sábado, 28 de fevereiro de 2009

AS TERTÚLIAS DE SEXTAS À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes, Aphia, Bichano, Reileão, Águia e Eu. Faltou o Ku-adrado, que já tinha informado da sua impossibilidade em estar presente, pois houve uma ruptura na Ald. da Venda e ele como "chefe", decidiu ficar a fazer horas para não deixar os "Sacaios" sem água.

Ordem de Trabalhos:

1. Iscas de Fígado, com salada de alface e tomate.( Este ponto é variável semanalmente )
Quanto ao prato da noite importa referir que a única substância nutriente que o meu paladar rejeita é fígado, seja ele em Iscas, Rechina ( cachola ), Pipis...

Mas, Iscas era do agrado da maioria dos presentes e esta Tertúlia rege-se por princípios democráticos, então foi esse o prato principal. Com a ressalva de haver uma 2ª opção para os “dissidentes”!

Como não posso opinar nesta matéria, deixei fluir e escutar os comentários ao prato dos restantes Tertulianos. Pelo que pude ouvir, a Antónia do Pua é há muito uma cozinheira credenciada.

( Deixem-me abrir aqui um parêntesis, para dizer algo que não foi falado na tertúlia, mas que é pertinente: Quando nos perguntamos quais as actividades económicas, com potencialidade de serem aproveitadas para o desenvolvimento do Alandroal? Nunca se esqueçam de meter num primeiro plano a Gastronomia, que é de grande qualidade e variedade em todo o Concelho.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Ainda na ressaca do Carnaval, a Tertúlia estava muito “murcha” e assim os temas foram poucos e pouco esgrimidos.

Como facto relevante, suada-se a inauguração da 1ª fase da nova escola no Alandroal. Onde já é possível aos alunos terem aulas nas novas instalações e isto 2º o Aphia, graças ao esforço suplementar e fora de horas de muitos funcionários e até de elementos do Conselho Directivo.

Como facto menos positivo desta obra, salienta-se a entrada/saída principal da escola. Acusação do Bichano, pai de dois alunos daquele estabelecimento de ensino. Justifica ele dizendo que é muito perigosa a saída situada numa curva, onde há circulação de viaturas nos dois sentidos e muitas vezes com carros estacionados numa das faixas de rodagem.

No nosso entender, há aqui matéria para intervenção do Conselho Municipal de Segurança, ou pelo menos a intervenção do Município, para tomar providências e assim evitar ou minorar males que ali possam vir a ocorrer. Acima de tudo quer-se acautelar a integridade física de pessoas, mais a mais, quando estão em causa crianças, que pela sua tenra idade e irreverência não sabem por si só acautelar a sua própria segurança.

Outro tema que Eu puxei para a mesa, foi a atribulada Assembleia Municipal da noite anterior.

Assembleia essa que decorreu pela 2ª vez na Freguesia de Capelins, numa política de descentralização levada a cabo pela Mesa da Assembleia. Saliento mais uma vez a boa recepção dada pelos locais aos Deputados Municipais. Estas Assembleias, nas freguesias são sempre mais concorridas que as realizadas na sede de Concelho.

Mas vamos à essência. Aquilo que à partida poderia parecer um assembleia rápida e sem grande historia por só conter quatro pontos e à partida sem grande interesse, transformou-se numa longa e acalorada discussão.

Primeiro pela entrevista que o Presidente deu ao Diário do Sul, onde e segundo a CDU e PSD o Presidente da Câmara não clarificou bem a sua posição em relação à Refinaria de Balboa e foram colocadas várias interrogações. A indignação veio da bancada do PS, protestando com veemência, pois considerava-se que o assunto era inoportuno por o Presidente não estar presente e assim não poder responder a todas aquelas interrogações, sobre opiniões pessoais suas.

Mas Torcato, Deputado pela CDU voltava à carga, com um exemplar rasgado com a entrevista dada ao referido jornal, leu-a quase na sua totalidade e retirou este excerto. « E o Presidente disse: a refinaria não me preocupa minimamente».

Ele queria que o Presidente se retracta-se e assim dar a conhecer a sua posição em relação à refinaria.

Isto tudo apesar de lhe explicarem novamente, que era impossível ter qualquer feedbak, por o interpolado não estar presente. Mas ele há cada fixação!

O ponto seguinte foi bem pior, ou melhor conforme se queira ver.

Eleição dos três representantes da Ass. Municipal de Alandroal, para a Assembleia Intermunicipal da CIMAC.

Aqui a CDU pregou uma “rasteira” ao PSD. João Ribeiro político experiente propôs uma aliança CDU/PSD, para retirarem um representante ao PS na referida lista. A argumentação deve ter sido tão forte e apelativa que PSDs, caíram que nem patinhos, na esparrela da CDU. Quando estes sabiam de antemão, que aquela jogada política era impraticável.

A coisa era assim:

A CDU valendo-se das faltas dos deputados do PS e da pouca preparação feita para este ponto do mesmo PS, propôs uma aliança ao PSD, para derrotarem o PS e assim dividir os três deputados salomonicamente pelas três bancadas. Até aqui tudo bem juridicamente, ainda que politicamente pouco ética a aliança entre Comunistas e Centro/Direita.

Mas o mais grave é que este “totem” (CDU/PSD), propunha-se a não deixar votar os Presidentes de Junta, ao abrigo de uma nova leituras dos regulamentos, por causa de uma virgula. Pois só na impossibilidade destes votarem é conseguiriam obter a maioria.

E se o regulamento não fosse interpretado daquela maneira a «... bancada da CDU, abandonava a sala», deixando assim a Assembleia de ter quorum o que deixava a mesma Assembleia ferida de morte.

O PS um pouco hesitante, não concordou com aquela leitura e propôs a apresentação de listas e com votação de todos os membros efectivos presentes na Assembleia.

A essa eleição foram apresentadas duas listas. Lista A formada pelo PS e Lista B, formada pela CDU/PSD, com o elemento do PSD a aparecer em lugar não elegível, claro!

Acabou por prevalecer o bom senso e assim foram sufragados dois Deputados do PS e um da CDU, o que faz todo o sentido face à correlação de forças daquela Assembleia.

Como já antes tinha referido, os Tertulianos estiveram desinspirados, pelo que com muita pena minha, não houve qualquer alarvidade a registar.

3 comentários:

Varandas disse...

Uma pequena critica que faço aqui nos comentários, porque não foi falado na tertúlia e é só a minha opinião.

Algumas das ocorrências da Assembleia de que falei já vão sendo recorrentes, isto é:

Na bancada do PS, há muitos Deputados a faltar as Assembleias com frequência.

E na bancada da CDU, também é frequente, quando a Assembleia não está a decorrer de feição, ameaçar em abandonar a sala e nalguns casos até já o fizeram.

O que tanto uns como outros, mostram uma grande falta de respeito por quem os elegeu.

Já no PSD, a assiduidade é maior. Fica no entanto o alerta a esta bancada que o Concelho do Alandroal não é só Alqueva e Juromenha!

Anônimo disse...

O assunto da refinaria espanhola, que se encontra em projecto
para uma zona perto das margens do Guadiana, deveria já ter sido alvo de discusão pública, uma vez que não se trata de uma preocupação exclusiva das populações fronteiriças mas de todos nós, portugueses e espanhois. A minha grande preocupação é que o poder dos lobbys (portugueses ou não) do turismo não seja suficiente para vencer o ascendente que o país vizinho tem sobre nós, que continuamos rodeados de ultrapassados tabus e sentimentos de inferioridade, acompanhado de um odiozinho de irmão pobre e mal sucedido! O risco de contaminação das águas da Albufeira do Alqueva deve ser levado a sério e discutido, de preferência no contexto da Uniâo Europeia. Não deve, por isso, ser a refinaria de Balboa uma bandeira apenas da CDU do Alandroal mas de todos os que se preocupem, não só com o ambiente, como com o sucesso das actividades económicas geradas pelo empreendimento do Alqueva, tão desejado e pelo qual muito foi sacrificado.
CR

Anônimo disse...

Era bom que o Sr. Presidente partlha-se das suas preocupações, mas segundo palavras do mesmo a refinaria não o choca!!!!!e é ele um dos presidentes do turismo da região de Alqueva.Com políticos assim Espanha não precisa de se preocupar.