terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

ALQUEVA - OPORTUNIDADES DE EMPREGO


A cerimónia dos novos projectos turísticos de excelência para a região de Évora contou com a apresentação de 11 empreendimentos num investimento de 1,87 mil milhões de euros e a criação de 3754 postos de trabalho. Para além dos quatros projectos para Alqueva foram apresentados outros sete para os concelhos de Évora, Montemor-o-Novo, Redondo e Alandroal. De fora ficou o da Herdade dos Padres, de Fernando Barata. .

Mas agora com todos estes projectos, será que a região do regolfo do Alqueva está preparada com mão-de-obra qualificada, para responder ás solicitações dos empresários?

Por exemplo, o Parque Alqueva cria dois mil postos de trabalho e é claro que neste preciso momento o Alentejo não está preparado para essa procura e ainda por cima com algum nível de especialização. Temos de nos preparar para que possam ir surgindo um máximo de alentejanos preparados para aproveitarem estas oportunidades de emprego.

E como é que isso se faz?

É trabalhando com o Instituto de Emprego, com escolas Profissionais e Secundárias da região no sentido de criar cursos de turismo que levem os jovens a optar por uma carreira neste sector. A valorização das pessoas e do território é uma aposta que tem de ser prioritária, para que possamos tirar o máximo proveito desta oportunidade única para o Alentejo que é o Alqueva.

Só o projecto de requalificação da Fortaleza de Juromenha, promovido pelo Município do Alandroal em parceria com Duarte Guimarães, tem um investimento de 20 milhões de euros e criará 100 postos de trabalho.

Não me parece que nos concelhos circundantes a Juromenha, se encontrem facilmente tantas pessoas qualificadas para este tipo de serviços.

Por isso e a médio prazo, urge que se criem cursos de formação na respectiva área. Não nos podemos deixar atrasar, porque no Concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz, já estão a trabalhar no assunto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Varandas, o Alandroal já está também a trabalhar no assunto, mais lhe dig que foi efectuada uma candidatura na área para qualificar jovens do concelho. No ano lectivo de 2008/09 existirá um curso Profissional na EBI Diogo Lopes de Sequeira (10º ano) para tal basta haver candidatos interessados.