sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alandroal apresenta Centro de Estudos do Endovélico

O Município de Alandroal realiza amanhã, dia 29 de junho, no auditório do edifício sede do Município de Alandroal, pelas 15:00 horas, a sessão de apresentação do “Centro de Estudos do Endovélico”, que será coordenado pela Professora Ana Paula Fitas.

O “Centro de Estudos do Endovélico” é um projecto de desenvolvimento cultural, criado pela Câmara Municipal de Alandroal, com o objectivo de promover e divulgar a dimensão patrimonial associada ao território concelhio que hoje se designa por “Terras do Endovélico”.

De carácter multidimensional, este Centro de Estudos irá desenvolver a sua actividade a partir do estudo associado do património arqueológico e etnológico do concelho de Alandroal, na perspectiva da promoção de um desenvolvimento integrado capaz de aprofundar, valorizar e divulgar o conhecimento sobre a cultura local e regional em que se insere o património, ao mesmo tempo que concretiza actividades e cria instrumentos capazes de contribuir para a dinamização do tecido social comunitário.

Alguns dos principais objectivos do Centro são:

- Acompanhamento do processo de criação do Centro Interpretativo do Endovélico, espaço museológico dedicado a esta divindade e a toda a cultura do concelho;
- Organização de um programa sistemático de iniciativas e eventos culturais, científicos e de lazer que sejam fonte de mobilização social e coesão económico-social, com destaque para um congresso anual dedicado ao tema do Endovélico;
- Criação de um Centro de Documentação;
 - Criação dos “Cadernos do Endovélico”, publicação semestral dedicada à história, arqueologia e etnografia do concelho;
- Publicação da Carta Etnológica do Concelho;
- Desenvolvimento de um Serviço Educativo para a dinamização cultural e pedagógica da população escolar;
- Preparação de uma candidatura do património etno-arqueológico concelhio a Património Europeu ou Património da Humanidade.

O Centro será coordenado pela Professora Doutora Ana Paula Fitas e contará com a colaboração de especialistas do Museu Nacional de Arqueologia, do Instituto Alemão, da Universidade de Lisboa e da Universidade da Extremadura Ficará instalado, numa primeira fase, no edifício da antiga Escola Primária de Alandroal, recentemente recuperado pela autarquia.

Fonte: Jornal Ecos

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito satisfeito com esta notícia e saber que a Drª Ana Paula Fitas está a colaborar neste projecto. Parabéns à Câmara do Alandroal!

Anônimo disse...

É mais um taxo para uma amigalhaça (da onça)

Anônimo disse...

NO REDONDO TAMBEM DESCOBRIRAM IMPORTANTES VESTIGIOS ARQUEOLOGICOS E NÃO TEM NENHUM CENTRO DE ESTUDOS, REGUENGOS E MONSARAZ TAMBEM TEM IMPORTANTES VESTIGIOS ARQUEOLOGICOS A UMA ESCALA BEM MAIOR E MAIS IMPORTANTE QUE O ALANDROAL, E NÃO TEM NENHUM CENTRO DE ESTUDOS.
AQUI COMO ESTAMOS RICOS E CHEIOS DE DINHEIRO VÁ MAIS UNS TACHOS PARA AMIGOS E APOIANTES.

Anônimo disse...

Talvez preferisses taxos de geminação cubana (leia-se corrupção), ou talvez ainda unas chicas guarras gamadonas. Aí os ajustes estavam sempre certos com o dinheiro dos contribuintes. Agarra que é ladrão!

Anônimo disse...

EU PREFERIA ERA MESMO AS CUBANAS E OS CHARUTOS O RESTO É TRETA A COMEÇAR PELO TAL ENDOVELICO CHATO.

Anônimo disse...

CHARUTOS EU SEI QUEM GOSTA

Anônimo disse...

E MUITOS EURITOS PARA GASTAR!!IHIHIH!

Anônimo disse...

Em maquinas 3 e pessoa para ligar e desligar contadores pago a peso de ouro, hihohohoho!!!!!
E para os espertos dos endovelicos.

Anônimo disse...

Não haveria cá pessoas no concelho na area da arqueologia?

Anônimo disse...

Havia não, há e está a trabalhar de borla como máxima responsável pelos trabalhos de acompanhamento arqueológico na obra do castelo. Para calar a boca de alguns iluminados com cidades fantasmas e má criação, os taxos prometidos a muitos para um mesmo lugar e a derrota do seu líder prepotente a isso os obrigou de má fé. Gente dessa, não obrigado!

Anônimo disse...

Trabalham todos de borla é o custo ZERO.
Vão aldrabar outros.

Anônimo disse...

Vão aldrabar outros cubanos...

Anônimo disse...

o grilo não aldraba ninguem mas tem uma linda alcunha. hihihihihihi

Anônimo disse...

Uns têm a alcunha, outros o proveito........ uhuhuhuhuhuhuh!!!!!!!

Anônimo disse...

É PARA NÃO TEREM A MANIA QUE SÃO ESPERTOS, FICAM COM A ALCUNHA E MAIS NADA , HAHAHAHAHA!!!!!!!!!!