sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ALANDROAL, COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER

A Santa Casa da Misericórdia de Alandroal comemorou em 21 de Setembro de 2011, o Dia Mundial do Doente de Alzheimer no Fórum Cultural de Alandroal, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, o Presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias, a Presidente da Alzheimer Portugal, o Director do Serviço de Neurologia do H. Espírito Santo, Provedores de Santas Casas limítrofes, representantes da Cruz Vermelha, o Presidente do Agrupamento Vertical de Alandroal, Presidentes das juntas de Freguesia do Concelho, IPSS do Concelho, colaboradores, cuidadores e público em geral.


A Exma. Sra. Provedora Dra. Fátima Ferreira iniciou o evento com uma breve explicação do que é a Doença de Alzheimer e o número estimado de casos na Europa (7,3 milhões de pessoas com demência), em Portugal onde se estima que existam 100 mil doentes de Alzheimer e no Alentejo aproximadamente 8300 pessoas com a doença, sendo que a doença de Alzheimer não afecta apenas o doente mas toda a família e dada a ausência de respostas no Alentejo, foi criado o Gabinete de Apoio à Doença de Alzheimer (GADA) aberto desde 1 de Abril em Alandroal, que a Dra. Fátima apresentou publicamente, explicando quais as respostas, encaminhamentos e a equipa que constitui o GADA. Terminou a sua intervenção com um discurso/agradecimento do qual destacamos “(…) É uma doença que provoca enorme angustia na Pessoa, que percebe estar a perder capacidades sem conseguir perceber a razão. É também uma doença que obriga a cuidados permanentes, chegando a ocupar mais de 12 horas por dia ao cuidador. Esta é uma doença que nos deixa a todos mais pobres. Não apenas por ser uma doença que obriga a gastos consideráveis, a que a maioria dos portugueses não consegue fazer face.

É sobretudo uma doença que nos empobrece porque nos rouba as recordações, a nossa história, o nosso lugar. Ou pelo menos, é assim que tanta gente a vive. Sozinha, sem apoio, sem uma explicação para o que está a acontecer, sem um horizonte. (…) A generosidade é uma qualidade muito alentejana, porque generosidade não significa dar quando se tem muito mas sim conseguir encontrar forma de dar quando se tem pouco. O GADA nasceu dessa generosidade das gentes do Alandroal e do Alentejo, mas também dos amigos que temos um pouco por todo o pais. (...)”
Terminou renovando o agradecimento ao Sr. Comendador Rui Nabeiro pela sua ajuda na constituição deste novo apoio no Alentejo, mostrando uma vez mais a sua generosidade em prol das causas sociais.

De seguida subiram ao palco Carlos Vieira, Rui Alves e Vitorino que cantou, encantou e divertiu a assistência num grande momento musical, com temas bem conhecidos como “Trás outro amigo também” e “Menina que estas à janela”.

A Santa Casa agradece a presença de todos. Um agradecimento especial ao Vitorino, Carlos e Rui pela oferta deste momento musical.

Fonte: Santa Casa da Misericórdia.

2 comentários:

Carlos Damas disse...

Gostei de ver, foi um bom programa.

Anônimo disse...

E quando se trata de assuntos deste tipo ninguém comenta! Porquê? Porque tudo o que nesta terra interessa é dizer mal e aqui "pia" mais fino,porque nos pode tocar a nós não é? Pois eu deixo os meus parabéns pela iniciativa e o desejo que e oxalá essa ajuda possa ir até outro tipo de situações de forma a aliviar as familias desses doentes.