segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bombeiros Voluntários de Alandroal já têm embarcação de resgate e salvamento

Autarquia entregou embarcação, equipamento de mergulho e cursos de preparação

A partir de hoje os Bombeiros Voluntários de Alandroal já podem contar com um barco de resgate e salvamento para operar na área do concelho, nomeadamente, no Lucefecit e em Alqueva, onde o município tem mais de 60 km2 de margem. A embarcação, disponibilizada pela Câmara Municipal de Alandroal através do Serviço de Protecção Civil, era há muito desejada pela corporação, que era uma das poucas do distrito de Évora a não dispor deste tipo de equipamento.

Trata-se de uma embarcação semi-rígida, com cerca de 5 metros e capacidade para dez pessoas, especialmente concebida para navegar em águas paradas, em serviços de salvamento, prevenção e emergências. Além do próprio barco, o pacote de equipamento entregue pela autarquia alandroalense, contempla ainda dois conjuntos completos para mergulho e um curso de formação para quatro pessoas.

A embarcação, com o valor de cerca de 40 mil euros, é financiada em 70% por fundos comunitários, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito do “Projecto Estruturante para o Desenvolvimento das Terras do Grande Lago Alqueva - PEGLA”, aprovado em 2008 e liderado pela Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva (ATMTGLA), de que o município de Alandroal faz parte.

Por ocasião da cerimónia de entrega da embarcação, que decorreu hoje ao final da tarde no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alandroal, o Presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, afirmou que “para a autarquia esta é uma forma de demonstrar o nosso apreço e reconhecimento pela acção nobre e meritória dos bombeiros voluntários, assim como pelo enorme esforço que a direcção e o corpo activo fazem para estar perto das populações, apesar das dificuldades com que se debatem neste momento particular”. “Pela nossa parte, estaremos sempre ao lado dos bombeiros para ajudar no que for possível” afirmou ainda o autarca.

Nesta linha, foi recentemente celebrado um protocolo de colaboração entre as duas entidades que vem criar mecanismos regulares de apoio e cooperação. Para além disso, o município suporta ainda 50% dos vencimentos da Equipa de Intervenção Permanente, constituída por 5 elementos.

Fonte Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

16 comentários:

Anônimo disse...

É bom terem as condições pociveis e necessárias, com que possam ajudar quem precisa de ajuda.
Agora tem barco, precisam de mergulhadores, que não tem?

Anônimo disse...

Quem disse que não têm mergulhadores? Informe-se antes de excrever. Não têm é alguem com carta para conduzir o barco

Anônimo disse...

Alandroal no seu melhor. que tristeza!!!!

Anônimo disse...

Meus caros amigos ,tem que se começar por algo. Agora foi o barco que não tinham ,de seguida vira o curso para poder manobrar o barco e se não existir nenhum mergulhador ,o curso de mergulho . Uma coisa de sua vez.
Os senhores passam a vida a criticar ,o meu Pai sempre me disse que aqueles que passam a vida a encontrar defeitos nos outros,não é para tentar encontrar solução ,nem é e só pelo facto de criticar mas sim para desculpar os seus próprios defeitos e assim nunca ser o alvo da critica.
Vamos lá a ter juízo e a crescer um pouco.
Ainda bem que já temos barco.....

MEL

Anônimo disse...

Não diria tanto assim, diria para ser mais justo, algumas pessoas do Alandroal no seu pior. Mas como são bem poucas, o melhor é não lhes dar muita importância. Um dia ainda podem vir a precisar destes meios de socorro, e felizmente esses meios a partir de agora são uma realidade. Cá estarão para os ajudar da mesma forma e sem descriminações. Viva a nossa terra!

Anônimo disse...

MEL, essa conversa é indicada para pessoas construtivas, esses que passam a vida a criticar, nunca vão passar disso, eles precisam das criticas para tentar esconder o desespero que se abateu sobre eles

Anônimo disse...

em vez de virem para aqui a criticar mais valia darem uma ajuda aos BOMBEIROS,ou então inscreverem-se como bombeiros e darem um pouco do seu tempo livre a uma causa...
ASS.VOLUNTÁRIO

Anônimo disse...

Eu diria que quem olha muito para os outros esquece-se de si...

Anônimo disse...

Meus amigos. Não recordo o ano. 78, 79, 80?
Era Verão. Uma família levou o farnel para as margens do Guadiana.
Sei que foi em sábado após o almoço.
Trabalhava eu já na Misericórdia (que então, ainda, administrava o Hospital).
O Enfermeiro Cardoso estava de serviço.
Houve-se o rápido aproximar de um automóvel.
Diz-me o Enfermeiro Cardoso. Há problema.
Uma criança (linda, linda, linda como todas as crianças) era transportada pela mãe envolta num cobertor.
SEM VIDA.
Arrepiante e doloroso.
Morreu afogada.
Escrevo "esta passagem" dolorosamente.

Bem vindo o barco.

Que venham rápido aqueles que o vão manobrar e que salvem muitas vidas.

Abraços para todos

Tói da Dadinha

Anônimo disse...

Foi muito bem aprovado em 2008 pela associação transfronteiriça dos municipios das terras do grande lago, cujo presidente era o presidente joão nabais. Percebeste MEL? Nem tudo foi mau.O que interessa é que os equipamentos existam. Oxalá nunca cheguem a ser precisos.Tenham um bom dia.

Anônimo disse...

Ainda defendem quem nos deixou desta miséria, ele ficou bem, fartou-se de gozar, este que o defendem também anderam nos passeios com ele.

Anônimo disse...

Não se trata de defender nem atacar, mas apenas elogiar a iniciativa e colocar os pontos nos iis. Parece que não gostastes que isso se soubesse. Já agora devo dizer que não foram só os que o defendem que lá anderam. Também lá anderam aqueles e aquelas que agora o atacam.A alguns e algumas até lhe arranjou emprego. Enfim, a história do cristianismo é farta em exemplos de ingratidão.

Anônimo disse...

Anderam, andaram!!

Anônimo disse...

As verdades são sempre bem vindas, mas todas as verdades, as que doem a nós e as que doem aos outros, se essa iniciativa do anterior presidente foi uma boa iniciativa, porque não lhe dar o valor, o problema é que essa foi uma gota de água num imenso oceano de asneiras que quase acabaram com o concelho, todos sabemos o estado em que o homem deixou a autarquia, essa é com toda a certeza a maior verdade com que vão ter que conviver para o resto da vida, defender ou fazer crer o contrário é não aceitar a verdade.

Anônimo disse...

Nesse imenso oceano de asneiras nunca o então vice e actual presidente votou contra, assim como o vereador de então.Essa é a maior verdade com que vão ter de conviver para o resto da vida.
Se votavam por conveniencia ou calculismo isso tem um nome. Se estiveram a preparar o golpe, então tem um nome ainda mais feio.Se houver duvidas mostrem uma deliberação onde não tivesse sido assim. Pilatos é recordado por lavar as mãos. Será o caso?

Anônimo disse...

Esse nome feio chama-se "testemunhas" num processo que desencadearam depois de descobrirem o grande presidente que tínhamos à frente dos destinos do nosso concelho, se por acaso estão contra, talvez os srs também fizessem parte desse mandato que tanto nos mergulhou neste abismo, do qual este presidente tanto tem feito para nos salvar!