sábado, 27 de junho de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes o Aphia, Bichano, Reileão, Águia, Poeta, kacus, Ku-adrado e Eu. Faltaram com justificação: Verguinha e Tá-ta--tá.

Foram observadores: Kés-kés, Quejinho, Pimentinha e Menhita.

Ordem de Trabalhos:
1. Gaspacho com jaquinzinhos.( Este ponto é variável semanalmente ).« Gaspachinho à maneira »! Até os mais cépticos e que inicialmente impuseram um segundo prato como condição para aceitar os gaspacho, deliciaram-se e esqueceram o segundo prato.

Facto a assinalar no menu de ontem, foi o aparecimento de queijo mole, depois de muita insistência do Poeta. Até já custava vê-lo, todas as semanas lhe era prometido o queijo, chegava à Tertúlia a "escorrer água da boca" e nada!

Enfim ontem o tão esperado dia: Queijo mole na mesa, Poeta pronto a atacar... E kés-kés, qual Belzebu reencarnado em Picasso, "pintou" o queijo de negro! Tal foi a quantidade de pimenta preta que lhe "aventou" para cima.

O Poeta não gosta de pimenta! " Caíram-lhe aos pés ".

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Discussões "fraquinhas", as de ontem à noite. Ninguém se enervou, ninguém levantou a voz, estiveram muito "educados" os Tertulianos ontem.

Assim não prestaaaaa!!!!!!

Quebraram um pouco a monotonia as duas novas observadoras, Pimentinha e Menhita, que entraram com uma "pedalada"! Ou melhor, era mais, " passo p' frente, passo p'ra trás ".

Falou-se de politica, uma conversa muito "soft", dos antigos tempos de escola e dos que não a aproveitaram, dos Verões nas escavações.

Dos grupos que vinham do Norte, para se juntarem nas escavações com os Alentejanos, fiquei a saber que, se as Meninas da Ribeira do Sado têm carrapatos atrás das orelhas, as meninas de Ponte da Barca têm verrugas até... ás virilhas! Mas são bonitas, carago...

Apesar de, de vez em quando, "sair" assim um alarvidezeca destas, a Tertúlia não passou da sua toada morna.

Mas se estiveram muito "educados" durante a Tertúlia, o mesmo não se pode dizer com os rescaldo da mesma. Fora do ambiente natural da Tertúlia, alguns pensam que são Vikings!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu digo mais... fora do ambiente natural da tertúlia, alguns parecem autênticos gauleses, qual poção mágica que se aloja nas entranhas mais profundas e põe a nú as vísceras em desalinho.
Estes gauleses nem sequer têm medo que o céu cai sobre as suas cabeças... para mal dos nossos neurónios!

POETA

Anônimo disse...

Claro que este grupo tertuliano gosta de enganar pela calada...São trabalhadores e responsáveis e tem o olfacto apurado, fazem vénias mansas e figas ao mesmo tempo!Brincam, especulam e gostam de fazer de conta...São sonsos mas não são parvos! O Nabais que o diga!