segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

GALA MUSICAL, MOMENTOS...

Realizou-se no passado sábado a grande "Gala Musical de Alandroal". Aconteceu na noite e no ambiente propicio das Pirâmides de Sº Pedro, em Alandroal.

A Gala juntou os vários músicos que pertenceram a vários conjuntos de baile que surgiram no Alandroal, desde os anos '70 do século passado, até aos nossos dias. O principal impulsionador desta ideia foi Fernando Leitão, actual baterista e vocalista dos "5 DO RITMO". Havia um factor comum a unir as bandas homenageadas e esse factor é o próprio Fernando Leitão, pois ele foi o baterista das quatro bandas homenageadas na noite de sábado. A saber:

-ORBITNIK
-BASS II
-DOMINUS
-5 DO RITMO.

A apresentar a Gala esteve a Ana Margarida e começou por pedir um minuto de silêncio em memória dos elementos já desaparecidos e que tinham pertencido a estas bandas: Salvador Colunas, José Colunas, Ganga e Branquinho.

Começada a Gala,

E os organizadores tinham uma pequena surpresa para os presentes, uma actuação não anunciada. José & Maria, dois jovens estudantes de música, colegas de universidade. Ele no piano ela no violino.

Vídeo da actuação do duo Zé & Maria.

Logo de seguida deu-se inicio ao baile, com a actuação dos vários conjuntos, começando por aquecer o ambiente os "5 do Ritmo", os únicos em actividade.

Os " 5 DO RITMO " em 2010: Fernando, bateria e voz. João Pedro, viola baixo. José António, teclas. Zé Manuel, guitarra. Vânia, voz e José Carvalho no som.

Depois foram entrando os outros grupos, inclusive até com as várias alterações nas formações. Conforme ia saindo um músico, assim ia entrando o outro que o tinha substituído no passado.

O Mais antigo, formado nos anos '70, o ORBITNIK. Composto por Dino Roma na voz, Manuel Delgado no teclado, João Pua na guitarra, António Pua na viola baixo, Fernando Leitão na bateria e o Salvador Colunas no som.

Seguiu-se o BASS II, que incluía vários elementos do anterior, mas também caras novas e outras foram entrando com o passar dos anos, pois esta banda actuou durante toda a década de '80 e levando o nome do Alandroal a quase todo o Pais.


O BASS II. Voz e trompete-Dino Roma. Fernando - bateria e voz. Guitarra - Cardoso. Viola baixo - António Pua. Guitarra - Pacheco. Teclados - Manuel Delgado. Som - João Perdigão. Mais tarde com a saida de António Pua, passaram por lá como viola baixo, João Velez e Ganga.

Mas tal como muitos outros, também o BASS II não resistiu a algumas saturações. Dissolveu-se e dessa dissolução, emergiu mais um conjunto. O DOMINUS, que tal como o seu antecessor, também continuou com alguns dos elementos do BASS II, e outros novos elementos foram entrando.
O DOMINUS surgiu já nos finais do anos '80 e inicialmente era integrado por: Fernando Leitão - Vocalista e baterista. Manuel Delgado - Teclas. João Pua - Guitarra. José Colunas - Saxofone e Zé Manuel - Viola baixo.

Ao DOMINUS, segui-se já nos anos '90 os 5 DO RITMO, o conjunto que perdura até aos nossos dias.

Inicialmente os 5 DO RITMO foi formado por: Fernando Leitão - Bateria e voz. Cardozo - Guitarra. Joaquim Bento - Teclas. Zé Manuel - Viola baixo e Branquinho no som. Pouco tempo depois, houve uma remodelação, entraram para as teclas o Luís Calado, Helder Transmontano para a viola baixo, passando o Zé Manel para a guitarra. No som o João Transmontano.

Quanto ao espectáculo de sábado, foi um "espectáculo"! As bandas estiveram bem, mesmo levando a coisa na desportiva. O público ajudou à festa, pois aderiu em massa e foi bastante participativo. Várias foram as vezes que o recinto de dança esteve a "abarrotar"! Deixo-vos aqui alguns instantâneos da festa:



Segundo a critica, o espectáculo foi de tal maneira agradável que para o ano querem mais.

16 comentários:

Anônimo disse...

"O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço aprendo

Façam assim é que é bonito.

Assinado: Tubarão Martelo

José Leitão disse...

Pedimos desde já desculpa mas há uma pequena correcção a fazer. O Zé e a Maria, são colegas de universidade não de conservatório.
Agradecemos todo o apoio e elogios prestados na gala e nos comentários em blogs.
com os melhores cumprimentos,
Maria Pinto e José Leitão.

Varandas disse...

A correcção está feita, as minhas desculpas. Irei "açoitar" a minha fonte, pois levou-me a este pequeno equivoco!

Rosinha.

Anônimo disse...

EU NÃO SOU DO ALANDROAL MAS PELO HISTORIAL DAS BANDAS, OS MÚSICOS NA SUA MAIORIA SÃO OS MESMOS, MUDAM É DE NOME DE BANDA COMO QUEM MUDA DE CAMISA.
AS ÚLTIMAS FORMAÇÕES TÊM NO SEU NÚCLEO AS MESMAS PESSOAS, ASSIM NÃO ADMIRA TANTA MÚSICA E TANTOS MÚSICOS NESSE CONCELHO.
FAZ LEMBRAR CERTOS ESPECTÁCULOS EM QUE O QUE VENDE OS BILHETES, APRESENTA, FAZ MAGIA, DOMINA AS FERAS, E VENDE ALGODÃO DOCE.

Anônimo disse...

Muitos Parabéns, aos dois músicos José e Maria.
Muito profissionais e muita cumplicidade há mistura, ela "Maria" com a sua beleza natural e encanto que despertou muitos olhares por onde passava que se delimitou a transmitir tudo para o seu delicado violino e assim deliciou muita gente e ele "José" comportando se como um senhor ao piano acompanhando a e muito bem.muitas felicidades e muito sucesso para os dois.
Cumprimentos, Marco "Músico"

Anônimo disse...

são de facto os unicos musicos dignos do nome que estiveram presentes.

Anônimo disse...

Sim, sem duvida portaram se como grandes profissionais.Concordo ela é uma rapariga muito bonita, e é uma mais valia que ela pode usar para a sua carreira. De facto já tinha assistido a algumas actuações do jose, onde foram brilhantes, mas sem duvida ela foi a estrela da noite,a surpresa, sem dizer o contrario dele porque já tive epotese de o ouvir antes, ao contrario dela. Muitas felicidades para o futuro. Queremos mais,fazem um par lindo " ele ao piano ela ao violino", transmitem mesmo o que estão a sentir, admito não percebo muito mas tenho sentimentos e noto que há ali uma transmissão de sentimentos de um para o outro, que resulta muito bem no vosso profissionalismo.
Força para os dois e continuem.
abraço

Anônimo disse...

Sem duvida nenhuma o José e a Maria são dois grandes interpretes, mas permitam-me discordar na parte em que dizem que são os unicos dignos do nome de musicos, porque estavam lá mais que são tambem grandes interpretes e digo mais, o vocalista dos Cinco do Ritmo disse que são todos amadores, apenas o José e o Luis é que são profissionais, está errado, diga-me desde quando é que o José é profissional?
Muitos parabens a todos os elementos dos vários agrupamentos musicais que estiveram lá presentes.
Abraço

Anônimo disse...

Caro amigo ou amiga,não estou aqui para defender ninguém mas como vejo que já vão começar com a má língua digo já que tenho o conhecimento e conheçendo o José desde gaiato, se não esta informado digo já que o José é profissional tal como o vocalista dos 5 do ritmo disse e bem até foi explicado no recinto "luis professor de musica, josé piano com o 8ªgrau completo", e é assim considerado profissional a partir do momento em que assume a vida em que esta, em projectos e trabalhando com profissionais,onde se encontra também na universidade de Évora licenciando se em musica, trabalhando com grandes músicos e professores.esta agora esclarecido?
É pena que só lhe seja dado o devido valor a este músico fora da nossa terra, chegando ao ponto de nem saberem o que ele é realmente.
Mas portugal é mesmo assim, Camões também só foi valorizado depois de morto.
abraço Mendes

Anônimo disse...

Parabéns minha menina xD " Maria", já vi que o espectáculo correu de vento em poupa. Mas com uma grande ajuda do Sr. Pianista muito bem, grande musico :)e so com um ensaio pequenino a pressão xD ups isto não se devia dizer xD
Fico feliz por saber que em cada sitio que passas consegues deixar a tua marca de musico, e principalmente de saber que foste muito bem recebida e tratada. És o meu orgulho miúda desde pequenina quando só ainda arranhavas as cordas do violino xD
Parabéns ao dois..
Beijinho
Tânia Pereira "violoncelista profissional"

Anônimo disse...

Músico pode ser qualquer pessoa, agora bom musico é diferente e foi isso que o vocalista dos 5 do ritmo quis dizer, diferenciar amador de profissional ou melhor dizendo quem tenha formação artística ou profissional como lhe queiram chamar. De facto o José é sim um profissional, mostrando o já varias vezes em publico. Não referindo me a actuações que tem com os 5 do ritmo mas sim na sua área profissional, tocando em orquestras e grupos de câmara como se lhe pode ser atribuído o nome, sentando assim ao piano tocando para muitas pessoas que o ouvem num auditório ou por vezes num recinto maior e ser aplaudido pelo seu dom. Força rapaz e um beijinho a violinista que gostei muito de a ouvir e de apreciar o que nos ofereceu, vendo também que é uma grande senhora e sim por qualquer sitio que passe lhe dão o devido valor como a sua amiga escreveu, sendo assim um gesto muito bem feito porque o merece.
abraço Marco
Força

Anônimo disse...

ola todos!
Queria desde já agradecer todos os elogios e apoio que me têm sido prestado. Queria deixar um comentário acerca de dizerem "desde quando é que o josé é profissional??":
Este senhor/senhora que diz isto, devia informar-se melhor antes de publicar alguma coisa, deixo um concelho. E que tal começar pelo meu curriculo (se é que sabe o que é isso)?? Agradeço mais uma vez o apoio do senhor "mendes", do senhor "marco", da senhora violoncelista "tânia pereira" e a todos que me viram do lado positivo!!!

Abraço a todos, José Leitão "pianista profissional"

Anônimo disse...

Ganda Zé...xD
bjinho*
Tânia Pereira

Anônimo disse...

Como é filho da terra já lhe querem fazer a folha,sempre foi assim esta terra, e quem tem mesmo valor e faz mais inveja é que o bota abaixo é maior.
Olhem que a inveja mata cambada de infelizes.

Anônimo disse...

Como alguns se fartam de escrever nos blogues, este é que é um verdadeiro filho da terra!

Anônimo disse...

Mais nada. Força miúdo
António