terça-feira, 21 de dezembro de 2010

OLHAR AS ESTRELAS ATRAVÉS DO CÉU ALANDROALENSE


Como o Alandroalandia adiantou aqui no principio de Setembro, a Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo criou um projecto intitulado "Reserva Dark Sky Alqueva".

O projecto que foi apresentado na altura, aqui mesmo no Alandroal, mas que envolve para além do concelho de Alandroal, os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos e prevê a criação de 18 pontos de observação em "locais diferenciados e com capacidades diferentes de observação das estrelas".

Um desses pontos, da Reserva Dark Sky, foi já criado no Alandroal, mais propriamente em Terena e no fim de semana passado trouxe vários turistas ao nosso concelho, apreciadores desse tipo de turismo.

Pelo menos assim o noticiou o Expresso na sua edição online:
« Se gosta de apreciar o céu, agora pode fazê-lo de forma organizada e diversificada na primeira Reserva Dark Sky portuguesa, criada no Alentejo. Seguimos a rota de estrelas e cometas, animais noturnos e petiscos, sem hora para acabar.»

Entre aqui para ver toda a noticia: www.expresso.pt

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já sabia deste projecto e das potencialidades que o céu do Alandroal apresenta para a observação das estrelas e de outros corpos celestes. No entanto tenho alguma pena que a divulgação só se faça para um público alvo, não se prevendo a criação de novos públicos através de uma divulgação mais abrangente. Naturalmente que a utilização do equipamento posto à disposição deve ser caro e pouco acessível à maioria das bolsas!