quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Câmara de Alandroal Aprovou Plano de Reequilíbrio Financeiro e Orçamento para 2013

A Câmara do Alandroal ultrapassou o impasse que vivia quanto ao futuro das suas contas desde a declaração, em Junho, da situação de desequilíbrio financeiro estrutural e de ruptura financeira sem que posteriormente tivesse sido aprovada a adesão do município ao PAEL.

Em reunião de assembleia municipal de 28 de Dezembro foi aprovado com maioria absoluta o Plano de Reequilíbrio Financeiro do município. O plano foi aprovado com os votos favoráveis dos eleitos do MUDA, da CDU e da presidente da Junta de Freguesia de Juromenha e apenas um voto contra da bancada do PS, com abstenção dos restantes elementos, e vai procurar consolidar um total de 16,1 milhões de euros num empréstimo a 20 anos.

Recorde-se que o município já estava, desde 2009, envolvido num Plano de Saneamento Financeiro para um total de 9,65 milhões de euros a pagar em 12 anos, que se revelou insuficiente e impraticável face aos quase 7 milhões de compromissos imputáveis a essa data mas que não se encontravam reflectidos nas contas da câmara.

O Presidente João Grilo classifica o plano aprovado como “o menor dos males” para arrumar de vez as contas do passado, passar a ter um controlo absoluto sobre o serviço da dívida, permitir continuar a desenvolver um conjunto alargado de investimentos prioritários e estratégicos e garantir o funcionamento normal da câmara municipal em todas as suas competências e áreas de actuação. “O ideal era não precisarmos de um plano deste tipo, mas como precisamos, a alternativa era o caos financeiro, e isso, penso que ninguém quer!”

Na mesma reunião de assembleia e com idêntica votação foram aprovadas as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013. O orçamento de 21,6 milhões de euros em que 50% do valor orçamentado corresponde a dívida, espelha bem a necessidade absoluta de recorrer às receitas extraordinárias de um empréstimo de reequilíbrio financeiro. “Sem o plano de reequilíbrio, simplesmente, não teríamos orçamento!” refere o autarca.

Como prioridades para o orçamento de 2013 o presidente destacou a continuação da aposta nos projectos financiados pelo QREN de modo a manter boas taxas de execução e garantir novos financiamentos. Esta estratégia permitiu concluir o Complexo Desportivo de Alandroal e o Centro Escolar de Santiago Maior, permite que o município tenha em obra a Requalificação do Interior do Castelo de Alandroal e a Creche de Santiago Maior e permite perspectivar o arranque para breve de obras como a Requalificação do Caminho Municipal 1109 entre Rosário e Ferreira de Capelins, o Pólo Escolar de Terena ou a Reconversão da Rede de Águas e Saneamento em Pias, Casas Novas e Venda.

Para além da absoluta necessidade de continuar a aumentar a eficiência e a eficácia do município em todas as suas acções a diminuir as despesas de funcionamento, as restantes prioridades do executivo para 2013 passam pelo reforço das medidas no apoio social, na educação e na saúde, pela implementação das medidas do “Plano Municipal para o Uso Eficiente da Água” e pelo aprofundar da estratégia de desenvolvimento turístico e económico.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

9 comentários:

Anônimo disse...


Em suma PS, completamente desmantelado...

Anônimo disse...

COMO É QUE É POSSIVEL NUMA ALTURA DE CRISE OFERECER UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A UMA LICENCIADA A GANHAR MAIS DE 2 MIL EUROS. COM A AGRAVANTE DESSA FUNCIONÁRIA GANHAR QUASE METADE DO ORDENADO ANTES DE TER FEITO ESTA AVENÇA ENQUANTO ESTEVE A CONTRATO. ENQUANTO OS OUTROS LICENCIADOS GANHAM CERCA DE MIL EUROS.
UNS SÃO FILHOS OUTROS ENTEADOS
NÃO HÁ DINHEIRO SÓ PARA ALGUMAS COISAS

UMA FUNCIONÁRIA COM CALOS NO RABO

Anônimo disse...

Com calos no rabo só pode ser de não fazer nenhum. Vai trabalhar invejosa!!!

Anônimo disse...

desde setembro que foi a festa e ainda la mora o arame do som .portanto maus pagantes,mas prometeram que pagavam logo.

Anônimo disse...

Qual som???

Anônimo disse...

Ninguem esclarece quais as consequencias para os cidadãos!!!! E com que direito os eleitos tomam medidas que imputam depois os seus custos a quem não tem nada a ver com as causas do problema!!!! Assim é fácil ser gestor, não respondem pelas dívidas, mandam a factura a terceirpos, sem que estes possam dizer não!!!!!

Anônimo disse...




MAS QUE CAPACIDADE TEM UM PROFESSOR DE CIENCIAS, UM MANOBRADOR DE MÁQUINAS E MEIA DÚZIa DE GAROTOS, PARA GERIREM UMA CRISE DESTAS? sERÁ QUE ESTE sR. gRILO MAIS ESTA EQUIPA AINDA VAI TER A INCONSCIENCIA DE SE RECANDIDATAR?

Anônimo disse...

"sERÁ QUE ESTE sR. gRILO MAIS ESTA EQUIPA AINDA VAI TER A INCONSCIENCIA DE SE RECANDIDATAR?"

Nem pó!...

Santiago Maior não tem gente à altura.
O Rosário também não.
O Alandroal ainda menos.
Agora pertence a Terena.
O PS já resolveu a situação.
Tomara já cá as eleições.

Eu também Topo Quase Tudo

Anônimo disse...

Topas o chaparro???