sábado, 7 de fevereiro de 2009

AS TERTÚLIAS DE SEXTAS À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes, o Bichano, Aphia, Ku-adrado, Águia e Eu. Faltou o Reileão, mas já com justificação, tinha uma actuação ao mais alto nível no Marialva.

Ontem à noite, assistiram à Tertúlia mais quatro elementos, na qualidade de observadores. E não sendo Membros de pleno direito, só se manifestavam mediante a autorização prévia do Presidente da Tertúlia. ( Pelo menos, era para ser assim! )

São eles o Verguinha, Tá-ta-rá-táaa, Poeta e Kácus.

Ordem de trabalhos:

1. Canja e frango de tomatada. ( Este ponto é variável semanalmente )O prato principal, tal como a “canjinha” foram mais uma vez foi considerados deliciosos, inclusivamente Kácus e Tá-tá-ra-táaa desfizeram-se em elogios à “Chef”.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A noite passada foi rica em discussões civilizadas. E as hostilidades foram abertas pelo Aphia, ainda alguns não estavam sentados.

“Vermelho” assumido como é, logo indagou os presentes com um olhar reprovador, « Quem de vocês, esteve na 4º feira no Jardim do Paço em Évora, a apoiar o Pinóquio? ».

Não ficando a seu ver muito esclarecido, ainda quis saber a opinião dos presentes sobre o “Caso Freeport”.

Este assunto depois de amplamente debatido e não podendo eu aqui revelar “segredos de justiça”, chegou-se à conclusão que houve muito dinheiro vindo de Inglaterra para operações ilícitas, não sabemos foi para o bolso de quem.

No entanto o 1º Ministro, não ficando ainda totalmente ilibado por nós, considerou-se que dadas as circunstâncias deste assunto aparecer sempre em ano de eleições, há certamente interesses obscuros por detrás do reaparecimento do processo. O que vai no sentido da tão falada “Campanha Negra”.

Estávamos nos já a falar do Marcelo R. Sousa, Antº Vitorino e do Cavaco, aliás três figuras consideradas unanimemente pela Tertúlia de grande valia política, tanto que até o “vermelho” Aphia se mostrou um adepto incondicional do “VETO”, Presidencial.

E da política à história foi um passinho impulsado pelo J.H. Saraiva. Tudo porque o Aphia largou neste contexto a alarvidade da noite, dizendo que:

« Fernão Lopes, nas Crónicas de D. João I, narrando sobre as guerras da altura que, OS DO LANDROAL CORREM MAIS QUE OS CAVALOS DOS MOUROS ».

Logo o Bichano aproveitou para dizer que ainda lhe corre sangue nas veias desses Centauros do Alandroal.

O Poeta também aproveitou para deixar aqui a sua marca:
NAS CRÓNICAS DE D. JOÃO (I) PRIMEIRO
CORREM MAIS QUE OS CAVALOS
QUEM CHEGA EM TERCEIRO
COME AS COUVES E OS TALOS.

Ainda com respeito ao Alandroal, o Poeta socorrido pela Kácus ( Nota-se que há ali qualquer cumplicidade ) fizeram-me saber que o famigerado Leite Vasconcelos, além de ter usurpado da riquezas do Castelo do Alandroal, foi quem fez a primeiras escavações no Endovélico e dai também ter levado vários objectos que, uns estão localizados em Lisboa e outros nunca mais se soube deles.

Mais temas houve de conversa, mas do fundo da mesa vinha um feeback imperceptível proporcionado pela Tá-ta-rá-táaa, que ao 1º cheiro do valioso néctar apadrinhado pelo Deus Baco, ficou ruborizada e incontrolável nos seus gestos linguísticos.

Até para a semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma honra participar, como observadora, numa das tão bem faladas tertúlias de sexta á noite. Senti a mística de tão profundas reflexôes sobre o Homem, a sociedade, enfim, sobre cada um de nós e de todos em geral! Continuem a encher as vossas, e as nossas, vidas deste momentos de puro e verdadeiro convívio, numa elevação, que só se podia esperar de tão ilustres membros!
Já agora, parabéns pelo teu blog, e pelo modo como o geres, uma prova de que é possível ter uma participação activa na comunidade, utilizando este meio (net), sem cair na maldizência gratúita!

Anônimo disse...

Foi com muito agrado que participei pela primeira vez nas tão faladas tertúlias de sextas-feiras à noite. Espero vir a ser aceite pelos honoráveis membros tertulianos, amigos de outras tertúlias... noutros lugares, para que possamos trocar idéias sobre os mais variados temas do passado, presente e futuro. Já agora aproveito para dar os parabéns ao Manuel João e esposa pelo atendimento e repasto que nos proporcionaram. Com os melhores cumprimentos, o Poeta.

Anônimo disse...

Era interessante que as vossas reflecções e procupações fossem passadas para este blog, recordem que todos vós sois o futuro da nossa terra, já que são sem sombra de duvida a geração mais preparada.Seria deveras interessante saber como pensam.
JC