segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - COMPLEMENTO SOLIDÁRIO

O Governo criou há já um ano um programa para minorar as desigualdades sociais entre os pensionistas, o Complemento Solidário para Idosos, mas que até agora não tem resultado, muito por culpa dos formulários de candidatura. Um "calvário burocrático" que não está ao alcance da esmagadora maioria dos que precisam desta ajuda.

Disse o Governo:
Uma nova frente, combater a pobreza dos idosos
"(…) Criação de uma Prestação Extraordinária de Combate à Pobreza dos Idosos, para que finalmente nenhum pensionista tenha que viver com um rendimento abaixo de 300 €."

Ora isto era tudo muito bonito se fosse levado à prática, mas mais uma vez a burocracia e apesar do Simplex, leva a que os mais carenciados nem se quer se candidatem ao dito complemento, que tanta falta lhe faz e têm direito.

Não se candidatam, porque têm que preencher uma data de impressos da qual não percebem patavina e não têm quem os ajude. Nem sequer os familiares mais novos lhes conseguem valer.

Eu digo isto, porque já ajudei três idosos, que nem sequer eram meus familiares, a preencher os ditos formulários e não foi nada fácil juntar toda a documentação solicitada.

Então eu penso, não seria de bom senso as Juntas de Freguesia, ou as Associações de Solidariedade Social, facilitarem a vida aos nossos idosos ajudando-os nesta difícil tarefa, mas tão necessária?

E eu falo no caso do Concelho do Alandroal, onde temos seis Freguesias e várias associações, tais como a Choupana, o Centro Social e Paroquial, o Lar Cantinho Amigo ou a APIT, ... Que têm vários técnicos com formação académica e que muito bem poderiam ajudar os idosos.

Algumas destas Instituições até são possuidoras de bases de dados que lhes permitem saber à priori, quais são os idosos capazes de vir a usufruir deste Complemento Social para Idosos.

Já agora um apelo, a todos aqueles que lerem estas linhas, e sei que são na sua maioria mais novos, do que o público alvo deste meu pensamento. Elucidem e encaminhem os vossos pais, avós ou outros familiares a pedir este Complemento.

Temos o dever de proporcionar dignidade e bem estar, aos nossos idosos. Eles merecem-no.

Manuel Varandas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pertinente este texto!

Mas voçê não entende que esta medida, como muitas outras são bonitas para serem ditas em directos nos telejornais!

Isto não passa por serem técnicos a fazerem as coisas...tem sim a ver com as exigências que são feitas e complexidade do processo....

Tantas "dificuldades" para darem umas migalhas ao idosos...

De certeza que para darem os ordenados chorudos a administradores de empresas publicas/privadas e para aumentarem os ordenados dos politicos não são feitas tantas exigências!!!!!