segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Hospital de Elvas Vai Continuar Com Estatuto de “Urgência Médico-cirúrgica”

Ao contrário daquilo que os últimos desenvolvimentos apontavam, o Hospital de Santa Luzia (Elvas) irá manter o estatuto de Urgência Médico-Cirúrgica, não sofrendo qualquer alteração no seu funcionamento. A garantia foi dada ontem pelo presidente da Administração Regional de Saúde, Dr. José Robalo, e pela presidente da Unidade de Saúde do Norte Alentejano, Drª Dorinda Calha, em reunião com os presidentes dos Municípios de Elvas, Alandroal, Campo Maior, Borba, Monforte, Estremoz e Vila Viçosa.

O Hospital de Santa Luzia continuará também a receber utentes dos concelhos vizinhos, como vinha acontecendo até aqui. O presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo referiu ainda que “existe a possibilidade de um alargamento das especialidades do hospital de Santa Luzia”. 

Recorde-se que no passado dia 29 de Novembro os presidentes de Câmara da zona de influência do Hospital de Santa Luzia tinham reunido com o objectivo de debater a situação do Hospital, para onde estava previsto o encerramento de algumas valências como anestesiologia, laboratório de análises clínicas, internamento cirúrgico, ortopedia, radiologia ou cirurgia. Da reunião saiu um conjunto de medidas, entre as quais o agendamento de um encontro com a Direcção Regional de Saúde do Alentejo e com a direcção da Unidade de Saúde do Norte Alentejano para tentar chegar a um acordo sobre esta situação.  

Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, refere que “foi com agrado e alívio que conseguimos chegar a um acordo para a continuidade do serviço do Hospital de Santa Luzia nos moldes em que se fazia, ou seja, sem o encerramento de valências e continuando a receber utentes de outros concelhos, nomeadamente do Alandroal. Isso é muito importante para a nossa população”.
 
 Fonte Gab. Imp. Município de Alandroal.

Nenhum comentário: