quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ALANDROAL - Informação Cultural e Desportiva Fevereiro 2013

Já está disponível a edição de Fevereiro da Agenda Cultural e Desportiva do Município de Alandroal, onde o destaque vai para a iniciativa “Alandroal ConVida Especial Dia de São Valentim”, que dará aos munícipes do concelho a oportunidade de comprarem a prenda para a sua cara-metade usufruindo de apetecíveis descontos, entre os dias 4 e 14 de Fevereiro. Outro evento a merecer destaque é a 1ª Edição da Tradicional Matança do Porco, que se vai realizar no próximo dia 16 de Fevereiro, em Aldeia da Venda, e onde toda a população convidada a participar e recordar esta tradição alentejana.

 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

XVIII LIGA FANTASTICA AL-SPORT 2012/13

Classificação da 13ª jornada da XVIII Liga Fantástica Al-sport ´12/13, que se disputou à 16ª jornada da Liga Zon-Sagres.
Esta é mais uma jornada em que me vou socorrer das apreciações do Provedor Gomes, pois não podiam estar mais acertadas, então diz ele:

Em primeiro lugar não posso calar mais uma vez a revolta pela descarada valorização dada aos atletas lampiões pelo jornal RECORD... ( se fosse a bola não me admirava...) 
 Se  não vejamos: 

Porque carga de água consideram o LIMA o JOGADOR DA JORNADA DANDO-LHE 12 PONTOS?
Marcou um golo ( oferecido pelo Beto) não jogou nada que se visse, o Benfica ganhou à rasca e mais uma vez ajudado pelos apitadores: 

O pobre do VITOR  do P. Ferreira, é médio, marca 2 golos, faz uma exibição meritória, o seu clube goleia fora de casa 5-0 ! e toma lá 11 pontos e cala-te!!!!!

E ainda havia mais alguns sinais de favorecimento aos lampiões mas não tenho tempo para isso!!!

Agora falo eu,
PÓDIO SEMANAL
1º. - NUNO MENDES - 63 pts. Este "rookie" deve andar a "inspirar-se nalguma dessas smartsops, muito agora na moda! Então não é que entra este ano para a Liga e já ganhou três vezes!!! E com a vitória desta semana, vai já na 2ª consecutiva!

2º. - MIGUEL - 59 pts. O Miguel continua a sua senda de bons resultados, ultimamente tem estado sempre no pódio, mas curiosamente está a descer no acumulado! Como é que isto é possível? Ele há coisas nesta Liga!
3º. - MANGUITO - 55 pts. Este tem sido o maior recuperador. Atenção, começou mal, mas não se esqueçam que é o campeão em titulo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL - TOP TEN 

1º. - ROSINHA 597 PTS. 
2º. - P. FAUSTINO - 595 PTS. 
3º. - MIGUEL - 591 PTS. 
4º. - JEREMIAS - 566 PTS.
5º. - P. T. 553 PTS. 
6º. - MANGUITO - 551 PTS. 
7º. - JORGE  MARTINS - 549 PTS 
8º. - A. BASTOS - 541 PTS
9º. - NUNO MENDES - 538 PTS. 
10º.  LOCA - 519 PTS. 

ACHO QUE CONTINUA TUDO NA MESMA, COM O MANGUITO A APROXIMAR-SE VELOZMENTE...

BOA TARDE, SAUDAÇÕES M. GOMES.

Tudo na mesma, diz o Prov. Gomes, mas não é bem assim, hoje não tenho tempo, mas logo que me seja possível explico a situação "caricata" do Miguel.

ALANDROAL - Aviso de corte de água


AVISO


CORTE DE ÁGUA NA ZONA ALTA DA VILA DO ALANDROAL
HIGIENIZAÇÃO DO RESERVATÓRIO ELEVADO  

João Maria Aranha Grilo, Presidente da Câmara Municipal do Alandroal, faz saber, nos termos do n.º 1 do artigo 91.º da lei n.º 5-A de 11 de Janeiro que:

·  Devido a trabalhos de intervenção no depósito elevado da Vila do Alandroal (trabalhos de higienização da cuba), na próxima Quarta-Feira, dia 30 de Janeiro, o abastecimento de água na zona alta da Vila do Alandroal (Vd planta anexa) será interrompido, com início do corte de água previsto a partir das 14.00h. Prevê-se o restabelecimento do abastecimento ao final da tarde, contudo estará dependente do normal desencadeamento dos trabalhos.

O Município apela à compreensão de todos os utentes e apresenta desculpas pelos eventuais incómodos.

Edifício Sede do Município do Alandroal, 28 de Janeiro de 2013

O Presidente da Câmara Municipal,

João Maria Aranha Grilo


Fórum Cultural de Alandroal Recebe Peça “Vou ou Não Vou Esta Noite ao Teatro?”

“Vou ou Não Vou Esta Noite ao Teatro?”, a mais recente criação do Centro de Artes Dramáticas de Évora (Cendrev), baseada em textos de Karl Valentin, vai estar em cena no Fórum Cultural de Alandroal no próximo dia 2 de Fevereiro. A Peça tem inicio pelas 21:30 horas e tem entrada gratuita.  

Com encenação de José Russo, a peça é um manifesto que se opõe a qualquer tipo de equilíbrio, que combina o pessimismo irónico e a ingenuidade radical, enfatizando o ilógico e o absurdo e onde a aparente falta de sentido tem como estratégia principal denunciar e escandalizar.

Segundo o Cendrev, trata-se de uma aposta numa dramaturgia que continua a fazer todo o sentido nesta Europa, também hoje caótica, em que a insistência na falta de lógica e na gratuitidade dos acontecimentos deixa de ser um absurdo e passa a funcionar como um espelho crítico de uma realidade incomoda. Um jogo em redor das palavras com um humor verdadeiramente desconcertante.

Fonte: Gab. Imp. Município  de Alandroal

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A Festa do 33º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alandroal

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal festejou no passado sábado o seu  33º aniversário. A cerimónia  decorreu no Fórum Cultural Transfronteiriço e contou com a presença de inúmeras entidades civis e militares. Um dos pontos altos das comemorações foi a condecoração do Comandante José Fontes, através da atribuição do Crachá de Ouro.
O Comandante José Fontes, fazendo os seus agradecimentos e ao mesmo tempo a sua despedida do Comando.

Por sua vez o Presidente da Associação António Bastos, salientou que a atual direcção tem intenção de se recandidatar e continuar o trabalho feito até aqui, agradecendo também ele à população do Concelho do Alandroal o apoio que tem dado aos bombeiros.


António Bastos, o Presidente da Direcção da A.H. B.V. Alandroal
Octávio Machado, uma das muitas figuras públicas que fez questão de estar presente.
Por ultimo e não menos importante, o desfile dos "soldados da paz", sem eles nada se faria. Por isso também a eles dediquei o pequeno video que fiz e que podem ver abaixo:



No fim da cerimónias protocolares, houve bolo de aniversário e um banquete servido a todos os presentes, na sede da Associação.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA


- FUTEBOL
A. F. Évora


Divisão de Honra
Bencatelense 0 – Oriola 1
Sporting de Viana  3– Borbense 0
Lavre 1 – Santiago Maior 0
Perolivense 4 – Escouralense 3
Arraiolense  2 – Estremoz 0
Portel 1 – Calipolense 2
Redondense  1 – Cabrela. 2

1ª Divisão
Alcaçovense 2 – S. Romão 1
S. Bartolomeu 2 – Santana do Campo 0
Canaviais 0 – Corval 1
Luso Morense 3 – Giesteira 2
Aldeense 1 – Lusitano de Évora 2
Brotense 1 – Fazendas Cortiço 2
Arcoense  5 – Valenças 4.

TAÇA INATEL

Alandroal United 2 – São Domingos 1.
Stº António Baldio 1 - Rosário 5.
FUTEBOL JUVENIL
Distrital de Juniores
Sport Lisboa Évora 2 - Rosário 1.
Distrital de Iniciados
Terena 0– Portel  2.
Distrital Benjamins Fut 7
Santiago Maior 2 – Terena 5. 
Distrital Infantis Fut 7
Terena 1 – Estremoz 7.
 PARTICULAR

“Alandroal ConVida Especial Dia de São Valentim”

Comércio Local Volta a Estar Em Destaque Com “Alandroal ConVida Especial Dia de São Valentim”

Com a aproximação do Dia de São Valentim é altura de começar a procurar uma forma especial de assinalar este dia. Para o ajudar na escolha da sua prenda, a Câmara Municipal de Alandroal, em conjunto com o comércio local, vai voltar a promover a iniciativa “Alandroal ConVida Especial Dia de São Valentim”, que lhe dará acesso a convidativos descontos.   

Cosmética, ourivesaria, desporto, moda, cabeleireiros, alojamentos ou restaurantes são alguns exemplos dos bens e serviços a que poderá aceder, com apetecíveis descontos. Entre os dias 4 e 14 de Fevereiro não perca a oportunidade de comprar aquela lembrança especial para a sua cara-metade, contribuindo ao mesmo tempo para a dinamização do comércio local.

Para saber quais os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa pode consultar o site do Município de Alandroal, em www.cm-alandroal.pt, ou a página do facebook da Autarquia, em www.facebook.com/cm-alandroal.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alandroal - Piscinas Municipais Cobertas Abrem ao Público

A Câmara Municipal de Alandroal informa que as Piscinas Municipais Cobertas vão abrir ao publico no próximo dia 4 de Fevereiro, com aulas de natação, hidroginástica e natação livre. As inscrições para estas actividades já estão abertas. Todos aqueles que estejam interessados em frequentar as aulas, ou simplesmente obter mais informações, poderão dirigir-se à recepção das Piscinas Municipais de Alandroal ou, em alternativa, utilizar o telefone 268 449 197.  
  
Fonte: Gab. Imp Município de Alandroal

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Rui Guerra - o cavaleiro praticante da Mina do Bugalho

O Sol & Touros fez uma reportagem com o cavaleiro praticante, Rui Guerra da Mina do Bugalho (Alandroal).

O Rui fala aqui dos seus projetos para o futuro e do seu sonho de um dia se tornar cavaleiro, com alternativa feita na Praça de Touros do Campo Pequeno.

Veja aqui o vídeo:

XVIII LIGA FANTASTICA AL-SPORT 2012/13

Classificação da 12ª jornada da XVIII Liga Fantástica Al-sport ´12/13, que se disputou à 15ª jornada da Liga Zon-Sagres.


Esta semana as pontuação foram deveras elevadas, pois os dez primeiros da semana fizeram todos acima de 50 pontos! Porquê? Porque esta semana e pela 1ª vez, ganharam, Sporting, Braga, Porto e Benfica, juntando as vitórias à inviolabilidade das balizas do tridente SCP, SLB e FCP deu no que deu.

O jogador da jornada foi o Rui Patricio, mas só o Dino o tem e mesmo assim não aproveitou o balão de ar fresco que o Sporting lhe deu esta semana!

Vamos ao pódio semanal, que esta semana, volta a ter mais de três treinadores, porque três deles ficaram em segundo!

1º NUNO MENDES 59 pts. Mesmo sem o jogador da jornada obteve 59 pontos, o qu é deveras notável! O jogador menos pontuado da sua equipa teve 3 pontos e só teve i jogador com essa pontuação, o resto foi tudo de 4 para cima.

2º BALANÇAS 57 pts. O Balanças teve uma prestação, ainda melhor que a do Nuno, mas não leu o jornal na 6ª feira e não reparou que o Garay, nem sequer foi convocado. Se tem resolviso esse pormenor, teria vencido esta semana provavelmente.

3º MANGUITO 57 pts. Para o Mangas e o Miguel, o mesmo comentário. Tiveram os 2 uma excelente prestação, mesmo sem São Patricio, mas a diferença para o 1º, é que ambos tiveram 2 jogadores com 3 pontos. Que em circuntâncias normais até que nem é mau, mas esta semana... qualquer deslize, teria que fazer a diferença.

4º MIGUEL 57 pt.Vide acima.

Top ten:

1 MIGUEL 547 pts
2 ROSINHA 546 pts
3 P. FAUSTINO 545 pts
4 JEREMIAS 521 pts
5 JORGE MARTINS 516 pts
6 P.T. 512 pts
7 MANGUITO 496 pts
8 A. BASTOS 492 pts
9 N. COELHO 479 pts
10 NUNO MENDES 475 pts

ALTERAÇÕES GRAVES, o Miguel já há 3 semanas que vinha ameaçando perigosamente, mas esta semana concretizou mesmo o seu principal objetivo, chegar ao 1º lugar. Em  3 jornadas recuperou de 5º para 1º, é obra!

Mas isto tem uma explicação à Gomes... Ele esta semana ele não quis fazer considerações, mas eu faço uma do seu género: O Miguel só ultrapassou o Rosinha, porque  ao contrário do que se pensa e se diz por ai, o Duarte Gomes expulsou o P. Vinicius, não só para ajudar o Benfica no próximo jogo contra o Braga, como sabia de antemão que isso iria prejudicar o Rosinha! Pois meus caros treinadores, o Rosinha esta semana só fez uma alteração, foi meter o P. Vinicius, e o Duarte Gomes "afifou-lhe" um vermelho direto já depois dos 90' numa falta que nem era para amarelo! O Miguel teve muitos anos no futebol e conhece esses árbitros todos, mas eu não posso fazer nenhuma acusação porque não tenho provas! Nem disse nada, isto foi apenas uma tentativa de meter-me na cabeça do Gomes.

Quanto ao resto, só há assinalar a entrada do Nuno Mendes no top ten, que depois da boa prestação desta semana, fez desaparecer dali o Loca.

Peixe do Rio Volta à Mesa no Alandroal

IV Mostra Gastronómica em Todo o Concelho de 1 a 10 de Março

O Município de Alandroal continua a sua forte aposta na promoção da tradição gastronómica do concelho ligada ao peixe do rio que, associada à inovação que as novas espécies que o Alqueva trouxe para a região e à criatividade dos restaurantes locais, tem permitido projectar o Alandroal como um destino gastronómico de eleição. Entre os dias 1 e 10 de Março de 2013, em todos os restaurantes, cafés e “tascas” aderentes, vai ser possível saborear o “peixe frito” e a “caldeta de barbo”, mas também a carpa, o lúcio-perca e o sável, em receitas variadas e surpreendentes. 

Para esta IV edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, o Município aposta na instalação de um “Welcome Center” no centro da vila de Alandroal, na Praça da República, onde os visitantes poderão encontrar toda a informação sobre a Mostra e sobre os produtos regionais do concelho, e onde se irão realizar workshops de culinária, momentos de degustação de produtos e de animação associada à cultura local.   

Roteiros gastronómicos pelos estabelecimentos aderentes, “A Hora do Petisco”, a inauguração de um novo percurso pedestre “Nas Margens do Alqueva”, a realização de mercados de produtos regionais aos sábados, um concurso de pesca e um concurso de poesia de popular, com o peixe do rio como mote, são outros motivos de interesse para passar pelo concelho de Alandroal ao longo destes dez dias. 

Luis Mourão, Chef Executivo da cozinha do restaurante “Divinus”, do Convento do Espinheiro, é convidado nesta edição a trazer ao Alandroal a sua interpretação do peixe do rio. A merecer destaque está também a realização da tradicional “Caldeta para Todos”, que este ano se realiza junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva, e irá encerrar esta IV Mostra do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal. 

O município aposta ainda na promoção do evento em dois importantes certames que coincidem com o primeiro fim-de-semana da mostra, a Bolsa de Turismo de Lisboa, de 27 de Fevereiro a 3 de Março, onde já esteve presente no ano passado integrado no stand da Entidade Regional de Turismo, e a “Feria del Toro de Olivença”, de 28 de Fevereiro a 03 de Março, onde estará presente pela primeira vez.
atelie de culinária com antónio nobre (47)
Fonte: Gab. Imp. Câmara Municipal de Alandroal

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ex-Presidente João Nabais vai a julgamento

Segundo noticiou o Jornal de Noticias ontem, o ex- Presidente da Autarquia de Alandroal, João Nabais vai começar a ser julgado a 21 de Fevereiro por 207 crimes de peculato.

Segundo a mesma fonte, estes processos devem-se as viagens que o ex- autarca realizou durante os dois mandatos que esteve à frente da edilidade. Sendo que a maioria da viagens (89),  foram deslocações a Lisboa. Estão também em causa as viagens feitas a Cuba no âmbito operações feitas às cataratas pelos munícipes Alandroaleses.

Segundo a acusação do M.P. e paço a citar « As viagens não contribuíram nem eram suscetíveis de contribuir para a satisfação dos interesses do município. O seu principal e verdadeiro motivo, prendia-se com o gosto do ex-autarca do PS, derrotado nas eleições de 2009, por viagens, "diversão noturna" e "turismo sexual" ». 

Fonte: JN.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL
A. F. Évora
Taça do Distrito de Évora – 3ª Eliminatória.
Calipolense 0 – S. Romão 0  (5 - 6 em pontapés da marca de penalty)
Sporting de Viana 1 – Lusitano de Évora 0
Oriola  3– Arraiolense 0
Estremoz 2 – Perolivense 0.

Meias finais a disputar em Março:
Sp. Viana - Oriolense.
Estremoz - São Romão.

Distrital de Seniores 1ª Divisão 
(acerto de calendário)
Giesteira 1 – Luso Morense 1.
Arcoense 2 – Santana do Campo 0
TAÇA INATEL
Grupo A
Alandroal United 4 - Montoito 3.
FUTEBOL JUVENIL
Distrital de Juniores 
(acerto de calendário)
Canaviais – Rosário.
Distrital de Iniciados
Bencatelense 5 – Terena 0.
Distrital Benjamins Fut 7
Atlético de Reguengos 9 – Santiago Maior 0.
Terena – Redondense.   Adiado para  16/02
Distrital de Infantis Fut 7
Bencatelense – Terena. 
FUTEBOL AMIGÁVEL

O encontro entre a A.D.C. Santiago Maior vs Freguesia de São Brás dos Matos,  não se disputou, por falta de comparência destes últimos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

É OFICIAL, FREGUESIAS DA MINA E JUROMENHA CAEM

A norte da Rib. do Lucifecit, fica agora só uma freguesia

O Presidente da República, Anibal Cabaco Silva promulgou hoje a lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias.

O projecto de lei do PSD/CDS que previa a extinção de freguesias já tinha sido aprovado em votação final global na Assembleia da República em Dezembro de 2012, com os votos contra de toda a oposição (PS, PCP, BE e PEV).  

Agora com promulgação desta mesma lei pelo Presidente da República, foi dado uma "estocada" final nas aspirações dos cidadãos da Mina do Bugalho e Juromenha. Estas duas freguesias desaparecerem para dar lugar á "União das Freguesias de Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha". Que por sinal engloba também a aldeia do Rosário, mas esta ultima os "senhores" da UTRAT, nem sequer se dignaram a referenciar.

Esta nova lei tem implicações já nas próximas eleições autárquicas a  realizar em Outubro, pois estas quatro localidades vão eleger só um presidente de junta e uma assembleia de freguesia.

XVIII LIGA FANTASTICA AL-SPORT 2012/13

Classificação da 11ª jornada da XVIII Liga Fantástica Al-sport ´12/13, que se disputou à 14ª jornada da Liga Zon-Sagres.

 Nesta jornada vou uma vez mais socorrer-me dos "considerandos" do Provedor Gomes, mas desta vez desmarco-me completamente da sua apreciação.

Mas para não ser sempre eu a "considerar"! Eis as palavras do Provedor Gomes:
 
Alguns considerandos...
- Esta jornada, apesar das boas tecidas aos lampiões e dragões, PELO GRANDE (???) "partido" que fizeram, a pontuação total conseguida pelas nossas 30 equipas saldou-se por pouco mais de 600 pontos! Penso eu que deverá ser record negativo...
 
- Temos um vencedor semanal que já venceu 25%  das jornadas disputadas: MIGUEL ROSINHA!!! o que também deve andar perto de algum record... 
 
- BASTOU O LEÃO TER DADO UM TÍMIDO SORRISO, E LOGO OS TREINADORES LEÕES SE APROXIMARAM DOS PRIMEIROS LUGARES... ( SEMANAIS PARA JÁ!!!) NÃO É CASO PARA DRAGÕES E LAMPIÕES COMEÇARAM JÁ A TREMER... MAS DEVEM REGISTAR!!!

TRATEMOS DE COISAS SÉRIAS... 

CLASSIFICAÇÃO SEMANAL:

1º. MIGUEL - 23 + MEYONG - 24  (Ganhou o Meyong)  47 pontos portanto.
2º. DINO ROMA - 36 pts.
3º. MANGUITO - 33 pts (Deve mudar a fralda - pois conseguiu 4 golos! E sem o Meyong!!!)
4º. M. GOMES - 33 pts. (Aplica-se o comentário do sorriso do Leão)
5º. ROSINHA - 32 PTS.

Top ten:
1º. ROSINHA - 497 Pts.
2º. P. FAUSTINO - 496 Pts.
3º. MIGUEL - 490 Pts.
4º. JEREMIAS - 474 Pts. 
5º. JORGE MARTINS - 466 Pts. 
6º. PAULO TÁTÁ - 463 Pts.
7º. BASTOS - 441 pts.
8º. - MANGUITO - 439 pts.
9º. N. COELHO - 429 pts.
10º. LOCA - 425pts
 
Mantiveram-se os mesmo 10 da semana passada, mas ouve umas modificações interessantes. O Rosinha recuperou novamente o 1º lugar, por troca com o P. Faustino, o Miguel foi o que deu o maior salto, já está novamente em 3º. A maior queda foi dada pelo N. Coelho, que por este andar está aqui, está fora do top ten!
 



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - Resultados

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL


A. F. Évora
Divisão de Honra

Portel 0 – Redondense 2
Arraiolense 0 – Calipolense 2
Perolivense 1 – Estremoz 1
Lavre 3 – Escouralense 1
Sporting de Viana 9 – Santiago Maior 0
Bencatelense 2 – Borbense 1
Oriola 2 – Cabrela 1.

1º Divisão
Brotense 1 – Arcoense 3
Aldeense 0 – Fazendas do Cortiço 0
Luso Morense 2 – Lusitano de Évora 3
Canaviais 5 – Giesteira 0
S. Bartolomeu do Outeiro 2 – Corval 0
Alcaçovense 0 – Santana do Campo 0
S. Romão 3 – Valenças 1.

FUTEBOL JUVENIL
Distrital de Juniores
Rosário 0 – Calipolense 4.
Distrital de Iniciados
Terena 1 – Tourega 6.
Distrital Benjamins Fut 7
Santiago Maior – Montoito.
Distrital Infantis Fut 7
Terena 1 – Redondense 6.
TAÇA INATEL
Bardeiras e Vimieiro 1 – Alandroal United 0. 
Rosário – Tourega. (Adiado)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vioclipe da musica "Vila do Landroal"

Como já aqui noticiei esta semana, o Grupo de Cantadores dos Reis de Alandroal, lançaram um CD de cantigas de roda.

Uma dessas músicas cantadas pelos Cantadores do Reis é a "Vila do Landroal", música da qual desconheço o autor, mas que já foi interpretada por outros grupos, mesmo sem serem do Alandroal. É uma dessas versões que vou dar a conhecer aqui hoje.

Esta música já a tenho preparada há algum tempo, mas fiz questão de não a postar aqui anteriormente, por ter conhecimento de ser um dos temas a ser apresentado no lançamento do CD em questão e não estragar assim a surpresa preparada pelos Cantadores do Reis.

O que vão aqui ver e ouvir é um videoclipe realizado por mim, com a referida música:


Já agora aproveito para informar que o CD lançado pelos Cantadores dos Reis de Alandroal, pode ser adquirido no Posto de Turismo de Alandroal. E pela parte que me toca e pelo que tenho ouvido dos críticos, é um trabalho que merece ser ouvido.

Capa e rosto do CD

Mina do Bugalho -Idoso burlado por falsos técnicos da Segurança Social

Um idoso de 70 anos foi burlado nesta terça-feira em quase 5 mil euros na Aldeia de Mina do Bugalho.

Os  burlões ter-se-ão feito passar por funcionários da Segurança Social.

Veja aqui a noticia com mais pormenor no blogue da Freguesia de São Brás dos Matos (Mina do Bugalho). Noticia

Pode ver também a noticia na RTP, aqui:

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

XVIII LIGA FANTASTICA AL-SPORT 2012/13

Classificação da 10ª jornada da XVIII Liga Fantástica Al-sport ´12/13, que se disputou à 13ª jornada da Liga Zon-Sagres.

Novo ano, mas a "velha" Liga Al-sport vai já para a sua 10ª jornada e mais competitiva que nunca!

Esta foi uma jornada normal, o Porto ganhou, o Benfica ganhou, o Braga ganhou e o Sporting perdeu, infelizmente, uma semana normalíssima... Os treinadores mais credenciados, tiveram todos pontuação entre os 45 e 55 pontos, o que atesta a competitividade desta liga. O único factor a destoar,  foi o jogador da jornada, que foi o Edinho da Académica com 24  pontos, mas felizmente só um treinador o tem, o Rui, mas o Rui não faz mossa!

Pódio semanal:

1º. MIGUEL - 55 pontos. O Miguel ganhou por 2 míseros pontos ao Rosinha. Mas o engraçado é que até nem têm as equipas muito iguais, só têm 5 jogadores em comum, o que para esta liga, até que é pouco. Mas ainda assim rodam entre, Porto, Benfica e Braga, logo por isso a diferença esteve no jogador que têm diferente de uma das equipas pequenas, enquanto o Rosinha tem o Tarantini do Rio Ave, que perdeu em casa, o Miguel tem o Meyong que marcou golo, já depois de ter o bilhete de avião para ir para o estrangeiro! Isto é que foi sorte ó Miguel!?

2º. ROSINHA - 53 pontos. Deste treinador pouco há dizer, depois do que já foi dito acima. Só posso acrescentar que é provavelmente o melhor treinador dos últimos 100 anos.

3º. MANGUITO - 52 pontos. Este é um seguidor do Rosinha, o que o Rosinha mete, ele mete a seguir. Fez menos um ponto porque tem um gajo qualquer do Olhanense!
Top ten:
1º. PAULO FAUSTINO - 473 pontos
2º. ROSINHA - 465 pontos, 
3º. JEREMIAS - 450 pontos, 
4º, JORGE MARTINS - 445 pontos
5º. MIGUEL - 443 pontos
6º. PAULO TÁTÁ - 436 pts.
7º. N. COELHO - 411 pts.
8º. BASTOS - 411 pts.
9º. - MANGUITO - 406 pts.
10º. LOCA - 398pts

No acumulado geral e como foi uma semana normalíssima, não há nada  a assinalar, a não ser a troca de posições entre o P.T. e o Miguel.

Aos Treinadores Fantásticos da Liga Al-sport, não se esqueçam que no próximo sábado há Assembleia Geral Ordinária.




segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Exposição - "As mãos que falam". Por Guilhermina Galvão.

No passado dia 5, sábado o Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal foi palco do inicio de mais uma exposição de fotografia, desta feita o tema foi:  “As mãos” de Guilhermina Galvão.

 A exposição retrata as mãos nas mais variadas posições, coadjuvadas por quadras, que fazem a união da obra da autora, porque esta entende que « Todas as mãos se devem unir para que não haja fome e tristeza no mundo». 

Esta exposição estará patente ao público até ao ultimo dia deste mês de Janeiro.





CANTADORES DOS REIS DE ALANDROAL, LANÇARAM CD

Tal como foi amplamente anunciado, o Grupo de Cantadores dos Reis de Alandroal, lançaram no passado sábado o seu primeiro CD.

A apresentação e lançamento realizou-se no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, perante uma numerosa plateia, que ainda ouviu 3 temas cantados pelo grupo.

Em baixo alguns apontamentos fotográficos da iniciativa.

 Nesta primeira foto mostro-vos o CD e a capa, esta ultima autografada por todos os elementos do grupo presentes.

 O Presidente do Município de Alandroal, também esteve presente, na qualidade de promotor da iniciativa, pois foi o Município de Alandroal que comparticipação com a totalidade das despesas da edição do disco. Tendo também os cantadores recebido o apoio da Junta de Freguesia se Nª Srº da Conceição - Alandroal.


 Aspecto geral da plateia, com uma assinalável participação do público.


 O Presidente João Grilo frisou ainda o facto notável deste projecto dos Cantadores dos Reis já ter 23 anos, defendendo e promovendo algumas tradições do Alandroal e este grupo já incentivou outros grupos do concelho e reavivarem esta tradição do Cântico dos Reis, e outras. Lembrou, que pela primeira vez este ano, os cantares dos Reis vão ser ouvidos em várias localidades do concelho, com interpretação de mais outros dois grupos que entretanto surgiram no Concelho de Alandroal.


 O cenário para o lançamento estava simples, mas a condizer com âmbito da acção dos Reis. Aqui pode ver-se a capa, reverso da capa e contra capa do CD.

O CD tem 10 músicas: 01 - Cântico dos Reis. 02 - Saias. 03 - Vila do Landroal. 4 - Os Caçadores. 05 - Não Vás Além Pró Fraguedo. 06 - No Alto Daquela Serra. 07 - Quinta da Laranjinha. 08 - Abraçinho. 09 - Triste Viuvinha. 10 - O Burro da Nora.

Deixo aqui uma pequena critica ao criador gráfico, ou ao grupo, pois não sei de quem foi a responsabilidade, por em nenhuma parte do CD se fazer menção ao Alandroal. Assim fica-se sem saber de onde é o grupo! Sabe-se apenas que foi patrocinado pelo Município de Alandroal.


O grupo cantou o Cântico dos Reis, Saias e Não Vás Além Pró Fraguedo.  Seguidamente houve secção de autógrafos e pela tarde noite cumpriu-se a tradição, os cantares dos Reis fizeram-se ouvir pelas ruas da vila.

A sessão de autógrafos.

Curto vídeo com a canção: Não Vás Além  Pró Fraguedo.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - Resultados

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL


A. F. Évora
Divisão de Honra

Cabrela  0– Portel 2
Redondense 3– Arraiolense 0
Calipolense 0 – Perolivense 1
Estremoz 1 – Lavre 2
Escouralense 1 – Sporting Viana 0
Santiago Maior 1 – Bencatelense 2
Borbense 0 – Oriola 3.

1ª Divisão
Valenças 1 – Brotense 0
Arcoense 2 – Aldeense 1
Cortiço 1 – Luso Morense 0
Lusitano 2 – Canaviais 1
Giesteira 1 – S. Bartolomeu do Outeiro 0
Corval – Alcaçovense
Santana do Campo 2 – S. Romão. 0
 FUTEBOL JUVENIL

Distrital de Juniores
Atlético de Reguengos 7 – Rosário 2

Distrital Benjamins
Atlético de Reguengos – Terena.
Lusitano B 11 – Santiago Maior 0

TAÇA INATEL
Alandroal United – Sabugueiro. (Adiado)
Foros da Fonte Seca 2 – Rosário 2


DESPORTO AMIGÁVEL


Cante aos Reis pelo Grupo Trigueirão do Relheiro em várias localidades do Concelho de Alandroal (Actualizado)


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

GRUPO CANTADORES DOS REIS CONVIDAM POPULAÇÃO PARA LANÇAMENTO DE CD


Câmara de Alandroal Aprovou Plano de Reequilíbrio Financeiro e Orçamento para 2013

A Câmara do Alandroal ultrapassou o impasse que vivia quanto ao futuro das suas contas desde a declaração, em Junho, da situação de desequilíbrio financeiro estrutural e de ruptura financeira sem que posteriormente tivesse sido aprovada a adesão do município ao PAEL.

Em reunião de assembleia municipal de 28 de Dezembro foi aprovado com maioria absoluta o Plano de Reequilíbrio Financeiro do município. O plano foi aprovado com os votos favoráveis dos eleitos do MUDA, da CDU e da presidente da Junta de Freguesia de Juromenha e apenas um voto contra da bancada do PS, com abstenção dos restantes elementos, e vai procurar consolidar um total de 16,1 milhões de euros num empréstimo a 20 anos.

Recorde-se que o município já estava, desde 2009, envolvido num Plano de Saneamento Financeiro para um total de 9,65 milhões de euros a pagar em 12 anos, que se revelou insuficiente e impraticável face aos quase 7 milhões de compromissos imputáveis a essa data mas que não se encontravam reflectidos nas contas da câmara.

O Presidente João Grilo classifica o plano aprovado como “o menor dos males” para arrumar de vez as contas do passado, passar a ter um controlo absoluto sobre o serviço da dívida, permitir continuar a desenvolver um conjunto alargado de investimentos prioritários e estratégicos e garantir o funcionamento normal da câmara municipal em todas as suas competências e áreas de actuação. “O ideal era não precisarmos de um plano deste tipo, mas como precisamos, a alternativa era o caos financeiro, e isso, penso que ninguém quer!”

Na mesma reunião de assembleia e com idêntica votação foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013. O orçamento de 21,6 milhões de euros em que 50% do valor orçamentado corresponde a dívida, espelha bem a necessidade absoluta de recorrer às receitas extraordinárias de um empréstimo de reequilíbrio financeiro. “Sem o plano de reequilíbrio, simplesmente, não teríamos orçamento!” refere o autarca.

Como prioridades para o orçamento de 2013 o presidente destacou a continuação da aposta nos projectos financiados pelo QREN de modo a manter boas taxas de execução e garantir novos financiamentos. Esta estratégia permitiu concluir o Complexo Desportivo de Alandroal e o Centro Escolar de Santiago Maior, permite que o município tenha em obra a Requalificação do Interior do Castelo de Alandroal e a Creche de Santiago Maior e permite perspectivar o arranque para breve de obras como a Requalificação do Caminho Municipal 1109 entre Rosário e Ferreira de Capelins, o Pólo Escolar de Terena ou a Reconversão da Rede de Águas e Saneamento em Pias, Casas Novas e Venda.

Para além da absoluta necessidade de continuar a aumentar a eficiência e a eficácia do município em todas as suas acções a diminuir as despesas de funcionamento, as restantes prioridades do executivo para 2013 passam pelo reforço das medidas no apoio social, na educação e na saúde, pela implementação das medidas do “Plano Municipal para o Uso Eficiente da Água” e pelo aprofundar da estratégia de desenvolvimento turístico e económico.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PONTE VELHA DE TERENA CLASSIFICADA COMO MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO

O Governo, através da secretaria de Estado da Cultura, classificou 40 edifícios e conjuntos arquitectónicos de todo o país como monumentos de interesse público, segundo portarias publicadas no dia 31 de Dezembro e no Diário Da República (DR).

Dos vários edifícios classificados há a destacar a Ponte Velha de Terena, no concelho do Alandroal, construída em meados do século XVI e uma das pontes históricas do Alentejo.
 
Fonte: I-online
 

Esta ponte situa-se junto à Estrada Nacional a cerca de 1.500 metros da Vila de Terena e fazia a travessia da ribeira de Lucefecit, caminho público que, de Alandroal, corria para a fronteira com Espanha, tendo sido desafectada do uso rodoviário com a construção da variante da E.N. 255.

Composta por seis arcos de volta perfeita com aduelas de cantaria de granito. Apresenta talha-mares elevados acima do fecho dos arcos, assumindo função de contrafortes, a montante e jusante. A alvenaria seria rebocada, com excepção do rebordo lateral e do intradorso dos arcos, apontando-se para ser de meados do século XVI a sua construção.
 
 
 In: IGESPAR - Pontes Históricas do Alentejo