terça-feira, 27 de setembro de 2011

PESCA DESPORTIVA - A CAPTURA DE PREDADORES

Já há algumas semanas que não falava aqui de capturas das duas espécies de predadores mais apreciadas na actual gastronomia alentejana, o achigã e o lucioperca. O achigã já toda a gente sabe que este foi um ano bastante positivo para a captura desta espécie, já o lucioperca a época alta iniciou-se agora em Setembro, mas também os pescadores não se podem queixar, pois as capturas são já bastante assinaláveis e a Barragem do Lucifécit em Terena, mostra-se mais uma vez como principal viveiro desta espécie na zona, embora o Alqueva comece também já a presentear-nos com alguns bons exemplares desta espécie.

Quem nos presenteou com um belo exemplar foi o Filipe Pinhel, que tirou um achigã no Lucifécit e capturado com um "spinner bait", o que já não era muito habitual. Para um iniciante neste tipo de pesca, não é nada mau!



Aqui na foto de baixo, o António Ricardo, com 3 luciopercas e 2 achigãs, tudo também apanhado à bóia e sem recurso às amostras. Também em Terena e na passada semana, tal como o Filipe.


Para aqueles que se queiram iniciar na pesca ao lucioperca, aproveitem agora, não deixem chegar o Inverno, porque se chover muito e as águas começarem a ficar turvas, acaba-se a pesca dos luciopercas.

Nenhum comentário: