terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GOVERNO QUER SABER QUANTO DEVE CADA CÂMARA

O Governo pediu aos autarcas informações precisas sobre o valor das dívidas camarárias e que informem a inspecção geral de Finanças sobre os valores globais de dívidas de curto, médio e longo prazo, dando um prazo de 15 dias para o fazerem.

A carta é assinada pelos ministros Vítor Gaspar e Miguel Relvas e já seguiu para todas as autarquias.

Segundo avança esta terça-feira a TSF, a carta termina com o aviso do Governo: a consolidação da cooperação do Estado com poder local está dependente da verdade das contas que os municípios apresentam.

Fonte: TSF

Esta noticia avançada hoje pela TSF e de importância capital para os Alandroalenses, pois da veracidade das contas apresentadas pelo nosso município, pode estar a chave para uma ajuda concreta para os problemas financeiros do mesmo.

É por isso importante que o actual Executivo não queira fazer "politica doméstica" com esta situação e falar verdade ao Governo. Isto porque é preciso ter muito cuidado com a actual conjectura politica e económica e que por causa disso os nossos governantes podem ser obrigados a fazer alguns ajustes que não queriam ou não tinham coragem de fazer e que ao "abrigo" da obrigações da Troika vão ter de os fazer.

Se empolar o montante da divida, pode o actual Governo julgar que o Concelho de Alandroal é um caso "perdido" e com a futura e muito discutida Reforma da Administração Local
nunca se sabe o que pode acontecer aos concelhos considerados "perdidos".

Se enfraquecer o montante da divida, pode que numa futura ajuda do Governo para a reconversão dessa mesma divida, o montante da ajuda não seja suficiente para resolver todos os problemas financeiros da câmara, tal como aconteceu com o anterior Plano Saneamento Financeiro aprovado ainda no anterior mandato.

Quando se mexe com números convém ser o mais rigoroso possível, mas na situação complexa em que estão os municípios e com a conjuntura actual é imperativo ser-se sério, para que o futuro não se torne mais incerto do que aquilo que já é.

Manuel Varandas.

11 comentários:

Anônimo disse...

rosinha tem toda a razão quando diz que é preciso não fazer politica doméstica e pensar nas consequências de uma politica virada para interesses de grupos e não colectivos. ser verdadeiro, objetivo e determinante naquilo que é a realidade mas acautelar e fundamentar de modo a prevenir o "encerramento" do concelho. tem razão também quando diz que a reforma administrativa vai ser dura para alguns concelhos e de certeza que vai ser para o concelho do alandroal onde politicamenbte não se tem feito prevenção nesse campo ou se se fez fez-se sem conhecimento dos municipes. tenho alertado aqui algumas vezes para este perigo eminente do desaparecimento do nosso concelho. estamos um risco e o sr presidente arrisca-se a ficar conhecido pelo presidente que permitiu que o concelho de alandroal acabasse porque mais importante eram outras guerras - guerras privadas. culpa também para uma oposição que em dois anos e meio se deixou envolver nestas guerras e não soube dizer basta. grilo x nabais uma guerra que vai dar maus resultados muito maus resultados. está na hora de os alandroalenses tomarem consciência deste facto.

Anônimo disse...

eu digo quanto é sem sequer consultar documentos nenhuns é entre 25 e 30 milhões de euros....

Anônimo disse...

boa já não é sem tempo tambem portugal ter um concelho da má lingua não dá muito jeito.

Anônimo disse...

PARECE QUE A ALGUÉM ATÉ DÁ JEITO O CONCELHO ACABAR... MAU DEMAIS PARA SER VERDADE...

Anônimo disse...

deves ser um deles

Anônimo disse...

normal é só despesas,falcatruas mentiras e conversa de treta sempre a dar no mesmo: nabais e grilo querem concelho pra quê?acaso alguma vez o foram?pelo menos o estado sempre se calhar poupa alguns euros em ordenados chorudos e compadrios,que muitos tem por ai e tiveram.

Anônimo disse...

Vê-se quem não quer que o concelho acabe, vê-se quem defende com unhas e dentes que quase acabou com ele, felizmente são poucos e com certeza os que o ajudaram!!!

Anônimo disse...

Tenha lá calma porque se por aqui alguem ajudou o outro a acabar com o Concelho foi o actual Presidente que assinou e com tudo concordou e agora é santo.
A este ninguem pede justiça, tambem não tenha duvidas que do lado dele só restam os que o ajudaram a ir para o poleiro e não são todos são só os que mamam.

Anônimo disse...

Correio da Manhã, 19 de Fevereiro de 2012. O algodão não engana!!!

Anônimo disse...

Já não falta muito para veres o algodão.
Quem com ferros mata com ferros morre, já andam a tremer, tenham calma mamem mais um bocadinho aproveitêm o tempo que resta...

Anônimo disse...

Não estejas nervoso que o algodão realmente não engana...