, ao que julga-se agora, era para despistar a vitima e esta julgar que o fio afinal tinha ficado no local caído no chão, mas não, o verdadeiro fio seguiu com os assaltantes. Um deles, o mais "simpático", ao sorrir, ostentava vários dentes em ouro, o que leva também a supor que sejam romenos, pois esta comunidade é useira e vezeira neste tipo de acessório.

Testemunhas no local afirmam que o carro era um Mercedes escuro e com matricula provavelmente suíça, pois tinha uma pequena cruz vermelha na chapa de matricula. Veio-se ainda a saber que o mesmo carro foi visto, logo de seguida, a alta velocidade junto aos Combustíveis do Guadiana e na direcção de Elvas.

sexta-feira, 16 de março de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra
Perolivense 1 – Estremoz 0
Calipolense 0 – Sporting de Viana 1
Giesteira 0 – Canaviais 1
Lavre 1 – Oriola 2
Portel 3 – Escouralense 1
Monte Trigo 5 – Borbense 1
Santiago Maior 0 - Bencatelense 2.

1ª Divisão
Fazendas do Cortiço 2– Brotense 1
Corval 1 – Cabrela 3
Arcoense 1 – Luso Morense 0
Aldeense 5 – Santana do Campo 0
Arraiolense 4 – Alcaçovense 1
S. Manços 2 – Valenças 1
S. Bartolomeu do Outeiro 2 – Rosário 1.

DESPORTO JUVENIL
Iniciados:
Calipolense 1 – Terena 5.

Benjamins:
Lusitano B 5 – Terena 1.

Infantis:
Borba 9 - Terena 1

quinta-feira, 15 de março de 2012

COMUNICADO DO PS-ALANDROAL


Clique nas imagens para ampliar.

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT '12

Classificação da 19ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 22ª jornada da Liga Zon-Sagres.


A "manita" dada pelo Sporting ao Guimarães teve uma enorme influencia nas classificações desta jornada, pois aqueles que mais jogadores têm do Sporting foram os principais beneficiados, também são aqueles que menos têm aparecido aqui no pódio semanal, tal como o Sporting na classificação do campeonato!

A 19ª ronda (22ª JORNADA) tem as seguintes pontuações no pódio:

1º LUIS GUERRA- 43 PTS. Ganhou pelo que se disse sobre jogadores do Sporting e ainda lhe juntou o jogador da jornada, Bruno César!!! 12 pontos por marcar um golo de livre!? Livra...

2º LOBO DO RIO- 41 PTS. 6 Substituições esta semana, que valeram esta 2ª posição no pódio e pelos jogadores escolhidos, estou em querer que vai aparecer mais vezes por aqui.

3º NUNO ROMA- 41 PTS. Este é um caso em que por vezes é bom ser do Sporting e acreditar nos seus jogadores.

TOP TEN DA LIGA:

1º MANGUITO- 822 PTS.
2º MIGUEL- 756 PTS.
3º JEREMIAS- 721 PTS.
4º A. BASTOS- 684 PTS.
5º M.JOÃO- 680 PTS.
6º N. COELHO- 676 PTS.
7º P.T.- 668 PTS.
8º P. FAUSTINO 664 PTS.
9º JORGE MARTINS- 662 PTS.
10º GOMES- 661 PTS.

O trio da frente, ainda que mais próximos esta jornada, continua inatingível e inalterável. Já por baixo tornou a haver alterações, com as reentradas de Paulo Faustino e Gomes.

terça-feira, 13 de março de 2012

Edição 2012 dos Jogos da Zona dos Mármores Arranca já no Próximo dia 18

O próximo Domingo, dia 18 de Março, marca o arranque da edição 2012 dos Jogos da Zona dos Mármores, iniciativa conjunta dos Municípios de Alandroal, Estremoz e Vila Viçosa. As actividades iniciam já este domingo, com a realização de uma caminhada em Vila Viçosa.

Com um grau de dificuldade médio, a caminhada terá uma distância aproximada de 10km, num percurso marcado pela beleza da paisagem. A Câmara Municipal de Alandroal proporciona o transporte aos munícipes que queiram participar nesta iniciativa. A concentração está marcada para as 08:30 horas, no Terminal Rodoviário de Alandroal. A iniciativa é aberta à participação de todos e não tem qualquer custo de inscrição associado, no entanto, as inscrições são limitadas a 50 participantes.

As actividades dos Jogos da Zona dos Mármores 2012 continuam no dia 29 de Abril, no Alandroal, com a realização de um torneio de Sueca, em que todos estão convidados a participar. Os interessados em participar em qualquer actividade dos Jogos da Zona dos Mármores devem dirigir-se ao posto de Turismo de Alandroal ou fazer a sua inscrição através do telefone 268 440 045.

De referir que os Jogos da Zona dos Mármores pretendem fomentar a prática da actividade desportiva e estimular o aprofundamento das relações de cooperação entre os Municípios organizadores, rentabilizando os equipamentos existentes em cada um dos concelhos e promovendo uma maior integração sociocultural das populações.

Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal.

segunda-feira, 12 de março de 2012

SIC ACOMPANHA POETAS POPULARES NAS HORTINHAS

O Concelho de Alandroal é fértil em poesia popular e é com alguma frequência que se organizam encontros de poetas populares aqui pelo Concelho de Alandroal. Desta vez foi na Aldeia de Hortinhas e a SIC esteve lá para testemunhar os declamadores.

Em baixo pode ver o vídeo que passou ontem na SIC com os poetas da terra do Tojal:

Clique na seta para ver o vídeo.

DIVULGAÇÃO - CONVIVÍO PISCATÓRIO AL-SPORT

Clique na imagem para ampliar

sábado, 10 de março de 2012

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades.

Vários tertulianos e muitos leitores me têm instado para escrever novamente as crónicas da Tertúlia de Sexta à Noite, vou agora tentar reactivar novamente essas crónicas, as tertúlias essas nunca pararam.

Para quem não está familiarizado, a Tertúlia de Sexta à Noite somos um grupo de amigos, que todas as sextas feiras reúne num indiferenciado restaurante local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana.

Ordem de Trabalhos:
1. Sopa de legumes e lucioperca no forno.(Este ponto é variável semanalmente).
Local: Restaurante A Maria no Alandroal.

Em cima: Caldeta, lucioperca e ainda uma benesse não encomendada, sável frito acompanhado com migas de ovas.

Estando a decorrer a III Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, não podia a Tertúlia dissociar-se deste evento, assim escolhi como prato principal o peixe. Com excepção para o primeiro prato, pois a sopa associada ao certame é a caldeta e julguei eu que os tertulianos andavam já saturados de tanta caldeta. Engano meu, pois perante a disponibilidade do Sr. Monteiro e depois da degustação da deliciosa sopa de legumes fui instando por outros comensais a provar a aquela caldeta. Sem qualquer exagero, tenho a dizer-lhes que se o Guia Michelin atribuísse estrelas a um só prato, a caldeta da Maria ser-lhe-ia atribuída no mínimo 1 Estrela Michelin! Quanto ao lucioperca no forno, muito gostoso, principalmente se regado com o molho que o acompanha, no entanto há a reparar no tempo de exposição ao forno para não esboroar.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Como não podia deixar de ser, vou começar por falar na Mostra, até porque alguns de nós participámos, ainda antes da Tertúlia, na "Hora do Petisco" durante a tarde. E como opinião pessoal tenho a dizer que a Mostra Gastronómica do Peixe do Rio foi a ideia mais bem "pescada" por este executivo, pode ainda melhorar, há ainda algumas "espinhas" por soltar. Nomeadamente a localização, ou melhor, deslocalização da Mostra.

A Mostra foi concebida para se realizar em todo o concelho, compreende-se o altruísmo da ideia, levar visitantes e riqueza a todo o concelho, mas será que isso fará da Mostra um roteiro com futuro? Deve-se abandonar essa ideia? A minha resposta é um não para as duas interrogações, assim não lhe vejo grande futuro, mas também não se deve acabar completamente com a ideia.

A meu ver teria mais futuro aglutinado tudo num festival centralizado, onde decorreria o grosso das actividades e ao mesmo tempo integrando na Mostra aqueles que acham por bem funcionar nos seus próprios estabelecimentos. Mas isto meus caros, é só uma opinião, aceitam-se mais.

Mas assunto forte da Tertúlia foi a discussão da façanha alcançada pelo Sporting na noite anterior frente ao Manchester City. David derrotou o Golias disseram alguns, mas o Rei do Gado e o Reileão, desportistas sabidos, logo trataram de lembrar que esta meia vitória só se tornaria numa vitória completa se o resultado em Inglaterra acompanhar o trabalho feito em Lisboa. Cortaram um pouco a euforia de alguns lagartos presentes e até de alguns lampiões esverdeados.

Fortes foram também as conversas sobre a também pretérita Noite das Mulheres. Bichano e Reileão, "velhas raposas" da noite sabem que os festejos do Dia da Mulher trazem sempre alguns excessos destas à noite, então toca de se infiltrarem no Aldrabar onde a concorrência masculina era diminuta. Bichano andava eufórico, dançou, pulou... « Bela noite, tanto salto que eu preguei, deram-me um shot de cannabis, estava mesmo maluco!» Dizia ele.

Disse ainda, « Não foi ainda melhor porque, cada vez que eu estava a dançar com uma que me agradava, aparecia lá a Folk e partia par! É parva dum cabrão...!»

Defendeu-se a Folk « E ia lá para te segurar, então andavas só cair!»

« Cair!? Qual quê!? A música é que dizia: ... Não sei quê, e ao solo. E eu... toma, para o chão» Retorquiu o Bichano.

Alarvidades? Bem as alarvidades por vezes chegam de onde menos se espera, Águia e Aphia, os dois em conjunto, não só a disseram como a fizeram, passo a explicar.

Num certo bar onde nos costumamos juntar, entra também uma jovem alandrolense de pernas altivas e saia acanhada, os seios então não se fala, ficam justos num soutien com as medidas correctas. Isto é o Aphia a falar e explicando-se « Eu que até não me considero alarve, mas ele há situações em que os olhos não obedecem à razão!» Então querendo deslindar mais qualquer coisa, combinou com o Àguia: « Atira para ali o teu bastão, pode ser que quando ela sair do W.C. se abaixe para te o apanhar ». O Águia nem pensou duas vezes, bastão ao chão.

A menina passou e nada! Diz o Águia « Se o Aphia não o tem ido lá apanhar, ainda agora lá estava! »

Bom fim de semana, Manuel Varandas.

sexta-feira, 9 de março de 2012

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra
Estremoz 0 – Calipolense 0
Sporting de Viana 4 – Giesteira 2
Canaviais 2 – Lavre 2
Oriola 4 – Portela 3
Escouralense 0 – Monte Trigo 4
Borbense 4 – Santiago Maior 1
Bencatelense 1 – Perolivense 3.

1ª Divisão
Brotense 3 – Corval 1
Cabrela 2– Arcoense 0
Luso Morense 2– Aldeense 2
Santana do Campo 0 – Arraiolense 2
Alcaçovense 1 – S. Manços 0
Valenças 3 – S. Bartolomeu do Outeiro 1
Rosário 1 – Fazendas do Cortiço 1

DESPORTO JUVENIL
Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 8 de março de 2012

ALDEIA DE MARMELOS - Explosão de gás desaloja mãe e filha


Um incêndio numa habitação em Santiago Maior, no concelho de Alandroal, provocado pela explosão de uma botija de gás, deixou hoje duas pessoas desalojadas, mãe e filha, disse à Agência Lusa fonte da GNR.

Na sequência da explosão e do incêndio, o telhado cedeu e a casa ficou completamente destruída, indicou a fonte, ressalvando que nem a mãe, de 35 anos, nem a filha, de oito, sofreram quaisquer ferimentos.

Mãe e filha vão ser realojadas durante os próximos dias em casa de familiares, mas a junta de freguesia está a procurar uma habitação para a família, referiu a fonte.

A explosão, seguida de incêndio, ocorreu cerca das 08:45, na aldeia de Marmelos, freguesia de Santiago Maior, tendo as chamas sido combatidas pelos Bombeiros de Alandroal.

Mãe e filha já beneficiaram de apoio, em termos de vestuário, alimentação e de uma verba de subsistência, da Cáritas, Banco Alimentar e do Contrato de Desenvolvimento Social do concelho.

Fonte: Diário de Noticias

XVII LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

Classificação da 18ª jornada da XVII Liga fantástica Al-sport ´12, que se disputou à 21ª jornada da Liga Zon-Sagres.Esta 18ª jornada da Liga Al-sport, trouxe muitos dissabores à maior parte dos treinadores do top ten, pois quase todos eles foram afectados pelos golos sofridos no embate Benfica-Porto. Apesar de ter havido um vencedor, isso traduziu-se em pontos negativos, pois o resultado 2-3 penalizou os gaurda-redes e defesas de ambas as equipas e por arrasto todos os treinadores da Liga Al-sport.

Mais uma vez o Mangas escapou quase imune a essa catástrofe. Isto não pode ser só "caga", sorte ou fado, ou qualquer outro adjectivo que já lhe atribuíram, eu digo que é "makumba"! Só não conseguiu superiorizar-se ao Melrinho, que ultimamente também parece andar sobre o efeito de qualquer feitiço.

1º MELRINHO- 42 PTS. Pois é meus amigos, o Melro vai com 2 vitórias em 3 possíveis! Mesmo sem o jogador da jornada conseguiu 42 pontos, o suficiente para ganhar num jornada escassa de pontos. Mercê dos 4 golos amealhados e da boa prestação do seu guarda redes.

2º MANGUITO- 38 PTS. Palavras para quê!? Parece que é bruxo!!!

3º P.T.- 36 PTS. Foi menos mediocre que outros 28 treinadores, teve a sorte de ter o jogador da jornada ( James! ), que lhe deu 1/3 dos pontos, porque o resto da equipa foi uma desgraça.

TOP TEN DA LIGA:
1º MANGUITO- 793 PTS.
2º MIGUEL- 727 PTS.
3º JEREMIAS- 684 PTS.
4º A. BASTOS- 662 PTS.
5º M.JOÃO- 652 PTS.
6º P.T.- 650 PTS.
7º N. COELHO- 645 PTS.
8º JORGE MARTINS- 628 PTS.
9º ROSINHA- 625 PTS.
10º TROCO- 625 PTS.

Esta semana não houve saídas nem entradas no top ten, os factos mais assinaláveis foram o maior distanciamento do Mangas em relação ao Miguel nos 2 primeiros postos e a queda cada vez mais visível do Jorge Martins.

HOJE É DIA DA MULHER

A leitora já recebeu flores hoje? Não?
Estas são para si, você merece.

Amorosa e sensível ou sábia e realizada?
Mística ou prática?
Aventureira ou dona de casa?
Ser mulher é encontra-se com todas elas!

Autor(a) desconhecido(a).

quarta-feira, 7 de março de 2012

Alandroal Comemora Dia da Mulher ao Som dos Ritmos Flamencos

Com o objectivo de assinalar o Dia da Mulher, a Câmara Municipal de Alandroal vai promover um espectáculo com o grupo de Flamenco e Sevilhanas “Serva la Bari”, no próximo dia 8 de março, quinta-feira, a partir das 21:30 horas. “Aires Flamencos” é o espectáculo que o grupo vai apresentar no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal e que promete ser um momento cultural intenso, marcado pela força, dinamismo e sentimento tradicional da cultura flamenca.

“Aires Flamencos” é um espectáculo onde se abre um amplo leque de estilos do flamenco, que o espectador é convidado a apreciar. “Rosas y Alegrías”, “Tientos-Tangos”, “Cartagenera del Piñana”, “Granadina” ou Bulerías são alguns dos diferentes estilos que poderão ser apreciados ao longo do espectáculo.

Serva la Bari é um Grupo de Flamenco e Sevilhanas, formado em Lisboa em 1999 por, Joaquín Moreno (cante), Francisco Morales (toque) e Carlos Mil-Homens (percussão). Com o decorrer do tempo, o grupo tem actuado por todo Portugal, bem como em algumas outras cidades europeias, tendo como um de seus principais objectivos a divulgação da arte e da cultura flamenca. Actualmente o espectáculo conta com a participação de Sofia Abraços, uma das melhores bailarinas de flamenco em Portugal. Neste “Dia da Mulher”, a Câmara Municipal de Alandroal convida-o(a) a assistir a este espectáculo, com entrada gratuita.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

terça-feira, 6 de março de 2012

DECO Realiza Sessão de Informação no Alandroal

A Associação de Defesa do Consumidor -DECO- vai realizar, no Alandroal, uma sessão de informação sobre a Defesa do Consumidor e a Gestão do Orçamento Familiar, temas cada vez mais prementes, no actual contexto de austeridade em que vivemos.


A iniciativa, que se realiza no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal no próximo dia 9 de Março, pelas 10:00 horas, é promovida pelas entidades executoras do programa CLDS para o concelho de Alandroal, no âmbito do protocolo estabelecido entre a DECO e a Câmara de Alandroal.

Entre outros assuntos de interesse para os munícipes, os técnicos da DECO vão explicar como devemos proceder para melhor gerir o orçamento familiar, como podemos comprar os produtos que precisamos de forma mais económica, etc. Além disso, serão explicados os apoios que esta Associação de Defesa do Consumidor disponibiliza aos cidadãos, como por exemplo o apoio jurídico.

A sessão tem entrada livre e todos são bem-vindos, no entanto, devido a motivos logísticos, é conveniente confirmar a presença através do email clds.alandroal@mail.telepac.pt, ou através do telemóvel 932 088 853.

Recorde-se que, no âmbito do protocolo estabelecido com o Município de Alandroal, os técnicos da DECO deslocam-se ao Alandroal para prestar apoio e esclarecimento, aos munícipes do concelho, todos os meses, na última sexta-feira de cada mês. O apoio mensal é prestado numa das salas do Fórum Cultural de Alandroal e é completamente gratuito.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

segunda-feira, 5 de março de 2012

ALANDROAL - MOSTRA GASTRONÓMICA DO PEIXE DO RIO.

Passado que está o 1ª fim de semana desta III Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, a decorrer entre 2 a 11 de Março, vou fazer aqui uma pequena retrospectiva de algumas actividades associadas a este evento.

Como sou um apreciador do peixe do rio, não quis perder tempo e logo na 6ª feira fiz questão de marcar a "Tertúlia de Sexta à Noite" no Alberto Ramalho e encomendei atempadamente uma caldeta tradicional e como segundo prato um lucioperca grelhado de poejada. O que resultou no óptimo começo de degustação dos pratos apresentados nesta III Mostra.

No sábado à tarde o Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal foi palco Cerimónia de Abertura oficial da Mostra, seguindo-se, no mesmo local, a Apresentação do Receituário do Peixe do rio e a inauguração da Exposição Na Rota do Contrabando.

Barco "cheio" de fardos de café, o produto referencia dos contrabandistas

O testemunho de um ex-contrabandista, que acaba por ser comum a todos, a necessidade e os filhos

Pouco depois e ainda no Fórum os restaurantes aderentes apresentaram alguns dos " Sabores do rio".
Em cima, alguns dos sabores apresentados e restaurantes representados.

Já no Domingo, o dia raiou com o Convívio Piscatório da Mostra, no Guadiana e à beira de Juromenha.
O Convívio Piscatório da III Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, teve a seguinte classificação:

Equipas
1ª Centro São Cristóvão de Portalegre com 13Pts.
2ª Casa Rosado de Redondo com 17Pts.
3ª J. S. Alandroalense- Marujos B com 67Pts.

Em cima a equipa vencedora do Centro São Cristóvão: João Simão, José Valério e Joaquim Galegos.

Individual
1º António Miguel Ferreira de Borba com 2,960kg.
2º José Valério de Portalegre com 2,780kg.
3º Adriano Rosado de Redondo com1,910kg.
4º Manuel Quaresma do CAP Estremoz com 1,500kg.
5ºJoaquim Galegos de Portalegre com 1,140kg.
António M. Ferreira, de Borba, o vencedor absoluto.