sábado, 28 de março de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes, Aphia, Bichano, Reileão, Águia e Eu. Faltou o Ku-adrado e voltou a não apresentar justificação, pelo menos fundamentada.

Estiveram ainda como observadores, Poeta, Kácos, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Bucka.

Ordem de Trabalhos:

1. Vitela Assada no Forno acompanhada com Omelete e Salada Mista.( Este ponto é variável semanalmente ).Palavras para quê? Mais uma vez a cozinheira foi soberba.

De salientar mesmo, foi os preparativos para Tertúlia. Pela 1º vez este ano os preparativos começaram com uma muito desejada caracolada, pois o tempo e a vontade a isso convidaram.

Ei-los:2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Quando a Tertúlia se alonga na sua constituição, os temas são muitos mais e mais rica ela fica. Tem um senão, é difícil para mim entrar em todas as discussões e assim relatá-las aqui no blogue.

Não sei se foi por causa de Poeta estar presente, mas a discussão começou à volta de duas cópias de décimas, levadas pelo Aphia e retiradas do livro Alegrias Mágoas e Mangações.

Décimas essas que tinham os seguintes motes:

A minha mulher amada
Que nunca ralha comigo
Quando ela estiver zangada
O gato sofre um castigo

e

As mulheres em certos dias
Nem o diabo as pode aturar
Se as quiserem ver zangadas
é falarem-lhes em trabalhar.

Na leitura semi-alcoolizada do Reileão depreendi que as décimas arrasavam a condição da Mulher no seio do casamento, elevando o diabolismo que há dentro delas.

O que Eu considerei como uma tremenda alarvidade e presenteei o Aphia com o epíteto de Mullah Omar, o talibã que governou o Afeganistão durante duas décadas e instituiu a obrigatoriedade do uso de "burka" nas mulheres Afegãs.

Já mais para o fim desta curta Tertúlia, curta porque estávamos ansiosos por assistir ao Festival de Jazz, cantou-se os parabéns, via telemóvel , à aniversariante Gena. Amiga dos tertulianos e esposa do Provedor deste blogue e que a curto prazo serão os mais proeminentes observadores desta Tertúlia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu:
Parece-me que a vossa turtúlia está a perder o interesse, se algum dia o teve; não quero ofender ninguém, muito menos quando me escondo atrás do anonimato, mas para além das descumunais bebedeiras, bem visíveis em alguns dos tertulianos, de que se fala nos vossos encontros? e sobretudo, de que se discute que valha a pena partilhar com os leitores do teu blogue? Tive alguma ilusão quanto aos vossos encontros quando me pareceu reconhecer alguns dos observadores, entre eles, pela alcunha, julguei serem mulheres; no entanto enganei-me: ou não são quem eu pensava, ou vocês não as deixam piar, ou, simplesmente, não lhes dão importância nenhuma!É pena, talvés a contribuição delas não tenha cabimento nas vossas turtúlias.
Um abraço.

Anônimo disse...

1 Observador:
Caro(a) anónimo(a), apareça Sexta-Feira na tertúlia para relaxar! Se assim o entender! Todo esse stress faz-lhe mal ao coração!
E também lhe podemos dar umas lições de ortografia. De borla!