sexta-feira, 29 de julho de 2011

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES


CULTURA

- Marionetas, Bonecos de Santo Aleixo. Domingo à noite, no Centro Cultural e Recreativo Casanovense - Casas Novas.

- Apresentação do livro de poesias "Sentimentos", de José Fialho Nogueira. Domingos ás 18h. no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

DESPORTO & LAZER

- Pesca desportiva. Domingo de manhã, junto ao Monte Branco - Juromenha.

- Futebol de praia. Durante as noites de todo o fim de semana, na Aldeia da Venda .

Jogos deste fim de semana:Atenção: O jogo, Emídio Pisco VS Café o Tarro que estava marcado para o dia 30 Julho (sábado) ás 23 horas vai-se realizar no dia 29 Julho(sexta) ás 20 horas.

ALANDROAL: Escavações revelam novas descobertas na Rocha da Mina

A mais recente campanha de escavações no sítio arqueológico da Rocha da Mina, que arrancou no passado dia 4 de Julho, revelou a existência de uma antiga área habitacional ocupada (século I a.C.) junto ao santuário. A descoberta proporciona um contributo decisivo para a compreensão do próprio santuário da Rocha da Mina e assume particular importância também no contexto turístico.

Os trabalhos desta primeira campanha de escavações na Rocha da Mina surgem enquadrados pelo protocolo “Gentes de Endovélico”, estabelecido entre o Município do Alandroal e a Associação de Arqueologia Portanta, no âmbito de um projecto de estudo e caracterização das comunidades que presidiram à emergência do culto do conhecido deus pré-romano de Endovélico.

Sob a orientação dos arqueólogos Conceição Roque e Rui Mataloto e com o auxílio de alunos de licenciatura e Mestrado da Universidade de Lisboa, em regime de voluntariado, esta primeira campanha de escavação do projecto “Gentes do Endovélico” entra agora na sua fase de conclusão. No entanto, os resultados obtidos até ao momento excedem as melhores expectativas.

Os resultados já alcançados vêm reforçar a necessidade de investir em investigação arqueológica no concelho de Alandroal, aspecto a que o Município já está a dar prioridade com a revisão da Carta Arqueológica e com outros projectos em preparação. Além disso, estas investigações são fundamentais para enriquecer as possibilidades do Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho, que se encontra actualmente em fase de preparação.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

ALANDROAL, APRESENTAÇÃO DO LIVRO "SENTIMENTOS"

Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ALANDROAL, IDOSOS DO CONCELHO MAIS SEGUROS


Os idosos do concelho de Alandroal já estão mais preparados para lidar com situações de burla e prevenir possíveis assaltos, fruto de uma acção de sensibilização que as entidades executoras do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, no concelho de Alandroal, têm levado a cabo em colaboração com o Núcleo de Programas Especiais da Guarda Nacional Republicana - destacamento de Reguengos de Monsaraz.

Esta iniciativa, cujo objectivo principal passa por explicar a todos os idosos, identificados como possíveis vítimas do “conto do vigário”, de que forma as burlas acontecem e como se podem identificar os seus possíveis autores, contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e das Juntas de Freguesia.

Montejuntos, Ferreira de Capelins, Aldeia de Pias e Hortinhas, são algumas das localidades que já receberam os militares da GNR, no entanto, estão ainda previstas sessões de sensibilização em Terena, Mina do Bugalho e Rosário.

Os principais alvos destas burlas são pessoas idosas, que normalmente vivem sozinhas e em regiões mais afastadas dos grandes centros, situação que acontece frequentemente no concelho de Alandroal. Segundo a GNR, normalmente os burlões apresentam-se bem vestidos, “bem falantes” e fazem passar-se por funcionários de entidades públicas ou entidades bancárias.

Fonte: Gab. Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal


MUNICÍPIO DE ALANDROAL - DECLARAÇÃO DO VEREADOR JOÃO NABAIS



Declaração política do vereador João Nabais, apresentada antes da Ordem do Dia na reunião do Executivo Municipal de Alandroal, em 27 de Julho de 2011.



Clique nas imagens para ampliar.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CASAS NOVAS - BONECOS DE SANTO ALEIXO.

Clique na imagem para ampliar.

Alandroal: Cinema de Verão volta a animar noites na Praça da República

Entre 28 de Julho e 25 de Agosto, o Jardim da Meninas, na Praça da República, vai voltar a transformar-se numa sala de cinema ao ar livre, para receber mais uma edição da iniciativa Cinema na Rua, promovida pela Câmara Municipal de Alandroal. A iniciativa, que promete animar as longas e agradáveis noites de Verão alandroalenses, vai ter lugar às quintas-feiras, a partir das 22:00 horas. “O Turista”, “Inside Job”, “Tu Que Vives” e “Rio” são alguns dos filmes que vão ser exibidos.

A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a sair à rua para usufruir de bons momentos, seja em família ou entre amigos, para assistir a alguns dos melhores filmes da actualidade, ao mesmo tempo que poderá desfrutar de um espaço ímpar, como é a Praça da República.

Seguindo uma lógica de descentralização cultural, que o Município entende como fundamental para o desenvolvimento do concelho e para a qualidade de vida da população, este ano vai ser introduzida uma novidade na iniciativa Cinema na Rua, com a realização de duas sessões de cinema em algumas localidades do concelho. No dia 19 de Agosto, a Praça dos Grilos, em Aldeia da Venda, recebe o filme “O Turista”. Já no dia 26 de Agosto é a Aldeia de Pias a receber a exibição do filme de animação “Rio”, junto à Casa do Povo. Ambas as sessões têm início às 22:00 horas.

Também no seguimento desta lógica de descentralização, outros espectáculos culturais têm estado a acontecer um pouco por todo o concelho. Exemplos disso são os espectáculos da peça de teatro “Se o Mundo Fosse Bom o Dono Morava Nele”, que esteve em cena na Mina do Bugalho, no passado dia 24 de Junho, e em Terena no dia 22 de Julho. Já no próximo dia 31 de Julho, às 21:30, é o Centro Cultural e Recreativo Casanovense, em Casas Novas de Mares, a receber um espectáculo dos Bonecos de Santo Aleixo.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal

terça-feira, 26 de julho de 2011

FUTEBOL DE PRAIA, RESULTADOS

Iniciou-se no fim de semana passado a 1ª jornada do V Torneio de Futebol Praia do Concelho de Alandroal, na Aldeia da Venda - Santiago Maior.

Os resultados e classificações, são os afixados abaixo:

RESULTADOS

CLASSIFICAÇÕES

No próximo fim de semana disputa-se a 2ª jornada, veja aqui o calendário.

CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA


Se vai viajar para o estrangeiro, não se esqueça de aderir ao CESD, o cartão que assegura prestação de cuidados de saúde em 31 países.

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite que qualquer cidadão nacional de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, do Liechtenstein, da Noruega, da Islândia e da Suíça, beneficiem de assistência médica durante uma estadia temporária num destes países. Se aderir ao CESD paga as mesmas taxas ou comparticipações em saúde que os cidadãos nacionais do país em que se encontra.

De acordo com o comunicado disponibilizado pelo Instituto da Segurança Social (ISS), o CESD pode ser pedido por quem vai de férias, em viagem de negócios ou estudar num dos 31 países envolvidos na iniciativa.

O serviço não abrange casos de pessoas que se deslocam a outro Estado para receber tratamento médico e a prestação de cuidados de saúde no sector privado.

O CESD é pessoal e intransmissível, de modelo único e tem um prazo de validade de três anos, renovável. Pode ser pedido através da Segurança Social Directa e pela VIA Segurança Social.

Fonte: Portal do Cidadão.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS.


A Associação de Caçadores Real Viçosa, de Vila Viçosa organizou ontem, Domingo, o seu 4º Convívio de Pesca Desportiva. A prova realizou-se na Barragem de Alqueva - Juromenha, mais concretamente na zona do Monte Branco.

A entrega de prémios efectuou-se depois de um almoço convívio na sede daquela associação, em Vila Viçosa.

Aqui ficam os principais resultados:

1º Manuel Varandas do J.S. Alandroalense -Marujos com 1,860kg.

O "Lobo do Alqueva", recebendo 0 seu prémio.

2º Pedro Martins de Vila Viçosa com 0,960kg.

3º Miguel Rosinha de Vila Viçosa com 0,620kg.

4º Daniel "Chumbinho" de Vila Viçosa com 0,520kg.

5º Inácio Varandas do J.S. Alandroalense - Marujos com 0,460kg.

domingo, 24 de julho de 2011

POLITICA LOCAL - EM COMUNICADO, VEREADORA FÁTIMA FERREIRA TRÁZ A PÚBLICO FORTES DIVERGENCIAS COM O PRESIDENTE DO MUNICÍPIO.


REGRESSO À CÂMARA

Nunca, em momento algum, foi minha intenção deixar a Câmara embora, por questões profissionais, neste momento não possa estar a tempo inteiro, tenho por lei direito a horas que me permitem desempenhar o cargo para o qual fui eleita e não apenas estar de 15 em 15 dias nas reuniões do executivo, o que só não está a acontecer por não me ter sido disponibilizado um espaço (que vou pedir novamente, e por escrito, ao Sr. Presidente) para o fazer.

A quando do meu pedido de suspensão (que fui pressionada para pedir por três meses) “entreguei” os Pelouros pois estavam-me a ser omitidos documentos imprescindíveis à análise de pontos directamente relacionados com os meus Pelouros.

Continuo a seguir a ideologia do movimento e a acreditar nos princípios que nos levaram a criá-lo e não posso deixar que a vontade de alguns seja condicionadora do desempenho das minhas funções.

Contrariamente ao que por ai se divulga eu não reduzi em duas pessoas a equipa, pois em cerca de um ano que estive a tempo inteiro sem secretário, e embora tendo Pelouros nunca me foi permitido fazer fosse o que fosse, para exemplificar o que digo, as conversações acerca da redução do horário do SAP/Consulta Aberta no Centro de saúde foram iniciadas à revelia dos vereadores, incluindo eu que detinha o pelouro da Saúde.

Mas como assumi perante a população que me elegeu, mesmo em tempo de suspensão, continuei a trabalhar e a honrar compromissos assumidos, como por exemplo, a organização do Encontro Ibérico de Telemedicina que, como representante do Município em 2010, em Badajoz, assumi que se iria realizar este ano no Alandroal.

Com tudo isto, e de acordo com a minha consciência, continuo disponível para cumprir o programa eleitoral a que o MUDA se propôs e pelo qual fomos eleitos. A bem do Alandroal

23 de Julho de 2011
Fátima Ferreira

sexta-feira, 22 de julho de 2011

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- Aldrabar, Deejay Maria Calafatinho. Sexta feira à noite.

CULTURA

- Teatro, " Se o Mundo Fosse Bom o Dono Morava Nele ". Sexta feira à noite, no Jardim Público de Terena.

MÚSICA

- Concerto da Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal. Sábado à noite no "Jardim das Meninas" em Alandroal.

LAZER & DESPORTO

- Futebol de praia. Durante todo o fim de semana, nas noites da Aldeia da Venda . ( Ver programa próprio, com calendário ).

CALENDÁRIO DO V TORNEIO DE FUTEBOL PRAIA

Começa já hoje às 21 horas, na Aldeia da Venda o V Torneio de Futebol de Praia do Concelho de Alandroal.

Em baixo está todo o calendário, mas como curiosidade, gostaria de acrescentar que para abertura do torneio o sorteio ditou um jogo "fratricida", isto é, um embate entre duas equipas da mesma aldeia, a Mina do Bugalho.

Clique na imagem para ampliar.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

OBRAS, O BOM E O PÉSSIMO!

Muito recentemente recomeçaram as obras no novo Complexo Desportivo de Alandroal, pois há certa de duas semanas que as máquinas andam nos trabalhos de limpeza e recuperação daquilo que já se estava a começar a degradar.

Obras do novo Complexo Desportivo de Alandroal

Ao que o Alandroalandia apurou, desta é para ser mesmo de vez e a obra é para completar até ao fim do ano, já com o relvado sintético, balneários, bancadas, pista de manutenção... Enfim, tudo completo. Facto que muito se saúda, isto apesar de infelizmente na vila de Alandroal não existir nenhum clube que possa usufruir daquelas instalações. É minha esperança que com o incentivo destas novas instalações possam aparecer clubes com intenção de competir em provas regulares e assim os Alandroalenses usufruírem de um bem essencial, que é a prática do desporto.

Mas se me regozijo com o recomeço das obras do Complexo Desportivo, já com a demorada paragem da Creche " O Chaparrinho", não posso estar mais entristecido. Pelo facto de não avançarem e pelos contornos de todo o processo que envolve o boicote àquela obra.

Sabendo-se da falta de condições da actual creche, a funcionar no velho e desadequado edifício da Santa Casa da Misericórdia, onde as crianças e auxiliares estão em condições muito rudimentares, sem qualidade, conforto e de segurança duvidosa.

Com o aproximar do fim de férias de muitos casais, muitos pais tinham todo o interesse em que nesta nova fase da vida dos seus petizes, estes pudessem usufruir de melhores condições de crescimento e evolução na sua aprendizagem.

Visto isto, não se admite, nem se entende porque está uma obra nova, quase acabada e totalmente financiada, parada!

O Chaparrinho abandonado!

Os contornos deste escândalo são rocambolescos, não os posso enumerar, porque ainda há factores por apurar e podia estar a ser injusto para alguém que não o merecesse, mas posso adiantar que as nossas crianças, pais, auxiliares, novos empregos, a vila e até mesmo todo o Concelho, estão a ser prejudicados pelo mau relacionamento entre a Câmara Municipal e a Choupana, por interesses corporativos exteriores a estes, por interesses pessoais de políticos e dirigentes.

Em suma, está um "montão" de gente a ser prejudicada, por politiquismos baratos, mas de custos muito elevados para a sociedade local. Quando no inicio comecei por dizer que esta situação me deixava entristecido, chegando ao fim e depois do desenvolvimento daquilo que escrevi, só posso dizer é que estou enojado!

Por ultimo só posso apelar a uma coisa, respeitando as ideias e ideais de cada um, entendam-se para bem do Concelho de Alandroal.

terça-feira, 19 de julho de 2011

O VENTO LEVOU O FADO!

Na noite do passado sábado, os promotores do Complexo de Eventos das Pirâmides de São Pedro em Alandroal proporcionaram aos apreciadores de fado um espectáculo muito "sui géneris".

Num espaço ao ar livre, lindíssimo e engalanado para a noite, capaz de ombrear com qualquer "Quinta do Lago" ou " Lake Resort", os fadista, tudo "prata da casa", encantaram no interior do recém inaugurado coreto daquele espaço.


Actuaram para uma plateia suficientemente composta, mas atenta e saciada, os seguintes fadistas:
-Manuel Augusto
-Lúcia Roma
-Francisco Valentim
-Dino Roma

Lúcia Roma, a mais jovem estrela da noite

Ao invés, Manuel Augusto, a voz mais experiente da noite.

Foram ainda acompanhados por 3 guitarristas, que também esticaram as cordas vocais.

Estavam criadas as condições para se passar uma agradável noite, ou melhor, não fora o vento e teria sido mesmo uma noite agradável. Pena que o vento a espaços, mas furiosamente, leva-se as letras do fado para bem longe da plateia!

O Vento soprou de tal forma que até me inspirou a fazer aqui um trocadilho da letra do Cavalo Russo do Nuno da Câmara Pereira.

O Fado,
« Foi o vento que o matou, numa noite bravia
e eu assim não quero mais ouvir o fado
Nem sei se o farei
tal foi a ventosidade!»

Fora a brincadeira do trocadilho, é um evento com certeza a repetir, assim haja mais sorte com a noite.

DIVULGAÇÃO - TEATRO EM TERENA

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - CONCERTO DA BANDA DE ALANDROAL

Clique na imagem para ampliar.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

MANCEBOS ALANDROALENSES CHAMADOS P´RÁS "SORTES"


O Ministério da Defesa Nacional já divulgou publicamente o nome dos jovens do Concelho de Alandroal que foram convocados para o Dia da Defesa Nacional, nascidos em 1993.

Não vou aqui publicar a lista porque é extensa, mas deixo-vos o link onde podem consultar os nomes dos convocados: Edital Alandroal.

Aos jovens, tenham em atenção que as apresentações são em datas diferentes. Não vá algum ser considerado desertor!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

CULTURA

- Sessão de Poesia - "Palavras Ditas e Sentidas". Sexta-feira a partir das 21,30h. no Mercado Municipal de Alandroal.

MÚSICA

- Noite de Fados ao Ar Livre. Lúcia Roma, Dino Roma, Francisco Valentim e Manuel Augusto. Sábado à noite nas Pirâmides de Sº Pedro em Alandroal.

LAZER

- V Passeio Nocturno Sacaios BTT. Sábado na Aldeia de Pias. ( Ver programa próprio ).

- Festas Populares em Casas Novas de Mares. Durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio ).

- Marchas Populares em Hortinhas. Durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio ).

Alandroal: Autarquia volta a oferecer manuais escolares ao 1º ciclo


Numa altura em que as condições económicas das famílias se agravam, com a crise financeira e as medidas para a combater, a Câmara Municipal de Alandroal vai voltar a oferecer os manuais escolares aos alunos do 1º ciclo do ensino básico (1º,2º,3º e 4º ano), contribuindo assim para atenuar o esforço financeiro das famílias do concelho nesta altura de grandes dificuldades.

Para o ano lectivo que se avizinha (2011/2012) serão abrangidas por esta medida cerca de 180 crianças. Apesar do esforço financeiro que a medida representa, o Município entende que todo o investimento em educação tem retorno assegurado, uma vez que contribui para a formação dos nossos jovens e, logo, para um desenvolvimento social mais equilibrado e sustentável, ao nível económico e cultural, no concelho de Alandroal.

Esta medida surge enquadrada no Plano de Combate à Crise, que a Autarquia aprovou no final do ano de 2010. Entre outras medidas de apoio à educação, o Plano prevê a oferta de manuais escolares, a comparticipação na mensalidade da creche ou a atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior.

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ALANDROAL MONUMENTOSO


PELOURINHO DE ALANDROAL


Esta não é uma nova edição do Alandroal Monumentoso, mas sim uma reposição, pois apareceram dados novos e de relevância, que podem ajudar a perceber como era o pelourinho de Alandroal originalmente.

A minha escolha vai para o Pelourinho de Alandroal, não porque seja um dos mais importantes do concelho, muito pelo contrário, é até talvez um dos monumentos menos conhecido até pelos próprios Alandroalenses, por isso a minha escolha. Dar a conhecer melhor o Pelourinho de Alandroal.

É pouco conhecido porque esteve "escondido" mais de 150 anos! E porque esteve escondido? É o que vou tentar explicar.

A História:
O Alandroal foi das terras que mais beneficiou no Século XIX com as invasões francesas e a posterior guerra civil, onde os Liberais levaram a melhor. Sabe-se também, que os Liberais derrubaram muitos dos pelourinhos por os considerarem símbolos de tirania e desde logo os Alandroalenses da altura tomaram partido pelos Liberais derrubando o seu pelourinho que inicialmente estava junto do edifício da Câmara.

O Alandroal como concelho começou a afirmar-se nessa altura, à custa de Juromenha, Terena e até um pouco de Vila Viçosa, que era Miguelista. Juromenha havia sido devastada com a explosão do seu paiol no século XVII, mais tarde e ainda a recuperar "levou" com as invasões francesas, perdendo inclusivamente Vila Real para Olivença e para os espanhóis. Terena presumo que ao continuar com o seu pelourinho intacto teria tomado a parte dos Miguelistas, contra a causa vencedora dos Liberais.

A guerra civil findou em 1834 e em 1835 foi feita uma divisão administrativa que em grande parte vigora actualmente. É claro que o Alandroal viria a ser grandemente beneficiado em detrimento dos concelhos vizinhos, tudo em virtude do seu apoio aos Liberais, apoio manifestado pelo derrube do Pelourinho.

Os despojos do Pelourinho de Alandroal foram depositados ao ar livre no interior do castelo, juntamente com outras pedras do antigo cemitério e ali esteve mais de 150 anos à mercê de qualquer vândalo. Só no principio deste século foi restaurado e aquando da requalificação do Rossio do Arquiz, e em 2005 foi colocado no sitio onde está actualmente.


Definição ( In-Wikipédia):
Os Pelourinhos são colunas de pedra colocadas em lugar público da cidade ou vila onde eram torturados e expostos criminosos. Os pelourinhos normalmente são constituídos por uma base sobre a qual assenta uma coluna ou fuste e terminam por um capitel.

Em Portugal, os pelourinhos ou picotas (esta a designação mais antiga e popular) dos municípios localizavam-se sempre em frente ao edifício da câmara, desde o século XII. Muitos tinham no topo uma pequena casa em forma de guarita, feita de grades de ferro, onde os delinquentes eram expostos à vergonha pública. Noutros locais os presos eram amarrados às argolas e açoutados ou mutilados, consoante a gravidade do delito e os costumes da época.

Localização:
Rossio do Arquiz, Alandroal

Composição:
Do primitivo pelourinho apenas subsistem o fuste e o capitel. A base completamente nova é composta por um plinto quadrado em granito, o fuste é em ardósia rectangular, o capitel apresenta a parte inferior em depressão côncava quase cilíndrica e é em mármore.


Apelo do editor: Se algum leitor souber de mais dados do que aqueles que disponho, agradecia a participação dos mesmos. Quanto a outros monumentos do Concelho, estou à também à espera de colaboração dos conterrâneos desses monumentos, com fotos e ou textos.

Em baixo os novos dados, facultados pelo Sr. António Fontes Coelho, a quem muito agradeço a colaboração:

Imagens do verdadeiro Pelourinho da Vila de Alandroal.

««Como se constata quer ao nível da base, quer do capitel o Pelourinho reimplantado junto ao Castelo, no Largo do Arquiz, não corresponde no seu todo á traça original, o que é de lamentar, vivamente .

Outrossim, o local não corresponde ao da sua implantação que era, exactamente, no espaço fronteiro ao edifício da ex-Cadeia, actual Posto de Turismo.

Subsidiando o interesse de quantos se dedicam ao estudo e divulgação do património histórico edificado do nosso Concelho acrescentarei que em 11 de Outubro de 1933 foi publicado o Decreto-Lei nº. 23122 que no seu preâmbulo contem, e passo a citar: "Os pelourinhos, que em Portugal são mais símbolos de autonomia regional do que locais de tortura, estão em regra menos deturpados (este diploma legal refere também os Paços do Concelho), embora abandonados pelas municipalidades, e até pelo Estado, que apenas tem classificados 33 de entre os de mais valor artístico. Nunca se atendeu ao seu valor histórico, assim como nunca se procedeu ao seu inventário. Apenas alguns estudos particulares se podem considerar como elementos, aliás valiosos, para o seu estudo e catalogação".

Decretada a classificação e inventariação para trabalho da Academia Nacional de Belas-Artes, na dependência da então Direcção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, surge assim a inventariação do Pelourinho do Alandroal, cujos fragmentos se encontravam na posse da Câmara Municipal.

Estranhamente não consta no Catálogo dos Imóveis Classificados, Monumentos Nacionais, Imóveis de Interesse Público e Valores Concelhios, editado em 1975 pela Direcção-Geral dos Assuntos Culturais, no Ano do Património Arquitectónico Europeu»»



Como podem constatar a principal diferença está na base, que deixou de ser em degraus.



terça-feira, 12 de julho de 2011

UNIVERSIDADE SÉNIOR TÚLIO ESPANCA ENCERROU ANO LECTIVO

O passado dia 11 de Julho marcou o final das actividades lectivas da Escola Popular/Universidade Sénior Túlio Espanca, numa animada cerimónia que decorreu nas instalações da Universidade de Évora e contou com a presença dos Pólos de Alandroal, Viana do Alentejo, Portel e Évora.

Apresentações de poesia, dança, música, ginástica e cidadania foram algumas das actividades demonstradas pelos alunos dos diversos Pólos da Escola Popular Túlio Espanca. O Pólo de Alandroal apresentou, pela primeira vez, uma peça de teatro baseada em textos dos próprios alunos. O resultado foi um espectáculo que surpreendeu todo o público presente e proporcionou momentos de muita animação.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, José Bravo Nico, Director da Escola Popular Túlio Espanca, Carlos Braumann, Reitor da Universidade de Évora, e os autarcas de Viana do Alentejo e Portel, Norberto Patinho e Bernardino Bengalinha Pinto, acompanharam a cerimónia e assistiram deliciados às apresentações dos entusiasmados alunos da Escola Popular Túlio Espanca.

O Presidente da Autarquia alandroalense fez um balanço muito positivo deste primeiro ano lectivo do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca, referindo que “depois de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver, para que os nossos munícipes possam ocupar os seus tempos livres com qualidade, a partilhando experiências e usufruindo de um convívio saudável, é um prazer enorme chegar hoje aqui e poder constatar a alegria e entusiasmo que todos os alunos colocam nas suas apresentações. É um claro sinal de que temos vindo a realizar um bom trabalho e dá-nos ainda mais motivação para continuar a trabalhar nesse sentido”, referiu o autarca.


No próximo ano lectivo, a iniciar no final do mês de Setembro, o Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca vai inaugurar a sua sede oficial, no edifício da antiga Escola Primária de Alandroal, cujas obras de requalificação estão já em fase final. Seguindo uma lógica de descentralização, o Município pretende ainda levar a Escola Popular a todo o concelho, reactivando e requalificando os edifícios das antigas escolas primárias.

Fonte:Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS

A pesca do achigã, sofreu nos últimos 2 anos um forte revés e apontam-se várias causas para o facto. As mais badaladas são o maior número de pescadores que se dedicaram a esse tipo de pesca, outro dizem que foi a pesca ao recurso com barco, em que estes "batiam" todos os recantos de Alqueva. Apontam-se ainda culpas a uma empresa Ribatejana pesqueira, que espalha várias redes todos os dias no Alqueva, para capturar peixes para fins industriais.

Eu não posso precisar qual a causa certa, será talvez um pouco de todas. Mas o facto é que cada vez se capturam menos achigãs no Alqueva. Como consequência disso, alguns pescadores viraram-se este ano mais para outro tipo de barragens e tem dado os seus resultados, pois há muito que não se via capturar tantos achigãs, como esta primavera e inicio de verão.

Tem acontecido um pouco por todas as pequenas barragens das redondezas, muitos achigãs capturados, ainda que de pequeno porte, mas sempre com medida, pelo menos os que eu tenho visto.

Mas ontem, o "Rapozinho de Alqueva", quis contrariar a tendência, e provar que o Alqueva ainda pode ser um bom sitio para se dedicarem à pesca do achigã. E não é que só numa tarde, conseguiu a pescaria que vos mostro abaixo! 13 achigãs todos acima das 300g. e sendo que o maior tinha 1,5kg.

Eu agora adianto mais um facto, que é certamente, um dos principais responsáveis pelo elevado número de capturas e que é causador da enorme redução demográfica desta espécie: A grande implementação e variedade de amostras de vinil que apareceram no mercado. Pois, ontem e mais uma vez as amostras responsáveis pelas capturas do "Rapozinho de Alqueva", foram as "barrigudas" e "senkos", tudo da Zoom.

Em cima, Inácio Varandas expondo orgulhosamente a sua pescaria.

DIVULGAÇÃO - V PASSEIO NOCTURNO SACAIOS BTT

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALANDROAL


Assembleia Geral extraordinária

Carlos Rogério Silva Rosado, Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alandroal, convoca todos os associados para reunirem em Assembleia Geral Extraordinária no dia 15 de jULHO pelas 19,00 horas, na sede da Associação, com a seguinte ORDEM DE TRABALHOS:


Ponto um - Apreciar e votar o Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2011, bem como o Parecer do Concelho Fiscal e ainda os Orçamentos suplementares propostos pela Direcção.

Ponto dois – Apreciar e votar o relatório e Conta de Gerência do ano anterior, bem como Parecer do Conselho Fiscal.

Ainda nos termos dos Estatutos a Assembleia reunirá uma hora depois, em segunda convocação, no mesmo dia e local, com a presença de qualquer número de associados, se à primeira convocatória não estiver presente a maioria absoluta de sócios.

sexta-feira, 8 de julho de 2011


ACTIVIDADES


LAZER

- Encontro de Acordeões e Poesia Popular do Lar Cantinho Amigo. Sábado na Aldeia de Pias. ( Ver programa próprio ).

- Festas Populares da Aldeia de Pias. Durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio ).

- Marchas Populares no Polidesportivo da Aldeia da Venda. Sexta à noite. ( Ver programa próprio ).

ALDEIA DA VENDA, MARCHAS POPULARES.

Clique na imagem para ampliar.

RECEITAS MÉDICAS EM PAPEL COMPARTICIPADAS SÓ ATÉ 1 DE AGOSTO


A comparticipação dos medicamentos prescritos por receita em papel vai manter-se até ao início de Agosto. Apesar da prescrição de medicamentos por via electrónica ter entrado em vigor no dia 1 de Julho, é preciso acautelar as situações em que não é possível recorrer à via electrónica.

De acordo com o comunicado disponibilizado no Portal da Saúde, a prorrogação do prazo foi anunciada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) com o objectivo de garantir um número mais elevado de aplicações informáticas certificadas, assim como a adaptação dos prescritores à nova tecnologia.

A ACSS disponibiliza no seu site a lista actualizada das aplicações certificadas, sendo que as farmácias devem verificar se as prescrições impressas estão devidamente identificadas com a marca da certificação.

A prescrição electrónica de medicamentos é uma iniciativa prevista no Memorando de Entendimento do Programa de Apoio Económico e Financeiro a Portugal. A sua implementação deve estar concluída até final de Setembro de 2011.

Fonte: Portal do Cidadão.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Publicado o calendário escolar para o ano lectivo de 2011/2012


O Ministério da Educação e Ciência (MEC) publicou o calendário que vai assegurar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino durante o ano lectivo de 2011/2012. São indicadas as datas de duração dos períodos lectivos e interrupção de actividades educativas e lectivas, momentos de avaliação e classificação, exames e outras provas, para cada ano escolar.

De acordo com o Despacho assinado pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e disponibilizado pelo MEC, as aulas devem começar entre 8 e 15 de Setembro e estar concluídas, em todos os ciclos, antes do período de exames e provas do final do ano.

As actividades educativas do ensino pré-escolar iniciam-se entre 8 e 15 de Setembro, terminando o ano lectivo no dia 6 de Julho de 2012. Pelo meio estão três períodos de interrupção: cinco dias úteis seguidos ou interpolados a marcar entre 19 e 30 de Dezembro de 2011, com o inicio do 2.º período no dia 3 de Janeiro; bem como uma interrupção de 20 a 22 de Fevereiro; e de 26 de Março a 9 de Abril, com o inicio do 3.º período agendado para 10 de Abril.

As aulas do ensino básico e secundário devem iniciar-se também entre 8 e 15 de Setembro, estando previstos três períodos de interrupção: de 19 de Dezembro a 2 de Janeiro; de 20 e 22 de Fevereiro; e de 26 de Março a 9 de Abril. O 2.º período arranca a 3 de Janeiro, enquanto as aulas do último período começam a 10 de Abril. A 8 de Junho terminam as actividades lectivas dos 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos, sendo que as aulas dos outros anos lectivos terminam apenas no dia 15 de Junho.

Fonte: portal do Cidadão.

ALDEIA DA VENDA - V TORNEIO DE FUTEBOL PRAIA

Alandroal: Torneio de Futebol de Praia de Volta a Aldeia da Venda

Estão de volta as emoções fortes à Praça de Toiros da Aldeia da Venda que, entre os dias 22 de Julho e 20 de Agosto se vai transformar num areal para receber a V edição do Torneio de Futebol de Praia. Dando seguimento a um dos eventos desportivos mais carismáticos do concelho de Alandroal, a Câmara municipal volta a organizar esta iniciativa.

A edição deste ano do Torneio de Futebol de Praia tem inscrições limitadas a 16 equipas e os jogos realizam-se todas as sextas-feiras, Sábados e Domingos, entre as 21:00 e as 00:00 horas. As 16 equipas em competição vão ser divididas em grupos de quatro, sendo que apenas as duas primeiras de cada grupo passam para a próxima fase da competição, onde o torneio entrará num sistema de eliminação.

Há semelhança de edições anteriores, o torneio vai distinguir as melhores equipas, em masculinos e em femininos, e os melhores atletas individuais, nomeadamente o melhor marcador do torneio, o melhor jogador e o melhor guarda-redes. Os interessados poderão inscrever-se, ate ao próximo dia 18 de Julho, através do email desporto.dsscd@cm-alandroal.pt ou través do telefone 268 440 041/42.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.