quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ABASTECIMENTO DE ÁGUA A SANTIAGO MAIOR (SISTEMA ZA3) ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO


Face a alguns problemas que têm ocorrido no abastecimento de água, sobretudo na freguesia de Santiago Maior, a Câmara Municipal de Alandroal lança o seguinte esclarecimento.

Como todos sabemos, o consumo de água por parte da população dispara nos meses de verão, chegando, em muitos casos, a triplicar em relação aos consumos de inverno.

O sistema de abastecimento que serve as populações do concelho não sofreu qualquer melhoria ou ampliação nos últimos 30 anos, enquanto o número de utilizadores e os correspondentes consumos foram sempre aumentando até hoje, pelo que o sistema se encontra ultrapassado e desajustados das necessidades actuais.

Ao mesmo tempo, as condutas existentes estão envelhecidas, não comportam o caudal necessário em determinados períodos de ponta, e são frequentes as roturas na rede de água dada a antiguidade das mesmas.
Por outro lado as reservas hídricas dos furos começam a apresentar sinais de sobre-exploração nas épocas mais exigentes, ou seja, no verão.

Ao entrar no sistema das Águas do Centro Alentejo, em 2003, o município assumiu a realização de obras na rede “em alta” (condutas adutoras), designadamente a eliminação de picagens, de modo a que estas pudessem ser recebidas por esta empresa para reconversão. Estas obras só se iniciaram de forma consistente neste mandato.

Por outro lado, no que diz respeito à rede “em baixa” (condutas de distribuição) – que continuará a ser da responsabilidade do município – e onde as necessidades de remodelação e ampliação são prementes e já eram urgentes há 10 anos, constatámos que não existia na câmara qualquer projecto de execução elaborado.

Assim, este executivo definiu de imediato como prioritária a intervenção nesta área.
No Documento de Enquadramento Estratégico, elaborado para o sector das águas no início do mandato, foi definido que será necessário um investimento total de 4,4 milhões de euros até 2013.

Neste momento estão já elaborados e submetidos a candidatura projectos no valor de 1 milhão de euros que procuram resolver os maiores problemas de abastecimento em Santiago Maior, Ferreira de Capelins e Montejuntos. O município apenas aguarda a aprovação do correspondente financiamento comunitário para arrancar com as obras.

Porem a curto prazo, e até que a realização das obras de remodelação do sistema traga os benefícios necessários, é fundamental a adopção por todos nós de procedimentos que permitam a redução e controlo dos nossos consumos de água.
O Município lança o apelo à população que adopte comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, moderando o consumo de água nos meses de verão, eliminando gestos como as lavagens de carros ou rega de quintais. Ao reduzir o consumo, a qualidade do serviço melhora substancialmente, uma vez que o sistema não vai estar a operar em sobrecarga. Se cada um gastar menos, sobra mais para todos e com melhor qualidade.

Deixamos ainda outras sugestões para a redução dos consumos:
Dicas. Onde pode poupar Água? Como poupar? O que pode poupar em litros?
Ao lavar os dentes
- Use um copo com água ou abra a torneira só quando necessário. - 10 Litros de água em cada lavagem.

Ao fazer a barba
- Encha o lavatório em vez de ter a torneira a correr, ou abra a torneira só quando necessário. 10 a 30 Litros de água.

Ao tomar banho
- Prefira o duche em vez do banho de imersão;
- Opte por encurtar o duche ou fechar a torneira durante o ensaboamento.
(não esqueça, cerca de 30% dos consumos numa casa estão associados aos banhos)- 150 Litros de água por banho.

Na descarga do autoclismo
-Instale depósito duplo com botão de controlo ou regulador de caudal ou opte pelo método tradicional de colocar uma garrafa de água no depósito. Não use o autoclismo como depósito de lixo. Verifique a estanquicidade do equipamento (não esqueça, cerca de 30% dos consumos numa casa estão associados ao autoclismo) -2 a 6 Litros de água em cada descarga.

- uma fuga no autoclismo pode representar uma gasto mensal de 10 m3
Nas torneiras
- Feche bem as torneiras para não pingarem e se estiverem avariadas, mande consertá-las rapidamente;
- Utilize reguladores/redutores de caudal em todas as torneiras
- As torneiras misturadoras gastam menos água do que duas torneiras individuais para a água quente e água fria.
- Uma torneira a perder água por segundo gasta 15 Litros de água por dia.
- Redução até 50% dos consumos, com redutores caudal

Ao lavar o carro
- Lave o carro com baldes de água em vez de usar a mangueira. - 500 Litros de água em cada lavagem.
Na cozinha - Se lavar a loiça manualmente, encha o lava-loiça ou utilize um alguidar, em vez de ter a água a correr;
-Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça com carga completa; - 70 a 80 Litros de água.

Regas - Evite recorrer a água da rede pública para regas, procure fontes alternativas.
- procure regar nas horas de menor calor (ao amanhecer ou ao fim do dia);
- Certifique-se que as plantas necessitam de água;
- Opte por plantas típicas da região, estão melhor adaptadas ao clima e evite zonas relvadas que consomem muita água;
- Utilize o regador ou rega automática de baixo caudal (rega gota-a-gota) em vez da mangueira;
- Cubra a terra do jardim com casca de pinheiro, conservando a humidade da terra. - 1h de rega pode gastar 450 Litros de água.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

36 comentários:

Anônimo disse...

Eh pá... como é que as condutas com mais de 30 anos tinham de dar tantos problemas nestes ultimos 2 anos e não deram durante os 8 da anterior governação!!!

É preciso ter azar!!! Vamos todos chorar....

Meus senhores, assim não dá!!! Assumam a sua incapacidade sobre a gestão necessária de uma governação autárquica... Em vez de choradinhos!!!

Senão tem capacidade, capacitem a autarquia de pessoal que o possam fazer!!! E deixem a politica da oferta de tachos e protagonismos!!!

MUDASTE para pior! Sim é Verdade...

Anônimo disse...

Finalmente uma gerência de competência, de resolver, de mudar, é incrível o que não se fez em tantos anos de governação, desculpem, ninguém governou, o homem andou em "visitas de estudo". Finalmente alguém competente e acima de tudo alguém que mete os interesses do concelho à frente dos pessoais, já ninguém se lembrava que assim é governar!!

Anônimo disse...

E de quem será a máquina para abrir os buracos?
B. P.

Anônimo disse...

A máquina provavelmente deve pertencer ao empreiteiro particular da câmara, da gerência anterior claro!!

Anônimo disse...

"desculpem, ninguém governou, o homem andou em "visitas de estudo".

O HOMEM NÃO OS HOMENS, E O TAL COMPETENTE QUE FALA VOTOU EM MUITAS DAS ASNEIRAS QUE NOS LEVARAM Á MISERIA, E TAMBEM ANDOU A PASSAR POR MUITOS LADOS Á NOSSA CUSTA, TAMBEM FOI PARA CUBA PARA A PRAIA, FUMAR CHARUTOS QUE TANTO GOSTA ENTRE OITRAS COISAS´Á NOSSA CONTA.
O TAL QUE FEZ PARTE DA TAL GERENCIA ANTERIOR.
DEFENDEM LINDA COISA, PODE NÃO TER TANTA CULPA NO CARTORIO MAS QUE É CULPADO É.
PELOS VISTOS VIROU SANTO...

Anônimo disse...

O presidente Grilo foi uma vez a Cuba, chegou para perceber as intenções dessas viagens, que o mesmo é dizer nada para o concelho, mas muita passeata e gozação à conta do povo. O ex-presidente Nabais tem no seu currículo mais de uma vintena de viagens de lazer a terras do ditador Fidel. É tudo a mesma coisa, não é?
Talvez um milhão de euros seja o mesmo que 31 milhões de euros...

Anônimo disse...

ESSA DO DITADOR FIDEL FIQUE QUE LÁ COM ELA, O SEU JULGAMENTO NÃO É A VERDADE E VALE O QUE VALE OU SEJA NADA.
FALA DO FIDEL COMO SE TIVESSE A FALAR DO GRILO OU DO NABAIS.
TEM TODOS QUE COMER MUITA ALPISTA, FIDEL OU SE GOSTE OU NÃO SE GOSTE FICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, E OS SENHORES FICAM NA HISTORIA DE COISA NENHUMA, UM POUCO DE REPEITO POR FAVOR.

Anônimo disse...

Coitado do GARILO UM MARTIR, FOI OBRIGADO A IR ÁS VIAGENS, TINHA MEDO DO NABAIS.
SE CALHAR TINHA O COITADO.

Anônimo disse...

Eu não tenho nada a ver com a vossa conversa, mas posso falar do Fidel, como falo do Hitler, Salazar, Mussolini, Bresniev, .... Tudo grandes ditadores que ficaram para a história, só que nenhum destes por bons motivos. Essa é que é a verdade, não minha, não sua, mas da humanidade.

Não se zanguem e aprendam.

Historiador.

Anônimo disse...

Ó HISTORIADO QUANTAS VEZES FOSTE A CUBA??????
JÁ FALASTE COM AS FAMILIAS CUBANAS DE CUBA, E NÃO AS DE FORA.
JÁ FALASTE COM OS ARTISTAS QUE ESTÃO EM CUBA E COM OS QUE NÃO ESTÃO PARA FAZER COMPARAÇÃO.
O QUE SABES É O QUE VÊS NA TELEVISÃO, MAS ISSO NÃO É DE TODO A VERDADE, ALIÁS QUEM COMPARA HITLER, SALAZAR COM FIDEL É QUEM NÃO SABE PORRA NENHUMA DE HISTÓRIA.

APRENDE E NÃO TE ZANGUES..........

Anônimo disse...

De facto comparações não são possíveis, um foi ditador na alemanha, falava alemão, outro foi em portugal, falava português, o outro é ditador em cuba, fala alentejano!! As coisas que eu sei, e isto tudo sem sair do Alandroal, não tenho dinheiro, não tenho jeito para roubar, não tenho nenhum alto cargo onde possa mexer na massa!!

Anônimo disse...

Fidel= Violador de direitos humanos.

Vivam os comentadores violadores de direitos humanos!

Anônimo disse...

Historiador?
INVENTOR sim. E de que maneira.
Vejam se fala "dele" e "nos dele"?

Pires "de Lima"

Anônimo disse...

O S. Presidente já as contas dos metros cúbicos de água que a casa de banho Publica do Alandroal está a gastar na falha que tem o autoclismo, ou a água gasta pela Câmara não conta como desperdício?

Anônimo disse...

O S. Presidente já fez as contas dos metros cúbicos de água que a casa de banho Publica do Alandroal está a gastar na falha que tem no autoclismo, ou a água gasta pela Câmara não conta como desperdício, ou é falha dos empregados que tomam contas das casas de banho que não alertam o responsável encarregado para tomar conta do sinistro e que mande arranjar?

Anônimo disse...

Ahahahahah, que vergonha de comentário, é preciso descer muito baixo, vocês andam mesmo desesperados..

Anônimo disse...

Não é o caso de descer muito baixo, é o alerta de uma vedação de água que deve ser reparada, tal como diz no ABASTECIMENTO DE ÁGUA A SANTIAGO MAIOR (SISTEMA ZA3) ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO, o esclarecimento em causa, e casas de banho já devia de ter sido reparado à muito?

Só quem não vê, topa tudo...

Anônimo disse...

Continua a ser nivelado muito por baixo esse tipo de comentários, se realmente quer ser prestável, pode chegar junto do sitio indicado e a situação facilmente se resolve, isto é contribuir para um melhor ALANDROAL, com este tipo de comentários é só para acabar com o que foi começado pelo anterior executivo.

Anônimo disse...

Este é um dos sitios indicados para se alertar para estas situações. Aqui deve-se dar a conhecer o que acontece de bom e de mau, o problema é que quase toda a gente só "acusa" o que se passa da mal, mas das coisas boas que se vão fazendo, poucos falam, é que falar mal é muito mais fácil!

Já quanto aos comentador de 09/08/2011 12:02:00, não tem razão nenhuma, você o que quer é que se esconda o que está a ser mal feito, ou que podia ser feito de melhor forma, isso não é democracia, se acusa o mal que o outro fez, também deve acusar o mal que este faz. Você é mas é um grande bajulador.

Politiqueiro.

Anônimo disse...

Ya, sem duvida, batatinhas é o que tu mais o teu chefe querem, não se preocupem que o piu está a acabar, é só desespero!!

Anônimo disse...

O que o Nabais deveria de fazer era não concorrer. Assim o Grilo e a esposa descansavam e conseguiam o que sempre quiseram: Poder. Ao mesmo tempo permitiam aos defensores do actual presidente uma satisfação duradoura e eterna. Para aqueles que querem a condenação do Nabais, seria a condenação de ficarem com o Grilo e esposa para sempre.

Anônimo disse...

Mas estas pessoas têm a cabeça na lua, em marte, só não conseguem é tê-la no sitio, então se o homem tem esses processos em tribunal e até está na qualidade de arguido, é lógico que não se candidate, alias, nem pode!!!

Anônimo disse...

Nesta postagem trata-se de águas, de poupança em relação aos desperdícios.
Quem anda com a cabeça na Lua é o comentarista das 09/08/2011 23:58:00, ou estão fugindo com a boca da verdade, está parecendo quia a carroça anda à frente dos bois, parece!

TOPA TUDO OU QUASE?

Anônimo disse...

Sejam parte activa do concelho que foi praticamente varrido do mapa, pelo menos a nível financeiro, ajudem em vez de dizer mal só por dizer, todos sabem onde se dirigir para este tipo de situações...

Anônimo disse...

Ninguém se tem que dirigir para informar algum desse tipo de avaria, os próprios empregados da Câmara não sabem dizer aos encarregados o que se está a passar de mal em uma, qualquer situação que esteja danificada e que tenha que ser arranjada, ou o povo por fora é que tem que andar a ver o que está a dar prejuízo, onde mandam poupar?


Pai do Milhafre.

Anônimo disse...

Faz parte dos deveres de um bom cidadão informar este tipo de situações, só assim se pode dizer que no mundo existe esse tipo de pessoas, ao contrário disto podemos dizer que são pessoas que tudo fazem para derrubar o progresso.

Anônimo disse...

a mim o que me interessa é poder lavar a roupa, oq ue começa a tornar-se raro com a sujidade que sia da torneira, e já agora sabem que a nossa água tem um nível elevadíssimo de clacário?não seria possível reduzí-lo de forma a não ser tão prejudicial, isto é uma pergunta, não uma afirmação.

Anônimo disse...

Isso é só uma pergunta sem fundamento, a agua é de bom nível e só alguém mal intencionado pode dizer coisas assim, mas enfim, é a assim que se faz neste pequeno lugar do mundo!!

Anônimo disse...

Não é só no Alandroal que existe o calcário basta consultar o verso das embalagens de detergente.caso queira reduzir o mesmo basta para isso colocar um copo,á venda numa loja no Alandroal,a partir talvez de 20 euros.O Mundo é muito lindo não o estraguem.Zé do Malho

Anônimo disse...

Zézinho, assim não vais a lugar nenhum, tem cuidado com a agua, isso do calcário é mesmo mau, podes enferrujar!

Anônimo disse...

ESTE COMUNICADO É DE RIR, JÁ TODOS SABEMOS QUE ESTÁ POR SER FEITO O MELHORAMENTO DAS CONDUTAS DE AGUA, ASSIM COMO DE MUITAS OUTRAS COISAS E OUTRAS JÁ NÃO É PRECISO FAZER NADA PORQUE ALGUEM JÁ FEZ, VAI SER ASSIM A VIDA TODA,NÃO SE ARMEM EM SALVADORES DO MUNDO PORQUE O QUE ESTÃO A FAZER É AFINAL A VOSSA TAREFA E O VOSSO DEVER E NADA MAIS QUE ISSO.
ACABEM LÁ PRIMEIRO O TRABALHO E QUE FIQUE BEM FEITO QUE O POVO GOSTA...

Anônimo disse...

Ah, afinal este executivo trabalha, sem querer foram obrigados a assumir, interessante!

Anônimo disse...

TRABALHA, MAS TEM UM GRANDE DEFEITO, FALA DE MAIS E O PEIXE MORRE PELA BOCA...

Anônimo disse...

Não fala demais e ainda melhor, não gasta os dinheiros da autarquia em viagens pelo mundo.

Anônimo disse...

NÃO GASTA MAS GASTOU E SE PARA OS CRIADOS ISSO NÃO IMPORTA PARA O POVO IMPORTA E MUITO.

Anônimo disse...

Engano puro, nem sequer é engano, isso é o desespero a falar mais alto, é fazer crer coisas que nunca aconteceram, por isso alguém vai pagar e não será ele.