quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pesca Desportiva - A captura de achigãs

Já há muito tempo que aqui não falava de pesca ao achigã, possivelmente muito por culpa do período de  defeso de certas espécies, entre as quais o achigã.

Mas a partir de 16 de 16 de maio a situação alterou-se, pois foram vários os pescadores a falarem-me em razoáveis capturas de achigãs. Uns só de boca, achigãs nunca os vi! Mas outros tiraram a foto para a posteridade.

É desses que vos vou falar hoje, daqueles que registam o sucedido através do fotos.

Em baixo um achigã de 1,100kg capturado pelo Nuno Mendes do Alandroal. Segundo o seu testemunho este peixe foi capturado no Alqueva, zona do Rosário e com uma amostra de vinil da Zoom, cujo modelo não vou dizer, mas ao que parece esse modelo da Zoom tem "safado a gaita" a muito boa gente nos últimos dias.
Um peixe de 1,100kg para estreia do stringer, foi obra ó Nuno!
Aqui mais abaixo, outros dois jovens muito promissores, o Duarte Fialho e o João Rosado.

Estes dois capturaram quase uma vintena de achigãs, mas já na passada semana, na foto de cima mostram orgulhosamente o maior exemplar e na foto de baixo está toda a pescaria conseguida.


Meus meninos, o exemplar em baixo na horizontal, anda a roçar os 20cm, é "crime"!
Hoje dou-vos a conhecer estas duas pescarias, mas mais poderia mostrar, pois foram dezenas de bons exemplares que me deram a conhecer esta semana, mas escolhi estas duas porque os seus executantes, Nuno, Duarte e João, são novos nestas lides e merecem por isso o destaque.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este achigã de 1.100 kg...

Será que tem mesmo esse peso?

Pelo tamanho do artefato onde está preso, que se sabe qual é, facilmente se acha a dimensão do peixe, e poderemos calcular o seu peso.