Hoje ás 18,30h. é dado o "pontapé de partida" para as festividades do Alandroal. Há pouco mais de 40 anos que as festas têm o seu sucesso no 1º fim de semana de Setembro, mas nem sempre foi assim, como podem verificar na apresentação das festas dos programas abaixo. Até cerca dos finais dos anos '60 do século passado, a festas eram realizadas no ultimo fim de semana de Setembro. Mas como o tempo era normalmente agreste nessa altura ( Chuva e frio ), decidiram então os festeiros da altura, transferir as festa para o 1º fim de semana, o que se manteve até agora.
As festas do Concelho de Alandroal em Honra de Nossa senhora da Conceição , começaram curiosamente com um fim especifico e que infelizmente, volta a ser actual. Como podem ver pela descrição acima, que calculo, seja dos anos '50 do Se.XX, e diz assim « Foi à 60 anos que os Alandroalenses prometeram levar a efeito, no ultimo Domingo de Setembro, uma festividade religiosa em honra da sua Padroeira, caso ela lhes permitisse a graça de ser conservado o seu Concelho, que parecia estar em vistas de extinção».
Mais uma vez a história se repete, e o Concelho de Alandroal volta a estar em risco, mas mais uma vez vamos ter fé na nossa padroeira e no trabalho dos nossos dirigentes.
Em cima um programa das festas de 1965, estas umas das ultimas a serem realizadas no fim de Setembro. Este programa tem como grande curiosidade um dos três avisos, « A empresa transportadora "Setubalense " fará carreiras eventuais nos dias 26 e 27, entre Alandroal e Vila Viçosa ». Isto é um avanço de 50 anos em relação à ideia do Futre para o Sporting! Dizia ele este ano « Vai vir charters da China, com gente ». No Alandroal já vinham chaters de Vila Viçosa à 50 anos, só que não era com chineses, eram "libateses"!
Estas quatro fotos acima, são do programa de 1985, estas festas já foram no principio de Setembro. Aqui como curiosidade, sublinho a hegemonia duma entidade financeira, já como principal patrocinadora das festas.

Mais uma vez a história se repete, e o Concelho de Alandroal volta a estar em risco, mas mais uma vez vamos ter fé na nossa padroeira e no trabalho dos nossos dirigentes.





