terça-feira, 31 de julho de 2012

MANCEBOS ALANDROALENSES CHAMADOS P´RÁS "SORTES"

O Ministério da Defesa Nacional já divulgou publicamente o nome dos jovens do Concelho de Alandroal que foram convocados para o Dia da Defesa Nacional, nascidos em 1994.

O Alandroalandia publica as listas dos convocados separados por freguesias:
 Tenham atenção ás datas, pois, mesmo dentro da mesma freguesia, nem todos vão  no mesmo dia.

FUTEBOL PRAIA - Resultados

No fim de semana passado iniciou-se na Aldeia da Venda o VI Torneio de Futebol de Praia do Concelho de Alandroal, o Alandroalandia apresenta os resultados e classificações desta 1ª jornada.






O torneio segue no próximo fim de semana.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CLUBE RUGBY DE JUROMENHA FESTEJOU 15º ANIVERSÁRIO

O C. R. Juromenha esteve em festa no passado sábado, 28 de Julho, ao assinalar o seu 15º aniversário. Para assinalar a  data o C.R.J. lançou um livro, agraciou os sócios quinzenários com um diploma de mérito e proporcionou aos convidados uma tarde/noite de convívio. 


 Na foto em cima, o Dr. Paulo Jaleco, Presidente do clube e autor do livro "Clube de Rugby de Juromenha - 15 Anos de Histórias" que logo após a sua apresentação fez uma dedicatória a quem o adquiri.  

Quanto ao  livro em si e descrito pelas próprias palavras do autor, o livro não procura fazer uma retrospectiva da história do clube, mas sim contar umas quantas histórias, que fazem parte dessa mesma história do clube.

Para os interessados em adquirir o livro pode fazê-lo aqui: Sitio do Livro
Capa do livro

Na foto de baixo, a Sessão Solene Comemorativa do 15ª. Aniversário, que para além dos sócios, contou ainda com as presenças de outros convidados, entre eles, o Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, Carlos Amado de Silva, ou o Presidente do Município de Alandroal, João Grilo.

Das muitas intervenções ouvidas, há a realçar o anuncio do Presidente do C.R.J., Paulo Jaleco, que o clube vai ainda este ano arrancar com uma escola de rugby, que espera, venha a ter uma boa aceitação no Concelho de Alandroal


Um dos momentos mais emotivos na plateia, situada junto à sede do clube em Juromenha, foi a recordação de alguns sócios já desaparecidos, depois deu-se lugar à entrega dos Diplomas de  Mérito aos sócios que acompanham o clube desde o inicio da sua fundação. E seguidamente a festa/convívio, como ao podia deixar de ser.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

JUROMENHA - Lançamento do livro "C. R. JUROMENHA - 15 ANOS DE HISTÓRIAS"

É já no próximo sábado o lançamento do livro " Clube de Rugby de Juromenha - 15 Anos de Histórias".


A apresentação e lançamento realiza-se  na sede do C.R.J, pelas 18.30h e seguidamente haverá  a Sessão Solene comemorativa do 15ª. aniversário do Clube de Rugby de Juromenha.

terça-feira, 24 de julho de 2012

ALANDROAL - Calendário de Futebol Praia 2012

Inicia-se já no próximo fim de semana o VI Torneio de Futebol de Praia do Concelho de Alandroal. O torneio decorrerá, tal como nas 5 anteriores edições, na Praça de Toiros de Santiago Maior, Aldeia da Venda. 

Em baixo, o calendário do jogos e os grupos:


DIVULGAÇÃO - XIX Aniversário da Ex- Guarda Fiscal é no Alandroal



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Homicídio no Alandroal ainda com contornos por revelar

Homicida assistiu ao funeral da vítima

O homem detido pela morte do estucador Francisco Baptista, de 64 anos, em Abril, próximo de Alandroal, assistiu às cerimónias fúnebres da vítima e até apresentou os pêsames à família. O empreiteiro de Elvas, suspeito do homicídio a tiro, esteve no enterro, no cemitério do Redondo, e a família nem desconfiou do seu envolvimento. Três meses depois do crime, o homem foi agora detido pela Polícia Judiciária e aguarda julgamento em prisão preventiva. 

Às autoridades, o empreiteiro nega o envolvimento no homicídio de Francisco, encontrado morto com cinco tiros dentro da sua carrinha, na EN373 perto de Alandroal. No dia do crime, Francisco terá tentado cobrar parte de cinco mil euros ao agressor. A vítima tinha ainda a ajuda de uma empresa de cobranças difíceis para recuperar alguns milhares de euros aos devedores.

Fonte: Correio da Manhã

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO - Festas de Cabeça de Carneiro


Arraial JS – Alandroal

Sendo a Juventude Socialista de Alandroal, uma organização de caracter político, sem qualquer fim lucrativo, tem todo o interesse em promover a dinâmica entre os jovens e população deste concelho, tentando assim desfazer a mítica ideia de que a política é só para os outros e que se desenvolve num meio, desinteressante, de ataques e de despromoção das qualidades de cada um.

Assim e com base nos nossos princípios do socialismo democrático, à semelhança da nossa concelhia do PS Alandroal, viemos mostrar que a política é precisamente o contrário, pois é um meio de debate de ideias que visa promover o crescimento económico e desenvolvimento do nosso concelho.

Foi assim que nos passados dias 14 e 15 do corrente, promovemos a realização de um arraial na aldeia do Rosário, localidade sita numa zona ribeirinha do Grande Lago Alqueva com condições únicas para passar um fim-de-semana.

Nesta iniciativa e tendo presentes os objectivos acima referenciados, procurámos parceiros locais como a Comissão de Festas de N.ª Sr.ª do Rosário que amavelmente nos cedeu o recinto de festas, um espaço com características únicas para a realização deste tipo de eventos, o qual promovemos junto da população e mesmo a nível regional, nomeadamente através da rádio, como uma das melhores hipóteses para a realização de futuros eventos e espetáculos. Numa interajuda ao nível financeiro, a JS Alandroal entregou a exploração do bar ao Grupo Desportivo e Recreativo do Rosário, sendo esta, como é óbvio, a mais forte fonte de receitas.

A iniciativa esteve aberta a toda a população, com entradas livres, e no Sábado dia 14 ainda foi oferecida uma sardinhada pela JS Alandroal, com sardinhas compradas em comércio local; realizado um baile abrilhantado por Carlos Claréu, natural da aldeia do Rosário; Passagem de Modelos com temas da estilista Carla Bagorro, de Elvas, e com modelos da nossa região preparados pela Cabeleireira Ana Isabel, de Alandroal. Nesta iniciativa contámos também com a colaboração do Bar ALDRABAR, de Alandroal, que nos cedeu a passerelle onde desfilaram as modelos.

No evento de sábado, contámos com a presença de cerca de duzentas pessoas.

Baile do Arraial JS – Alandroal 



Passagem de Modelos – Temas de Carla Bagorro

No Domingo, dia 15, realizámos o “II Torneio de Sueca JS – Alandroal”, conscientes que a nossa população está cada vez mais envelhecida e um dos grandes programas de entretenimento desta faixa etária é o jogo das cartas.


Assim criámos a ponte intergeracional que nos leva à partilha de experiências de parte a parte, e ao crescimento pessoal de cada um, em especial nos mais jovens. Os troféus entregues aos 1os, 2os, 3os e 4os Classificados foram oferecidos pela “Al-Sport – Loja de Artigos de Desporto em Alandroal”, que desde sempre tem estado presente em iniciativas da JS Alandroal.
 1os Classificados Sueca – Equipa: Manuel José e José Mira

Como qualquer evento tivemos os nossos excedentários, que tivemos o prazer de oferecer à “APIT – Associação de Proteção aos Idosos da Freguesia de Terena” e à “CHOUPANA – Associação para Protecção e Desenvolvimento do Concelho de Alandroal”, duas associações do nosso concelho que considerámos neste momento como as de maior debilidade financeira, quer por alguma dificuldade em conseguir recursos próprios, quer pela falta de apoio que a Câmara Municipal de Alandroal, nomeadamente o seu presidente, têm demonstrado em relação às mesmas. Futuramente teremos todo o interesse em estender este apoio às mais diversas associações de cariz social do nosso concelho.

Pensamos assim ter conseguido os nossos objectivos e caraterizamos este evento como um sucesso. Conseguimos proporcionar uma noite animada e sem necessidade de custos à população, bem como uma tardada bem passada pelos amadores dos jogos tradicionais, como a sueca. Assim, deixamos desde já o nosso agradecimento a quem esteve presente e nos deixou a sua palavra de incentivo e apoio na organização de futuras iniciativas, que só trazem mais valias às nossas gentes, às colectividades, às organizações locais, ao comércio local e à nossa sociedade. Assim conseguimos também demonstrar que o meio político é um meio de desenvolvimento onde qualquer um poderá explanar as suas ideias e promover o seu desenvolvimento.

Gostaríamos de deixar um último agradecimento, não menos importante, aos nossos parceiros que nos cederam o espaço e nos deram apoio; e ainda aos membros do Secretariado Concelhio do PS Alandroal que, sem responsabilidade directa na JS Alandroal, se juntaram a nós e contribuíram para desenvolvimento e bom sucesso desta iniciativa. 

Fonte: JS Alandroal

quarta-feira, 18 de julho de 2012

ALQUEVA TRÁS JOVENS LICENCIADOS ATÉ CAPELINS

Projeto quer fixar licenciados e mestres em cinco aldeias ribeirinhas para dinamizarem a economia

Um projeto quer fixar, durante nove meses, 15 jovens licenciados e mestres em cinco aldeias ribeirinhas do Alqueva para procurarem soluções e criarem negócios capazes de dinamizar a economia das localidades e as potencialidades criadas pela albufeira.

O projeto "Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago Alqueva", que deverá arrancar no próximo mês de setembro, abrange quatro aldeias do distrito de Évora - Capelins (Alandroal), Luz (Mourão), Alqueva (Portel) e Campinho (Reguengos de Monsaraz) e uma do distrito de Beja - Povoa de São Miguel/Estrela (Moura).

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), uma das entidades promotoras, explica que o projeto pretende procurar "soluções inovadoras e sustentáveis" para "dinamizar económica, social e culturalmente" as aldeias e "as potencialidades criadas pelo Grande Lago Alqueva".

Para tal, o projeto pretende fixar, durante nove meses, jovens licenciados e mestres em várias áreas nas cinco aldeias, onde, através de estágios profissionais, irão desenvolver as suas competências e "envolver-se na vida" das localidades para "perceber" as suas potencialidades e criar negócios e projetos empresariais sustentáveis a longo prazo.

Os negócios e os projetos empresariais, que deverão potenciar os recursos, a cultura e as tradições locais e ser uma "mais-valia" para as cinco aldeias, terão de ser criados através de uma "estratégia coerente e fortemente articulada com as populações e os recursos endógenos".

O projeto, que também é promovido pela Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva, está "dependente" da aprovação da candidatura a apresentar ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e sem a qual ficará "sem efeito", refere a EDIA.

O trabalho desenvolvido pelos participantes, que irão receber uma bolsa do IEFP, será acompanhado diariamente por um orientador de estágio e apoiado por duas comissões, uma técnica e outra de acompanhamento.

Segundo a EDIA, a filosofia do projeto "inspira-se e segue" a metodologia do "Projeto Querença", que está a ser desenvolvido pela Universidade do Algarve na aldeia de Querença, no concelho de Loulé.

A metodologia fundamenta-se numa ação-piloto de resolução de problemas, de investigação-ação e de aprender, apreender e empreender no próprio local, através do contacto direto com os problemas e as populações das aldeias e da procura de soluções "inovadoras e sustentáveis" para a economia e a sociedade locais.

Os interessados em participar no projeto, que terão de estar desempregados e inscritos no IEFP, deverão candidatar-se até ao próximo dia 31 e o regulamento pode ser consultado no sítio de internet da EDIA, disponível em www.edia.pt, através do menu "estágios profissionais".

O projeto tem como parceiros os municípios de Alandroal, Moura, Mourão, Portel e Reguengos de Monsaraz, a Universidade de Évora e a Delegação Regional do Alentejo do IEFP.

Fonte: Região Sul

terça-feira, 17 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO - 15º ANIVERSÁRIO DO C. R. JUROMENHA

Programa comemorativo do 15ª Aniversário do Clube de Rugby de Juromenha, que se
realiza no próximo dia 28 de Julho :
18,00h.  -     Recepção aos convidados, na sede do Clube de Rugby de Juromenha
18.30h.   -      Lançamento do livro " Clube de Rugby de Juromenha - 15 Anos de Histórias"
20,00h.   -    Sessão Solene Comemorativa do 15ª. Aniversário
22,00h.   -   Festa Popular com animação musical

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO - FESTAS DE CASAS NOVAS DE MARES


DETIDO SUSPEITO DE MATAR HOMEM NO ALANDROAL

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, a detenção de um homem, de 66 anos, suspeito de ter matado um  empresário da construção civil de Redondo, em abril nas proximidades do Alandroal.

Na altura, o Alandroalandia noticiou aqui que o crime ocorreu na Estrada Nacional 373, que liga Alandroal e Elvas, mais concretamente na ladeira da caeira, acrescentando que foi encontrada uma viatura na berma da estrada, com uma porta entreaberta e o corpo da vítima caído, no lugar do pendura.

Em comunicado, a PJ adianta que o suspeito, na sequência de uma altercação, atingiu mortalmente a vítima de 64 anos, com cinco tiros.

O sexagenário está indiciado pelo crime de homicídio e ficou em prisão preventiva, depois de ter sido presente a primeiro interrogatório judicial.


Fonte: JN

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CANADIANOS QUEREM FAZER PROSPEÇÃO DE OURO NO ALANDROAL

A empresa canadiana Colt Resources pediu autorização para explorar ouro no Alentejo, o pedido à Direcção Geral de Geologia abrange uma área de 600 quilómetros quadrados abarca os concelhos de 
Alandroal, Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Redondo e Elvas. 

Segundo consultoras independentes, podem existir depósitos com mais de seis toneladas de ouro, prata e outros metais na região. Caso a autorização seja concedida, a empresa canadiana irá iniciar a extracção em 2014.

Pode ver aqui a noticia RTP em vídeo.

Alunos da Escola Popular de Alandroal Encerram Ano Lectivo Com Apresentação de Trabalhos Desenvolvidos

O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal acolhe, no próximo dia 14 de Julho, pelas 16:30h, a Festa de Encerramento do Ano Lectivo do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca, onde vão ser apresentados alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano lectivo.

 Pretende-se que esta iniciativa se possa constituir como um espaço de promoção da confraternização entre alunos e docentes antes da interrupção para as férias de Verão. Demonstrações de ginástica e das aulas de instrumentos musicais, ou ainda a exibição de uma nova peça de teatro desenvolvida de raiz pelos alunos do grupo de teatro da Escola Popular, serão alguns dos motivos de interesse para que participe nesta festa onde a animação e a boa disposição estão garantidas.

A Câmara Municipal de Alandroal congratula-se pela dinâmica alcançada em torno do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca, que conta já com mais de 400 alunos inscritos e chega a todas as localidades do concelho, com pelo menos uma actividade.  

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

Alandroal: Sessão Pública a 13 de Julho marca arranque do Plano Local de Promoção da Acessibilidade

O Município de Alandroal vai iniciar os trabalhos de elaboração do Plano Local de Promoção da Acessibilidade, com um investimento total de 120.000€ financiado a 75% pelo Programa RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade. O projecto prevê a criação de um “Gabinete de Promoção da Acessibilidade - Alandroal para todos” que, para além de acompanhar a elaboração do plano, ficará responsável pelo alargamento de todo o processo ao resto do concelho de Alandroal e a monitorização futura dos resultados.

 O Plano Local de Promoção da Acessibilidade – Alandroal para Todos será constituído por um conjunto de medidas que garantam, de forma progressiva, a eliminação das barreiras arquitectónicas, sociais e psicológicas que todos os dias prejudicam a vida de todos aqueles que têm mobilidade reduzida, colocando o Município de Alandroal na linha da frente em matéria de acessibilidades e inclusão para todos. 

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal, reconhece a “importância crescente e diferenciadora deste tema numa altura em que decorrem os trabalhos de revisão do PDM de Alandroal (principal instrumento de planeamento do concelho) e se preparam e executam novas intervenções no espaço e equipamentos públicos. Melhorar acessibilidades é eliminar barreiras entre as pessoas e os espaços, mas é, sobretudo, encurtar distâncias entre as pessoas numa comunidade a que todos pertencemos em igual medida”, refere ainda João Grilo.

A participação e envolvimento de toda a população, associações e entidades locais são fundamentais neste processo. Por isso mesmo, convidamos todos a participarem na sessão pública de apresentação e arranque dos trabalhos do Plano Local de Promoção da Acessibilidade de Alandroal que se realizará no próximo dia 13 de Julho, pelas 17:00horas no auditório do edifício sede da Câmara Municipal de Alandroal.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

segunda-feira, 9 de julho de 2012

AGRADECIMENTO DA A. H. DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALANDROAL


J. S. ALANDROAL ORGANIZA ARRAIAL NO ROSÁRIO


ALANDROAL, APRESENTAÇÃO DA ASSERAL

Associação Empresarial da Região do Alandroal Apresenta-se ás Entidades Públicas e Aos Empresários e Dá a Conhecer Apoios ao Investimento

O Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal recebe no próximo dia 10 Julho a Sessão Pública de Apresentação da Asseral (Associação Empresarial da Região de Alandroal), onde serão dados a conhecer a todos os interessados os objectivos da associação e as principais medidas a colocar em prática no curto prazo. 

A sessão, que terá início pelas 10:00 horas, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, do Dr. António Costa da Silva, da Comissão Directiva do Inalentejo da CCDR e da Dr.ª Vânia Gomes, técnica da Associação de Desenvolvimento Montes Claros (ADMC), que aproveitarão a ocasião para explicar os programas de apoio ao desenvolvimento da região no âmbito do Proder, no caso da Dr.ª Vânia Gomes, e do Programa Operacional Regional do Alentejo (INALENTEJO), no caso do Dr. António Costa da Silva. 


O programa da iniciativa contempla ainda a assinatura de um Protocolo entre a Câmara Municipal de Alandroal e a Asseral, que prevê o desenvolvimento de parcerias que permitam criar uma dinâmica de desenvolvimento empresarial e social, contribuam para a fixação de jovens e para a captação de investimento. No final da sessão haverá ainda lugar a uma degustação de produtos regionais onde não faltará o mel, os vinhos e os tradicionais queijos e enchidos característicos da região. Por tudo isto, não faltarão motivos para que participe nesta iniciativa a faça parte deste momento tão importante para o futuro do concelho.  

De referir ainda que a Asseral vai apoiar os seus associados em diversas áreas como o acesso a fundos comunitários, o desenvolvimento de produtos, ou a formação profissional. Em parceria com a Câmara Municipal está já prevista a criação de uma Área de Acolhimento Empresarial na actual Zona Industrial, que integra um Centro de Apoio Tecnológico às Empresas, e a criação de uma marca de qualidade para os produtos do concelho.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

JUVENTUDE SOCIALISTA EM COMENTÁRIO RESPOSTA

Boa Tarde,
Já agora aproveito, para que todos possam ler o que está no cartaz de divulgação do arraial JS no Rosário...
http://jsalandroal.blogspot.pt/
… não tenha medo camarada...pois o espaço que nos foi dedicado neste blog, foi bem menor que o que tem esta mediocridade de acusação sem fundamento...esta nota não se trata mais nem menos do que um chutar para o ar de ideias desordenadas sem fundamento e sem coerência, à boa moda comunista.
Senão reparemos...
O Sr. Vereador da CDU vota favoravelmente o aumento do IMI, para o seu máximo, desautorizando-o depois, e bem, pela sua bancada que se aleou ao PS no chumbo deste aumento.
Agora bancada e vereador, votam favoravelmente a declaração de “Falência Técnica” que prevê o recurso a essa linha de Crédito, onde estão previstos todos os aumentos. Vêm queixar-se de uma coisa que aprovam e contradizer-se a si próprios. Acusam mas aprovam...
Tiveram mais de 20 anos no poder e o que fizeram? Apenas divida, pois deixaram divida e infraestruturas ZERO.
Porquê? Porque tudo o que fazem é zero e prova disso é esta nota com zero de informação relevante e com zero ideias para futuro, não é que façam falta as suas ideias, pois estes nunca farão parte do futuro.
Queixam-se que não concordam com as diretrizes do atual executivo, mas são estes o seu suporte base, pois foi com os votos e campanha deles que o movimento ganhou as eleições, e continuam a ser eles a abanar a cabeça que sim em todos os momentos que lhe é levantada a voz.
São divulgados dados da divida Oficialmente, devido à intervenção externa no nosso país, que apontam para os 19 milhões estes senhores vêm falar de 30, será verdade? a ser verdade sempre existe a tal gaveta de que se fala, será que a CDU sabe deles?… e vem assim dizer-nos que o atual executivo contribuiu para a divida em 13 milhões, pois estando a Câmara na ordem dos 17 à sua entrada e estando agora nos 30 há ali treze por explicar…

Bem até o Sr. Presidente da Câmara entre muitas outras coisas como substituir-se ao Presidente da assembleia, propor a votação, dando ordem para deputados entrarem, entrou também em contradição na última assembleia, disse que o anterior executivo deixou um saneamento de 9 milhões e que encontrou mais 7 na gaveta e que o seu total era de 24, (Ora Joãozinho quando é que 2 + 2 não são 4? – quando a conta ta errada Professora), portanto, contas mal feitas, mas com o calor do momento até se percebe a atrapalhação, o Sr., até disse que tinha apenas incumprido o saneamento na modica quantia de 37 mil euros, fiquei na duvida se estariam previstos cerca 2,5 milhões em ajustes diretos neste saneamento, onde se nota um claro desvalorizar do património humano e material do município.
Bom havendo muito mais para dizer, apresento
Cordiais cumprimentos,
JSozinho

Alandroal - Agenda Cultural Julho 2012

Já está disponível a edição de Julho da Agenda Cultural do Município de Alandroal, onde os principais destaques são a apresentação pública da Asseral - Associação Empresarial da Região do Alandroal -, no próximo dia 10 de Julho, e a apresentação do projecto “Alandroal Para Todos”, no dia 13 de Julho. 

Não perca ainda a exibição dos filmes em 3D “Florbela” e “O Ditador”, nos dias 13 e 27 de Julho, respectivamente.  Pode consultar toda a Agenda do mês de Julho no site da Câmara Municipal de Alandroal, em www.cm-alandroal.pt, ou na página do Facebook do Município, em www.facebook.com/cmalandroal

Alandroal: PCP acusa PS de gestão ruinosa

A estrutura local do PCP de Alandroal acusa o PS de “gestão ruinosa” em oito anos em que governou o município e de ter colocado o concelho de Alandroal está entre os 53 Municípios que se encontram em desequilíbrio financeiro estrutural, a classificação mais grave na gestão municipal.

Para esta situação de descalabro financeiro, acusam os comunistas, que  muito contribuíram as opções políticas, que de  entre outras destacam, o peso que tem a dívida exigível a curto prazo, a decisão de entrega da distribuição à água em alta à empresa Águas do Centro Alentejo – Grupo Águas de Portugal.

A Comissão Concelhia do Alandroal do PCP lembra, ainda,  que nem sempre tem estado de acordo com as opções de gestão feitas pela força política que hoje detém a maioria na Câmara, se a CDU fosse a maioria na Câmara não tinha seguido alguns dos caminhos, contudo atendendo a que não foram essas opções que conduziram o município a esta gravíssima situação financeira, acusando ainda os eleitos do PS na Câmara de atirar as responsabilidades para cima de terceiros, escamoteando o cego alinhamento com as políticas definidas pelos seus governos que resultaram na situação que é pública e de no espaço de 8 anos ter destruído o elevado património de prestígio, de confiança e de gestão transparente em prol das populações.

Para reforçar a sua afirmação o PCP recorda que o Município tem uma dívida que se aproxima dos 30 milhões de euros, dos quais 7 milhões a fornecedores.

Em nota divulgada à imprensa a concelhia do PCP recorda que aquilo que é do conhecimento público no distrito de Évora, é que 4 dos 14 municípios se encontram nesta situação, (Alandroal, Borba, Mourão e Évora) e que perante este quadro surge uma “admirável” linha de crédito que sob a capa de ajuda à economia local, colocará os municípios a que recorrerem, numa situação de perda quase total da sua autonomia, submetendo-se a um conjunto de compromissos que passam pelo aumento generalizado de taxas e impostos, pela impossibilidade de apoiar o movimento associativo, pela redução dos serviços prestados à população e a diminuição do número de trabalhadores.

Fonte: Ecos Online

quinta-feira, 5 de julho de 2012

XVII GRANDE GALA DE PRÉMIOS DA LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

A Liga Fantástica Al-sport realizou no passado Domingo, 01 de Julho, a sua XVII Gala de Entrega de Prémios.

A data da "Cerimónia", foi deliberadamente escolhida para coincidir com a final do Euro-2012 e juntar a festa da Liga com a festa da conquista do Euro pela Seleção Portuguesa, mas infelizmente "La Roja", tirou-nos essa possibilidade!

A Gala realizou-se no  Complexo de Eventos das Pirâmides de São Pedro em Alandroal e foi  precedida de um jantar convívio, onde estiveram 19 dos 31 Treinadores Fantásticos que compõem a Liga. Esta foi a Gala com mais faltosos de sempre, ainda que todas justificadas.

Em baixo as fotos para a posteridade:

A foto da "família" Liga Fantástica Al-sport 2011/2012, na sua 17ª edição.


Aqui e entrega do prémio ao 1º classificado, o consagrado Fernando Respeita que conseguiu somar 1109 Pontos. Já o Papa da Liga reflete o que lhe aconteceu durante toda  a época, andou de olhos fechados e nem conseguiu ficar entre os 10 primeiros!


Por ultimo a entrega do troféu ao 3º classificado, o IMF António Bastos.

Vejam aqui a classificação completa e incidências: Classificações finais 2011/12

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Futebol de Praia de Volta à Aldeia da Venda


Está a chegar uma edição do Torneiro de Futebol de Praia da Aldeia da Venda, evento desportivo que já ganhou o seu espaço no panorama desportivo local e regional. Com inscrições limitadas a 16 equipas, a edição deste ano, a sexta, decorre entre 28 de Julho e 25 de Agosto.

 Como vem sendo habitual, os jogos realizam-se todas as sextas-feiras, Sábados e Domingos, a partir das 21:00 horas. As 16 equipas em competição vão ser divididas em grupos de quatro, sendo que apenas as duas primeiras de cada grupo passam para a próxima fase da competição, onde o torneio entrará num sistema de eliminação.

Os interessados em participar no torneiro poderão inscrever-se, até ao próximo dia 20 de Julho, na secção de desporto da Câmara Municipal de Alandroal (Rua Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues), através do email desporto.dsscd@cm-alandroal.pt, ou através do telefone 268 440 040. Não perca tempo. Haverá prémios individuais e colectivos. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

segunda-feira, 2 de julho de 2012

DEBATE SOBRE A DEFESA DA ÁGUA PÚBLICA


COMENTÁRIO COM PEDIDO DE PUBLICAÇÃO

Recebi um comentário do leitor João Pedro com pedido de divulgação e como o autor remete o tema para um debate, aqui vos deixo o texto e quem quiser opinar é fazê-lo na caixa de comentários.

ISTO É QUE VAI POR AI UMA AÇORDA

De facto as conversas são como as cerejas, e lá diz o povo com a sua sabedoria que a falar é que a gente se entende e que da discussão nasce a luz.

Ao ter conhecimento de uma situação que de facto acho estranha e ressabiada e nem consigo compreender, exponho aqui a mesma para conhecimento dos bloguistas e para debate da mesma.

Embora nascido e criado no Alandroal, estou a viver aqui por Reguengos por motivos profissionais, sempre que me cruzo com algum conterrâneo que conheço lá vai uma cavaqueira sobre a minha Terra e o que por ai se vai passando de bom e de mau.

Na semana passada encontrei um velho amigo, companheiro de escola, e como a sua actividade é na ária cultural e tem como clientes vários Municípios, como por exemplo o de Reguengos, perguntei se este ano ia fazer alguma coisa nas nossas festas de Setembro e se sabia quem iria actuar nas nossas festas, a pessoa em questão disse que não e que o actual executivo nunca o consultou para nada, nem para comparar condições com outras empresas de fora, e nunca se preocuparam em saber se a pessoa e as suas empresas que tem sede no concelho do Alandroal, estariam na disposição de fazer condições especiais ou até de oferecer alguma coisa, coisa que me pareceu possível pela atitude e conversa da pessoa em questão.

Para quem quer ajudar os locais e fixar pessoas no Município e cria com pompa e circunstancia programas de ajuda e apoio às empresas do Concelho é estranho uma conduta destas, não bate a bota com a perdigota, algo não está a carburar bem, porque isto é uma total contradição deste executivo que apregoa e incentiva uma coisa e na prática faz o oposto.

Para bom entendedor……..

Por: João Pedro

DIVULGAÇÃO - TOUR DE EMANUEL PASSA PELO ALANDROAL

 É já no próximo sábado, 07 de Julho que o " Grande Tour do Emanuel" passa pelo o Alandroal, serão 5 espectáculos dentro do espectáculo, numa organização dos Bombeiros Voluntários de Alandroal e com os lucros a reverterem para a própria Associação de Bombeiros.

Vão estar presentes o Emanuel, Edmundo (Ex-D'zrt), Simão Moniz, Alexa e ao fim da noite DJ Kronos. Será ainda montado um insuflável gigante para os mais novos.

Veja aqui em baixo o spot publicitário do espectáculo: