quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mina do Bugalho - Festas em Honra de São Brás dos Matos


Realizou-se na Segunda-feira, Dia 03 de Fevereiro a Tradicional Festa em Honra de São na Mina do Bugalho, apesar do frio que se fez sentir no nosso bonito Alentejo, a população de São Brás dos Matos – Mina do Bugalho saiu a rua para Festejar o Dia do Santo Padroeiro da Mina do Bugalho mostrando mais uma vez a sua enorme devoção a São Brás.
Neste dia Solarengo mas muito frio de Inverno, a população da Mina do Bugalho, residentes e naturais que outrora tiveram que ir viver para outras paragens em busca de uma vida melhor regressam a terra natal mais propriamente ao lugar de São Brás dos Matos para festejar o Dia 03 de Fevereiro. 

Sem a concorrência de outros tempos ainda assim aderiram mais pessoas do que o que era esperado, por volta das onze horas estavam leiloadas todas as fogaças, (Fogaças são pão, laranjas, o bom chouriço da região, vinho, ovos etc.).

As fogaças são oferecidas a São Brás, e atribuído um valor por quem as oferece e depois vão a leilão e quem der mais dinheiro fica com a fogaça e o dinheiro reverte para São Brás, geralmente as fogaças são adquiridas pelos homens presentes que de seguida as degustam entre si e confraternizam em pleno ambiente de amizade.
As Senhoras (maioritariamente) que foram à Festa de São Brás dedicam-se habitualmente a parte religiosa, deslocando-se para o interior da Igreja para por volta do meio-dia assistirem a Missa na Igreja Paroquial de São Brás dos Matos.
Por volta das 13:30 horas realizou-se a Procissão com a Milagrosa e Bonita Imagem de São Brás dos Matos, Padroeiro da nossa Aldeia, Anjo da Guarda e alguns Pendões. A Imagem de São Brás e levada a ombros por alguns homens, o Anjo da Guarda fica a cargo das Senhoras. 

Por volta das 14:00 horas depois de São Brás ter regressado a sua Igreja foi então entregue a Paróquia pelas mãos da Comissão de Festas de 2011 o Pendão de São Brás. 
Seguiu-se o Lance do Pendão em que a base de licitação ficou em 40 Euros, houve apenas uma proposta no valor de 41 Euros, ninguém mais se mostrou interessado e o Pendão de São Brás foi entregue a um grupo de rapazes da Aldeia (Manuel José Guerra, Bruno Chilra, Nuno Macedo) que se
responsabilizaram pela realização das Festas em Honra de São Brás dos Matos em Maio e Agosto de 2014 na Mina do Bugalho. 

Por: Vitor Matos

Um comentário:

Anônimo disse...

Este artigo vem no Jornal Terras Brancas