terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Município Promove III Edição da “ Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal”


O Município de Alandroal leva a cabo, entre 2 a 11 de Março de 2012, a III Edição da “Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal”, um certame destinado a dar a conhecer, ao público em geral, a sua riquíssima tradição gastronómica e cultural, ligada ao rio Guadiana, hoje transformado em Alqueva nos 60 km de margem que atravessam o concelho, e ao peixe do rio.

Durante dez dias consecutivos, os visitantes vão poder degustar os pratos mais tradicionais mas também algumas novidades. Assim, para além da “Caldeta de Peixe do Rio”, do “Peixe Frito” ou da “Carpa Assado no Forno” podem também ser apreciados o “Lúcio-Perca Grelhado com Molho de Poejos”, “Açorda de Savel”, “Lúcio Perca Recheado”, “Achigã em Molho de Tomate” ou “Peixe do Rio Grelhado na Brasa com Molho de Coentros”.

O município aposta ainda este ano na promoção da mostra e do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorre em simultâneo. Pelo stand do município, integrado no espaço do Turismo do Alentejo – destino convidado da BTL deste ano – vão passar os saberes e os sabores do Alandroal e algumas surpresas que vale a pena acompanhar.

No âmbito do Programa da Mostra, destaca-se um workshop de Culinária de Peixe do Rio com um conhecido chef, bem como ateliers para aprender a fazer os tradicionais pratos de peixe do rio. Um Passeio Pedestre na “Rota do Contrabando” e uma exposição subordinada ao mesmo tema completam o programa da Mostra. Destaque ainda para “A Hora do Petisco”, que nos finais de tarde promete animar os cafés e restaurantes aderentes.

Os restaurantes e cafés aderentes - “Casa Mateus”, “Adega dos Ramalhos”, a “Chaminé”, o “Monte Agrícola”, “A Maria”, a “Herdade dos Barros”, “O Tarro”, “A Lanterna”, o “Zé do Alto”, as “Pirâmides de S. Pedro”, “Hortelã da Ribeira”, “Pateo de Cascalhais”, “Central Alandroalense” , “Central de Orvalhos” e “Savana”– esperam por si. Durante os dias da mostra os alojamentos locais aderentes oferecem descontos especiais

Informações ao público através do Turismo Alandroal (pturismo.adl.dsscd@cm-alandroal.pt)Tel. 268 440 045 ou 268 440 040

Visite o Concelho de Alandroal e descubra o último segredo do Alentejo!

Fonte: Gab. Imp. do Município de Alandroal.

31 comentários:

Anônimo disse...

Aqui a publicidade já é boa é a tal empresa que apoiou a campanha do MUDA, para estes vai sempre haver dinheiro não há crises.

Anônimo disse...

Come um lucioperca que a azia passa...

Anônimo disse...

andamos a brincar à politica à 10 anos....

Anônimo disse...

se contribuir para a dinamização dos restaurantes do Alandroal, será benvinda. A economia do concelho precisa ser estimulada.

Anônimo disse...

não é estimulada é criada.
porque a economia do concelho à muito que se foi....

Anônimo disse...

Foi-se desde que entrou um tal de Nabais para a câmara, foi aí que tudo se arruinou...

Anônimo disse...

Esteja caladinho que todos os restaurantes do Alandroal tinham antes mais gente a almoçar e jantar não se fala, a tal vida de que falam já a tivemos, agora é só na mostra de peixe mas nós temos que viver todo o ano, falam mas não sabem o que dizem, lá diz o ditado o que se passa no convento só sabe quem está lá dentro.

Anônimo disse...

Exactamente... o que se passou no convento só soube quem lá esteve dentro... SÓ???... A PJ e o Ministério Público sabem de tudo ao pormenor... o frade caiu e o convento ruiu...

Anônimo disse...

Mas que tristeza de comentários, falamos de Mostra de peixe do rio e de coisas que estejam ligadas e afectem as pessoas e é isso que se pretende debater, e é só policia tribunais enfim converça de mmmmmmmmmmm.

Anônimo disse...

Já que se fala em gastronomia
E respondem com tribunais
Percam lá essa mania
De tudo virar Nabais

Esse senhor já cá não está
E este está para ir
E a seguir outro virá
Será o povo decidir

Vamos ao peixe do rio
Nesta nossa terra querida
Faça chuva ou faça frio
Porque isto precisa de vida

Deixo aqui uma mensagem
Para os lacaios de presidentes
Que é feio mostrar vassalagem
A esses grandes incompetentes.

VELHO DA PRAÇA

Anônimo disse...

Já que se fala em gastronomia
E respondem com tribunais
Percam lá essa mania
De tudo virar Nabais

Esse senhor já cá não está
E este está para ir
E a seguir outro virá
Será o povo decidir

Vamos ao peixe do rio
Nesta nossa terra querida
Faça chuva ou faça frio
Porque isto precisa de vida

Deixo aqui uma mensagem
Para os lacaios de presidentes
Que é feio mostrar vassalagem
A esses grandes incompetentes.

Anônimo disse...

Como foi o caso do actual Presidente que esteve lá dentro a concordar com a mmmmmm e tambem tem muitas culpas pelo convento ter caido.
Mas agora é um santo um martir, já enganou o que tinha que enganar a muita gente a não a cer a alguna cegos, mamões e bobos da corte.
Quanto mais me enganas mais gosto de ti, há gente para tudo.

Anônimo disse...

Quanto mais te enganas mais azia tens. Prova um lucioperca que isso passa...

Anônimo disse...

Andas é aziado e é tão crónico que já nem pensas noutra coisa tudo o que te sai da boca é azia, come lá tu as Lúciopercas que eu gosto é de peixe de mar estes são parentes pobres e com tanta fritura dão azia de certo a ver pelo teu mau hálito e pelos comentários pobres que fazes.
O cerebro não dá para mais é da azia, as melhoras...

Anônimo disse...

Lê as notícias do Correio da Manhã de 19 de fevereiro de 2012
O meu cérebro não dá para mais, estou com azia... as pioras...

Anônimo disse...

Deixo aqui uma mensagem
Para os lacaios de presidentes
Que é feio mostrar vassalagem
A esses grandes incompetentes.

18/02/2012 12:16:00

Está aqui tudo dito, incompetentes.
E vota a gente nesta nulidade.

Anônimo disse...

é pá :peixe do rio no alandroal já é qualquer coisa pra quem não é achado no mundo nem se sabe se existe ,já é qualquer coisa ,continuem vá ,peixe do rio, a seguir festa dos cogumelos ou melhor tubarões, festa dos espargos ,e assim quem sabe não deixam de ser concelho e ainda passam a ser considerados capital da má lingua.

Anônimo disse...

Infelizmente a minha Terra o Alandroal vai sendo achada no mundo pelos piores motivos porque temos tido grande azar nos nosso governantes, o outro fez o que fez coim a ajuda do actual e este como se nnão tivesse tambem culpas no cartório ainda envia noticias do pior para a comunicação só por guerras politicas e pessoais.
É gente desta que nos governa que nada fazem a não ser lavar roupa suja e colocar o Alandroal nas bocas do mundo pelos piores motivos.
Resolvam as coisas nos locais proprios e não sejam gaiatos.

Anônimo disse...

O actual presidente é que apresentou queixa às autoridades competentes da corrupção do ex-presidente. Quando se apresenta uma queixa dessa natureza ela tem que ser fundamentada. Nunca ouvi que alguém tivesse apresentado queixa ao ministério público contra si próprio. Há por aqui muitos gaiatos,lá isso há, mas as autoridades competentes não decidem pelo que se escreve em blogues, isso tenho a certeza e vocês também.

Anônimo disse...

A verdade é que o actual Presidente morreu na praia, não vai ter o apoio nas próximas eleições da maiorias dos comunistas que nele votaram e lhe deram a vitoria, o apoio ps com Nabais ou sem Nabais a concorrer está fora de questão, e os poetas e os provedores que foram postos de parte e só serviram para ganhar votos e apoiantes, com esses o Grilo já comprou briga e muitos pelo que dizem vão votar Nabais só para porem o Professor a andar.
Não é com blocos de esquerda e psd que o homem lá vai já para não contar com muita gente que trabalha na autarquia que votaram na tal mudança apregoada e se sentem enganados e se o Nabais concorrer votam de certo no antigo autarca.
O resultado está á vista, o reinado Grilo tem os dias contados.
VIDENTE

Anônimo disse...

“O actual presidente é que apresentou queixa às autoridades competentes da corrupção do ex-presidente. Quando se apresenta uma queixa dessa natureza ela tem que ser fundamentada.”
Se o comentador fosse advogado ou tivesse no mínimo algum conhecimento do que se passa na justiça portuguesa não dizia tamanha barbaridade, o que acontece no nosso pais é o contrário a maioria das queixas apresentadas as autoridades competentes não são de todo fundamentadas.
E as que são fundamentadas também são analisadas pois o que é fundamentado para quem acusa pode de facto não o ser aos olhos da lei. Lá diz o povo cada um puxa a brasa á sua sardinha.
Se este Senhor o tivesse feito quando exercia funções teria decerto o respeito e a concordância de todos, agora acusar depois de abandonar o barco por motivos eleitoralistas e sacudir a água do capote daquilo que votou a favor isso não é de gente honesta é cuspir a quem lhe deu um prato de sopa.

Anônimo disse...

Nota-se quem o arrecadou ao bolso, ninguém o vê fazer nada e no entanto vive à grande, este povo já abriu os olhos e para a próxima serão bem mais que SETE, isto se tiverem candidato!

Anônimo disse...

A justiça dos tribunais não se reflecte nos vossos espelhos, podem ter a certeza disso.

Anônimo disse...

Mas o homem "iniciou as denùncias" ainda enquanto vice do EX.
Já se esqueceram???
Consultem lá bem os papéis.
Olhem que "A TRAMÓIA" é grave. E vai arrolar muita gente ainda incógnita!!!

SEJAM HUMILDES

Anônimo disse...

Se calhar vai enrrolar o proprio que fez a denuncia que tanbém tem culpas no cartório.

Anônimo disse...

Se calhar dava-te jeito quem fez a denúncia ser enrolado com culpas no cartório, mas o ministério público não brinca ao "Se calhar". São 238 que tens à perna, não te esqueças!

Anônimo disse...

É SÓ TRETA ISTO ATÉ QUE TEM GRAÇA.
NABAIS VAI SER DE NOVO PRESIDENTE E OS CAROS SABEM BEM DISSO E ESTÃO À RASCA, JÁ ESTÃO À RASCA.

Anônimo disse...

Presidente???? Só se fores tu a votar nele, mas em eleições a brincar, então se o omem tá cheio de processos em tribunal, onde foi acusado de centenas de crimes, sabes bem que nessa situação não pode ser candidato a nada!!
PRESIDENTE, que piada!!!!!!

Anônimo disse...

238 dá realmente para ficar à rasca, lá isso dá!!!

Anônimo disse...

DAQUI A UM ANO E MESES FALAMOS E LOGO SE VÊ QUEM ESTÁ À RASCA.
SE O HOMEM E NÃO OMEM COMO ESCREVEM E MAL ESTIVESSE TÃO ENRASCADO NÃO TINHA COMO TEM O TOTAL APOIO DO PS.
pORQUE SERÁ QUE O TEM??????
DEVEM SER TODOS MALUCOS E APRENDIZES DEPOLITICOS, OS CAROS COMENTADORES É QUE SÃO OS ENTENDIDOS OS EXPERTS........

Anônimo disse...

Viva o caro comentador experts...
Nunca tinha pensado nisso?!?
Pode dar a receita dos desenrascados???
O apoio do PS agradece!!!