terça-feira, 20 de setembro de 2011

Câmara de Alandroal Voltou a Oferecer Manuais Escolares

Num investimento de mais de 9 mil euros, a Câmara Municipal de Alandroal voltou a oferecer os manuais escolares a todas as crianças que frequentam o 1º ciclo de ensino básico nas escolas do concelho. A entrega dos manuais decorreu no passado dia 15 de Setembro, primeiro dia de aulas, e foi conduzida pelo Executivo da Câmara de Alandroal, que foi acompanhado pelo director do Agrupamento de Escolas de Alandroal.
Numa altura em que atravessamos uma das maiores crises das últimas décadas, esta medida assume uma importância fundamental para as famílias do concelho, uma vez que permite libertar os seus orçamentos para fazer face a outras despesas mais prementes.

Joao Grilo, presidente do Município alandroalense, salienta que “este investimento é uma clara aposta no futuro do concelho e, apesar do esforço financeiro que representa, é uma medida que queremos continuar a promover”. Além de representar uma ajuda directa para todas as famílias, esta medida garante ainda que todas as crianças têm os manuais escolares no início do ano lectivo, o que muitas vezes não acontecia, devido às dificuldades financeiras de alguns agregados familiares.

A Câmara Municipal de Alandroal pretende ir mais longe neste esforço e está a preparar a criação de um “banco de livros”. Desta forma, foi lançado o repto de reutilização dos manuais escolares, para que mais alunos possam vir a beneficiar deles nos próximos anos. Com a criação do banco de livros, que vai abranger todos os ciclos de ensino, o Município de Alandroal pretende ainda sensibilizar alunos, encarregados de educação e professores para abraçarem uma nova filosofia e fundarem um novo paradigma de cidadania.

Fonte: Gab. Imprensa C.M.A.

21 comentários:

Anônimo disse...

Apenas, mais um show off, do actual executivo!!!

Baseado em mais um grande estudo técnico, sobre o porquê de considerar todas as familias ao mesmo nivél!!!

Viva a Mudança.....

Anônimo disse...

Acho bem que ofereçam os manuais aos mais necessitados, e não a todos. Felizmente ainda há quem possa muito bem comprar manuais.

No entanto o último paragrafo é para rir. Então todos os anos são lançados novos manuais, e agora este executivo quer quebrar isso??? Vai mesmo interromper o negocio instalado nesse sector!!!

Se todos os anos há manuais novos, os que ficam vão deixar se ser recomendados e até desactualizados. Este presidente julga mesmo que é um Santo milagreiro.

Anônimo disse...

Para quem quer só criticar não merece resposta, claro que é pratica em muitos países da Europa este novo modelo que o presidente vai implementar, os manuais são os mesmos de um ano para o outro, isso acontece há muito tempo, se os manuais são oferecidos, acho bem que se eduquem os meninos a trata-los (manuais) bem para que no próximo ano outros meninos possam usufruir deles e assim são mais uns euros que a autarquia poupa para poder pagar a imensa divida que vem do anterior executivo.

Anônimo disse...

também acho que não merecem resposta!
se dá é porque dá se não dá é porque deveria ter dado vá se entender estas pessoas é preciso ter paciência.

Anônimo disse...

O banco de livros já existe em Portugal, não há aqui nenhum presidente milagreiro! A ideia é excelente e conheço pessoas que este ano já lá foram ( ao banco de livros)buscar livros para os filhos. no entanto, não concordo de todo que tenham sido oferecidos livros a todas as crianças.

Anônimo disse...

Sem comentários, o que se faz de bom nos outros concelhos aqui não presta, é que isso de atribuir os livros só a quem precisa é muito difícil de gerir, fez muito bem o executivo em optar por oferecer a todos, assim ninguém se chateia, excepto os nabais, claro!!

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Sem comentários, o que se faz de bom nos outros concelhos aqui não presta, é que isso de atribuir os livros só a quem precisa é muito difícil de gerir, fez muito bem o executivo em optar por oferecer a todos, assim ninguém se chateia, excepto os Nabais, claro!!
22/09/2011 15:02:00 “

Esta enganado eu e muita gente que não é o Nabais e nem gostamos dele ficamos bem chateados com injustiças destas, para já o dinheiro é de todos, ou deveria ser, e com gente que não recebe da autarquia com as dividas que se tem, gastasse dinheiro a toa só para a caça ao voto para se ficar bem com deus e com o diabo.
Não é difícil saber quem tem ou não necessidade de apoios, e acho muito bem que se ajude quem de facto necessita e não a toda a gente, alguns com contas chorudas no banco.
É por causa desta má governação que o País e as Autarquias estão como estão, já não há políticos honestos nem sequer com eles próprios.

Anônimo disse...

Antes passeava-se pelo mundo, criticas zero!
Livros para os meninos, nem para os necessitados, nem para quem não tem necessidades, criticas zero!
Afundaram o concelho, criticas zero!
Deixem trabalhar quem o está afazer com coerência, ajudem que é para o bem de todos!!

Anônimo disse...

ESTA DE SE PASSEAR PELO MUNDO TEM TODA A RAZÃO, MAS O ACTUAL PRESIDENTE QUE ANTES ERA VICE E GRANDE AMIGO DO OUTRO TAMBÉM POR LÁ ANDOU NAS PASSEATAS COM ACOMPANHANTE Á CUSTA DO MUNICIPIO DO ALANDROAL, MAS ISSO PARA VOC~ES NÃO FAZ MAL, UNS PODEM PASSEAR E ESTÁ CERTO SÓ ALGUNS NÃO PODEM E ESTÁ MAL.
TEMHAM VERGONHA E SEJAM HONESTOS.

Anônimo disse...

Já que diz que o presidente por lá andou, é verdade, simplesmente só até se aperceber do verdadeiro motivo das viagens, depois simplesmente começou a pôr em pratos limpos tudo o que de mal se fez e deu no que deu, neste momento há processos em tribunal e aí há diferenças enormes entre as partes de que falamos, uns são testemunhas e outros estão formalmente acusados dos crimes que cometeram!

Anônimo disse...

O problema é que o tal que todos sabem andou a gozar à conta do dinheiro dos contribuintes, gozou com os alandroalenses e serve-se deste meio para tentar espalhar a confusão. Como diz o ditado, quem o é nunca o quer ser só. Meus amigos, quem se vai sentar no banco dos réus sabem vocês muito bem, até bem demais!

Anônimo disse...

"só até se aperceber do verdadeiro motivo das viagens"

Demorou 3 anos e 8 meses a aperceber-se do verdadeiro motivo das viagens?
Ou só se terá apercebido depois de se aperceber que o Nabais não o queria incluir nas listas?
Então qual foi o motivo das viagens dele? Dessas não se apercebeu mais cedo?
Calculismo, meu caro. Calculismo disfarçado. Lobo com pele de cordeiro e nada mais que isso. O tempo e as atitudes já o provaram.
A viagem de núpcias. Qual foi o verdadeiro motivo?
Qual era o motivo da cara metade em querer filiar-se no P.S., quando é de direita assumida?
Qual é o motivo de ser de direita e estar de mãos dadas com aCDU?
Poder, meu caro. Poder. E para se ter vale e valeu tudo e continuará a valer.
Já vão sendo muitos aqueles que reconhecem o logro em que cairam. Metade do tempo já passou...
Luxemburgo

Anônimo disse...

Pois, é de facto uma pena ver que ainda existem 2 ou 3 que tentam por todos os meios descredibilizar o executivo, mesmo que se prejudicando a eles próprios, já que não defendem os interesses do concelho e sim os de alguém, sabemos bem quem são e qual o motivo deste tipo de argumentos que apresentam, estão desesperadamente desesperados, é que o dia está cada vez mais perto e as coisas estão negras para aquele lado.

Anônimo disse...

com. 26/9/2001;8.20.
Só tu é que defendes os interesses do concelho. És um(a) altruista sem comparação. És o modelo de virtudes, mas não esqueces os teus próprios interesses. Sempre que os comentários são mais contundentes lá vem a mesma lenga lenga de sempre. Acredita que não só 2 ou 3. São muito mais. Estás enganado(a).

Anônimo disse...

Acho que nem 2 ou 3 são, falando de apoiantes claro, porque implicados serão uns quantos!!!!

Anônimo disse...

o lixo da publicidade do endovélico ainda aqui esta na terra dos outros e tb do festival das festas ai em setembro.

Anônimo disse...

Se o lixo o estorva é fácil é retirá-lo porque cá tambem temos o das terras dos outros é assim a publicidade.

Anônimo disse...

Muito estranho este comentário das 11:08:00, muito dificilmente alguém de fora vai escrever um comentário destes, até nem devem saber da existência do blogue, cá para mim foi um xico esperto cá do Alandroal que passou num sitio qualquer e viu, mas tá-se bem, são destes que temos por cá, é por culpa deles que estamos na cauda do Alentejo!
De qualquer maneira este tipo de comentários só prova que as ditas festividades foram fantásticas!!!!!

Anônimo disse...

não acredito que seja por causa disso que estamos na cauda da europa. estamos na cauda da europa porque não conseguimos ter visão, politica, estratégica para alterar o estado das coisas. dois anos de governo MUDA no alandroal e continuamos a debater: o nabais, o forum, as dividas, as viagens do outro e deste, as festas, o facto das pessoas falarem e comentarem no(s) blogue(s) ... e por aí andamos. argumento e contra argumento entre isto do grilo e aquilo do nabais.
parece- me que a este ponto, e em plena crise económica e social nacional, deviamos estar todos a debater o que fazer para, dentro deste contexto, melhorar / potenciar o que temos e entrar num debate sério e conjunto sobre o futuro do alandroal. vêm aí grandes alterações na vida politica.o tecido politico do concelho vai ser alterado e o que me parece é que os proximos dois anos vão continuar a ser de guerrinhas internas entre "lideres" e "partidários" e o concelho que encontre por ele soluções. só que o desenvolvimento local é feito por pessoas. pessoas que tenham como objectivo o interesse colectivo e não o particular. dar emprego na camara a pessoas afectas ao partido e ou ao movimento já não é viável porque as coisas mudaram e perpetuar o sistema não levará a caminho algum. criar emprego, estabilidade nas familias´, cuidar do social, não é levar para a camara familiares e amigos, é criar possibilidade de todos terem oportunidades. só criando emprego, dando incentivos para a fixação de uma população activa, chamar as pessoas ao concelho se conseguirá.
é preciso encontrar um caminho urgente no sentido do desenvolvimento e deixar o mundo do nabais de lado definitivamente. esse mundo não queremos nem hoje em dia ele pode ser equacionado, nem pelo proprio nabais. a conjuntura politica actual não o permite e parece- me que não poderá jamais ser permitido.
continuar no blogue ou em outro sitio a debater as mesmas questões é muito mau sinal- é sinal de estagnação. estamos hoje igual a ontem.

Anônimo disse...

viva a dinastia

Anônimo disse...

Não querer ver, não querer entender o hoje em tudo diferente de ontem.