quarta-feira, 6 de julho de 2011

“Por Terras do Endovélico” Voltou a Promover Alandroal


Nove dias para descobrir o concelho de Alqueva onde o património, a cultura e as tradições se entrecruzam de forma única.

A segunda edição do Festival Por Terras de Endovélico, promovido pelo Município de Alandroal entre 25 de Junho e 3 de Julho, voltou a promover o concelho de Alandroal, com a cultura, a ciência, a gastronomia e as tradições locais a conjugarem-se de forma única para mostrar aos visitantes o concelho de Alandroal em todo o seu esplendor. Passeios pedestres, mostra gastronómica, feira de actividades económicas, concertos, palestras e muita animação, foram os ingredientes para nove dias repletos de emoções, sabores e saberes.

Com Endovélico como anfitrião, o concelho mostrou-se aos visitantes, com o que de melhor produz, numa feira de actividades económicas, que decorreu entre 01 e 03 de Julho. Os dois Sábados do evento acordaram com um mercado de produtos regionais, em plena Praça da República, onde foi possível comprar produtos frescos. Durante os nove dias do evento, também os restaurantes do concelho se associaram à iniciativa, promovendo uma “Mostra Gastronómica do Gaspacho”, um dos ex-líbris da gastronomia regional alentejana, simples na essência, mas infinitamente diversificado nas propostas.

A componente científica não foi esquecida e a Câmara Municipal de Alandroal preparou um conjunto de palestras e workshops dedicados à discussão dos temas relacionados com o deus Endovélico e a sua ligação ao Alandroal. Rui Mataloto, Thomas Schattner, Ana Paula Fitas e Conceição Roque foram alguns dos especialistas que partilharam com a população do concelho de Alandroal os seus conhecimentos sobre o deus Endovélico e o seu culto.

Do programa cultural os destaques vão para a actuação de Kumpania Algazarra, na Barragem de Lucefécit, no dia 25 de Junho. Esta banda portuguesa, que coloca o furor balcânico, as deambulações árabes, os calores latinos e os requintes de “afro-beat” nas suas influências, levou o público a vibrar com o seu concentrado energético e contagiante. Já no dia 2 de Julho foi a banda sensação do panorama musical português, Amor Electro. Com uma sonoridade marcada pela fusão da música pop com a tradicional portuguesa, dos elementos da electrónica com instrumentos típicos como a guitarra portuguesa e o acordeão, a banda liderada por Marisa Liz aqueceu os corações do público que enchia por completo a Praça da República, no Alandroal.

A juntar a todas as ofertas, culturais, gastronómicas, desportivas e científicas, a Câmara Municipal de Alandroal preparou ainda um pacote de descontos nos alojamentos e restaurantes aderentes, envolvendo e dinamizando assim o tecido empresarial do concelho. Para o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, o evento é um importante momento de promoção e dinamização da economia local, ao envolver directamente a maioria dos restaurantes e alojamentos do concelho, assim como muitos produtores e artesãos locais”.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

14 comentários:

Anônimo disse...

Andam a fazer festas mas o festanças já cá não está,e festas com o dinheiro dos outros, ainda devem o som e luz das festas de setembro do ano passado.
Isto tudo se sabe. paguem as dividas e as festas é para quem pode não é para quem deve e não paga.
E foi nesta mudança que eu e muita boa gente votou.

João Seabra

Anônimo disse...

Senhor João se ainda não pagaram a luz de uma festa feita no ano passado deve ser porque neste mesmo ano pagaram as outras festas todas feitas em 8 anos do anterior mandato,não lhe parece?



Mel...

Anônimo disse...

Será... Estas dos pgamentos meus amigos é assim:

Amigos e companheiros, recebimento ao dia!!!

Outros, quando me lembras!!

Dividas do anterior executivo, nunca as pagaremos!!!

Looollll

Landroal, não seu melhor...

Anônimo disse...

SÃO TODOS IGUAIS, FAZEM MAS FICAM A DEVER.
QUANDO ESTE SE FOR EMBORA DEVE TER AS CONTAS TODAS EM DIA, É DIFERENTE DOS OUTROS, PESSOALMENTE O MUNICIPIO DO ALANDROAL NÃO PAGA QUANDO PROMETE PAGAR, JÁ O OUTRO ERA ASSIM E AGORA É A MESMA COISA OU PIOR.
MUDANÇA SÓ NAS MOSCAS....

Anônimo disse...

Pois, continuam a mentir com quantos dentes têm na boca, este executivo além de andar com as contas em dia, continua a pagar as atrasadas, as do executivo anterior, tipo passeios por todos os sitios possiveis e imaginários, lembram-se de por verem o anterior presidente por cá, de vez em quando vinha ao Alandroal!

Anônimo disse...

SE CALHAR O PRESIDENTE ANDA AINDA A PAGAR AS SUAS VIAGENS A CUBA POIS TAMBEM FOI A BANHOS PARA A ILHA QUANDO ERA VICE, É BEM FEITO QUE PAGUE.
O COMENTADOR QUE DIZ QUE AS CONTAS ESTÃO EM DIA SÓ SE FOREM AS SUAS OU AS DOOS APOIANTES DO MUDA, EU QUE TRABALHO COM A AUTARQUIA Á MUITOS ANOS JÁ NÃO POSSO DIZER O MESMO, TENHO INFELIZMENTE PAGAMENTOS EM ATRASO DA MESMA FORMA QUE TINHA ANTES, MAS DO TEMPO DO NABAIS JÁ NADA ME DEVEM.

Anônimo disse...

A mentira tem perna curta, meta o nome, já que não lhe pagam, sem problema, já imaginava que não vai meter o nome pelo simples motivo que é mentira. Sim, o presidente tambem por lá andou, em viagens supostamente de trabalho, assim que tomou conta que a finalidade era outra, puro lazer, todos sabemos o que fez ao seu chefe, processos em tribunal, dos quais o seu chefe se está a dar muito mal, pois está a responder a eles na qualidade de arguido, nesses mesmos processos o presidente é testemunha, muito diferente,. mas nem vale a pena tar a explicar, o sr sabe bem de que falo!!!

Anônimo disse...

Já lhe pagaram as dividas do tempo do Sr. Nabais? E quem foi que lhe pagou? Foi ainda o sr. Nabais ou foi agora já o Sr. Grilo?!?
Então tenha paciência, com tempo tudo lhe pagarão! E essa mania dos politicos não quererem pagar as dividas dos anteriores, isso já vem....ohhhh....de tempos idos!

Anônimo disse...

Quem paga somos nós contribuintes!!!

A incompetencia essa sim é praticada por vários!!!

Meus amigos!!! Não é preciso mais argumentos sobre Nabais e Grilos...

A população é sempre sobrana e irá ser navamente daqui a 2 anos!!!!


O Concelho, já herdou demasiado pouco destas pseudo "heroinas"!!

Devem os 2 ir de vez para Cuba, com os seus pupilos!!!

Há e levem os Ribeiros, Margaridas, Costas e Melrinhos.... estes até iriam sentir-se em casa!!!

Já percebemos que precisamos, de sim de uma pessoa idónea, não vigativativa, não ódeosa!!! Que seja um verdadeiro lider, um exemplo, que trate todos os municipes de igual forma e valorize os funcionários!!!

E por certo que devemos ter entre nós alandroalenses alguém com este caratér!!!

Landral positivo

Anônimo disse...

pq sera?moro numa cidade em que se coloca sempre varia publicidade de qualquer evento que aconteça,por ai quer seja pelos municipios quer seja por outros ,mas quando o evento passa pergunto-me pq apenas fica aqui o lixo da publicidade dos eventos que acontecem no alandroal,ja que os outros na semana seguinte varios funcionarios dos municipios logo veem retirar.

Anônimo disse...

Este comentador das 14h deve morar numa cidade muito civilizada, acho que com o nome de ... depois de muito pensar e de conhecer o pais praticamente de norte a sul, e realmente este sr não mora em cidade nenhuma, ele mora mais precisamente numa vila, numa vila muito conhecida dos alandroalenses, ele realmente quer batatinhas, ahahah!!!

Anônimo disse...

ANTES O ALANDROAL TINHA UM CALOTEIRO E ESTAVA MAL, AGORA CONTINUA A TER UM CALOTEIRO MAS JÁ ESTÁ BEM.
VOÇÊS NÃO SÃO DOIDOS NEM NADA, ISTO É TRETA DE MAU PAGADOR E DE CRIADOS PARA TODO O SERVIÇO...
LACAIOS E POUCO INTELIGENTES.

SACAIO VELHO

Anônimo disse...

Eu gostava de saber quem 'e o senhor que tem as contas do tempo do outro senhor todas pagas , e se foi antes ou depois das eleições.
Se foi depois só deve é estar calado, se foi antes então amigo jogue mais vezes no euro milhões pois tem cá uma sorte ...
Já sei deve ser do grupinho daqueles que viu passar o cartãozinho antes de deixar a câmara .


MEL

Anônimo disse...

Eu e qualquer pessoa com os neurónios nos sitio até se passa com os comentários que alguns aqui metem, como é possível exigir ao executivo que tenha tudo em dia se a câmara está a sofrer as consequências de uma gestão danosa de vários anos, foi sempre a gastar à grande sem nunca olhar pro fundo do saco para ver se ainda havia para gastar. Acho que algumas pessoas deviam estar à frente da câmara e serem eles a gerir, com toda a certeza em pouco tempo começariamos a fazer parte de outro concelho vizinho, já que este seria extinto.