quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PROJECTO TRANSFRONTEIRIÇO PARA O ALQUEVA

Municípios portugueses e espanhóis abrangidos por Alqueva vão ser equipados com barcos para emergências e acções de prevenção na albufeira, ao abrigo de um projecto de cooperação transfronteiriça que atinge os seis milhões de euros.

O projecto transfronteiriço, já aprovado pelo Programa INTERREG de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, é liderado pela Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva.

A iniciativa, denominada Projecto Estruturante para o Desenvolvimento das Terras do Grande Lago Alqueva (PEGLA), tem aplicação prevista para 2009-2010 e envolve municípios e outras entidades públicas e privadas do Alentejo e da Extremadura espanhola.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva, Norberto Patinho, destacou hoje a importância do PEGLA para "consolidar a zona de Alqueva como importante destino turístico".

"Através deste projecto, teremos alguns meios para divulgar a zona de Alqueva e criar alguns produtos turísticos", congratulou-se Norberto Patinho, que preside também à Câmara Municipal de Portel .

O projecto é composto por actividades repartidas por quatro eixos: Fomento da Competitividade e Promoção do Emprego, Ambiente, Património e Prevenção de Riscos, Ordenamento do Território e Acessibilidades e Integração Socio-económica e Institucional.

A valorização e comercialização dos produtos típicos de qualidade é uma das áreas a que será dada especial atenção, tal como a promoção externa da região como destino turístico e a criação de infra-estruturas de lazer.

Nenhum comentário: