sexta-feira, 29 de julho de 2011

ALANDROAL: Escavações revelam novas descobertas na Rocha da Mina

A mais recente campanha de escavações no sítio arqueológico da Rocha da Mina, que arrancou no passado dia 4 de Julho, revelou a existência de uma antiga área habitacional ocupada (século I a.C.) junto ao santuário. A descoberta proporciona um contributo decisivo para a compreensão do próprio santuário da Rocha da Mina e assume particular importância também no contexto turístico.

Os trabalhos desta primeira campanha de escavações na Rocha da Mina surgem enquadrados pelo protocolo “Gentes de Endovélico”, estabelecido entre o Município do Alandroal e a Associação de Arqueologia Portanta, no âmbito de um projecto de estudo e caracterização das comunidades que presidiram à emergência do culto do conhecido deus pré-romano de Endovélico.

Sob a orientação dos arqueólogos Conceição Roque e Rui Mataloto e com o auxílio de alunos de licenciatura e Mestrado da Universidade de Lisboa, em regime de voluntariado, esta primeira campanha de escavação do projecto “Gentes do Endovélico” entra agora na sua fase de conclusão. No entanto, os resultados obtidos até ao momento excedem as melhores expectativas.

Os resultados já alcançados vêm reforçar a necessidade de investir em investigação arqueológica no concelho de Alandroal, aspecto a que o Município já está a dar prioridade com a revisão da Carta Arqueológica e com outros projectos em preparação. Além disso, estas investigações são fundamentais para enriquecer as possibilidades do Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho, que se encontra actualmente em fase de preparação.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

17 comentários:

Anônimo disse...

Muitos Parabéns a todos os que levaram a cabo este trabalho!!!

Anônimo disse...

Parabéns aos técnicos, que tem feito por um Alandroal mais visível e conhecedor em termos de história, falo por mim fui um dos que visitei o local descoberto e gostei de ver o ilustre trabalho na Rocha da Mina mais uma vez parabéns a todos e boa continuação?

Anônimo disse...

Este era 1 dos tais taxos prometidos senão estou enganada

Anônimo disse...

Comentador ou comentadora, tenho penado bastante com o meu suor, sem que deva nada a alguém, por isso gosto de dar valor e apreço à quilo que o tem, taxo é o que muitos malandros andam à procura?

Anônimo disse...

"Este era 1 dos tais taxos prometidos senão estou enganada

29/07/2011 16:04:00"

Conclusão: a palavra "taxos", que no contexto da frase supra citada se escreve tachos, anda sempre nessas cabacinhas vazias. Tachos, panelas e tampas era o vosso forte. Grandes caldeiradas foram cozinhadas!

C'est fini!

Anônimo disse...

Bem, esta comentadora que fala em taxos deve ser aquela que depois de apanhar um belo taxo, agora diz mal porque queria outro taxo para um familiar, isto sem o presidente ter conhecimento. Teve azar porque como presidente, obrigatoriamente tinha que ter conhecimento e ... azar!!

Anônimo disse...

Já visitei várias vezes a Rocha da Mina antes das escavações e por aquilo que vi nas fotos das escavações fiquei espantado como é que aparece lá aquilo tudo onde só se viam estevas. Foi um bom trabalho e feito com voluntários. Parabéns à arqueóloga Conceição e não se esqueça que vozes de burro não chegam ao céu!

Anônimo disse...

Nunca ouvi comentar o que se gastou e qual foi o apoio dado pelo antigo executivo na escavação do São Miguel da Mota, mas esses são de fora e nem sequer se preocupam em dar conhecimento à população, fazem-no agora porque se organiza esta coisa do Endovélico e foram convidados para participar. Mas como esta vive cá e se preocupa em dar explicações às pessoas sobre o que está a ser feito no concelho, e gosta que a população conheça e participe já vêm as bocas sobre tachos, o que me constou era que eles tiveram muito pouco dinheiro para escavar e trabalharam sem ganhar. A câmara devia era começar a pensar em ter alguém a trabalhar nisso a tempo inteiro, porque se há alguém que tem tanto gosto pelo que faz para trabalhar sem receber e faz tanto com tão pouco era de aproveitar.

Anônimo disse...

Vivo actualmente em Estremoz, tive conhecimento do programa "Por Terras de Endovélico" e reservei uma manhã de Sábado para ir a uma visita guiada à Rocha da Mina; foi uma visita que começou atribulada mas que terminou muito bem! Éramos um grupo muito pequeno e tivemos o privilégio de sermos acompanhados por uma arqueóloga, que pela foto e o nome será a mesma pessoa que aqui se fala, que foi de uma simpatia, uma atenção e uma disponibilidade extraordinárias. Soubemos, já no fim da visita, que não era funcionária do município, que não ia receber pelas visitas que fez e que estava ali porque achava que já era bom ter oportunidade de poder mostrar e falar do sítio aos outros. Eu penso que uma pessoa assim seria a ideal para ocupar um lugar nos quadros do município. Como devem calcular, porque não conheço uma só pessoa no Alandroal, excluindo esta sra, não faço a mínima ideia da tendência política dela e penso que se se dá bem com o presidente tanto melhor, assim conseguirá melhores resultados. Pelo o que aqui posso observar existe uma parte da população do Alandroal que me parece um pouco alheia ao riquíssimo património que possui e se concentra demasiado em aspectos de menos importância. O potencial histórico e arqueológico do Alandroal é cada vez é mais reconhecido fora do concelho e deve ser valorizado também aí. Bem ajam!

Anônimo disse...

Outra vez a conversa da que apanhou um tacho e queria mais, mas quem é? Seria interessante saber de quem se trata, podemos andar enganados.

Anônimo disse...

Deve de ser alguma que tem muita dor e quer meter a familia toda como fuciunarios da Camâra, paceme?

Atento a tudo.

Anônimo disse...

DNPORTUGAL

ALANDROAL
Encontrada área habitacional ocupada no século I a.C.
Por Lusa, 29 Julho 2011

A mais recente campanha de escavações no sítio arqueológico da Rocha da Mina, no concelho de Alandroal, revelou a existência de uma antiga área habitacional ocupada no século I antes de Cristo, divulgou hoje o município.

Segundo a autarquia, a descoberta da antiga área habitacional, junto ao santuário, proporciona "um contributo decisivo" para a compreensão do próprio santuário da Rocha da Mina e "assume particular importância também no contexto turístico".

Os trabalhos da primeira campanha de escavações na Rocha da Mina, que arrancaram no início deste mês, surgem enquadrados pelo protocolo "Gentes de Endovélico", estabelecido entre o município de Alandroal e a Associação de Arqueologia Portanta, no âmbito de um projecto de estudo e caracterização das comunidades que presidiram à emergência do culto do conhecido Deus Pré-romano de Endovélico.

Esta primeira campanha de escavações do projecto "Gentes do Endovélico", orientada pelos arqueólogos Conceição Roque e Rui Mataloto, com o apoio de alunos da Universidade de Lisboa, em regime de voluntariado, entra agora na sua fase de conclusão.

No entanto, a autarquia considerou que os resultados já obtidos "excedem as melhores expectativas".

Para o município, os resultados já alcançados "vêm reforçar a necessidade de investir em investigação arqueológica no concelho de Alandroal", área a que a autarquia já está a dar prioridade com a revisão da Carta Arqueológica e com outros projectos em preparação.

Além disso, de acordo com a autarquia, estas investigações "são fundamentais para enriquecer as possibilidades do Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho", que se encontra em fase de preparação.
Fonte: Diário de Notícias

Anônimo disse...

Vives e vieste tanto de Estremoz, assim como eu vivo e vim da Azaruja.

Anônimo disse...

sr comentador de estremoz pela foto vejo uma mulher de t shirt verde e de costas - isso e que é ser observador

Anônimo disse...

Foi um prazer enorme ler: "ALANDROAL: Escavações revelam novas descobertas na Rocha da Mina".

Anônimo disse...

Foi um prazer enorme ler: "ALANDROAL: Escavações revelam novas descobertas na Rocha da Mina"

Apache disse...

Por mim á um excelente trabalho, desde que os achados fiquem no Alentejo e não vão para Lisboa para estrangeiro ver, é que infelizmente a nossa região tem mais cultura e historia que o que se possa pensar e o que é facto é que não é aproveitado o turismo nesse sentido e todo o espolio acaba no museu nacional de arqueologia encostado a um canto...Ao Alentejo aquilo que é dos alentejanos...