terça-feira, 12 de julho de 2011

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS

A pesca do achigã, sofreu nos últimos 2 anos um forte revés e apontam-se várias causas para o facto. As mais badaladas são o maior número de pescadores que se dedicaram a esse tipo de pesca, outro dizem que foi a pesca ao recurso com barco, em que estes "batiam" todos os recantos de Alqueva. Apontam-se ainda culpas a uma empresa Ribatejana pesqueira, que espalha várias redes todos os dias no Alqueva, para capturar peixes para fins industriais.

Eu não posso precisar qual a causa certa, será talvez um pouco de todas. Mas o facto é que cada vez se capturam menos achigãs no Alqueva. Como consequência disso, alguns pescadores viraram-se este ano mais para outro tipo de barragens e tem dado os seus resultados, pois há muito que não se via capturar tantos achigãs, como esta primavera e inicio de verão.

Tem acontecido um pouco por todas as pequenas barragens das redondezas, muitos achigãs capturados, ainda que de pequeno porte, mas sempre com medida, pelo menos os que eu tenho visto.

Mas ontem, o "Rapozinho de Alqueva", quis contrariar a tendência, e provar que o Alqueva ainda pode ser um bom sitio para se dedicarem à pesca do achigã. E não é que só numa tarde, conseguiu a pescaria que vos mostro abaixo! 13 achigãs todos acima das 300g. e sendo que o maior tinha 1,5kg.

Eu agora adianto mais um facto, que é certamente, um dos principais responsáveis pelo elevado número de capturas e que é causador da enorme redução demográfica desta espécie: A grande implementação e variedade de amostras de vinil que apareceram no mercado. Pois, ontem e mais uma vez as amostras responsáveis pelas capturas do "Rapozinho de Alqueva", foram as "barrigudas" e "senkos", tudo da Zoom.

Em cima, Inácio Varandas expondo orgulhosamente a sua pescaria.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns inácio! Grande pescaria!!!!!!!

kinagomes disse...

VAIDOSO, MAS NAS PISCINAS NÃO PESCAS NADA, EHHEEHEHE

Anônimo disse...

Por muito que aprecie os achigãs,
prefiro o "Rapozinho de Alqueva"...
É mesmo muito giro.

Anônimo disse...

Pequenos, não! devem deixá-los crescer...
Nas piscinas também andaste a tentar pescar algo....

Nuno Bombaça disse...

Pois!
Sem querer armar-me em chico esperto e entre outras respostas para as suas dúvidas, para a escassez de achigãd.
Não posso deixar aqui a minha opinião e dizer-lhe que a resposta esta na mentalidade do pescador português.
Noutros países a muito que o peixe é devolvido, mas aqui leva-se tudo para casa, como é este o caso do raposinho.
Se não alterar-mos a nossa mentalidade, daqui a uns anos pescamos o que ?

Unknown disse...

Concordo plenamente para quem gosta de passar um bom bocado na captura destes fantásticos verdinhos também tem que saber preservar se já agora é difícil de encontrar locais que tenham um bom rendimento em relação a esta pesca se não pensarmos em libertar um dia não vai existir um locar onde se possa efectuar uma captura.