segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Alandroal - Autarquia Passa a Suportar Totalidade das Refeições do Pré-Escolar e 1º Ciclo


Por proposta do presidente, a Câmara Municipal de Alandroal aprovou na sua última sessão ordinária de 13 de Novembro que o município passe a suportar a totalidade dos custos com as refeições escolares de todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do concelho.

João Grilo justificou esta proposta com o momento de emergência social que o concelho e o país vivem, com os relatos de “fome nas escolas” a serem cada vez mais frequentes e pela percepção de que os apoios sociais existentes, embora já significativos, podem não cobrir a totalidade das necessidades. “O município já suportava cerca de 85% dos custos com as refeições dos alunos, com esta medida garantimos que nenhuma criança do concelho fica privada de uma refeição completa por dia”.

Os alunos beneficiam ainda do “leite escolar” diário, suportado pelo Ministério da Educação e o município é responsável pela “fruta escolar”, também diária. A câmara municipal tem vindo a aumentar os apoios nos transportes, nos materiais escolares e passou a oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo a partir do ano lectivo 2010/2011. “Esta é a nossa forma de garantir melhores condições de aprendizagem às crianças e ao mesmo tempo ajudar as famílias que assim podem canalizar algum do seu orçamento para outras necessidades”, refere ainda o autarca.

Fonte: Gab. Imp. Municipio de Alandroal

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente medida.A alimentação gratuita a todos os alunos do pré e 1ºciclo é uma medida desnecessária. Estamos a pagar as refeições indiscriminadamente, a quem necessita e a quem tem vencimentos chorudos.Não seria preferivel apoiar mais quem mais necessita? O mesmo se aplica aos manuais escolares....
Não seria melhor comprar para estas escolas o material necessário para o seu funcionamento, como por exemplo tinteiros para as impressoras em vez de serem os pais a suportar este custo. Pois há escolas a fazerem por escrito esse pedido aos encarregados de educação. Isto sim é responsabilidade da Autarquia.

Anônimo disse...

dando a todos também dá mais votos