quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ANTIGAS FESTAS DO ALANDROAL

Hoje ás 18,30h. é dado o "pontapé de partida" para as festividades do Alandroal. Há pouco mais de 40 anos que as festas têm o seu sucesso no 1º fim de semana de Setembro, mas nem sempre foi assim, como podem verificar na apresentação das festas dos programas abaixo. Até cerca dos finais dos anos '60 do século passado, a festas eram realizadas no ultimo fim de semana de Setembro. Mas como o tempo era normalmente agreste nessa altura ( Chuva e frio ), decidiram então os festeiros da altura, transferir as festa para o 1º fim de semana, o que se manteve até agora.


As festas do Concelho de Alandroal em Honra de Nossa senhora da Conceição , começaram curiosamente com um fim especifico e que infelizmente, volta a ser actual. Como podem ver pela descrição acima, que calculo, seja dos anos '50 do Se.XX, e diz assim « Foi à 60 anos que os Alandroalenses prometeram levar a efeito, no ultimo Domingo de Setembro, uma festividade religiosa em honra da sua Padroeira, caso ela lhes permitisse a graça de ser conservado o seu Concelho, que parecia estar em vistas de extinção».

Mais uma vez a história se repete, e o Concelho de Alandroal volta a estar em risco, mas mais uma vez vamos ter fé na nossa padroeira e no trabalho dos nossos dirigentes.





Em cima um programa das festas de 1965, estas umas das ultimas a serem realizadas no fim de Setembro. Este programa tem como grande curiosidade um dos três avisos, « A empresa transportadora "Setubalense " fará carreiras eventuais nos dias 26 e 27, entre Alandroal e Vila Viçosa ». Isto é um avanço de 50 anos em relação à ideia do Futre para o Sporting! Dizia ele este ano « Vai vir charters da China, com gente ». No Alandroal já vinham chaters de Vila Viçosa à 50 anos, só que não era com chineses, eram "libateses"!





Estas quatro fotos acima, são do programa de 1985, estas festas já foram no principio de Setembro. Aqui como curiosidade, sublinho a hegemonia duma entidade financeira, já como principal patrocinadora das festas.

22 comentários:

Anônimo disse...

As festas passaram para o princípio de Setembro no início dos anos 70 porque ficou livre um fim de semana pela não realização dos capuchos.Chegou a ocupar 2 fins de semana até se chegar a este modelo que ainda se usa hoje

Anônimo disse...

Nossa Srª parece estar zangada, até pediu a S. Pedro que chovesse, dizem os entendidos que só vai parare de chover no dia da prpcissão.
Venjam lá se o Endovelico faz milagres que com Nossa Srª estão tramados.

Anônimo disse...

A chuva é uma bênção dos deuses...

Anônimo disse...

O Grilo é que não deve achar isso, lá se vai o nosso rico dinheirinho por água abaixo que tanta falta fazia para outras coisas.

Anônimo disse...

VEJAM LA SE O ENDOVELICO FAZ MILAGRES, COM Nª sª ESTÃO TRAMADOS

Sr. Rosinha. Peço-lhe desculpa. Comentários TÃO HIPOCRITAS como este, não.
Este homem, ou mulher, maifesta o seu ridiculo BLASFEMO.

FARISAICAMENTE está feliz pela chuva que danifica as festas que são PARA TODOS NÓS. Parece que dele não, E AINDA BEM.

Vá-se embora.

Sino da Igreja

Anônimo disse...

Entrar neste blogue e ver um ou outro comentário é normal, mas o das 16:15:00 de ontem é para uma pessoa se vomitar todo, a pessoa que escreve uma coisa destas anda simplesmente a provocar, se por acaso o sr presidente não fizesse festas caía o carmo e a trindade, se faz festas é o nosso dinheirinho, assim eu sou obrigado a dizer que antes as festas eram bem mais dispendiosas, com artistas muito mais caros, todos nos lembramos até dos estrangeiros que cá vieram, o pior é que isso com outras coisas bem piores deixaram o concelho na miséria e não se viam comentários assim

Anônimo disse...

MAS ANTES O PAÍS NÃO ESTAVA COMO ESTÁ E APESAR DE MAL GOVERNADO O NOSSO MUNICIPIO TAMBEM AINDA NÃO ESTA NA ALTURA NA MISERIA QYE ESTÁ HOJE.
FIZERAM MAL É CERTO GASTARAM O QUE NÃO PODIAM É CERTO, MAS PELOS VISTOS NÃO APRENDERAM NADA E CONTINUAM A FAZER A MESMA COISA.
NÃO TEM DINHEIRO NEM PARA AS COISAS BASICAS E FAZEM FESTAS, QUANDO NEM PARA PAGAR AO PESSOAL TIVEREM, DEPOIS VÃO PEDIR O DINHEIRO AOS ANJOS E COMPANIA.

Anônimo disse...

Ao anónimo das 02/09/2011 11:04:00 nesse tempo não havia desenvolvimento, e as pessoas sabiam viver com o pouco que tinham sem se queixarem a alguém. Hoje não é assim,hoje é totalmente diferente, há pessoas que não sabem viver?

Anônimo disse...

Antes o país não estava assim, nem as finânças da camara estavam como o anterior executivo as deixou, é muita presunção quererem mostrar que agora se gasta muito!

Anônimo disse...

Mas se está na miséria com toda a certeza que não foi este executivo que o meteu nessa situação, todos sabemos que o fez.

Anônimo disse...

Não foi este executivo, mas quase o actual Presidente era o Vice e votou a favor de tudo.

Anônimo disse...

Faziam parte do tal executivo que nos deixou de tanga o actual Presidente e o que foi Vice por pouco tempo, mas não se enganem que ainda temos que levar com ele.
Duas pessoas que votaranm e concordaram com a ruina do Concelho e ainda há quem os defenda.
Lá diz o ditado e bem, quem tem um olho em terra de cegos é rei...

Anônimo disse...

Só quem quer distorcer a realidade e a verdade vai fazer comparações com pessoas que estão envolvidas em processos crime e acusadas por todos os crimes que cometeram, as pessoas que após descobrirem tudo o que se passou na autarquia remeteram esses acontecimentos para a justiça, daí resultando os processos que decorrem em tribunal, sendo que essas mesmas pessoas são testemunhas, algo incomparável!!

Anônimo disse...

cMuito boa tarde meus caros senhores.
parece que continuamos a lavar roupa suja por aqui,pois o senso comum a pouco mais leva.
Estão para aqui a falar das festas, das Nossas Festas de setembro, de preços e mais preços,do valor material das coisas, é claro que as pessoas não trabalham de borla,para contratar um artistas que seja reconhecido pelo público pois saberemos há partida que se tem de paga re nem vale mais a pena falar mais no assunto.
mas se os senhores que comentam tudo difamam tudo ,passam a vida neste corre corre de este fez o outro não fez, aquele disse o outro desdisse e nem se chegam a aperceber de que as nossas festas já não são nem nunca voltarão a ser oo mesmo,as pessoas mudam,(na minha opinião para pior), já não há gente como dantes, gente da velha guarda que dá o corpo ao manifesto, que vem para a rua trabalhar de graça ,por gosto e para encher o ego, de que foi eu que fiz,e não os bolsos como hoje em dia se passa.
E para que não cai o meu comentario em erro, não estou a falar de cores politicas , estou a falar de um espirito que foi morrendo aos poucos .
Um espirito de camaradagem ,de gente da qual tenho algumas saudades e que não consigo encontrar na gente nova, na gente da minha idade,.....os velhos morrem infelizmente , deveria-me lembrar disso mais vezes,pois foi com eles que aprendi a ser quem sou e guardo os bem vivos nas minhas memórias.
Bom voltemos ao presente e aos doutores de hoje em dia , há gente fútil que toma conta do nosso mundo.meus senhores , Setembro continua cá, Nossa senhora tão bem, o que falta somos nós gente do povo.
Um abraço

MEL

Varandas disse...

Muito bem, o ultimo paragrafo diz tudo:
« Meus senhores , Setembro continua cá, Nossa senhora também, o que falta somos nós gente do povo ».

Eu até acrescentaria:
Setembro é o mesmo de sempre, Nossa Senhora também, só o povo (pessoas)está diferente!

Abraços, Rosinha.

Anônimo disse...

Eu gostava de deixar esta pergunta no ar!

Esta ou este MEL que critica tanto, será que já fez alguma coisa de voluntariado pelo Alandroal?

É que eu parece-me que é mais um que só sabe criticar, mas que ainda nunca fez nada....

Obrigado

Anônimo disse...

"Esta ou este Mel que critica tanto"

Sinceramente esta pessoa nem critica muito, vejo que é uma pessoa ponderada nos seus comentários, o problema de algumas pessoas é que gostavam de ver todos os que aqui comentam a denegrir a imagem da autarquia na pessoa do seu presidente, é pena a cegueira com que esses que assim pensam, eles só querem que se deite abaixo quem os desmascarou no seu processo de destruição do concelho.

Anônimo disse...

"Criticar", mas é claro que concordo com a critica, se for uma critica construtiva e não uma critica suja , que não leva a lado nenhum.
critiquem , façam propostas, alternativas, é dificil não é?
Criticar só por criticar não vale a pena meus senhores.
Fazem falta são ideias, sonhem e ponham esses sonhos em prática, como dizia o caro António Gedeão em pedra filosofal"sempre que um homem sonha o mundo pula e avança".
Era tão bom que assim fosse.
Critiquem sonhando, e sonhem construindo.
Um abraço
MEL

Anônimo disse...

Caro amigo/a Mel

Já que quer discutir a problemática das festas sem falar em Grilos ou Nabais, o que eu até acho muito bem, qual é a sua opinião acerca do espectaculo dos Anjos?
Estando o país a passar pelas dificuldades que nós todos sabemos, será rasoável para uma autarquia que está nas 24 mais endividadas do país, gastar o dinheiro que gastou com aquele grupo, que devido às circunstâncias será sempre muito.
Olhando aqui para concelhos como Vila Viçosa ou Estremoz que até têm outras condições, repare-se nos artistas que lá levam. Em estremoz o cabeça de cartaz era um tal TOY, que talvez custe 1/3 ou menos dos ANJOS.

Boa noite

COLMEIA

Anônimo disse...

Oh colmeia envenenada, não sabes de que falas, nem falas do que sabes, nem fazes ideia de quanto vieram ganhar os anjos, e se a autarquia está nas 24 mais endividadas deve a quem? Provavelmente a ti, directamente ou indirectamente porque ao tares a falar assim, tás a dizer que os Anjos foram muito caros o que não foi o caso, também falas assim porque tás a tentar envenenar as pessoas, é com muita pena que te digo que não enganas mais ninguém, as pessoas acordaram!

Anônimo disse...

"Oh colmeia envenenada, não sabes de que falas, nem falas do que sabes, nem fazes ideia de quanto vieram ganhar os anjos,"

Toda a gente sabe quanto ganharam Os Anjos.....basta ir à página do governo dos ajustes directos!!!!

Anônimo disse...

Já agora sabes quanto foi o dinheiro de ajustes directos para os bolsos de alguns que por cá andaram???