quarta-feira, 6 de junho de 2012

Autarquia Cada Vez Mais Próxima do Cidadão


Alandroal Descentraliza Serviços e Melhora Mobilidade


O município de Alandroal continua a desenvolver e aprofundar respostas que facilitem a vida dos munícipes na resolução dos seus problemas do dia-a-dia. No Alandroal já funciona desde Outubro de 2011 o Balcão Único do Munícipe, que permite tratar de todos os assuntos relacionados com a Autarquia, num único local e com atendimento personalizado. Este serviço passou agora, desde o início do mês de Junho a estar também aberto à hora do almoço, funcionando sem interrupções entre as 8h30 e as 15h30 tornando mais fácil o acesso a quem se encontra a trabalhar.   

A partir de 4 de Junho o Balcão Único do Munícipe passou a estar disponível também em Santiago Maior, no espaço da sede da junta de freguesia. Todos os munícipes, e não apenas os daquela freguesia, passaram a dispor ali de um conjunto de respostas que só estavam disponíveis na sede de concelho. Pagar a factura mensal da água e outros serviços de água e saneamento; licenças, pedidos de subsídios, bolsas de estudo e transportes escolares; ou ainda inscrições na Escola Popular Túlio Espanca ou requisição dos serviços da Oficina Móvel.

A partir de Agosto estarão também disponíveis em Santiago Maior alguns serviços de obras. O Alandroal torna-se assim a primeira Autarquia do Alentejo a descentralizar os seus serviços de balcão único para uma freguesia e o objectivo deste executivo é fazer chegar este modelo a todas as freguesias do concelho no futuro próximo.

Em simultâneo, o Município está a preparar o lançamento da “Linha Azul de Transporte Solidário”. Uma vez por semana, às quartas-feiras, os autocarros do município farão o percurso entre as freguesias e a sede de concelho e vice-versa, ao início e ao final da manhã. Esta linha de mobilidade sustentada é gratuita para todos os munícipes e pretende facilitar o acesso aos serviços da autarquia, ao Centro de Saúde, e a todos os serviços públicos aos munícipes sem meios próprios de locomoção, contribuindo de forma decisiva para quebrar o isolamento.

Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal

Nenhum comentário:

Loading...