quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alandroal Recebe Encontro de Autores No Próximo dia 11

A Câmara Municipal de Alandroal promove no próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 16:00 horas, um encontro de autores com a presença do escritor António Ganhão, que vai apresentar a sua primeira obra - “A Desilusão de Judas” - ao público alandroalense. A iniciativa, que vai ter lugar no Fórum Cultural e Transfronteiriço de Alandroal, vai contar ainda com a presença de Rui Aragonês, José Alexandre Nogueira, Guilhermina Galvão, Ausenda Ribeiro, Luis de Matos e Maria Teresa Grave, que vão participar no debate “Repensar a Poesia”.


“A Desilusão de Judas” é uma narrativa que funde esferas de naturezas diferentes e que propõe uma verosimilhança bastante assertiva. Conta a história, aparentemente pouco portuguesa, de um serial killer que age com motivações tão inesperadas quanto sigilosas. “Sendo um testemunho de uma certa vivência religiosa, este livro não é contudo a exaltação dos bons valores católicos como proposta de uma vida sã e preenchida”, revela o autor. A crítica à dissociação entre teoria e a prática é uma das constantes deste livro, sempre acompanhadas de um acutilante sentido de humor.

António Ganhão nasceu no Macuse, Moçambique em 1963 onde viveu até 1975, altura em que veio para Portugal. Licenciou-se em engenharia eletrotécnica e tem trabalhado na área de investigação, projecto e consultoria. Concebeu e deu arranque às redes de FM da RDP África nos PALP. Actualmente é o responsável pelas redes de emissão nacional e internacional da RTP.

A Câmara Municipal de Alandroal convida-o a participar neste encontro e a descobrir a primeira obra de um dos autores mais promissores da literatura portuguesa. Aproveite ainda para descobrir a exposição fotográfica “Alentejo: Ruralidades”, que a sala de exposições do Fórum Cultural de Alandroal inaugura, também no próximo dia 11, pelas 18:00 horas.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

30 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável que, tendo o Concelho
POETAS de Muitíssima Qualidade como se tem vindo a provar diáriamente, através dum Blogue dedicado á CULTURA e muito especialmente á POESIA, a "Organização" do EVENTO se desse ao "LUXO" de usar o "desperdício"... e menosprezasse
o VALOR DE OUTROS , como por exemplo: CARLOS ALBERTO BIGA CAMÕES GALHARDAS!!!

ASSIM, USANDO ESTES CRITÉRIOS, NÃO CHEGAMOS LÁ !!!... É PENA!!!

Uma Alandroalense

Anônimo disse...

Tem muita razão a Alandroalense. Tratam as pessoas como fraldas descartáveis, depois de se servirem deitam fora como se fosse lixo. Quem tem valor e não se rebaixa aos caprichos de certos políticos, depressa é esquecido. Este tipo de critérios completamente errados tem como único objectivo afastar os melhores, aqueles que não se deixam subjugar ao poder político. Os maus princípios éticos e morais pagam-se caros, porque felizmente ainda há homens honestos.

Anônimo disse...

Resposta da Alandroalense ao Comentário de 15/2, das 21:02.

ESTÁ NAS VOSSAS MÃOS A SOLUÇÃO !!!

QUEM RESIDE NO CONCELHO NÃO PODE DEIXAR QUE ESTAS SITUAÇÕES SE REPITAM!!!

PARTICIPEM E INSURJAM-SE !!!

TODOS VÓS TÊM O DIREITO DE SE MANIFESTAREM!!!

TODOS TÊM O DIREITO Á OPINIÃO !!!


Uma Alandroalense

Anônimo disse...

“TODOS TÊM O DIREITO Á OPINIÃO !!!


Uma Alandroalense
16/02/2012 00:02:00”
Tem toda a razão, e como tal também eu uma alandroalense deixo aqui a minha honesta opinião, pois também tenho esse direito.
Não tenho nada contra miguem graças a Deus, mas isto de quererem fazer de alguns aquilo que não são só porque se é amigo ou conhecido ou ainda por outros motivos bem mais insignificantes e vazios, não está com nada e a meu ver não se ajuda ninguém com tanto elogio sem nexo.
O moço de que falam que escreve umas coisinhas engraçadas e bonitas está para a poesia como o nosso grande amigo Sousa estava para as pegas, tem jeito, tem habilidade, tem queda, mas não passa disso mesmo.
Não queiram dar o passo maior que a perna nem empurrem os outros para esses caminhos de grandeza e importância e mérito que ainda não se tem.
Que os poetas desta Terra sejam reconhecidos, sejam famosos, mas para isso tem que trabalhar muito e tem que merecer notoriedade pelo trabalho desenvolvido, pela criação.
Até lá o melhor mesmo é ter-se humildade para nos resignarmos e até sermos felizes com a nossa pequena insignificância.

Uma Alandroalense de Terena

Anônimo disse...

Afinal isto é um encontro de Autores e não de poetas...

Carlos Tavares

Anônimo disse...

Pois foi um encontro de autores e não de poetas e estes comentários são uma autêntica anormalidade. Já viram algum dos poetas que falam chateados com o assunto? Preocupam-se mais vocês porque são maldizentes. Já agora só a título de informação o poeta de que falam vai publicar obra e o seu lançamento será em Lisboa. Desejo-lhe toda a sorte do mundo!

Anônimo disse...

Cara Alandroalense de Terena,
Respeito a opinião de V. Exª, contudo todos tem o direito à opinião, por mais "tosca" e "ridícula" que ela possa parecer.
Mais, como eu não possuo valências, predicados ou "técnicas" para avaliar o que é um poeta erudito, na sua essência e "génese", muitos outros também não o terão, julgo eu.
Acrescento ainda, que em causa não está o facto de estarmos a falar de poetas “credenciados”, de “cartilha” ou de “canudo”, mas sim de poetas populares. Caso contrário, apenas os “Fernandos Pessoas” e “Luíses de Camões” seriam lembrados e os “Antónios Aleixos” esquecidos. Não concorda?
Saliento ainda o facto, que amizade e outros sentimentos análogos não são motivos insignificantes ou vazios, ou, pelo menos, não o deveriam ser. Talvez para alguns, sim. Mas como afirmou, cada um é como cada qual assim como as opiniões.
O escrever “coisas engraçadas…bonitas…ter jeito…” são elogios para crianças e observações que roçam o “ridicularizar” os adultos.
Se tem amizades ou inimizades desconheço, mas que tem “jeito” para avaliar as técnicas tauromáquicas, isso é um facto.
Aclaro que faz parte dos 90% dos Portugueses que não dão o devido e real valor ao que de Bom temos por cá, mas é algo semelhante a um “Velho do Restelo”, critica por criticar.
Estranho o facto de a pessoa em questão “ter um jeito para a coisa”, e uma revista estrangeira avaliar e publicar a poesia do referido cidadão, na citada revista.
Tem razão, humildemente resignemo-nos à nossa insignificância e tentemos ser (in)felizes dessa forma. A sua opinião é que está “correcta”.
Já agora, concordo com o seu último parágrafo, que transcrevi não de forma tão fiel no meu parágrafo anterior, seja humilde, resigne-se à sua insignificância…e seja feliz desse modo.
Uma Alandroalense do ALANDROAL iletrada….

Anônimo disse...

Bom,se alguém aqui foi maldizente,não foi a minha pessoa.
Quanto à anormalidade,presumo que não esteja a falar da minha pessoa, pelo facto de defender o poeta e a sua obra. Anormalidade é assistir aos insultos e ficar impávido e sereno, como se nada tivesse acontecido.Sim, tinha conhecimento que a obra vai ser lançada. Já agora, tem conhecimento da data e local do lançamento da obra?Se não tiver eu depois informo-o.Quanto á sorte desejada ao poeta em causa, reitero os votos.

Uma Alandroalense do Alandroal.

Anônimo disse...

“defender o poeta e a sua obra.”

Qual obra? Esta é que é a questão! Querem fazer do homem o quê?????
Vai lançar um livro, mas ainda não lançou e só por editar um livro o que é que isso tem, pode ser uma grande coisa mas também pode ser uma grande mmmm.
Quantas pessoas neste País editam livros e não passa disso mesmo, para alguns líricos já é um êxito antes de tempo, devem ser os mesmos que escrevem as líricas informações do gabinete de imprensa deste executivo.
Que se goste dos filhos da terra acho bem, mas não nos venham impingir que estes são os melhores do Mundo quando ainda nada provaram.
Como aqui alguém já comentou e bem aquilo era um encontro de autores e o vosso famoso poeta não é autor nenhum a não ser nos manuscritos que tem na gaveta como qualquer pessoa que goste de escrever tem.
Façam favor de não serem ridículos.

Bom carnaval que pelos vistos por aqui é o ano inteiro.

Olho Vivo

Anônimo disse...

Os autores e poetas compreendem a vossa azia...

Anônimo disse...

QUAIS AUTORES E QUAIS POETAS, NO ALANDROAL ONDE ESTÃO OS DITOS DIGNOS DESSE NOME????????????

EU POR ACASO SEI DE UM QUE É AUTOR E FAZ PARTE DOS QUADROS DA SPA, PARA QUEM NÃO SAIBA , SOCIADADE PORTUGUESA DE AUTORES, MAS DESSE NINGUÊM FALA, PERFEREM IGNORAR, POR AQUI CONTINUAM A DAR VALOR AO QUE AINDA NÃO É, AINDA NÃO FOI, E A QUEM JÁ FEZ, JÁ PROVOU, JÁ EDITOU POR VARIAS VEZES, ESSES NÃO CONTAM NEM SE TENTAM INFORMAR DO QUE A PESSOA JÁ FEZ .
POR AQUI HÁ É MUITA DOR DE CORNO E RACISMO QUE NÃO TEM A VER COM CORES DE CARNE MAS OUTRAS COISAS, OU UNS SÃO FILHOS DA TERA DE PRIMEIRA E OUTROS FILHOS DA TERRA DE SEGUNDA.
VÃO LÁ A SANTIAGO MAIOR OU A QUALQUER OUTRA ALDEIA DO CONCELHO E PERGUTEM ÁS PESSOAS SE CONHESEM O DITO POETA.
É CONHECIDO NO ALANDROAL E NÃO É POR TODOS.

Augusta

Anônimo disse...

Mary Augusta
A tua poesia
Cheira a azia
Não me gusta

Anônimo disse...

Sem dúvida que por salta à vista a ignorância e a malícia de alguns (pouquíssimos).
Falo deste poeta como podia, posso e poderei falar de outros, é só escolher…afinal não se dá o devido valor à grande maioria deles, e quando se dá, infelizmente, é a título póstumo.
Parece-me que alguns (poucos) que tanto criticam, denotam algum défice de atenção.
Não querendo, nem podendo, perder tempo com alguns, SPA sem dúvida que é uma sigla de “Sociedade Portuguesa de Autores”, porém alguns por aqui, necessitam de um outro “SPA” para relaxamento, descontracção e alívio de stress.
Quanto ao carnaval ser o ano inteiro, concordo, pois alguns são autênticas “personagens”.
Relativo ao “OLHO VIVO”, tenha atenção às dioptrias, ao astigmatismo, estrabismo, cataratas etc…pois parece-me que terá um problema oftalmológico, mas poderá estar a tempo da devida correcção.
No que concerne “à dor de corno”, continuamos a assistir a excelentes comentadores tauromáquicos, aqui ficam as minhas felicitações.
Bom, o último comentário (quadra), concordo na sua plenitude, é curto, claro e conciso. Para tudo há um remédio, neste caso, para a azia, segundo os médicos, será um “Compensan”; Kompensan”, ou “Rennie”. Se os sintomas se agravarem, por favor consulte o seu médico.
Devido à inconsistência, ausência de conteúdo e falta e inexistência de argumentos de alguns, o meu Despacho é…Arquive-se!!!
Uma Alandroalense do ALANDROAL

Anônimo disse...

Cá está o aziado outra vez este não sabe dizer mais nada que tristes comentários, tenha vergonha e esteja caladinho, não diga futilidades, se é que sabe o que quer dizer.
Tome pastilhas que isso passa e uns comprimidos para os neurónios para ver se escreve coisa com coisa.
Comentários destes tambem não me gusta nem a mim nem a ninguem.


Paulo Parreira

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Mary Augusta
A tua poesia
Cheira a azia
Não me gusta

18/02/2012 20:01:00

Não te gusta a poesia
Que contèm certas verdades
Tu é que estás com azia
Só dizes barbaridades

De azia és conhecedor
Sai-te o mal pela boca
Deves ser mais um Doutor
Que tem a cabeça oca

Só escreves porcaria
Que nada diz a ninguém
Se calhar é da azia
Que não te faz regular bem

Aconselho Gaviscom
Faz a azia passar
Pode ser que fiques bom
E não nos venhas chatear

Olha que os fritos fazem mal
E mais aziado ficas
Aproveita o carnaval
E poupa-nos das más criticas

Te gustam las mentiritas
De um presidente camarário
Que fueram apanhaditas
Na rádio Campanário

Por supuesto que sí..... hi hi hi hi

Anônimo disse...

A sua poesia é que é realmente boa!!!Não comento mais...como afirmei!!!
HAJA DECÊNCIA!!!
Uma Alandroalense do Alandroal

Anônimo disse...

Correio da Manhã, 19 de Fevereiro de 2012....... nô tê gusta Mary Augusta???????

Per supuesto quê nô....... ôh ôh ôh ôh ôh ôh ôh!!!!!!!

Hasta la vista baby.......

Anônimo disse...

“A sua poesia é que é realmente boa!!!Não comento mais...como afirmei!!!
HAJA DECÊNCIA!!!
Uma Alandroalense do Alandroal
19/02/2012 15:28:00”

Não tenho nada com o assunto mas tem toda razão, a poesia do comentador acima é muito melhor que os seus comentários desprovidos de conteúdo, e fundamentalmente a poesia do comentador é bem mais divertida que os seus comentários sórdidos.
Estamos no carnaval solte a franga, e já agora que se saiba, os ou as Alandroalenses são do Alandroal, ou será que podem não ser???????

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Correio da Manhã, 19 de Fevereiro de 2012....... nô tê gusta Mary Augusta???????

Per supuesto quê nô....... ôh ôh ôh ôh ôh ôh ôh!!!!!!!

Hasta la vista baby.......
19/02/2012 20:44:00

Ó caro comentador ou comentadora, deve estar enganado em relação á minha pessoa, não sou estrangeira nem me chamo mery mas sim Augusta desde que me baptizaram.
Pode crer que gosto que quem prevaricou seja responsabilizado e que pague pelo que fez, não sou ao contrário do comentador ou comentadora lacaia de ninguém, e tenho pena que todos mas todos os responsáveis pelo estado em que nos encontramos não sejam julgados e castigados.
Pelo que me apercebo esta é a diferença que nos separa porque não é só o antigo Presidente que tem culpas no cartório é toda uma pandilha de gente que gravitava a sua volta que também é culpada, principalmente os que também tinham poder de decisão e concordaram com o descalabro e votaram nele, pois sem o seu voto e consentimento as coisas não podiam ter sido concretizadas.
Por supuesto o amigo ou amiga está contente, eu também, só que não totalmente, porque não pactuo com incompetentes e gente sem honra como pelos vistos o caro ou a caríssima fazem.
Já agora vá chamar baby á Sr. sua mãe que eu já tenho netos e infelizmente de baby já não tenho nada e querida sou, mas para quem quero e de quem gosta de mim, um pouco de respeito e decência faz favor.
Augusta
Hasta la vista vassalo malcriado...

Anônimo disse...

Esta noticia do jornal está a fazer azia a quem quer, ou melhor, que tenta por todos os meios esconder o que de mal fez a este concelho

Anônimo disse...

Pode tentar esconder o mal que fez ao concelho mas no tribunal pia mais fino.......

Anônimo disse...

LÁ ESTÁ OUTRO A FALAR DE AZIA OU SERÁ QUE É SEMPRE O MESMO COM A DITA NA BOCA.
ANDAM JÁ É Á RASCA, TENHAM CALMA QUE AINDA FALTA MUITO TEMPO.
VÃO GOZANDO EMQUANTO PODEM, CÁ SE FAZEM CÁ SE PAGAM.

Anônimo disse...

As filhoses fizeram-te mal, já não dizes coisa com loisa.......

Anônimo disse...

Tu é que dizes coisas importantes falas de filhoses e de outras coisas que fazem parte do carnaval, és um brincalhão culto.

Anônimo disse...

Vivá Cóltura dos euro-metralhas, vivam as filhoses de Carnaval, viva a Justiça no tribunal!!!

Anônimo disse...

Tambem há a justiça popular e a essa ninguem foge.
Vamos ver o que dirá o povo nas proximas eleiçõs.

Anônimo disse...

A ver vamos ambas as justiças!

Anônimo disse...

o POVO DIZ, VOLTA NABAIS GRILO NUNCA MAIS.

Anônimo disse...

Engraçado, o povo fala a uma só voz!!??...

Que povo mais ditador...

Anônimo disse...

Fantástico o último comentário (para que não haja dúvidas o de 27/02/2012 23:33:00). Tão fantástico quanto verdadeiro. Muitos parabéns ao seu autor, ninguém diria melhor!