terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ 2014

O Alandroalandia deseja a todos os leitores um feliz 2014.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Especial Inatel - Sorteio da 2ª fase e Taça Amizade

Realizou-se na passada 6ª feira o sorteio da 2ª Fase do Campeonato Distrital da Inatel de Évora e da Taça Amizade do Inatel.

Os grupos ficaram assim alinhados:

Grupo A
Cabeção
Sabugueiro
Machedense
Aguiar
Alandroal United

Grupo B 
Graça do Divor
Bairrense
Bardeiras e Vimieiro
Rosário
Foros da Fonte Seca

Taça Amizade
Estrelas de Pardais
São Pedrense
São Bento do Ameixial
Mourão
Tourega
São Domingos
Mina do Bugalho 
Azarujense
Montoito
Monsaraz

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Postagem Desportiva - Resultados

  OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora
Divisão de Elite
 Portel 1 – Reguengos 5
Lavre 0 – Oriola 1
Redondo 4 – Calipolense 1
Cabrela 4 – Viana 2
Monte Trigo 1 – Juventude 0
Perolivas 6 – Estremoz 1.
Divisão de Honra 
Zona B
Santana do Campo 0 – Valenças 3
Alcáçovas 1 – Arraiolos 2
Fazendas 9 – Brotas 1
Giesteira 1  – Escoural 6
FUTEBOL AMIGÁVEL

 Juvenis Borba 5 – Amigos S. Brás dos Matos 4

XIX LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT 2013-'14

Classificação da 11ª jornada da XIX Liga Fantástica Al-sport ´13/14, que se disputou à 14ª jornada da Liga Zon-Sagres.


CLASSIFICAÇÃO SEMANAL:

1º. -  M. GOMES - 54 pts. 
2º. -  M. JOÃO  -  49 pts. 
3º. -  A. BASTOS - 45 pts.
4º. -  DINO - 44 pts. 
5º. -  ROSINHA  43 pts. 

CLASSIFICAÇÃO GERAL  ( TOP SIX )

1º. - BALSANTE - 461 pts. 
2º. - JEREMIAS - 442 pts. 
3º. - DINO - 441 - pts. 
4º. - N. MENDES - 437 pts. 
5º. - ROSINHA  - 437 pts. 
6º. - M. GOMES - 434 pts. 

CONSIDERANDOS À LIGA FANTÁSTICA. 
A classificação GERAL da nossa liga continua com o Balsante na frente, fruto da péssima exibição da equipa do Treinador JEREMIAS, que esta semana esteve manifestamente abaixo das suas reais capacidades, onde a escolha do Adriano ( G:R: Gil Vicente!!!!!!!) foi um verdadeiro fiasco. 
 
Noutro ponto, o saber e o "feeling" que diferença os bons, dos razoáveis treinadores inspirou os treinadores M. João!!!, o propriamente dito e o M. João ( GOMES)! Os únicos a fazer alinhar o CARLOS EDUARDO!!! ( se não fosse o lapso do M. Gomes na penúltima jornada onde perdeu 12 pontos, lapso que a não existir, lhe conferiria o segundo posto da geral... e o BALSANTE à vista). Mas está escrito que mesmo com MOTAS e tudo, lá chegará.  
Nas outras equipas, manteve-se tudo quase na mesma..

CONSIDERANDO À LIGA ZON SAGRES!
§- CONSIDERANDO UNICO: COMO NÃO ERAM CAPAZES DE AGARRAR OS LEÕES JOGANDO LIMPO, OS LAMPIÕES E OS PROVINCIANOS RESOLVERAM OPTAR PELO PLANO " B" - E MONTARAM-SE NA "  MOTA " E LÁ CONSEGUIRAM CHEGAR AO LADO DOS MELHORES!!!!!

E SIGA A DANÇA QUE OS APITADORES SÃO DE CONFIANÇA, DISSERAM ELES, LAMPIÕES E PROVINCIANOS...
E AINDA TÊM ALGUNS ASES DE TRUNFO NA MANGA: CAPELAS, DUARTES, E OUTROS QUE TAIS!!!!!

UM RESTO DE FESTAS FELIZES PARA TODOS,
UM 2014 IGUAL AO 2013 PARA OS LAMPIÕES, 
E UM 2014 PIOR QUE O 2013  PARA OS PROVINCIANOS, 
E PARA OS MEUS LEÕES QUE CUMPRAM O OBJECTIVO : GANHAR TODOS OS JOGOS ATÉ AO FIM DAS PROVAS EM QUE NOS DEIXAREM CONTINUAR,  
E QUE NÃO APAREÇAM MAIS MOTAS, CAPELAS, DUARTES E COMPANHIAS NO NOSSO CAMINHO

SÃO OS MEUS VOTOS MAIS QUE SINCEROS

DESTE VOSSO COLABORADOR E AMIGO
M. GOMES

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Alandroal - Agenda informativa

Já está disponível a edição de Janeiro de 2014 da Agenda Cultural do Município de Alandroal, onde merece destaque a actuação do grupo de Cantadores dos Reis de Alandroal, no próximo dia 5 de janeiro, no Fórum Cultural de Alandroal, pelas 16:00 horas. 

Também no dia 5 de janeiro, mas pelas 19:00 horas, o Grupo de Cantadores dos Reis da Associação Desenhar Soluções cantará irá cantar na sede da Junta de Freguesia de Santiago Maior. Antes disso, no dia 4 de Janeiro, os alunos de teatro da Escola Popular de Alandroal voltarão a subir ao palco do Fórum Cultural de Alandroal com a peça “Natal é Amor”, dedicada ao espírito natalício de entreajuda e solidariedade. 

As actividades desportivas também estarão em destaque com a realização de dois passeios todo o terreno. O primeiro deles, o “XI Passeio TT Aranhóis do Asfalto”, acontece já no dia 5 de Janeiro, e tem como base a aldeia de Orvalhos. O segundo, o “I Passeio TT do Lucefécit”, acontece no final do mês, no dia 25 de Janeiro, com a concentração no Bombeiros Voluntários de Alandroal. Não perca ainda as sessões de cinema do Fórum Cultural de Alandroal, nos dias 10, 19 e 24 de Janeiro. 

 Fonte: Município de Alandroal.

Alandroal - Trânsito temporáriamente interdito


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - Resultados

  OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
 
Distritais da A. F.  Évora

Divisão Elite
Estremoz 0 – Reguengos 6
Oriola 3 – Portel 2
Calipolense 1 – Lavre 1
Viana 1 – Redondo 0
Juventude 5 – Cabrela 1
Perolivas 2 – Monte Trigo 1
Divisão de Honra Zona A
Canaviais 2 – Borba 1
Bencatel 0– Outeiro 0
Santiago Maior 0 – Aldeense 0
Lusitano - Corval-  (Adiado para 5 de Janeiro)
Divisão de Honra Zona B
Arraiolos 3 – Santana do Campo 0
Brotas 1 – Alcáçovas 4
Valenças  1– Giesteira 1
Escoural 5– Mora 0
FUTEBOL JUVENIL
Benjamins Fut 7
Santiago Maior 1 – Borba 2.

FUTEBOL AMIGÁVEL 

Amigos das Dez e Meia 3 - Amigos de São Brás dos Matos 3

Alandroal - Actividades Para Fim-de-Semana

O Natal aproxima-se a passos largos, mas antes disso ainda haverá tempo para usufruir das actividades culturais e desportivas deste fim-de-semana. Assim, hoje mesmo, a partir das 21:30h, não perca mais uma sessão de cinema no Fórum Cultural de Alandroal, com a exibição do filme “O Conselheiro”. As actividades prosseguem no dia 22, Domingo, onde o destaque vai para o concerto de Natal da banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, também no Fórum Cultural, a partir das 16:00 horas.   

Antes disso, pelas 14:00 horas, o Centro Cultural de Cabeça de Carneiro recebe um Torneio de Xito, jogo tradicional da região. Também na tarde de Domingo, o Centro Cultural de Aldeia da Venda será palco para o Grupo de Teatro da Associação Desenhar Soluções apresentar as peças “Sátira do Bêbado”, “Criada de Graça” e “O Julgamento”. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alandroal - Natal Comemorado Em Espírito de Solidariedade

Dezembro é mês de Natal. Por isso mesmo, o concelho de Alandroal tem sido palco de algumas iniciativas relacionadas com o Natal, onde a solidariedade e a entreajuda foram notas dominantes. 

No passado sábado, dia 14, a associação Coração Delta, em colaboração com o Município, procedeu à entrega de 20 cabazes de natal a idosos carenciados do concelho, no âmbito do programa “Tempo Para Dar”, numa iniciativa que aconteceu em simultâneo em todo o país.

Já no domingo, dia 15, foi a vez dos pais natais do Motorklub de Alandroal distribuir prendas pelas crianças do concelho, fazendo passar por renas as suas motos. A iniciativa começou em Terena e terminou na Praça da República de Alandroal, depois de ter passado por todas as localidades do concelho, sempre com uma boa adesão da população. 

Ainda no Domingo, o Fórum Cultural de Alandroal recebeu a peça de teatro “Natal é Amor”. Ao longo de uma hora, o público que enchia o auditório do Fórum Cultural de Alandroal vibrou com as interpretações dos actores e actrizes do grupo de teatro da Escola Popular, deixando-se contagiar pelo espírito da peça. 

De referir que também os funcionários e colaboradores da Câmara Municipal de Alandroal estiveram em festa, no passado Domingo, no almoço de Natal do Município de Alandroal, que se realizou no salão dos Bombeiros Voluntários de Alandroal. Mais uma vez, o espírito de solidariedade e entreajuda foi a nota dominante neste encontro. 
 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

XIX LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT 2013-'14

Classificação da 10ª jornada da XIX Liga Fantástica Al-sport ´13/14, que se disputou à 13ª jornada da Liga Zon-Sagres.
 
 
TOP FIVE SEMANAL 

1º. - JEREMIAS - 56 pts. 
2º. - TROCO - 55 pts. 
3º. - JORGE MARTINS - 53 pts. 
4º. - DINO - 50 pts -  ( 4º. no desempate por ORÇAMENTO com o N. Coelho) 
5º. - N. COELHO - 50 pts. - 

TOP FIVE GERAL

1º. - BALSANTE - 419 pts. 
2º. - JEREMIAS - 415 pts. 
3º. - N. MENDES - 401 pts 
4º. - DINO - 397 pts
5º. - ROSINHA 394 pts.

PEQUENOS CONSIDERANDOS - LIGA FANTÁSTICA
O Natal calha a todos, e o Balsante não escapa ao seu destino... a crise instala-se na sua equipa e o Jeremias ( poço de saber e albufeira ( Alqueva...)  de sorte) está já a pilhá-lo! Dos restantes tudo na mesma, salvo este vosso escriba que consegue prejudicar-se em 12 pontos nesta jornada!!!! Perguntam vocês: " Mas como é possível??? Fácil, responde ele: - Erro numa substituição, era para tirar o Tarantini - castigado - tirei o EVANDRO - e meti o MAZOOU - resultado EVANDRO fez oito pontos, e o Tarantini e o Mazoou -1!!!! E ainda dizem que quem faz a escrita ganha sempre...

Muito me apraz ver toda a lampionagem da nossa liga, terem os jogadores da melhor equipa ( mais de cem milhões investidos) dos últimos 30 anos ( evangelho segundo S. ORELHAS!!!) e para conseguirem alguma melhoria na classificação, têm que fazer alinhar jogadores dos Leões! Querem melhor reconhecimento da categoria da equipa dos Leões? 

CONSIDERANDOS LIGA ZON SAGRES!!!
Os Leões continuam imparáveis no mais alto da Liga! Mas com a nossa seriedade, mania de pagar as dívidas num prazo de minutos com esta crise não vamos longe! Vamos lá saber ( e com que intenção...) porque razão os ceguinhos da equipa do apito do nosso jogo com os Azuis de Belém, marcam aquele penalty inconcebível ( era falta, mas como foi "fora do campo" era cartão amarelo para o jogador Azul! nunca aquele disparate! A seguir nova aberração! PeNalty mais que evidente sobre o Montero, e EXPULSÃO DO JOGADOR AZUL!!!  e não passou nada... compensação evidente do 1º. erro, mas com prejuízo do Sporting, que ficaria a jogar contra dez e não ficou!!! Gostava de ver que nota atribuem ao apitador depois de 3(TRÊS) erros grosseiríssimos!
Como dívida paga em minutos, ainda marcámos mais dois, ganhando sem espinhas e mantendo em sentido a concorrência! 
Têm que se convencer que não nos tiram do sério, nem nos desviam da nossa rota: tentar ganhar todos os jogos!!! 

DOMINGO, 
OLHANENSE - BENFICA... EXIBIÇÃO DEPLORÁVEL DAS GALINHAS - primeiro golo em claro fora de jogo,  (e ganharam com esse tal golo falso )- dois pontos  a mais na GERAL!!! Mas o que a lampionagem fala, grita, e sei lá que mais, é o penalty inexistente marcado a favor dos Leões!!! É uma vergonha, são, levados ao colo e sei lá que mais... Têm falta de espelhos!!

RIO AVE - PORTO - Segundo golo do Porto em claro fora de jogo, mas aqui o prejuízo não é tão grande pois ainda marcaram mais um e o adversário nenhum, portanto ganharam na mesma...
 
Já os RED´s sem a benesse, empatavam e como disse ficavam com menos dois pontos!!! Na minha liga da verdade, só nas duas últimas jornadas os lampiões foram beneficiados em 3 pontos - empataram com o Arouca com um penalty inexistente e no domingo ganharam com um golo irregular, portanto em vez de estarem a dois pontos estavam a 5 (CINCO)!!!! mas a essa contagem lá chegaremos, e se não for antes, será na 3ª. da segunda volta, ( isto se não aparecer outro Capela ou Duarte Gomes. porque de igual para igual não metem a mão no prato!!!)
 
Provedor Gomes.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Hospital de Elvas Vai Continuar Com Estatuto de “Urgência Médico-cirúrgica”

Ao contrário daquilo que os últimos desenvolvimentos apontavam, o Hospital de Santa Luzia (Elvas) irá manter o estatuto de Urgência Médico-Cirúrgica, não sofrendo qualquer alteração no seu funcionamento. A garantia foi dada ontem pelo presidente da Administração Regional de Saúde, Dr. José Robalo, e pela presidente da Unidade de Saúde do Norte Alentejano, Drª Dorinda Calha, em reunião com os presidentes dos Municípios de Elvas, Alandroal, Campo Maior, Borba, Monforte, Estremoz e Vila Viçosa.

O Hospital de Santa Luzia continuará também a receber utentes dos concelhos vizinhos, como vinha acontecendo até aqui. O presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo referiu ainda que “existe a possibilidade de um alargamento das especialidades do hospital de Santa Luzia”. 

Recorde-se que no passado dia 29 de Novembro os presidentes de Câmara da zona de influência do Hospital de Santa Luzia tinham reunido com o objectivo de debater a situação do Hospital, para onde estava previsto o encerramento de algumas valências como anestesiologia, laboratório de análises clínicas, internamento cirúrgico, ortopedia, radiologia ou cirurgia. Da reunião saiu um conjunto de medidas, entre as quais o agendamento de um encontro com a Direcção Regional de Saúde do Alentejo e com a direcção da Unidade de Saúde do Norte Alentejano para tentar chegar a um acordo sobre esta situação.  

Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, refere que “foi com agrado e alívio que conseguimos chegar a um acordo para a continuidade do serviço do Hospital de Santa Luzia nos moldes em que se fazia, ou seja, sem o encerramento de valências e continuando a receber utentes de outros concelhos, nomeadamente do Alandroal. Isso é muito importante para a nossa população”.
 
 Fonte Gab. Imp. Município de Alandroal.

Aldeia da Venda - Teatro



Alandroal - Oficina da Criança Especial Natal Arranca a 19 de Dezembro

Tendo como objectivo permitir uma ocupação saudável às crianças do concelho em período de férias escolares, o Município de Alandroal vai promover a Oficina da Criança Especial Natal, entre os dias 19 de Dezembro de 2013 e 3 de Janeiro de 2014.
A iniciativa, que tem como destinatários as crianças com idades entre os 6 e os 13 anos, vai funcionar na Antiga Escola Primária de Alandroal, de segunda a sexta, entre as 07:30 e as 17:30 horas. A Autarquia assegura ainda o transporte das crianças. Actividades lúdicas e pedagógicas, ateliês de expressão plástica e dramática e actividades desportivas serão algumas das actividades que vão fazer parte da Oficina da Criança Especial Natal.
As inscrições para esta iniciativa já estão abertas e poderão ser feitas até ao próximo dia 16 de Dezembro, no Balcão Único do Município de Alandroal, sendo apenas necessário o pagamento de 5€. De referir ainda que as inscrições estão limitadas a 30 crianças. 
 Fonte: Município de Alandroal

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS (Em atualização)

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora
Divisão elite 
Divisão de honra
Série A
Reguengos 1– Oriola 1
Portel  2– Calipolense 1
Lavre 2 – Viana 4
Redondo 0 – Juventude 2
Cabrela 1 – Perolivas 3
Monte Trigo 4– Estremoz 0.

Série B

Borba 2 – Bencatel 1
Outeiro 2 – Corval 1
Aldeense 1 – Canaviais 1
Santiago Maior 0 – Lusitano 6
INATEL

S. Domingos 3 – Mina do Bugalho 2. 
Monsaraz 0 – Rosário 4.

DESPORTO JUVENIL

Benjamins Fut 7
Santiago Maior 8 – Terena 1.             
Infantis Fut 7
Terena 2 – Estremoz 8.
  FUTEBOL AMIGÁVEL

Amigos de S. Bras dos Matos 2 - Juvenis Atletico Sport Club (Reguengos) 4.

Alandroal - Actividades Para Fim-de-Semana

Com mais um fim-de-semana a chegar, fique a conhecer as actividades de que poderá usufruir na companhia de amigos, ou em família. No próximo Domingo, dia 15 de Dezembro, não pode perder a realização de mais um passeio dos Pais Natais Motards, que vão percorrer o concelho distribuindo prendas a todas as crianças. Faça chuva ou faça sol os Pais Natais vão andar pela estrada, por isso não fique em casa. A iniciativa tem início pelas 09:00 horas, no Jardim Público de Terena e termina pelas 13:20 na Praça da República de Alandroal.

Também no Domingo, mas pelas 17:00 horas, o Fórum Cultural de Alandroal recebe a peça “Natal É Amor”, do grupo de teatro da Escola Popular de Alandroal. 

 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Alandroal - Reserva Dark Sky entre finalistas dos prémios Ulisses

A Reserva Dark Sky Alqueva, que em 2012 foi reconhecida como a primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), está entre os finalistas dos prémios Ulysses da OMT para a “Inovação no Turismo” em 2013.
A reserva, da qual fazem parte os Municípios de Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos, foi nomeada na categoria Organização Não-Governamental, juntamente com Big Blog Exchange, Hostelling International (Reino Unido), e From Charity to Social Entrepreneurship, Borneo Ecotourism Solutions and Technologies (BEST) Society (Malásia).

A Reserva Dark Sky Alqueva é um projecto estruturante de desenvolvimento sustentável que visa a implementação da Agenda para a Sustentabilidade e Competitividade do Turismo Europeu nos concelhos de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz, e cuja pretensão é criar um destino onde o motivo de atracção seja usufruir de um céu estrelado livre de poluição luminosa que permita oferecer ao turista actividades nocturnas. 


Ao todo a OMT nomeou 13 entidades para os prémios Ulysses, em quatro categorias, designadamente, OMT Prémios Ulysses Inovação em Política Pública e Governança, em Empresas, em Organizações não-governamentais e em Pesquisa e Tecnologia. 


Os prémios vão ser apresentados numa cerimónia em colaboração com a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) no dia 22 de Janeiro do próximo ano. 



Fonte: PressTur

Alandroal - Escola de Instrumentos Tradicionais Apresentou-se ao Público

Foi em animado ambiente de festa que o grupo de Instrumentos Tradicionais da Escola de Música de Alandroal se apresentou perante o público do concelho, no passado dia 7 de Dezembro, numa iniciativa que levou ao Fórum Cultural de Alandroal várias dezenas de pessoas, apesar do frio que se fez sentir. 

O Grupo de Cantares Tradicionais dos Canaviais, o Grupo Trigueirão no Relheiro e ainda alguns fadistas locais completaram a oferta cultural da noite que, ao longo de duas horas, proporcionou momentos de animação e a todos aqueles que se deslocaram ao Fórum Cultural de Alandroal. 

Mas o momento alto da noite foi realmente a apresentação da Escola de Instrumentos Tradicionais da Escola de Música de Alandroal, que encantou os presentes com os seus trabalhos e recordou a arte de tocar os instrumentos mais tradicionais da nossa região, como o cavaquinho ou o acordeão.  
 
 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

XIX LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT 2013-'14

Classificação da 9ª jornada da XIX Liga Fantástica Al-sport ´13/14, que se disputou à 12ª jornada da Liga Zon-Sagres.

Top five semanal:
1º. - M. GOMES - 64 pts
2º. - MELRINHO - 53 pts. 
3º. - DINO - 52 pts      - ( desempate por orçamento com o bekas )
4º. - BEKAS - 52  pts. 
5º. - ROSINHA - 47 pts

Top five acumulado:
 1º. - BALSANTE - 379 pts.
2º. - JEREMIAS - 359 pts
3º. - NUNO MENDES - 353 pts. 
4º. - ROSINHA - 349 pts. 
5º. - DINO - 347 pts.

COMENTÁRIOS: 
LIGA FANTÁSTICA
- BALSANTE CONTINUA NO MAIS ALTO DO PÓDIO... JEREMIAS SOBE AO SEGUNDO POSTO E DE RESTO IGUAL!
- FACTO MAIS MEDIÁTICO: A SUBIDA DE 10 ( DEZ ) LUGARES NA GERAL DO TREINADOR M. GOMES, ( SALTOU DE 17º. PARA 7º. ) FRUTO DA VITÓRIA NA JORNADA COM  64 PONTOS, PELA APOSTA EM 6 JOGADORES DOS LEÕES. E PODEM COMEÇAR A TREMER, PORQUE AGORA NINGUÉM O PÁRA!!! 

LIGA ZON SAGRES: 

POR FORÇA QUEREM QUE NÓS GANHEMOS O TÍTULO DESTA ÉPOCA!!! TANTO PORTO COMO BENFICA ( JÁ CONHECEM O AROUCA ? ) ESTES A QUEM GANHÁMOS POR 5-1, E VOCÊS SÓ EMPATAM COM UM PENALTY INVENTADO???..
CUIDADO COM OS DE OLHÃO...  E OS DO RIO AVE!!! SE NOS DÃO AVANÇO DE 5 PONTOS, MESMO QUE QUEIRAM JÁ NÃO NOS APANHAM!!! 

VÁ LÁ, A FERIDA NÃO FOI MUITO GRANDE, SÓ LEVOU DEZ PONTOS E AINDA VÃO À LIGA DAS FEIRAS COMO VOCÊS LHE CHAMAM, QUANDO SÃO OS OUTROS A LÁ ESTAR!!!!! MAS A FANFARRONICE JÁ ESTALOU... ´´E PARA GANHAR !!! SE FOR COMO NO ANO PASSADO NÃO ESTÁ MAL. 

FIQUEM BEM

Provedor Gomes.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Alandroal - Pais Natal Motards Vão Distribuir Presentes no Próximo dia 15 de Dezembro

Há semelhança do que aconteceu no ano passado, o concelho de Alandroal vai ser percorrido pelos pais natal motorizados do Motorklub de Alandroal, que irão distribui lembranças a todas as crianças no próximo dia 15 de Dezembro.

Promovida pelo Motorklub de Alandroal, em colaboração com o Município de Alandroal, as Juntas de Freguesia do concelho e o Agrupamento de Escolas, a iniciativa tem início pelas 09:00 horas em Terena, junto ao Jardim Público, e termina pelas 13:20 horas na Praça da República de Alandroal, depois de passar por todas as localidades do concelho. 

O Motorklube de Alandroal solicita à população que esteja presente os locais combinados, à hora marcada (ver cartaz em anexo), para que se possa cumprir o roteiro sem atrasos. Os pais natais motorizados garantem que cumprirão o percurso, distribuindo as lembranças, faça chuva ou faça sol. Por isso mesmo, já sabe, fique atento à melodia dos motores e não deixe de saudar os Pais Natal motorizados. 


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Alandroal: Autarquia Aprovou Moção de Censura Contra Encerramento do Serviço de Finanças

No seguimento dos recentes desenvolvimentos sobre o PREMAC (Plano de Redução e Melhoria da Administração Central), que prevê encerrar os serviços de finanças do distrito de Évora, mantendo apenas os existentes em Estremoz, Évora e Montemor-o-Novo, o Município de Alandroal aprovou no passado dia 4, em reunião ordinária de câmara, uma Moção de Censura contra o encerramento do Serviço de Finanças de Alandroal. 

Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal salienta que, “sendo o Alandroal um concelho com uma população envelhecida, facilmente se constata que esta será uma medida com consequências muito gravosas, visto que a maioria das pessoas recorre ao balcão do serviço local de finanças para cumprir as suas obrigações fiscais (como a entrega do IRS), uma vez que não tem forma de o fazer por outros meios (internet) e, inclusivamente, muitas vezes necessitam da ajuda dos funcionários de referido serviço”. 

O encerramento do serviço local de finanças irá obrigar os idosos a percorrerem longas distâncias (até Évora ou Estremoz), quando muitas vezes não têm forma de se deslocar, uma vez que os transportes públicos existentes não são adequados nem suficientes. Além disso, a proposta de encerramento do Serviço de Finanças de Alandroal viola o princípio constitucional da existência de serviços públicos de proximidade com as populações, que devem ser assegurados pelo Estado. 

O Município de Alandroal entende que o encerramento e redução de serviços públicos (escolas, extensões de saúde, balcões da segurança social e estações dos CTT) e a redução contínua do investimento neste concelho (que no próximo ano sofrerá novo corte de 2,6%) tem contribuído decisivamente para acentuar o processo de desertificação e despovoamento do concelho, situação que é inaceitável e que não pode continuar. 

A Moção de Censura aprovada será agora enviada à Assembleia Municipal de Alandroal, Direcção Geral de Finanças, Direcção Distrital de Finanças de Évora, Serviço de Finanças de Alandroal, Assembleia da República, Grupos Parlamentares, Primeiro-ministro, Membros do Governo com Tutela e órgãos de comunicação social. Recorde-se que já no passado dia 26 de Novembro a população de Alandroal se manifestou contra o encerramento do serviço local de finanças. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora
Divisão elite
Cabrela 1 – Monte Trigo 0
Redondo 1 – Perolivas 0
Lavre 2 – Juventude 1
Portel 1 – Viana 1
Reguengos 3 – Calipolense 1
Oriola 5 – Estremoz 0
 
Divisão de Honra Zona A
Corval 1 – Borbense 0
Outeiro 0 – Lusitano 2
Bencatel 3 – Aldeense 1
Canaviais 1 – Santiago Maior 0
Divisão de Honra Zona B
Cortiço 2 – Santana do Campo 0
Brotas 0 – Giesteira 1
Arraiolos 2 – Mora 0
Valenças 1 – Escoural 2.
INATEL
Série B
Alandroal United 2 - Bairrense de Vila Viçosa 0.
Estrelas Pardais 2-0 São Domingos. (Interrompido aos 50m)
Folgou: Mina do Bugalho.
 
 Classificação:
1º Alandroal United  8j - 24pts. 
2º Bairrense 7j - 13pts. 
3º São Domingos 6j - 4pts. 
4º Mina do Bugalho 7j - 3pts.
5º Pardais 6j - 3pts. 


Série D
Mourão 0-1 Foros da Fonte Seca (Série D)
Montoito 2-0 Monsaraz (Série D)
Folgou: Rosário

Classificação:
1º Foros da Fonte Seca 7j - 19pts.
2º Rosário 7j - 14pts.
3º Mourão 8j - 9pts.
4º Montoito 7j - 6pts.
5º Monsaraz 7j. 4pto.

DESPORTO JUVENIL
Benjamins Fut 7
Reguengos – Terena
Lusitano A 6 – Santiago Maior 1
Infantis Fut 7
Terena 2– Bencatel 5. 
PARTICULAR
Amigos S. Brás dos Matos – Almansor Montemor o Novo (Não se realizou)

Alandroal - Actividades Para o Fim-de-Semana

Com mais um fim-de-semana a chegar, saiba que, já hoje, poderá assistir a mais uma sessão de cinema no Fórum Cultural de Alandroal, com a exibição do filme “Last Vegas: Despedida de Arromba”. O filme conta a história de um grupo de amigos sexagenários (Billy, Paddy, Archie e Sam) que, aproveitando o facto de Billy decidir abandonar a sua condição de celibatário e casar com a sua jovem namorada, decidem partir para Las Vegas com a intenção de reviver os velhos tempos e tomar a cidade de assalto, numa despedida de solteiro nunca antes vista. Porém, como depressa virão a descobrir, não foram apenas os seus velhos corpos que sofreram transformações. Las Vegas, a cidade do pecado, também parece ter mudado alguma das suas regras.

Amanhã, sábado, não perca a apresentação da Escola de Música de Instrumentos Tradicionais da Escola Popular, numa iniciativa gratuita, que contará ainda com as actuações do grupo Trigueirão no Relheiro, Vozes dos Canaviais e fadistas locais. A não perder! 


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Municípios da Aérea de Influência do Hospital de Santa Luzia Reuniram Para Evitar Encerramento de Valências

Os presidentes dos Municípios de Elvas, Alandroal, Campo Maior, Borba, Monforte, Estremoz e Vila Viçosa reuniram no passado dia 29 de Novembro, na Casa da Cultural de Elvas, para discutir a situação do Hospital de Santa Luzia (Elvas), que corre o sério risco de vir a perder o estatuto de “Hospital com Urgência Médico-Cirúrgica”, passando a ser reconhecido apenas como “Hospital de Urgência Básica”, já a partir do início do próximo ano.

Esta alteração, que implicará o fecho de valências como anestesiologia, laboratório de análises clínicas, internamento cirúrgico, ortopedia, radiologia ou cirurgia, está a provocar incerteza e preocupação, tanto no pessoal médico, como nas populações servidas pelo Hospital de Santa Luzia (entre elas a população do concelho de Alandroal), que deixarão de poder ser tratados neste hospital caso esta alteração avance. De referir que mais de 50% dos utentes do Hospital de Santa Luzia são provenientes dos concelhos de Alandroal, Borba, Vila Viçosa, Estremoz, Monforte, Estremoz e Campo Maior.

Os autarcas dos municípios da área de abrangência deste Hospital consideram a situação inaceitável e, na referida reunião, acordaram um conjunto de medidas, que já estão a ser implementadas, com vista a evitar esta situação. A criação de um grupo de trabalho para acompanhar esta e outras questões relacionadas com a saúde, o agendamento de uma reunião com a Direção Regional de Saúde, o agendamento de uma visita conjunta dos autarcas ao hospital, a promoção de acções de sensibilização e esclarecimento da sociedade civil sobre esta questão e, ainda, o acompanhamento mais atento dos serviços oncológicos, foram algumas das medidas que saíram da reunião. 

No entendimento destes presidentes de Câmara, a situação dos serviços oncológicos merecem um acompanhamento mais atento, uma vez que o Serviço Nacional de Saúde está a encaminhar os utentes oncológicos para os IPO’s do país, que por razões economicistas está a administrar aos utentes medicamentos ultrapassados, quando poderia encaminhar esses doentes para hospitais com serviços de oncologia (casos do Hospital de Elvas e Évora), onde estão disponíveis medicamentos mais recentes e com maior eficácia.

A Câmara Municipal de Alandroal entende que é essencial que o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, continue a receber os utentes do concelho, pelo que, em conjunto com os municípios acima referidos, tudo fará para evitar a situação descrita. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

XIX LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT 2013-'14

Classificação da 8ª jornada da XIX Liga Fantástica Al-sport ´13/14, que se disputou à 11ª jornada da Liga Zon-Sagres.


CLASSIFICAÇÕES APÓS A 8ª. JORNADA: 

SEMANAL: 
1º. - HUGO - 51 pts. 
2º. - N. MENDES - 48 pts. 
3º. - BALSANTE - 47 pts 
4º. - LUIS GUERRA - 44 pts - ( 4 golos )
5º. - M. JOÃO - 44 pts - ( 3 golos ) 

CLASSIFICAÇÃO GERAL: 
1º. - BALSANTE - 336 pts. 
2º. - N. MENDES - 323 pts. 
3º. - JEREMIAS - 312 pts. 
4º. - ROSINHA - 302 pts.
5º. - HUGO - 299 pts.  

COMENTÁRIOS
- LIGA FANTÁSTICA - 
Balsante continua isolado, Jeremias troca com o Rosinha e o Hugo apresenta-se no TOP FIVE!!! 
Penso eu... de que..., se o Hugo ligasse mais à equipa tinha bastas possibilidades de subir na classificação!!!

LIGA ZON SAGRES: 
Tal como previ, lá vamos em primeiro na Liga... só incomodados pela má companhia dos lampiões, que continuam a ser a equipa com mais sorte desta Liga... Para desbloquear um jogo em que não estavam a jogar nadinha, o guarda redes mãos de manteiga ofereceu o 1º. golo aos leiteirosos... depois foi fácil com a ajuda do Bruninho Paixão que inventa uma falta para livre que deu o 2º. ao Benfica, depois do R. Ave ter reposto a verdade do Jogo, e não contente expulsa o jogador do R. Ave, não fosse o diabo tecê-las!!! 

Do Porto veio o que eu esperava... não jogam népia  e nem o "profissional" Capela conseguiu inverter a situação.

Depois disto ainda querem que a gente assuma a candidatura ao título? Se lutássemos só contra Porto e Benfica, para mim, assumiamos de CARAS! Agora com as arbitragens a levarem os nossos adversários directos ao COLINHO, quanto a mim, repito, acho que não devemos assumir, e sim esperar em que param as modas!!!

SAUDAÇÕES DA FRENTE!!!!
 
M. GOMES.

Alandroal - Escola de Instrumentos Tradicionais Apresenta-se no Próximo dia 7 de Dezembro

O Fórum Cultura de Alandroal recebe no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 21:30h, o espectáculo de apresentação da Escola de Instrumentos Tradicionais da Escola Popular de Alandroal, numa iniciativa gratuita e aberta a toda a população, onde o público será convidado a conhecer, ou recordar, a arte de tocar os instrumentos mais tradicionais da nossa região.
  
Além da apresentação do Grupo de Instrumentos Tradicionais poderá ainda contar com as actuações do Grupo Trigueirão no Relheiro e Grupo Vozes dos Canaviais, que também irão contribuir para a animação. A oferta ficará completa com o “Recanto do Fado”, momento em que alguns fadistas locais subirão ao palco.
Por tudo isto não vão faltar motivos para se deslocar ao Fórum Cultural de Alandroal no próximo sábado, dia 7, e divertir-se em família ou junto com amigos. 


Alandroal - Cinema em Dezembro


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Julgagamento do Ex-Presidente João Nabais, começou hoje no Tribunal de Redondo

In TVI
O antigo autarca de Alandroal João Nabais, acusado de 117 crimes de peculato e 92 de peculato de uso, começou a ser julgado nesta segunda-feira no Tribunal de Redondo, tendo a defesa destacado os «contornos eminentemente políticos» do processo.

É um processo «com contornos eminentemente políticos», disse o advogado do arguido, Luís Filipe Pereira, sustentando que as testemunhas de acusação são «os principais opositores políticos» de João Nabais.

Veja a reportagem da TVI à porta do Tribunal de Redondo: Julgamento


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/alandroal-crime-julgamento-tvi24/1515444-4071.html

FREGUESIA DE CAPELINS ORGANIZA EXCURSÃO AO COLISEU DE LISBOA