quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Trabalho de Michael Biberstein em documentário no Alandroal

O Fórum Cultural de Alandroal exibe no próximo dia 31 de janeiro, pelas 21 horas, o documentário “O Meu Amigo Mike ao Trabalho”, um filme da autoria de Fernando Lopes que retrata o trabalho e a obra de Michael Biberstein, o pintor suíço que faleceu com o Alandroal no coração.

Biberstein nasceu em Solothurn, na Suíça, corria o ano de 1948, era casado com a romancista Ana Nobre de Gusmão e faleceu na sua herdade, perto do Alandroal, a 5 de maio de 2013, vítima de acidente vascular-cerebral. Ficou conhecido em Portugal por ter um estilo pictórico e inédito, conseguindo através da utilização de texturas e variações de cor produzir um efeito único ao olhar e seduzir o espetador.

Reconhecido internacionalmente, expôs na Gulbenkian, em Serralves e na Coleção Joe Berardo, no que a Portugal diz respeito, e no estrangeiro no Museu Reina Sofia, em Madrid, o Beaubourg em Paris, no Whitney Museum em Nova Iorque.

A última parte da vida de Biberstein foi passada no Moinho da Fonte Santa, situado nas margens do Lucefecit, em Alandroal, local que serviu de palco à gravação do documentário “O Meu Amigo Mike ao Trabalho” e que durante a última década acolheu vários artistas das mais diversas áreas.

O Moinho da Fonte Santa, residência artística formada após o falecimento de Michael Biberstein, “continua a tradição, inaugurada pelo casal de artistas, de dar lugar à criatividade e ao trabalho neste moinho renovado”, segundo o Moinho da Fonte Santa Residências Artísticas.
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Loading...