quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dia de São Valentim Comemorado no Alandroal Com Poesia e Cinema

A Câmara Municipal de Alandroal vai assinalar o Dia de São Valentim, no próximo dia 14 de Fevereiro, com a realização de duas iniciavas destinadas a celebrar o Amor. Assim, o Município convida-o a participar no Coreto do Amor, uma iniciativa em que todos poderão participar, surpreendendo a sua alma gémea, ou alguém querido, com a declamação de um poema de amor. Esta iniciativa decorre no Rossio do Arquiz (Coreto), no dia 14, entre as 09:00 e as 18:30 horas. 

Também no dia 14, o Fórum Cultural de Alandroal recebe uma sessão de cinema dedicada ao Amor, com a exibição do filme “Um Refúgio Para a Vida”. A obra conta a história de Katie, uma mulher recém-chegada a uma cidade da Carolina do Norte, que traz consigo um passo obscuro. Na sua nova cidade Katie começa uma relação com um homem viúvo, vivendo uma vida perfeita a seu lado. Mas os seus segredos começam a ser revelados e a sua vida transforma-se, para pior, levando Katie a reconhecer que o Amor é a única coisa que a poderá salvar. 

Aproveite estes dois eventos, tome a iniciativa e faça a sua cara-metade sorrir! 


 Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

Curiosidade:
A Origem do Dia de São Valentim
Diz-se que o Imperador Cláudio II proibira a realização de casamentos, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que, se os jovens não tivessem família alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim, e as cerimónias eram realizadas em segredo. Mas a prática acabou por ser descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. 

Enquanto estava preso muitos jovens lhe atiravam flores e bilhetes, dizendo que, graças a ele, muitos jovens ainda acreditavam no amo.

Entre as pessoas que enviavam mensagens ao Bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, que veio a conseguir a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a jovem terá recuperado a visão. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: