quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ALANDROAL MONUMENTOSO

A PEDRA ALÇADA

A 8ª edição do " Alandroal Monumentoso ", leva-nos a Santiago Maior e àquele que será porventura o monumento mais representativo daquela freguesia e provavelmente o mais antigo do Concelho de Alandroal, a PEDRA ALÇADA.


Pouco se sabe sobre a Pedra Alçada, ainda há quem julgue que possa ser um menir erigido no Neolitico, mas tudo aponta para que seja um afloramento natural, ( In - Carta Arqueológica de Alandroal ), constituído por duas rochas graníticas, sobrepostas uma na outra e que na sua base atinge os 6m. de diâmetro e com 10m. de altura.

A ser natural, como tudo indica, será portanto pré-histórico, o que ajuda a validar a minha afirmação de ser o mais antigo monumento do Concelho de Alandroal. No entanto, mesmo sendo uma formação rochosa natural, pelo seu tamanho, forma e por ser único na paisagem, pode ter sido visto na Pré-História ou em épocas mais recentes como um lugar especial.

Sabe-se que na zona, existem outras formações rochosas, tais como a Pedra do Cavalo, da Pedra da Mulher, ou Pedra dos Namorados, esta ultima já no Concelho de Reguengos e onde as moças casadouras iam atirar um calhau.

Também a Pedra Alçada, estará ligada a alguns contos lendários, dessas lendas também pouco se sabe, falta, também aqui alguma pesquisa etnográfica. Sei que a Pedra Alçada está muito ligada aos contos sobre fertilidade, muito por culpa da sua forma fálica.

E para terminar e porque pouco se sabe, apelo ao conhecimento popular, que na caixa de comentários deixem relato de alguma lenda conhecida, alusiva à PEDRA ALÇADA.

7 comentários:

Anônimo disse...

A fotografia da Pedra Alçada ... mais parece a Torre de Piza, ao menos o Fotografo poderia ter deixado a pedra como ela é??? na vertical????

Anônimo disse...

Todos vão sabendo, que toda esta alusão à arqueologia só serve para justificar a entrada da arqueóloga.
O povo não é tão estúpido como pensam aqueles que pensam que governam.
-E para ti ROSINHA, não penses que consegues manipular alguma coisa com o teu blogue(pelo facto de nunca comentares posts deste género) porque já todas as pessoas sabem a verdadeira razão desse tipo de "aquisição" do actual executivo.

ASS: MUDA, mas sem palas

Anônimo disse...

Impressionante este último comentário! Então agora já não se pode falar do património do nosso concelho? Arqueologia agora é assunto tabu, ou acha que este património não tem interesse nenhum? Acha que o Rosinha faz estes textos, muito interessantes, para beneficiar a entrada de alguém para a câmara?
Felizmente muitos dos que vivem no concelho sabem que temos um património que devemos conhecer, dar a conhecer e valorizar.
Tem a certeza que não tem palas?

BigOne disse...

Desde, pelo menos, dos sec. XIV e XV que há referência à Defesa da Pedra Alçada, tendo, até, dado origem a um apelido de uma importante família portuguesa.

Localmente, os mais antigos conhecem-la melhor por Pedra do Galo,
por no seu topo ter existido um galo de lata.

Anônimo disse...

As palas só servem a quem as quiser colocar, se quiser recuar no tempo, só tem a ganhar, e, vai verificar que só começaram a aparecer comentários sobre a arqueologia do nosso concelho há relativamente pouco tempo. Se entender também pode falar com o admnistrador do blogue, e questiona-lo sobre o porquê de nunca ter colocado outros comentários semelhantes antes.
Essa razão eu digo-lhe porquê, O TIMING, não lhe interessava.
PS:EU, sei que este comentario não vai ser publicado

ASS: MUDA, mas sem palas

Anônimo disse...

Caro com palas:

"alandroalandia

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO DE 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

No seguimento da apresentação aos mais jovens e recordação aos menos jovens, da revista, “Alandroal, Terra Minha”, hoje vou postar mais duas crónicas.

- Culto a Endovélico

Breve explicação sobre o Santuário do Endovélico, no S. Miguel da Mota. Quanto a mim, o mais significativo e importante monumento do Concelho do Alandroal.
Publicado por Varandas em 15.12.08"

Muda de táctica

Anônimo disse...

Fiquei curioso em relação ao nome de família a que o BigOne se refere; sabe os pormenores? Quer partilhá-los connosco?
No que diz respeito a alguns comentários só lamento que as querelas políticas tenham, nesta "pequena" terra, tanta importância que ao seu lado o património arqueológico do concelho não tenha qualquer relevância, para alguns, naturalmente, não quero generalizar.