quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Peixe do Rio Volta à Mesa no Alandroal

IV Mostra Gastronómica em Todo o Concelho de 1 a 10 de Março

O Município de Alandroal continua a sua forte aposta na promoção da tradição gastronómica do concelho ligada ao peixe do rio que, associada à inovação que as novas espécies que o Alqueva trouxe para a região e à criatividade dos restaurantes locais, tem permitido projectar o Alandroal como um destino gastronómico de eleição. Entre os dias 1 e 10 de Março de 2013, em todos os restaurantes, cafés e “tascas” aderentes, vai ser possível saborear o “peixe frito” e a “caldeta de barbo”, mas também a carpa, o lúcio-perca e o sável, em receitas variadas e surpreendentes. 

Para esta IV edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, o Município aposta na instalação de um “Welcome Center” no centro da vila de Alandroal, na Praça da República, onde os visitantes poderão encontrar toda a informação sobre a Mostra e sobre os produtos regionais do concelho, e onde se irão realizar workshops de culinária, momentos de degustação de produtos e de animação associada à cultura local.   

Roteiros gastronómicos pelos estabelecimentos aderentes, “A Hora do Petisco”, a inauguração de um novo percurso pedestre “Nas Margens do Alqueva”, a realização de mercados de produtos regionais aos sábados, um concurso de pesca e um concurso de poesia de popular, com o peixe do rio como mote, são outros motivos de interesse para passar pelo concelho de Alandroal ao longo destes dez dias. 

Luis Mourão, Chef Executivo da cozinha do restaurante “Divinus”, do Convento do Espinheiro, é convidado nesta edição a trazer ao Alandroal a sua interpretação do peixe do rio. A merecer destaque está também a realização da tradicional “Caldeta para Todos”, que este ano se realiza junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva, e irá encerrar esta IV Mostra do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal. 

O município aposta ainda na promoção do evento em dois importantes certames que coincidem com o primeiro fim-de-semana da mostra, a Bolsa de Turismo de Lisboa, de 27 de Fevereiro a 3 de Março, onde já esteve presente no ano passado integrado no stand da Entidade Regional de Turismo, e a “Feria del Toro de Olivença”, de 28 de Fevereiro a 03 de Março, onde estará presente pela primeira vez.
atelie de culinária com antónio nobre (47)
Fonte: Gab. Imp. Câmara Municipal de Alandroal

12 comentários:

Anônimo disse...

Porque será que niguem comenta?
Já está tudo empeixado,é só treta e da má.Mais do mesmo.
Para o ano acabou.

Anônimo disse...

Mais vale estar empeixado do que tramado com pesca ilegal. Essa vossa antiga pescaria da treta do bom e do melhor com o isco dos outros, não apanhas mais do mesmo de certeza. O peixe picou o anzol e acabou-se a truta!

Anônimo disse...

Não acha que ainda é cedo para se comentar, veja bem que ainda falta um mês e tal para a mostra do Gastronómica do peixe...

Anônimo disse...

Atã vomecê ainda nã percebeu que ele comenta com um mês e tal de antecedência por ter sido apanhado na rede. O homi está empeixado e acabado!

Anônimo disse...

"Mais vale estar empeixado do que tramado com pesca ilegal."
Tramados não ficaram mas que fizeram este evento numa altura em que era ilegal pecar é verdade, afinal a autarquia com este executivo tambem fazem ilegalidades,fomentam pesca ilegal e dão cobertura,até na mostra de peixe dão barraca.
E ESTA...
É tal cultura nunca vista.
Tanta incompetencia santo DEUS.

Anônimo disse...

É ILEGAL PECAR, É VERDADE SIM SENHOR!

Anônimo disse...

E mentir e ser apanhado e ficar com linda alcunha não é para todos,é o actual Presidente que a tem e fez figuras tristes,
porque será?
São todos iguais,aprenderam todos na mesma escola,o Nabais é aquilo que se sabe e o Grilo igual, eles até eram amigos do peito,um dizia mata e o outro esfola.
Por aqui tem tudo é memória curta, dá jeito não é verdade,as pessoas já não tem vergonha tudo se vende de uma forma ou de outra, é por isso que estamos como estamos e para alguns é muito bem feito.

Velho reformado

Anônimo disse...

...espelho seu... espelho seu... como nessa enrascada se meteu?

Breu

Anônimo disse...

Eu cá sou mais como Cristo que encarnou,não empeixou.
Peixe de mar e algum é uma coisa, agora estas mostras de peixes de 3 categoria,não obrigado,não é com isto que trazem para cá muita gente,fica tudo na base dos amigos e vizinhos e mais meia duzia que vem por arrasto.
Carne é carne,em vez de peixe cheio de espinhas a boa carne de porco preto e as pessoas eram a duplicar.
Mas são coisas da mudança eles é que sabem,ou melhor já todos vimos que não sabem porra nenhuma.

Velho do Castelo

Anônimo disse...

Essa coisa das caldêtas de peixe do rio, era bom no tempo em que se pescava no rio Guadiana - que já não existe como tal - e se cozinhava ali o peixe fresquinho à borda de água e se comia à sombra de frondosos freixos, onde não faltava nunca um bom tinto para acompanhar.
Mas isso são tempos que já lá vão e revivê-los, depois de mortos é muito difícil senão impossível.
Seria bem melhor inventarem outros eventos mais de acordo com realidades atuais.
Bem, mas também isso é difícil na época que atravessamos, onde para muitos o que já conta mais é a sua própria sobrevivência.

Boas caldetas para todos os que ainda podem chegar-lhe.

Anônimo disse...

Um evento que proponho: visitas turísticas, etc e tal às portas do grande lago)...(

Anônimo disse...

Não sei se recordam as caldêtas e o peixe frito do rio, que os pescadores de Jorumenha há cerca de trinta anos tão bem serviam ali numa barraca, à beira do Guadiana.
Dezenas de apreciadores desses bons petiscos ali afluiam todos os fins de semana. Era uma autêntica festa.
E depois o que aconteceu para pôr fim a este turismo, que nasceu e cresceu sem ajuda de instâncias superiores?...

O Fisco do Alandroal, convencido que os pescadores estavam a enriquecer, afrontou-os de tal maneira que eles viram-se obrigados a pôr fim ao seu honesto modo de governar a vida.

Boa noite.