sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SANTIAGO MAIOR - Festa Havaiana


ALDRABAR - Musica ao vivo



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL ORDINÁRIA



O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar uma REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL do Município de Alandroal.

Assim a próxima REUNIÃO , será na próxima 6ª feira, dia 28 de Setembro, pelas 20,30h. no Edifício Sede do Município de Alandroal, com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Apreciação da informação do Presidente da CMA acerca da atividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo. 

2- Eleição de um Presidente de Junta de Freguesia (bem como do seu substituto) para participar no XVI Congresso Extraordinário da Associação Nacional de Municípios Portugueses. 

3- Alteração ao Regulamento Municipal dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços. 

4- Regulamento Municipal de Ocupação de Espaços Públicos e Publicidade. 

5- Alteração ao Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação. 

6- Confirmação da decisão de alienação, por "ajuste directo", do lote n.° 1 da Zona Oficinal de Santiago Maior. 

7- Emissão de Parecer sobre a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias conforme previsto no art.º 11 da Lei n.° 22/2012, de 30 de Maio. 

Por se tratar de uma Sessão Ordinária, no final, haverá lugar à intervenção dos cidadãos. 

PARTICIPEM

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

XVIII Liga Fantástica Al-sport

Classificação da 1ª jornada da XVIII Liga Fantástica Al-sport ´12/13, que se disputou à 4ª jornada da Liga Zon-Sagres.


Mais uma época futebolística, mais um Liga fantástica Al-sport e já vamos na 18ª edição, é obra. O principal facto a assinalar para este inicio de liga foi a desistência do Lobo do Rio e a entrada do Nuno Mendes, que será o "rookie" do ano. Também ainda faltam validar as suas equipas, os treinadores, A. Balsante, Hugo, Luis Fernando, João Paulo e Zé Roma, por isso todos estes tiveram 12 pontos,  - 1 ponto que o ultimo classificado com a equipa validada, o Balanças com 13 pontos.

Mas vamos ao 1º pódio desta época:

1º. Rosinha com 56pts. Podia dizer muitas coisas sobre este treinador ou a sua equipa. Apostou mais aqui ou ali, teve sorte, faz as pontuações... Mas a verdade é que EU percebo muito de futebol!

2º. P. T.  com 52pts. O P.T. é um estudioso nestas coisas e não é por acaso que anda sistematicamente no topo da tabela. Esta semana só não ficou em 1º lugar, porque o Xistra fez um "bom" trabalho. Os meus agradecimentos ao Xistra.

3º. BECAS com 52pts.  Já o Bekas é uma agradável surpresa vê-lo por aqui, mas ainda que vá aparecer por aqui mais vezes este ano, não será com o preceito que um bom sportinguista está obrigado a ter. Um defesa do Setúbal! Óh Bekas... sinceramente!

Quanto ao top ten, não vai haver top ten, esta semana, pois ainda não há pontuação acumulada. Vá um top five:

1º. - ROSINHA -- 56Pts.
2º. - P. T. --  52Pts.
3º. - BEKAS  -- 52Pts.
4º. - M. GOMES -- 47Pts.
5º. - JEREMIAS -- 46Pts.

Quanto aos restantes, está tudo lá em cima no quadro.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Novo Complexo Desportivo de Alandroal foi Inaugurado

 As associações do concelho de Alandroal, equipas de futebol e população em geral já têm disponível um local com boas condições para a prática desportiva. Trata-se do Complexo Desportivo de Alandroal, que foi inaugurado no passado dia 22 de Setembro, com a participação de centenas de munícipes. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada e do Director Regional do Desporto e Juventude, João Araújo.

João Araújo salientou a “importância que esta infraestrutura pode ter como factor de desenvolvimento social e económico”, mas ressalvou que “isso só pode ser conseguido através do envolvimento dos agentes locais, como as escolas e associações”. Prova de que esse trabalho já está ser feito é o facto de ao longo do dia terem passado pelo novo relvado de Alandroal várias equipas de futebol do concelho, com destaque para as equipas de formação do CCD Terena e Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior. Numa primeira fase vão utilizar o relvado as equipas de futebol do CCD Terena, Associação Alandroal United, Santiago Maior e Rosário, além do Clube de Rugby de Juromenha, que vai também iniciar no Alandroal os escalões de formação neste desporto.


O Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada, referiu que se “trata realmente de um equipamento moderno e bem equipado, que vem proporcionar à população de Alandroal condições para a prática desportiva, com um relvado sintético que obedece às mais recentes especificações, mas que tem custos de manutenção associados, como é óbvio”. João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal também alertou para os elevados custos de manutenção e funcionamento do equipamento que vão exigir muito rigor na utilização e, em alguns casos, que se aplique uma lógica de “utilizador-pagador”. 

 João Grilo confessou ainda que a conclusão desta obra lhe desperta sentimentos contraditórios. “Ter conseguido terminá-lo, e coloca-lo hoje à disposição dos clubes e da população do concelho no contexto difícil em que o município vive, é para nós motivo de grande alegria, e só foi possível graças ao grande empenho de todos: eleitos, técnicos e colaboradores da câmara municipal.” Por outro lado, salientou que foram gastos mais de 2 milhões de euros nesta obra, dos quais apenas 675 mil foram financiados por fundos comunitários, uma vez que, devido ao excesso de endividamento, o município está impedido de aceder a crédito bancário. Esta obra foi sendo paga com sacrifício de outras necessidades e tendo que deixar para trás outras obras. Se a opção tivesse passado pelo aproveitamento do campo já existente – como fizeram os municípios vizinhos em iguais circunstâncias – teria sido possível poupar mais de um milhão de euros para outros investimentos. 

Fonte: 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Inauguração do Complexo Desportivo Alandroal


O Complexo Desportivo Municipal de Alandroal foi  inaugurado no sábado passado, depois de quase 4 anos em obras. A festa foi grande, principalmente para os jovens atletas, pois jogaram à bola até ao por do sol!

Na festa da inauguração o primeiro orador foi o vice-Presidente da Federação portuguesa de Futebol, Carlos Coutada, que salientou a excelência da obra, qualificando o Complexo desportivo de Alandroal com condições óptimas para a pratica desportiva, nomeadamente para a prática do futebol, que é a sua área de influencia.

Já o Presidente João Grilo frisou que lhe foi dificil escolher as palavras para o seu discurso pois disse ter sentido alguma mágoa como decorreu o processo desta  obra, desde a localização ao custo...

Mas no final, disse ter-se sentido feliz por presidir à inauguração do Complexo Desportivo de Alandrol.
O discurso do Presidente




As crianças das camadas jovens do CCD Terena e Santiago Maior

A Banda do Centro Cultural de Alandroal também abrilhantou a festa

Os jovens jogadores e os técnicos

O descerrar da placa de inauguração, pelo Presidente João Grilo e o representante do Instituto do Desporto

A população também se fez representar em número considerável

Festival da Concertina e Acordeão de Volta à Aldeia de Hortinhas

Um Festival onde as tradições, o artesanato, a gastronomia regional, as exposições, e os momentos de animação musical se juntam para dar a conhecer a toda a população alguns dos traços mais característicos desta região do Alentejo. Assim se apresenta a 4ª edição do Festival da Concertina e Acordeão, na Aldeia de Hortinhas, concelho de Alandroal. 


Organizado pelo Núcleo de Cultura e Formação de Hortinhas, com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal, o festival realiza-se nos dias 29 e 30 de Setembro e tem como principal objectivo contribuir para a preservação da cultura popular alentejana, juntando poetas populares e tocadores de concertina/acordeão. 

As actividades começam bem cedo no sábado, dia 29, com a abertura da Feira das Hortas e Pomares, às 07:00 horas. Mais tarde, às 12:00, acontece a abertura do recinto do festival, com tasquinhas, produtos regionais e artesanato. O momento alto do dia de sábado está marcado para as 17:30, altura em que actuam os “Amigos das Harmónicas de Campo Maior”, o “Grupo Amigos da Malagueira” e o “Grupo Trigueirão no Relheiro”. 

Já no Domingo, dia 30, os principais destaques vão para a abertura das Exposições “Na Rota do Contrabando” e “Moinhos do Guadiana”, pelas 11:00 horas. Mais tarde, a partir das 15:30 é a vez dos poetas populares entrarem em placo para declamar as suas poesias. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Alandroal - Actividades Para o Fim-de-Semana


Com mais um fim-de-semana à porta é altura de fazer planos para ocupar o seu tempo livre. 

Assim, fique a saber que, já hoje, pode assistir ao filme “Ted”, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, a partir das 21:30. “Ted” é uma comédia da autoria de Seth MacFarlane, que conta a história de um homem adulto que tem como melhor amigo um urso de peluche, que ganhou vida como resultado de um desejo de infância, e que se recusa a deixá-lo desde então.


Amanhã, sábado, a partir das 10:00 horas, não pode perder a inauguração do Complexo Desportivo de Alandroal, e participar nas diversas actividades previstas. Também amanhã, o salão do Centro Cultural Desportivo e Recreativo da Aldeia da Venda recebe a cerimónia de apresentação da Época Desportiva 2012/2013.    

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Alandroal: Alunos do 1º Ciclo Voltaram a Ter Manuais Escolares Oferecidos Pela Autarquia

Em mais um esforço para libertar o orçamento das famílias do concelho, a Câmara Municipal de Alandroal voltou a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo de ensino das escolas do concelho. Trata-se de uma medida que representa um investimento de cerca de 10.500 € e beneficia mais de 170 famílias. 


A entrega dos manuais aconteceu nos passados dias 17 e 18 de Setembro e foi conduzida pelo Executivo da Câmara de Alandroal, que foi acompanhado pelo director do Agrupamento de Escolas de Alandroal. Numa altura em que as famílias vêm as suas dificuldades agravadas, esta medida assume uma importância fundamental, uma vez que permite libertar os seus orçamentos para fazer face a outras despesas mais urgentes.

Fonte: Gab. Imp- Município de Alandroal

Complexo Desportivo de Alandroal Inaugurado Dia 22 de Setembro

Depois de um grande esforço técnico e financeiro, o Município de Alandroal inaugura no próximo dia 22 de Setembro o Complexo Desportivo de Alandroal, equipamento que vem proporcionar aos munícipes do concelho a possibilidade de praticar desporto num recinto adequado, com todas as condições de conforto e segurança. 

A cerimónia de inauguração tem início marcado para as 10:00 horas e vai contar com a participação de várias associações e equipas de futebol do concelho, da Banda do Centro Cultural de Alandroal e de várias crianças do concelho, que irão realizar uma simbólica largada de balões.

O programa da iniciativa contempla ainda a realização de jogos convívio entre as várias equipas do concelho, de uma aula de ginástica e de um lanche, onde toda a população pode participar. A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a marcar presença na Inauguração do Complexo Desportivo de Alandroal e fazer parte deste importante momento para o concelho de Alandroal.


Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

sábado, 15 de setembro de 2012

ALANDROAL - Vereador renuncia ao mandato

Manuel Palhoco
Manuel Palhoco,  vereador eleito pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Alandroal pediu a renúncia do cargo.
 
Vereador sem qualquer pelouro atribuído, sai a um ano de terminar o seu mandato alegando motivos de ordem pessoal, familiar e de saúde. 

O ex-vereador disse ainda à Rádio Campanário que não tinha condições para responder às responsabilidades para que fora eleito.Avança ainda que o seu provável substituo seja o candidato imediatamente a seguir, que no caso é uma candidata, a Dr. Zélia Santos quem inclusivamente o tem substituído nas suas faltas.

Ouça aqui a entrevista dada à Rádio Campanário:
Fonte: Rádio Campanário.

DIVULGAÇÃO - Festas Populares de Orvalhos


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Centro cultural de Alandroal - Aulas de música

Centro Cultural de Alandroal

Cinema no Alandroal - Madagáscar em 3D

 Filme: Madagáscar 3D
Local: Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal                  
Data: 16/09/2012 (Domingo). Hora: 17:00 horas
Preço do Bilhete: 3,50€
Madagáscar, este Domingo ás 17 horas.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Clube Rugby de Juromenha vai competir no Hawaii


V WORLD VINTAGE RUGBY CARNIVAL

Tem início  no dia 23 de Setembro, em Honolulu, Hawaii, esta
importante competição, uma das 2 mais importantes a nível mundial, no Rugby de Veteranos, a par do Golden Oldies Rugby, que se realiza em Fukuoka, Japão, no início do mês de Novembro.

 O Clube de Rugby de Juromenha é um dos dois representantes do
continente europeu, juntamente com os Moravian Eagles, da República Checa, neste evento que se realiza em Honolulu, Hawaii, entre 23 e 30 de Setembro.

 Já está definido o calendário do Festival, que se se disputa no Queen Kapiolani Park, junto a Diamond Head e à praia de Waikiki.
O Clube de Rugby de Juromenha defronta no primeiro dia, a equipa THE OUTSIDERS, de Brisbane, Austrália. No segundo dia de jogos jogará com CANTERBURY BAA BAAS, da Nova Zelândia e tem a honra de encerrar o
Festival, no último dia de jogos, defrontando a equipa local, HAWAII HOBOS.


Lista de equipas participantes:

ACT Veterans Rugby Australia
Battleship Old Boys USA
Bay’s Bullshitters New Zealand
Brisbane Bustard Eagles Int 2nd Wave Australia
Bundaberg Rumruckers Australia
Burleigh Bodgies Australia
Burnside Battlers New Zealand
Bustard Eagles Australia
Caboolture Fossils Australia
Cairns Old Crocs RUC Australia
Calgary Cobras Canada
Canterbury Baa Baa’s New Zealand
Clube de Rugby de Juromenha Portugal
Condamine Codgers Australia
Cracked Conchs Rugby Bahamas
Creaky Ol Convicts Norfolk Island
Eastwood Charcoals Australia
Endeavour Hills Ratbags Australia
Hawaii Hobos 46+ USA
Hawaii Hobos 35+ USA
Keep Walking Rugby Brazil
Les Archiball USA USA
Manly Steamers Australia
MARS USA
Mohicanos Argentina
Moravian Eagles Czech Republic
Old Orcas Argentina
Olde Barking Dogs RFC USA
Ottawa + Canada
PacLantic RFC USA
Queensland XXXXs Goldies Australia
Samoa Golden Oldies Rugby Club Samoa
Southern Downs Raging Rodents Australia
Stuffed Hawks Southland New Zealand
Suburbs Marauders New Zealand
Sunnybank Puffin Dragons Australia
Texas XXX’s USA
The Outsiders Australia
Toothless Gators Australia
Upper Hutt Yellowbellies New Zealand



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Alandroal - Agenda Cultural e Desportiva. Setembro 2012

Já está disponível a edição de Setembro da Agenda Cultural e Desportiva do concelho de Alandroal. 

O principal destaque vai para a inauguração do Complexo Desportivo de Alandroal, no próximo dia 22 de Setembro, evento para o qual o Município de Alandroal convida toda a população. 

Já hoje, no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe a exibição do mais recente sucesso de bilheteira mundial, o filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Renasce”. 

Ao longo do mês poderá ainda participar nas tradicionais festas de Orvalhos, Festival da Concertina e Acordeão de Hortinhas ou as comemorações do Dia Mundial do Turismo, entre outros eventos.

 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

Toiros - A Lide de Rui Fernandes no Alandroal

A Corrida de Toiros em Alandroal, integrada nas Festas de Setembro, foi à oito dias, o Alandroalandia mostra-lhe hoje o vídeo da lide do cavaleiro Rui Fernandes, que segundo a critica foi a exibição melhor conseguida da noite.

Vídeo retirado do You tube da pertença do Canal Rui Fernades TV.


Veja também as lides dos cavaleiros João Moura e Rui Guerra, o cavaleiro da Mina do Bugalho e ainda as pegas, ou tentativas delas, dos Forcados de Alandroal, Ribatejo e Redondo, estes últimos os vencedores do "Troféu Sousa", para a melhor pega da noite. Veja tudo aqui: Corrida de Alandroal

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Festas de Alandroal: Concentração das Actividades na Praça da República Foi Aposta Ganha

Com um balanço global bastante positivo, o Festival da Juventude e Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição voltaram a encher a Praça da República, em Alandroal, com cor, luz, animação e muito público, apesar das alterações introduzidas devido à realização das obras de requalificação do espaço público do Castelo de Alandroal. 

Embora com um orçamento ainda mais reduzido que em anos anteriores ficou provado que é possível organizar um conjunto de actividades diversificado e abrangente, que consiga uma larga afluência de público. Foi o que aconteceu na noite de sábado, com a Praça da Republica a voltar a encher-se de vida, desta feita para assistir ao espectáculo do conhecido Rouxinol Faduncho.


Como vem sendo hábito, os primeiros dias das festividades, 30 e 31 de Agosto, foram dedicados aos mais jovens, com as actividades desportivas, a animação nocturna, os concertos e as garraiadas a estarem em evidência. Também a colaboração do RC 3 de Estremoz se revelou um momento interessante, com muita participação, especialmente por parte do público mais jovem, que aproveitou para aprofundar o contacto com a realidade militar.

Mas porque as Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição são muito mais que apenas concertos e espectáculos, os bailes tradicionais, o artesanato ou as tasquinhas com petiscos tradicionais também estivem em destaque, com a colaboração de várias associações locais. 

Domingo foi a noite dos artistas do Concelho de Alandroal
 O Município de Alandroal entende que o actual modelo de festas, que tem vindo a aperfeiçoar ao longo deste mandato, com a concentração das actividades no local que tradicionalmente as deve acolher – a Praça da República – e com ofertas para todos os tipos de público, funciona e é mais equilibrado do ponto de vista logístico e financeiro. Por isso mesmo, garantimos que continuaremos a aperfeiçoar este modelo, envolvendo todos os agentes locais e procurando as soluções mais equilibradas em termos financeiros.     


Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

IV Troféu Vila de Alandroal

Disputou-se no passado Domingo e por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição em Alandroal o IV Troféu Vila de Alandroal em pesca desportiva.

Pista de pesca de Juromenha
A prova realizou-se em Juromenha e contou com a presença de 39 praticantes. O Alandroalandia apresenta os principais resultados.

Equipas:
1ª Casa Rosado de Redondo com 14pts. (Adriano Rosado, Eliseu Fusco e Carlos Canhoto)

Adriano Rosado a receber das mãos do Presidente João Grilo o Troféu Vila de Alandroal
2º J.S.A. Marujos B de Alandroal com 40pts. (José Veva, Joaquim Varandas e Inácio Varandas)

Inácio Varandas, ladeado por parte do executivo Municipal, recebendo o troféu da 2ª equipa classificada.

3º J.S.A. Marujos A de Alandroal com 49pts. (Carlos Silveira, Manuel Varandas e José Banza)

Carlos Silveira, o vencedor individual, aqui a receber das mãos do Presidente Grilo o troféu da sua equipa (3ª classificada)
Individual:
1º Carlos Silveira do J.S.A. Marujos  de Alandroal com 6,550kg.
2º Carlos Canhoto da Casa Rosado de Redondo com 3,370kg.
3º Eliziário Carriça de Portalegre com 3,280kg.
4º José Carvão da Terrugem com 2,890kg.
5º Adriano rosado da Casa Rosado de Redondo com 2,470kg.
6º Eliseu Fusco da Casa Rosado de Redondo com 2,240kg.
7º António Correia do Extreme Fishing de Elvas com 2,170kg.
8º Joaquim Telles do CAP Estremoz com 2,080kg.
9º José raimundo do CAP Estremoz com 2,030kg.
10º Joaquim Branco  de Borba com 1,920kg.

Motorklub de Alandroal - 1º Passeio Motard de Santiago Maior


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pesca desportiva - A captura de bagres

 Decorrido mais de uma ano vou voltar a falar de uma das mais novas espécies introduzidas no Alqueva, o bagre de canal. Se bem se recordam, no principio do ano passado foi aqui registada a primeira aparição desta espécie no Alqueva e na altura o que escrevi aqui podem ver clicando aqui bagre de canal ou aqui luciogato!

Há quinze dias atrás, vieram-me parar 11 bagres ás mãos, literalmente e de uma forma acidental, eu explico. Como é do conhecimento de alguns, no Domingo de Festa de Setembro é disputado já há alguns anos o Troféu Vila de Alandroal em pesca e eu e mais dois Marujos, decidimos ir fazer um treino a Juromenha, local da referida prova.

A ideia era estudar a profundidade dos pesqueiros, apurar as espécies em maior abundância e a forma de comer das mesmas. Mas esse Domingo de manhã reservou-nos uma surpresa, depois de três horas debaixo de calor intenso, não tínhamos capturado, nem uma carpa, nem barbos, nem pimpões, nem peixes gatos, nem sequer uma ablete, estes os peixes mais conhecidos naquela zona, mas para surpresa nossa tínhamos capturado 11 bagres, todos com cerca de 400g.

Uma bacia cheia de bagres
O treino tinha-nos saído "furado", mas face a tantas capturas iríamos testar as capacidades gastronómicas deste peixe e ficou logo ali decidido, eu iria fazer a experiência fritando-os e o meu irmão "Jota" e face à caracteristica destes silurídeos, iria tentar uma caldeirada refogada, tal como se fazem as caldeiradas de enguias, com pão frito e tudo!

Tanto de uma forma como de outra, o êxito foi estrondoso, fritos posso-lhes garantir que ainda são melhores e mais gostosos que o lucioperca, o peixe da moda, e a caldeirada estava "uma coisa nunca provada"! Mas muito aprovada.

O lucioperca teve o êxito que teve e continuará a ter, mas o bagre também não se vai ficar muito atrás, pois as suas qualidades gastronómicas são imensas e tem tudo para ser um peixe muito apreciado, até o seu arranjo é moderamente fácil, o unico senão é o cuidado que há a ter com os espigões laterais, pois no caso de nos picarmos neles, libertam uma toxina que é muito irritante para a pele. Mas quanto ao resto é fácil a sua limpeza, não tem escamas, mas sim uma fina pele que não precisa de ser removida. Quanto ás sempre incomodas espinhas, não há problema, o bagre só tem a espinha dorsal. Removem-se as tripas e atira-se a cabeça fora e fica pronto a ser confeccionado. 

Vejam aqui  o principio da saga lucioperca: http://alandroalandia.blogspot.pt/. O Alandroalandia foi pioneiro e principal impulsionador do aproveitamento gastronómico do lucioperca, espero agora também ser impulsionador do aproveitamento de mais uma nova espécie.

Já agora deixem-me dizer mais uma curiosidade, no fim de semana seguinte, há 8 dias atrás portanto, fomos para o mesmo sitio tentar capturar mais bagres e aperfeiçoar a captura daquela espécie para um possível aproveitamento no concurso de pesca, mas eis que os peixes mais uma vez nos trocaram as voltas, nesse Domingo só conseguimos capturar carpas, como podem ver na foto abaixo, mas essa regressaram todas á água, pois não somos grandes apreciadores de carpas.

Eu as "minhas" carpas, a maior pesou 2,820kg.