quinta-feira, 12 de março de 2009

DEVOLUÇÃO DO IRS MAIS RÁPIDO


Contribuintes que entreguem IRS Online têm Reembolso Mais Rápido

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) enviou mais de 700.000 cartas a contribuintes individuais, informando-os de que, caso venham a ter direito, podem beneficiar da antecipação do reembolso do IRS se entregarem a respectiva declaração através da Internet.

De acordo com comunicado do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP), este ano “o pagamento de reembolsos do IRS vai ser antecipado em vários meses e os contribuintes, que auferem apenas rendimentos do trabalho dependente ou são pensionistas, vão poder recebê-los no mês seguinte ao da entrega da declaração, desde que efectuem essa entrega através da Internet, no site da DGCI”.

Esta antecipação do reembolso beneficiará apenas os contribuintes individuais que “não possuam dívidas fiscais e revelem um comportamento fiscal cumpridor”, avança o MFAP, referindo que a medida integra o Plano Estratégico para a Qualidade no Serviço ao Contribuinte, que visa “promover a utilização da Internet como interface relacional privilegiado com os contribuintes, dispensando-os, sempre que possível, da necessidade de se deslocarem aos Serviços de Finanças para cumprirem as suas obrigações fiscais”.

Entre as vantagens enumeradas pelo MFAP para quem opte por esta modalidade, constam: a possibilidade de simulação da liquidação, informando o contribuinte do valor do reembolso ou do valor de imposto a pagar; a disponibilidade do serviço 24 horas por dia, sem tempos de espera nem horários; e o facto de o prazo para entrega da declaração pela Internet decorrer entre 10 de Março e 15 de Abril, sendo que, para a entrega em papel, este termina já no próximo dia 16 de Março.

Um comentário:

Fernando Moittal disse...

Caro Rosinha,
o teu blog ando muito parado para o meu gosto. Essas viagens ao passado são tão fixes. Não tens tempo para pesquisar?! então não há aí um loendro com vagar? umas fotos ? uns jornais antigos?
projectos novos aparecer? Um blog tão fixe como este tem que andar sempre na crista da onda!

abraços