terça-feira, 12 de julho de 2011

UNIVERSIDADE SÉNIOR TÚLIO ESPANCA ENCERROU ANO LECTIVO

O passado dia 11 de Julho marcou o final das actividades lectivas da Escola Popular/Universidade Sénior Túlio Espanca, numa animada cerimónia que decorreu nas instalações da Universidade de Évora e contou com a presença dos Pólos de Alandroal, Viana do Alentejo, Portel e Évora.

Apresentações de poesia, dança, música, ginástica e cidadania foram algumas das actividades demonstradas pelos alunos dos diversos Pólos da Escola Popular Túlio Espanca. O Pólo de Alandroal apresentou, pela primeira vez, uma peça de teatro baseada em textos dos próprios alunos. O resultado foi um espectáculo que surpreendeu todo o público presente e proporcionou momentos de muita animação.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, José Bravo Nico, Director da Escola Popular Túlio Espanca, Carlos Braumann, Reitor da Universidade de Évora, e os autarcas de Viana do Alentejo e Portel, Norberto Patinho e Bernardino Bengalinha Pinto, acompanharam a cerimónia e assistiram deliciados às apresentações dos entusiasmados alunos da Escola Popular Túlio Espanca.

O Presidente da Autarquia alandroalense fez um balanço muito positivo deste primeiro ano lectivo do Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca, referindo que “depois de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver, para que os nossos munícipes possam ocupar os seus tempos livres com qualidade, a partilhando experiências e usufruindo de um convívio saudável, é um prazer enorme chegar hoje aqui e poder constatar a alegria e entusiasmo que todos os alunos colocam nas suas apresentações. É um claro sinal de que temos vindo a realizar um bom trabalho e dá-nos ainda mais motivação para continuar a trabalhar nesse sentido”, referiu o autarca.


No próximo ano lectivo, a iniciar no final do mês de Setembro, o Pólo de Alandroal da Escola Popular Túlio Espanca vai inaugurar a sua sede oficial, no edifício da antiga Escola Primária de Alandroal, cujas obras de requalificação estão já em fase final. Seguindo uma lógica de descentralização, o Município pretende ainda levar a Escola Popular a todo o concelho, reactivando e requalificando os edifícios das antigas escolas primárias.

Fonte:Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

23 comentários:

Anônimo disse...

Acho que é uma excelente iniciativa.
Gostava que alguem responsável da banda me esclareça a minha duvida, sou encarregada de educação de um elemento da escola de música da banda, há algum tempo atrás havia uma grande preocupação da parte da direção da banda por não haver professores para os alunos, se o prtocolo com a camara foi assinado há alguns meses, porque não começaram as aulas, pelo que tenho falado com outros encarregados de educação, os alunos começam a ficar desmotivados e assim podem desistir, só meti aqui este comentário porque conhecendo alguns directores da banda, existe o risco de haver represálias para os muidos, entendo que a direção tem o dever de lutar pelos interesses da banda e dos seus elementos e deve uma explicação, no minimo aos encarregados de educação.

Anônimo disse...

Parabéns ao grupe,que seja o primeiro de muitos sucessos. Tudo de bom!

Anônimo disse...

O QUE UMA PESSOA SERIA E RESPONSÁVEL NUNCA PODE FAZER, OU MELHOR NÃO DEVE FAZER, SEJA PRESIDENTE OU NÃO.

Já que se fala de Seniores, e bem, nesta rubrica e gostando esta faixa da nossa população de TEATRO, pois infelizmente a gente nova é só jogos de computadores, aproveito para tocar num triste e lamentável episodio que muita gente tem conhecimento, mas não fala porque é inconveniente e outros não sabem de todo.

Tudo o que foi feito ou mal ou bem no Fórum foi um alvo a abater por este actual Presidente da Autarquia, e como os espectáculos, a dança, foram ao ar com base em dificuldades e em mentiras que foram provadas e comprovadas, ainda restava o Teatro que não existia no Alandroal á já alguns anos e foi reavivado pelo nosso conterrâneo José Carvalho, mas pelo andar da carruagem os louros devem ir para alguém de fora ou para algum oportunista politico.

É evidente que há muitos professores de teatro neste País e que a autarquia pode mudar quantas vezes quiser, está no seu direito, o que uma Autarquia não pode nem deve fazer é tratar as pessoas sem respeito e abdicar dos seus serviços sem uma palavra oral ou escrita, sem uma explicação, e tratar as pessoas como lixo.

A forma honrosa que este executivo teve para que as pessoas se fossem embora foi não lhes pagar durante pelo menos três meses, não dar explicações alguma as pessoas, até que estas se fartassem da situação e abandonassem o barco.
Tudo feito de forma digna e com elevação, como uma autarquia deve fazer, como um Presidente de Câmara deve fazer.

Agora que já conseguiu o seu objectivo Sr. Presidente, sem olhar a métodos e meios, veja lá se paga a tempo e horas a quem vem de novo continuar o projecto de Teatro que com muita pena sua não foi o Sr. que iniciou, porque se não paga ás pessoas e não lhes dá uma explicação acontece o mesmo, e lá tem que arranjar novo professor de TEATRO, qualquer dia já ninguém quer vir para cá é só calotes.
É que Portugal é pequeno e lá vai mais uma vez o Alandroal ficar com fama do que não é mas o Sr. é.

Paulo Abelha

Anônimo disse...

Oh abelha, mas tás a falar de quê, do sr in"competente" jose carvalho, que nem um cd conseguiu gravar com a nossa banda, andou a fugir com o rabo à seringa, com desculpas atras de desculpas. Opá, primeiro fala do que sabes, depois tenta saber do que falas, experimenta remeter-te ao silencio e tenho a certeza que acertas em tudo.

Anônimo disse...

É VERDADE TUDO O QUE O COMENTADOR ACIMA DIZ QUE FIZERAM AOS PROFESSORES DE TEATRO, UMA VERGONHA, ISSO NÃO SE FAZ A NINGUÉM, SE QUERIAM MANDAR AS PESSOAS EMBORA FALAVAM COM ELAS É ASSIM QUE FAZ QUEM TEM EDUCAÇÃO E PRINCÍPIOS.

E AO QUE SEI AS PESSOAS AINDA ANDAM A MENDIGAR QUE LHES PAGUEM O QUE TEM DIREITO.

EM RELAÇÃO AO COMENTADOR QUE FALA DE ALHOS QUANDO SE FALA DE BUGALHOS, O AMIGO SE NÃO TEM RESPOSTA PARA UMA COISA NÃO TAPE O SOL COM A PENEIRA A FALAR DE OUTRA, NÃO MUDE DE ASSUNTO.
MAS JÁ AGORA DOU-LHE UMA DICA, SE CALHAR O HOMEM NÃO GRAVOU O CD PORQUE SE CALHAR PERCEBEU QUE NÃO LHE IAM PAGAR A TEMPO E HORAS E COMO TAL FEZ MUITO BEM, JÁ BASTAVA O DINHEIRO QUE METIA DO BOLSO DELE PARA PAGAR NO DIAS OS ESPECTÁCULOS, EU E SE CALHAR O SR. FARIA O MESMO.

FALE O Sr. DO QUE SABE E NÃO MANDE AGUA PARA O AR QUE SE MOLHA.
QUEREM LÁ VER QUE O HOMEM COMO PRODUTOR, PRODUZIU DISCOS DE VÁRIOS GÉNEROS MUSICAIS PARA TANTA GENTE E ENTIDADES E AGORA NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA GRAVAR O CD DA BANDA DO ALANDROAL.
NÃO FUJAMOS AO ASSUNTO, O QUE ESTE PRESIDENTE FEZ COM OS PROFESSORES DE TEATRO NÃO SE FAZ A NINGUÉM E SÓ MOSTRA A FALTA DE TUDO DESTE PRESIDENTE ATÉ DE COISAS BÁSICAS COMO EDUCAÇÃO, ÉTICA E RESPEITO PELOS OUTROS.

Anônimo disse...

É gente deste calibre que temos á frente da nossa Autarquia, se é assim que tratam um simples problema Deus nos acuda se o problema é grande e dificil.
Mal criados e incompetentes, fico por aqui porque a boa educação e respeito por este blog não me permitem dizer palavrões.

Mariana Godinho

Anônimo disse...

“Oh abelha, mas tás a falar de quê, do sr in"competente" jose carvalho, que nem um cd conseguiu gravar com a nossa banda, andou a fugir com o rabo à seringa, com desculpas atras de desculpas. Opá, primeiro fala do que sabes, depois tenta saber do que falas, experimenta remeter-te ao silencio e tenho a certeza que acertas em tudo.”


Embora não me chame Abelha nem tenha nome de insecto, não posso ficar indiferente a este comentário que prova a urticária que ainda faz certa pessoa a muito boa ou má gente desta nossa terra.
Assim que se fala no homem tais mortos vivos que saem das tumbas aí aparecem eles a destilar veneno e azia corporal por todos os poros.
Só prova que a pessoa tem importância e relevância porque se não a tivesse não perdiam o vosso precioso tempo a falar de quem não fala nos senhores, até, porque, o que há para falar do seu tipo de pessoa e similares é que não passam de destalheiros de língua suja e mal dizente.
Se o homem não tem importância passa a ter com tanta atenção dispensada por vossas excelências.

Uma das razões porque lhe respondo é só para lhe dizer que o sr. ou srª é que não sabe do que fala nem tenta saber do que fala, estou ligado à banda de certa forma e apesar da ideia da gravação do cd da dita ter sido do Sr. Zé o aval foi do antigo Presidente que a certa altura, pelo que sei, disse ao produtor que parasse porque só ia haver dinheiro para o projecto para o ano seguinte ou seja, depois das eleições.
Bem fez o Sr. Zé em ter parado com o trabalho, porque se não o tivesse feito o mais certo era ainda não lhe terem pago o trabalho, o que é que a pessoa deve ao Alandroal e a esta gente que só diz mal para estar a produzir à sua custa um cd para a banda.
Se a banda está tão interessada arranjem dinheiro e paguem e o dito disco ou cd, de certo será feito por alguém ou pela pessoa em questão que tem mais que capacidade para isso, a não ser na boca limpa de gente que fala do que não sabe e nem tenta saber do que fala, pois o que interessa é tentar denegrir a imagem dos outros dizendo mal gratuitamente e intencionalmente.
Não se esqueça a pessoa é da terra há por cá muitos que não o gramam mas também há por cá gente que o conhece bem e sabe o seu real valor quer como pessoa quer como profissional, não percam tempo que cá pelo Alandroal não se safam, vão destilar veneno e pregar para outra freguesia.

Anônimo disse...

Será que alguém com responsabilidades na banda pode desfazer duvidas sobre não haver aulas há tanto tempo, só não respondem porque não querem, há directores que escrevem todos os dias no blog, portanto nem podem desculpar-se a dizer que não leram, enquanto não tinham protocolo todos os dias vinham para aqui dizer mal do presidente, agora com o protocolo assinado há meses,nem aulas nem uma explicação aos pais dos miúdos, grande futuro está anunciado para a banda.

Anônimo disse...

“Oh abelha, mas tás a falar de quê,”

Estou a falar de um Presidente que não tem a capacidade nem a coragem de falar com as pessoas correctamente e civilizadamente e dizer-lhes frontalmente que não necessita mais dos seus serviços, estou a falar de um Presidente que não tem tempo para tratar destes assuntos ou não quer e não delega em alguém que o faça por si.
Falo de um Presidente que não respeita as pessoas, que é incompetente e não tem a coragem nem o profissionalismo de tratar de assuntos básicos como este com elevação, competência e transparência.
Falo de um Presidente que não paga a horas as suas contas e em vez de assumir responsabilidades, não dá a cara e foge das pessoas.

Paulo Abelha

Anônimo disse...

Então e novidades sobre o executivo municipal? alguem explica? a Dra regressou a vice? O Grilo zangou-se com o seu parceiro da muda??

Anônimo disse...

A SENHORA REGRESSOU MAS NÃO TEM PÉLOUROS É O MESMO DE NÃO ESTAR LÁ, A NÃO SER NAS VOTAÇÕES NÃO RISCA NADA.
É A GOVERNAÇÃO DA DITADURA DO QUERO POSSO E MANDO...
SOZINHO SOZINHO NÃO GOVERNA TEM DE FACTO AJUDA E MUITA MAS DA MULHER ERRADA, NÃO É DE TODO DA VICE QUE O POVO ELEGEU......

Anônimo disse...

Sobre o josé carvalho e sobre o cd que ele diz ter gravado, o que eu disse foi a verdade e se alguem tem duvidas é muito facil, é só falar com o zé tique ou o maestro alfaiate, talvez se a coisa for apresentada por estes dois srs tenha validade.

Anônimo disse...

Ó COMENTADOR DE 13/07/2011 15:49:00

VAI DAR BANHO AO CÃO E NÃO FALES DO QUE NÃO SABES, MANDASTE A BOCA DE QUE QUEM NÃO SABE DEVIA ESTAR CALADO E ISSO APLICA-SE NA TOTALIDADE Á TUA PESSOA.
EU FALEI MUITAS VEZES COM O MAESTRO E O ZÉ TIQUE E NÃO SÓ A ESSE RESPEITO E O QUE ACONTECEU É QUE A GRAVAÇÃO QUE DE FACTO FOI EFECTUADA TEVE PROBLEMAS TÉCNICOS E A MESMA NÃO SE PODE APROVEITAR, ACHO QUE POR RUÍDOS CAUSADOS PELA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA, FOI ISSO QUE ME DISSERAM.

A GRAVAÇÃO FICOU PARA SER REPETIDA DEPOIS JÁ COM O PROBLEMA LOCALIZADO E RESOLVIDO, MAS ERA PRECISO ENCONTRAR UMA DATA PARA REUNIR DE NOVO TODA A BANDA E AS COISAS FORAM-SE ARRASTANDO.

VIERAM AS ELEIÇÕES, O APOIANTE DO PROJECTO E QUEM PAGAVA, JOÃO NABAIS PERDEU E O PROJECTO FOI Á VIDA COMO MUITOS OUTROS.
ESTA É A VERDADE, O QUE É QUE O JOSÉ CARVALHO TEM A VER COM ESTAS QUESTÕES POLITICAS E FINANCEIRAS PARA O SR. VIR TENTAR DIFAMAR A PESSOA, ELE NÃO ERA PRESIDENTE DO MUNICÍPIO, FAZIA O QUE PODIA E O QUE LHE CONSENTIAM.

ESTEJA CALADINHO E FALE DO QUE SABE E NÃO DO QUE O MAESTRO ALFAIATE E ZÉ TIQUE SABEM, NÃO SE CONTRADIGA.

TOPA TUDO OU QUASE

Anônimo disse...

Dou um concelho às pessoas interessadas, por exemplo na banda, já agora que falamos nela, perguntem ao presidente da banda josé tique ou ao maestro alfaiate como foi a historia do cd. Vão todos ter uma surpresa, todos os elementos da banda estavam à espera do cd e o sr tecnico, lá fez das suas, ou não o gravou, ou não consegui gravar, até deu a desculpa do barulho das luzes, é só competencia, mas vão por mim perguntem a esses dois, de preferencia quando estiverem juntos, ou mesmo num dia de ensaio quando estiverem os musicos presentes.

Anônimo disse...

Boa noite!
Eu também queria deixar aqui uma sugestão, especialmente às pessoas que mencionam o protocolo entre a Banda e o Município.
Peçam ao Sr. Presidente para apresentar a todos os Munícipes o documento assinado pelas partes envolvidas.
Já que envia toda a informação do que faz e não faz, que envie também este. É uma sugestão e simultaneamente um desafio... e sabem porque avanço com esta ideia? Ora adivinhem... porque até à data não existe nada assinado e tão somente por responsabilidade deste executivo. É mentira, Sr. Presidente?
Ah, só mais um detalhe, que vale o que vale: todos os elementos da Banda e respectivos encarregados de educação sabem do protocolo, melhor dizendo, da falta dele. Portanto, não existem dúvidas acerca do porquê de não haver ainda professores. E assim, se pode perceber, quem escreve por quem.

Saudações amigas.

Anônimo disse...

Há comentários que parecem mesmo querer dividir, o comentador das 23:19 está nessa função, dividir. Todos sabemos que o protocolo está assinado, se calhar contra a vontade de alguns, e aí que me desculpem mas o presidente não está incluído, já que se fartou de trabalhar para que esse acordo fosse obtido o mais rápido possível, polémicas à parte, o protocolo está assinado e bem assinado. Em relação às aulas, a responsabilidade é toda da direcção da banda, sei que há miúdos desmotivados, isso vai reflectir-se no desempenho da banda, o que se nota cada vez mais, nunca vi a banda com tão poucos elementos.

Anônimo disse...

Lá diz o ditado, há varias maneiras de matar pulgas, e enquanto não acabarem com a banda ou quase é o jogo do empurra, a culpa é daquele é do outro.
Para os lados do Forum tudo a abater e a banda não vai escapar, com truques e artes de magia lá vão levar a água ao moinho.

Anônimo disse...

O comentador de 14/07/2011 11:12:00
tem muita razão, é que o Fórum quer se queira quer não foi e é a estrela de gloria do antigo Presidente, não sei se o mesmo tinha muito ou pouco a ver com o excelente trabalho ali feito o que interessa é que foi no seu mandato e com o seu total apoio.
Quando digo excelente trabalho não digo mentira nenhuma, e embora tenha votado contra o antigo Presidente não tenho memória curta e nem tudo o que o homem fez foi mal feito.
Aproveitava e usufruía de alguns acontecimentos naquele espaço, de facto não ia a todos, mas a verdade é que se viam os estrangeiros residentes no concelho como frequentadores assíduos, nos sábados via-se gente e movimento nas ruas e restaurantes mesmo no Inverno já para não falar nas esplanadas de verão que de facto estavam cheias de gente, algumas até já traziam o banquinho de casa.
Estava-se de facto a criar hábitos culturais nas pessoas e já vinha muita gente de fora, e se o êxito não foi maior foi porque os que eram contra Nabais não punham lá os pés, erradamente, tal como fazem agora os que são contra o Presidente Grilo.
Com tanto ódio e tanta vingança pessoal, era de prever e está á vista que o Fórum só não é derrubado porque não podem, é pena que aquele espaço não tenha a vida e a dinâmica assídua que já teve, quem perde é a nossa terra e todos nós.

Maria Barradas

Anônimo disse...

Pois, realmente se alguem quer acabar com a banda, não se sabe bem quem, perguntem aos musicos o que disse uma certa directora da banda num final de ensaio, foi precisamente isso, sei porque tenho na banda um elemento da familia e foi precisamente o que se passou, essa directora mete os problemas pessoais que tem com o presidente grilo, à frente da banda, e assim vai a nossa banda cada vez mais para o fundo e ainda querem meter as culpas em quem está a fazer alguma coisa por ela.

Anônimo disse...

Mais valia que se calassem, então presidente está a dar à banda o que mais nenhuma colectividade recebe e agora dizem que o homem quer acabar com a banda, se fosse essa a ideia dele, teve mais que oportunidades aquando das reuniões para o protocolo, ganhem juízo.

Anônimo disse...

O PROBLEMA É QUE NINGUEM ESTÁ A FAZER NADA PELA BANDA NO SENTIDO POSITIVO, QUER DE UM LADO E DE OUTRO DA BARRICADA É SÓ MEDIDAS PARA A DEITAR POR TERRA.
TANTA CULPA TEM UNS COMO OUTROS, E TUDO PELA PORCARIA DA POLITICA.

TOPA TUDO

Anônimo disse...

Todos sabemos, que a culpa disso tudo que se passa no nosso concelho é do ódio obstinado do Grilo sob o Nabais!!!

Na minha opinião até tem alguma razão, mas deve-se sim à falta de credebilidade das pessoas que estão mais próximas do Nabais!!! Porque a verdade seja dita, o Nabais é um Alandroalense de gema, mas últimos anos, em especial no último mandato tem se feito acompanhar, de pessoas em que a falta de .... nem vale apena dizer, mais!!!

João Nabias, tens pessoas credivéis a teu lado, mas 3 ou 4 meu amigo limpa a casa!!! E irás ganhar as eleições..


1º Assinante do Movimento:
"Alandroal de novo em crescimento e desemvolvimento"

Anônimo disse...

Não vejo assim, vejo que pela politica alguns elementos desta direcção da banda, têm usado a sua posição de directores para enfrentar o presidente e a começar pela tal directora, que tem um passado bem conhecido tanto a nível pessoal como politico, acho que a música e a banda em particular precisa de pessoas que usem o seu gosto por musica para servir uma colectividade destas sem qualquer interesse pessoal ou politico. Pela musica, pela colectividade em si e pelos seus elementos que sendo na sua maioria crianças nem se apercebem do verdadeiro sentido de oportunidade destes senhores, tem que se mudar este tipo de direcções que pensam primeiro neles próprios e só depois na colectividade, sei que estas pessoas no fundo gostam desta casa, no entanto estão demasiado ligadas a influencias negativas, que se traduzem num mau serviço para a banda. Assim quem está a ficar em causa é o futuro da banda e um dos melhores passatempos que estes miúdos podem encontrar no concelho, já que além de se fazerem boas amizades, têm contacto com a música, podendo até ser o futuro de alguns, sendo já neste momento uma das saídas para alguns a nível académico.