quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

II MOSTRA DO PEIXE DO RIO DE ALANDROAL

Município de Alandroal apresenta II Edição da “Mostra do Peixe do Rio de Alandroal”

Visite o Concelho de Alandroal e descubra o último segredo do Alentejo!

O Município de Alandroal leva a cabo, entre 18 e 27 de Fevereiro, a II Edição da “Mostra do Peixe do Rio de Alandroal” que pretende dar a conhecer, ao público em geral, um dos pontos fortes da gastronomia típica deste Concelho alentejano, «plantado» à beira do Alqueva.

Durante o período da Mostra, os visitantes vão poder participar em actividades várias, como o Percurso Pedestre “Em busca do Poejo”,- erva aromática tradicionalmente usada na confecção de pratos de Peixe do Rio, - um Concurso de Pesca de Peixe do Rio, um Atelier de Cozinha com um conceituado Chef nacional, Workshops de Gastronomia e de Food Experience, sobre temáticas tão diversas e interessantes como por exemplo, “O Vinho e o Peixe do Rio” com a presença do reputado Enólogo Paulo Laureano.

Iguarias únicas desta região, como “A Caldeta de Peixe do Rio, o “Lúcio Grelhado” ou a “Carpa Frita”, entre muitas outras, poderão ser apreciadas nos restaurantes do Concelho aderentes a esta iniciativa, como por exemplo o restaurante, “Hortelã da Ribeira”, “O Tarro”, o “Pateo de Cascalhais”, “A Maria”, a “Casa Mateus”, o “Monte Agrícola”, a “Adega Os Ramalhos”, o “Central”, o “Quartel”, a “Herdade dos Barros”, “A Lanterna”, o “Zé do Alto”ou “A Chaminé”.

Este ano a Mostra alargou-se ainda às chamadas casas de petiscos e assim podem encontrar-se também estas iguarias, no “Café Ramalho’s”, no “Centro Cultural e Desportivo de Montejuntos” e na cervejaria “O Marques”.

Para além destes motivos de interesse, os que pretenderem, podem ainda pernoitar uma ou várias noites nas magníficas unidades hoteleiras que o Concelho de Alandroal tem para oferecer e que são também aderentes a esta iniciativa, como é o caso do “Monte do Peral”, do “Hotel Rural Nave Terra”, da “Casa de Terena”, do “Monte dos Vicentes”, da “Herdade D. Pedro”, da “Herdade do Monte Outeiro”, da “Quinta Dias em Sonho”, da “Casa da São”, da “Herdade dos Barros”, do “Monte das Galhanas”, da “Hospedaria Pêro Rodrigues” e da “Landroal Residencial”. Estas unidades têm para si um desconto de 20% sobre o preço de balcão.

E é claro que a pretexto da Gastronomia, pode sempre conhcer um concelho com uma história, cultura e património riquíssimos, onde o Guadiana se transforma em Alqueva!

Mais informações em www.cm-alandroal.pt ou através do telefone 268 440 045.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal

19 comentários:

Anônimo disse...

Eu estou para ver, se com tanto peixe para comer, uma das poucas pessoas que estão legalizadas ao abrigo de um projecto do governo, para pescar e comercializar peixe, não vende peixe nenhum.
Como todos sabem estou a falar do "TARRUCA"
Isso é que era uma vergonha.....até acho que o actual executivo devia de dar uma força, para apoiar o rapaz, que agora é pescador, mas também contribuinte.(sempre ajuda a pagar o vencimento do executivo)
PS:Até a cantina da CMA, poderia incluir alguma vez ementas com peixe do rio.

ASS: MUDA, mas sem palas

Anônimo disse...

essa é boa ideia, o peixe é um prato barato, assim a camara poupava algum dinheiro, e podia pagar as horas extraordinária, que deve aos trabalhadores desde que este executivo entrou

Anônimo disse...

"ASS: MUDA, mas sem palas"

Finalmente tiraste as palas...
Mas a quem julgas que entalas?

Aquele que tu sabes
Que sabe quem tu és...

Né?

Anônimo disse...

Ó ROSINHA, NO BLOG AL TEJO E EM REFERENCIA À SEMANA DO PEIXE DO RIO. PODE LER-E QUE "PARA COMUNICAÇÕES À IMPRENSA
STUDY COM-RITA SA E A SEGUIR OS N/TELEFONE TELEMÓVEL"
QUEM É ESTA EMPRESA E ESTA SENHORA?
SERÁ DO MESMO GRUPO DA QUE IMPRIMA E DISTRIBUI "AS COORDENADAS"? CÁ ESTAMOS PARA VER.
PORQUE COM O DECORRER DO TEMPO TUDO SE VAI SABER. E QUANTO SE PAGA? NÃO HÁ DINHEIRO PARA AS HORAS E PARA ISTO HÀ?
POR AMOR DE DEUS,NESTE ANDAR E A CONTINUAREM ASSIM NÃO VÃO LONGE.

Anônimo disse...

Essa tal "Rita" é a senhora que tratou da campanha do MUDA, claro que terá que ser paga, infelizmente não é paga dos bolsos do GRILO, FÁTIMA, GALHARDAS, SARAIVA, CORREIA, MARGARIDA, RAMALHO, mas sim dos bolsos de todos nós, se isto não é corrupção e peculato, não sei o que será. Aqui também a PJ devia investigar, não só o NABAIS, mas tb o GRILO. São iguais.

MJ

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

De certeza que não andaste na mesma escola que ele, pela forma como escreves a tua escola foi outra.
Já não enganas ninguém...

Varandas disse...

O comentário de 13/02/2011 18:43:00, foi removido, depois de uma "chamada de atenção" de um leitor, alertando para a uma "ofensa camuflada", e que entendi que o leitor tinha razão na sua indignação.

Rosinha.

Unknown disse...

Mais um ano e o cartaz da II Mostra Gastronómica do Peixe do Rio continua com a mesma "gafe": O Alandroal volta a fazer render o Peixe... O Alandroal NÃO!!! Mas sim o CONCELHO DO ALANDROAL!!!
É bom corrigir estes pequenos GRANDES erros, para que não haja comentários. É bom que todos os responsáveis pelo cartaz (e penso que são vários), pensem no concelho do Alandroal e NÃO individualmente só no Alandroal......

Anônimo disse...

Agora tudo tem que dizer Concelho, Alandroal não chega,até é longe e noutro país, não sejam saloios.

Anônimo disse...

É a segunda vez que vou mandar este comentário, sem nenhuma espécie de ofensas para ver se entra, porque por aqui isto de critérios anda confuso.

Ouvi com muita atenção a ultima entrevista que o actual Presidente deu juntamente com o vereador Costa e o antigo presidente João Nabais, e a certa altura diz o Sr. professor Grilo.

A 1 mostra de peixe do rio no Alandroal foi um sucesso.

Em primeiro lugar não foi sucesso nenhum, pois foi organizada (mal) em tempo de defeso e o meu restaurante e os dos meus colegas de profissão e negocio, não venderam quase nada, e no meu caso tive que comer peixe de castigo para não ir para o lixo e pelo que sei e é verdade o mesmo aconteceu a outros.

Em segundo lugar o Sr. professor Grilo diz que nunca no Concelho do Alandroal os restaurantes foram mobilizados e participaram em tão grande escala num evento do género, o que é falso.
É que eu e muitos restaurantes do Concelho ainda temos bem visíveis os pratos que assinalam e lembram os eventos gastronómicos da 1,2 e 3 expo Guadiana, em que se vendeu bem, pois havia muita gente, e a oferta gastronómica de cozinha regional e não só era mais alargada e mais vendável, e aderiram todos os restaurantes e ainda mais que agora, pois para quem não se lembra na altura havia mais restaurantes quer no Alandroal quer no Concelho.

Sem ofender, digo mais uma vez que este Sr. Presidente, tem o mau habito de falar de certas coisas ( em particular na rádio Campanario) com afirmações que não correspondem de todo á verdade, não sei se de propósito ou por falta de informação ou se por engano ou por estar nervoso, agora que quem não fala verdade tem nome todos sabemos, e não pense o Sr. Presidente que só por o ser, tem o direito de passar atestados de estupidez ás pessoas e de dizer o que quer.

Paulo Abelha

Varandas disse...

Está a ver que entra Sr. Paulo Abelha?

Mas a verdade é que este comentário é a 1ª vez que aqui chega, porque o que você enviou anteriormente vinha cheio de alcunhas e algumas ofensas, você retirou-as e enviou outra vez. Está a ver? Não é assim tão difícil dizer o que nos vai na alma sem ofender!

Espero que este ano tenha mais sorte com a venda do peixe.

PS: O critério é o mesmo de sempre.

Cumprimentos, Rosinha.

Anônimo disse...

Ó SR.Paulo não é isso que parte dos seus colegas dizem:há quem tenha vendido mais de 150k de peixe nessa semana outro teve mais de 150 clientes, alguns tiveram clientes de Elvas e Évora houve quem tivesse uma boa percentagem de reservas e de mais lhe diria ,tambem se pode dar o caso do seu restaurante ser novo e as pessoas não saberem onde fica,eu tambem julgava que a cozinha dos Ganhões era em Estremoz e só á pouco tempo é que a descobri fica na Glória e é um restaurante aberto todo o ano.

Anônimo disse...

O Sr PAulo Abelha esteve em alguma dessas Expo-guadianas ???E já recebeu tudo o que vendeu nas mesmas essas refeições todas ??!?Ou ficou agarrado com dividas feitas pela cãmara para alimentar o pessoal das referidas...Veja lá bem isso ;Será que já tinha algum restaurante por cá nessa altura ???

Anônimo disse...

Ena, ena, assim que se critica alguma iniciativa Muda e com razão parecem que foram todos picados com um ferro em brasa!!!!!!Querem lá ver que são perfeitos e não fazem asneiras........

Anônimo disse...

De facto o que diz o Presidente Grilo é verdade, a mostra de peixe foi um exito, nada igual foi visto ou feito, nem no Alandroal nem em lugar algum, foi pena foi a ASAE não ter vindo cá para saber se o peixe era congelado ou pescado ilegalmente, de facto quem faz eventos fora da lei e não é apamhado só pode ser um grande sucesso.
Penssava eu que era só os politicos que não tinham vergonha na cara, mas estava enganado, há por aqui muitos mais.

Anônimo disse...

“Ó SR.Paulo não é isso que parte dos seus colegas dizem:há quem tenha vendido mais de 150k de peixe nessa semana outro teve mais de 150 clientes, alguns tiveram clientes de Elvas e Évora”

Caro SR. também eu tive clientes de Elvas, Estremoz,Lisboa, Espanhóis, e de muitos outros lados só que foram poucos e não é preciso haver qualquer mostra gastronómica para ter aos fins de semana e em alguns dias da semana gente de todo o lado do País, como não sou de mentiras não posso dizer que na semana gastronómica não se notou um pouco mais de movimento, mas meus amigos a verdade é que foi muito pouquinha a diferença, e como tal, não concordo que por aproveitamento, politico venha quem quer que seja, dizer que foi um êxito nunca visto na restauração no Alandroal sendo isso uma grande mentira.
E em relação aos restaurantes que dizem por aqui que venderam toneladas de peixe, ou estão a mentir a uns, ou a outros, e cada um diz o que quer, porque todos eles, tal como eu, venderam, mas nada de especial, e foi ao fim de semana porque durante a semana tiveram que o comer como eu, e quem salvou a coisa ainda foram os locais e alguns clientes dos concelhos vizinhos.
Espero que este ano seja o tal sucesso que a todos dá jeito e que o Sr. Presidente gostaria que tivesse sido a mostra do ano passado, mas que de facto não foi, ou então contenta-se com pouco e basta fazerem qualquer coisa que já é um sucesso mesmo antes de o ser.
Não sou de politicas, sou é pela verdade, e as coisas ou são ou não são, já não tenho idade para calar quando me vem atirar areia para os olhos, tenham respeito pelas pessoas que vos elegeram e que sempre vos ajudaram e ajudam, mas não nos passem atestados de estupidez.

Paulo Abelha

Anônimo disse...

Isto há de tudo está tão mau para todos que alguns preferiam que cá viesse a ASAE,os espertalhões que sabiam que era defeso podia ter informado pois isto não foi uma coisa feita na vespera tão sempre á espera que algum caia da cadeira para se sentarem.Isto é como tudo há quem tenha poucos clientes e vivem felizes e quem tenha casa cheia e tem sempre prejuizo,é o caso dos biscateiros não á factura,não á rendimentos.ZÉ DO MALHO

Anônimo disse...

Ó ZÉ DO MALHO veja lá se diz alguma coisa que se entenda, será que sabe o que quer dizer, é que é de certo o unico que entende o que escreve, fala fala mas não diz coisa nenhuma.