sábado, 16 de fevereiro de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - TOURADAS

Desde já informo que as touradas nunca foram o meu forte, quando me perguntam, touradas em Portugal sim ou não?

Umas vezes estou inclinado a dizer que sim, outras que não. É conforme os argumentos que os meus interlocutores têm na altura.

Os movimentos anti-tourada alegam que é um espectáculo bárbaro, onde há muitos lobbies a lucrar a custa do sofrimento, tortura e do sangue dos animais, tanto cavalos como touros.

Comparam ainda as touradas aos espectáculos oferecidos pelos imperadores romanos no “ Colliseum”, onde os Gladiadores lutavam por vezes até à morte para gáudio da assistência. “ Sangue para distracção do povo”.

Vistas as coisas assim, até que colhem a minha simpatia, sangue e sofrimento dos animais numa luta desigual e para divertimento, nunca!

Mas depois vêm os defensores da “festa brava” dizer que é uma tradição cultural do nosso pais. E é, e eu também sou um defensor da cultura das civilizações.

Há décadas atrás, tradicionalmente, os pais “cozinhavam” os casamentos para os seus petizes, sem que estes se podessem opor. Felizmente que essa tradição se perdeu , senão nem quero pensar na infeliz que teria caído nas minhas garras!

As tradições umas esbatem-se no tempo, outras perduram e outra vão surgindo com a evolução do homem. Sempre foi assim, deste tempos imemoráveis.

Alegam ainda os defensores das touradas, que há uma relação de “amor” entre o aficionado e o animal, que os tratam bem, para que na praça mostrem toda a sua imponência. De facto é um espectáculo imponente e por vezes arrepiante.

Imponente, corajosa, ousada, leal, brava..., é a Pega. O homem e a junção com o animal é sublime. A tourada devia ser sempre e só assim, o homem e o animal, sem farpas, capas, espadas ou outros subterfúgios. Numa luta igual, da natureza do homem com a natureza do touro.

A tourada tem facetas que mostram uma total desumanidade para com outro ser vivo, mas também tem facetas do homem e do animal, que não se vêem em mais espectáculo nenhum.

Senão, digam-me em que outro evento, se consegue ver a camaradagem demonstrada no vídeo que vos proporciono abaixo


É por isto que quando me perguntam, queres ir à tourada? Eu respondo, só se for para ver a Pega, e os Forcados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao autor pelo seu (por este) pensamento. Pela sua pertinência, pelo seu sentido crítico quando inserido no contexto cultural social e político em que é criado e acima de tudo pela descoberta que o seu autor partilha da ideia que todas\as tradições necessitam de ir sendo avaliadas a analisadas à luz da nossa evolução cultural e civilizacional, mesmo que as sintamos como algo de natural. Afinal também fazemos parte, somos consequência e fazemos parte de uma tradição mais complexa...

Anônimo disse...

La que davas um bom rabejador, isso davas

Anônimo disse...

o video é arrepiante,grande grande grande acto de camaradagem!!

Unknown disse...

Alguém daqui já foi a tropa? De certeza que não, pois se tivessem ido jamais usavam a palavra CAMARADAGEM para este evento retrogrado e vergonhoso.
As touradas envergonham Portugal.
Nenhuma tradição é desculpa para o que se faz nas ditas "corridas de touros" !